Presentes da Vida

Presentes da Vida Emily Giffin

Resenhas - Presentes da Vida

Priscilla 09/04/2012

Blog Entre Fatos e Livros- http://fatoselivros.blogspot.com/
"Chifre trocado não dói?"

DÓI, SIM! Que o diga Darcy Rhone... Nela doeu nas profundezas do ego.

Mas antes que o caro leitor tenha piedade de Darcy, quero alertá-lo que Presentes da Vida reserva a mais detestável protagonista que eu já encontrei na literatura. Mimada, egocêntrica, superficial, egoísta e tantos outros adjetivos pejorativos pudermos empregar. Dificilmente essa anti- heroína moderna conquistará o seu coração, amigo leitor. Digamos que ela mereceu todas as pedras que encontrou em seu caminho.

O grande golpe da vida de Darcy começou quando ela se envolveu com o amigo do noivo e seu futuro padrinho de casamento, Marcus. Ela insiste no relacionamento clandestino, ignorando o prenuncio de desastre e acaba engravidando do amante. A felicidade por se livrar do noivado com Dexter durou pouco. Logo ela descobriu que não era a única infiel do casal e se sentiu duplamente enganada: Seu ex- futuro marido a estava traindo com sua melhor amiga de infância, Rachel.

E então começa o pesadelo daquela que sempre obteve tudo o que desejou através de sua beleza. Enquanto a obsessão pelo relacionamento de Dexter e Rachel cresce a cada dia mais, sua vida perfeita se transforma: um casamento cancelado, uma importante amizade rompida, uma briga com os pais e a tentativa frustrada de manter o relacionamento falido com Marcus. Além de tudo, grávida... Incapaz de lidar com seus problemas Darcy foge para a casa do amigo Ethan, na Inglaterra.

Eu considerava impossível gostar de um livro tendo repulsa pela maioria das personagens. Mas surpresaaaaa: É POSSÍVEL SIM! De alguma forma louca, Presentes da Vida é viciante. Envolve o leitor e não por mérito da nada cativante patricinha e sua tropa. O mais próximo de simpatia, senti por Ethan e... só.

A narrativa é feita em primeira pessoa pela própria Darcy. Através de suas próprias observações e lembranças acompanhamos o amadurecimento da personagem. Sim, ela amadurece, mas nem por isso passei a gostar dela. Bitch!!

O início do livro não é muito empolgante, chega a ser um pouco cansativo. Mas insista na leitura e, provavelmente, não se arrependerá. Emily Griffin provou ser uma autora com competência e habilidade de emocionar, arrancando risos e lágrimas sinceras de seus leitores. Em alguns momentos ela abusou dos clichês, mas tudo caiu muito bem na história. Preciso dizer que recomendo?

Soube, depois que terminei a leitura, que esse é a continuação do livro "O noivo da minha melhor amiga", focado no dilema de Rachel. Eu ainda não li e nem senti falta dessa leitura para entender Presentes da Vida, mas fica a dica.

Sarah 29/08/2013

Uma história diferente
Presentes da Vida é uma história diferente! Estamos habituados à aquela menina sem graça que por algum milagre divino o mais gato de todos, se apaixona perdidamente e só ele vê uma beleza exuberante nela. Nãaaaaaoo, a história da Darcy é diferente. Ela é a "vilã" de tudo isso. Mimada, egoísta, linda e competitiva, ela controla sua vida e tem tudo que quer, quando quer por conta de sua beleza. Algo que ela aprendeu ainda quando criança. Mas Darcy, o que não aprendemos em casa, a vida ensina não é mesmo? Ela teve que aprender do pior jeito, acreditem. Ela caiu muiiiitto antes de finalmente se levantar novamente. Ela refez conceitos, abandou pessoas que nunca devia ter chegado perto e afastou as que mais a amava. Mas ela aprendeu tudo isso e concertou as coisas. Ela achava que não tinha que ter amor para casar, bom, sim tinha que ter, mas não era o único conceito a ser olhado, não era o mais importante deles. Mas alguém completamente inesperado que ela desprezara no passado, a faz ver que o amor é um dos -se não, mais- importante dos requisitos e que se permitirmos a amizade e o amor nos transforma.
Adorei demais!

Nica 03/04/2012

Depois de ler O noivo da minha melhor amiga, posso dizer que Presente da Vida, também de Emily Giffen, não é uma continuação deste primeiro, é, na verdade, como se fosse a mesma história, contada sob outra perspectiva e um final próprio. O primeiro é contado sob o olhar e os sentimentos de Rachel, este segundo é contado sob o olhar e as emoções de Darcy. Os personagens são praticamente os mesmos nos dois livros e o enredo, embora seja a mesmo, a trama é outra.
Não estou aqui para fazer comparações entre os dois livros, apenas gostaria de deixar claro que não ler o primeiro livro não vai interferir na leitura do segundo, mas a leitura vai ficar bem mais prazerosa conhecendo bem os dois lados da história e das personalidades dos personagens. A Darcy, no primeiro livro, possui uma personalidade linear, quer dizer não há mudança em seus traços e o leitor não se surpreende com suas atitudes, pois desde o início ela se mostra quem verdadeiramente é, mas tudo sob olhar de Rachel. Em Presente da Vida, é Darcy quem vem a cada um de nós confirmar os depoimentos de Rachel, e mostrar que tudo pode mudar quando se quer, que mudar para melhor é crescer como pessoa, como amiga, como mãe. Ao tomar conhecimento dos seus erros e de suas falhar diante da vida, ela se mostrou que era realmente forte, como sempre, e teve a coragem de dar uma reviravolta em seus conceitos para se tornar melhor.
Ainda no primeiro livro, conhecemos Ethan, tido como amigo de Rachel, mas na verdade, ele é amigo de infância das duas amigas, moravam na mesma rua, estudavam na mesma escola, compartilharam a infância, e adolescia, a juventude e agora adultos continuavam sempre juntos, apesar de Ethan estar morando agora em Londres. Darcy o considerava o amigo de Rachel, por ciúmes, já que ele nunca teve paciência para aturar os seus defeitos, e sempre compreendia Rachel. Mas foi a Ethan que Darcy se socorreu em um período difícil de sua vida e a ele, Darcy deve o sua mudança, pois ele nunca valorizar as suas astúcias e sempre a lhe mostrou seus erros, nunca aceitou suas mentiras e sempre lhe falava a verdade, sem mimá-la. Ethan é lindo como pessoa, calmo, decidido, companheiro, fiel, responsável, determinado e acima de tudo amigo. Veja como ele se dirige a Darcy, na tentativa de que ela mudasse a maneira de ver o fim de seu noivado:
Continue lendo esta resenha no blog ler é o melhor lazer, link:

Mariana 10/10/2016minha estante
Por coincidência tbm tive vontade de bater na Darcy.hehehehe

Ana 10/04/2020

Foi um livro que me prendeu do começo ao fim, adorei a trama!

Alina 26/03/2020

Final previsível, mas não deixa de ser bonitinho. Bom livro, mas bastante clichê.

Leilane 26/12/2014

Não importa quantos erros cometemos, temos o direito de sermos felizes.
Presentes da Vida é a sequência de O Noivo da Minha Melhor Amiga. Como eu disse na resenha do primeiro livro, o fato de ser de editoras diferentes fez muitas pessoas lerem Presentes da Vida direto, mas acredito que é uma perda muito grande, pois as histórias são muito bem encaixadas, então se você já tem Presentes da Vida, mas não tem o primeiro, ao menos assista ao filme O Noivo da Minha Melhor amiga, tem diferenças, é lógico, mas é fiel a linha de raciocínio do livro.
O livro, em inglês, chama-se Something Blue – ainda torço que a autora escreva o Something Old e o Something New, mas é improvável, pois não há tantos personagens na trama para estender para mais dois livros – e, assim como o primeiro, gosto mais, pois eles acabaram dando títulos muito equivalentes a spoilers, já que associamos presentes a coisas boas, então você lê com essa expectativa.
Darcy Rhodes tinha tudo que se possa imaginar, mas um emaranhado de traições e mágoas, que ocorre no primeiro livro, a deixam numa situação delicada, por isso ela decidi sumir do mapa, indo à Londres para a casa de seu amigo – não tão amigo – de infância, Ethan, que fica surpreso e não muito animado com essa aparição.
As primeiras páginas do livro são recontadas alguns acontecimentos do primeiro só que do ponto de vista de Darcy e, até mais ou menos a página duzentos e quarenta, só reconfirmamos tudo o que já sabíamos sobre Darcy ao ler O Noivo da Minha Melhor Amiga: ela é um “porre”, seu comportamento e pensamentos são superficiais e infantis. Ela também passa muito tempo remoendo toda a situação que aconteceu entre ela, Rachel e Dex, a autora acaba repetindo a citação do primeiro livro, pois Darcy quer esquecer o que aconteceu: “O oposto do amor não é o ódio, é a indiferença” – uma das citações mais verdadeiras que já li, por isso é uma das minhas favoritas. Mas mesmo sendo uma personagem difícil, a Emily Giffin tem uma narrativa cativante e chega um ponto que a irritação passa a ser torcida.
Acho que muitos dos leitores vão se identificar com o Ethan, pois ele é a personificação do que o leitor sente com o comportamento da Darcy. Ele é uma boa pessoa que de repente se vê obrigado a acolher uma pessoa em sua casa e, justamente por ser bom, ele aos poucos vai superando a irritação da situação e começa a apreciar a companhia de sua amiga.
Ainda não li os outros livros da autora, mas tenho a impressão que a marca registrada da Emily é a busca pela felicidade. Não importa quantos erros cometemos, temos o direito de sermos felizes.
Os capítulos são curtos, o que torna a leitura rápida, o destino de Darcy logo se torna óbvio, mas foi um bom encerramento para a série, a Emily deu todas as oportunidades para a Darcy se redimir consigo mesma e com todos. Também acho que o fator mais realista do livro foi como ficou a amizade entre Rachel e Darcy, o resto ficou tudo muito redondinho e conto de fadas, mas confesso que o que mais gostei foi que a autora acaba nos dando mais alguns detalhes de Rachel e Dex, por isso fez com que o livro subisse um ponto no meu conceito.
Recomendo o livro para àqueles que gostam de histórias que têm a quantidade suficiente de drama, equilibrado com uma boa quantidade de reflexões sobre a vida que faz com que acreditemos que a felicidade é sim possível para todos.
O livro também já foi cotado para virar filme, mas não encontrei uma declaração concreta, um tempo atrás a Emily nos pediu que comentássemos num post de seu facebook oficial para que ela pudesse mostrar aos produtores que muitas pessoas querem esse filme, a última referência, de 1º de julho de 2013, que encontrei no facebook dela sobre o assunto é: “WHO is ready for SOMETHING BLUE to come to the big screen??” [Quem está pronto para que PRESENTES DA VIDA chegue às telas de cinema??] Aparentemente, o projeto está ativo, mas como eu disse, não é uma declaração muito concreta, então fiquem de olho para mais novidades. Particularmente, não sou fã da Kate Hudson, mas quero muito ver o John Krasinski como Ethan mais uma vez!

site: http://lerimaginar.com.br/blog/2013/09/22/presentes-da-vida-emily-giffin/
Eduarda Graciano do Nascimento 15/02/2015minha estante
Tem até essa cena pós-créditos: https://www.youtube.com/watch?v=cT_CjRTKF6g
Tô esperando esse filme ainda. (yn)

RUDY 24/03/2012

RESUMO SINÓPTICO:
“Darcy Rhone sempre teve todos os homens aos seus pés. Tinha um emprego glamouroso, um seleto círculo de amizades e um noivo perfeito, Dexter Thaler. No entanto, tudo mudou quando Darcy se envolveu com o melhor amigo de seu noivo... Seu noivado acabou e perdeu sua melhor amiga, Rachel. Incapaz de assumir responsabilidades e de enfrentar todo esse mal-estar, Darcy foge para Londres, para a casa de um amigo de infância, imaginando que poderia passar uma borracha em tudo isso. Mas, para seu desânimo, Londres se torna um mundo estranho, onde seus truques de sedução não mais funcionam e onde sua sorte parece ter se evaporado. Sem amigos nem família, Darcy precisa dar novo rumo à sua vida e, assim, começa uma linda trajetória rumo ao crescimento e ao amor.”

Darcy tem uma beleza invejável, entretanto é fútil e manipuladora. Criou um mundo dela onde a beleza e superficialidade são extremas e quer que todos façam sua vontade e realizem seus desejos. Nunca acha que está errada e acredita que foram as pessoas que causaram mau para ela e tornaram sua vida sem sentido. Mantem uma disputa velada, desde a infância, com sua amiga Rachel, mas até essa amizade ela conseguiu destruir... Tem um noivo perfeito, Dex Thaler, entretanto, o trai com Marcus, amigo e padrinho do casamento dela com Dex e acaba engravidando...

Para lerem a resenha completa e avaliação, visitem os blogs:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2012/03/resenha-18-presentes-da-vida-emily.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com.br/2012/03/presentes-da-vida-emily-giffin.html
Michelle 17/02/2023minha estante
a escrita da Emily é sensível demais

Apaixonadas por 13/10/2012

Presentes da Vida - Resenha por Eliane Teixeira
Nas obras da Emily as mulheres são sempre as protagonistas e em Presente da Vida não poderia ser diferente.

Darcy Rhone era uma mulher bonita,inteligente mas devido a sua criação isso nao importanva muito.Sua infância e adolescencia foram em Indianápolis com suas amigas Rachel,Analise e Ethan.

Ao terminar a faculdade ela vai morar com Rachel em Nova York e conhece um amigo dela chamado Dexter.Eles se envolvem e acabam ficando noivos,mas Darcy trai seu noivo e acaba engravidando bem proximo ao casamento.

Darcy decide então terminar o noivado,e procura sua amiga Rachel,ela descobre que sua amiga e seu ex-noivo estavam tendo um caso.

Decepcionada com a miga fica desesperada e bastante perdida,sua vida muda drásticamente,e ela completamente arrasada,sem amigos,apoio dos pais e do pai do seu filho,sem mais ningém a quem pedir ajuda,ela procura Ethan e vai morar em Londres com ele e sua vida passa a ter um novo sentido.

Livro lindo que eu não consegui parar de ler,na verdade terminei em um único dia.

Darcy é bonita,charmosa mas um pouco egoísta,mas entendo que esse sentimento era devido a ela se ressentir da sua amiga Rachel que a subjugava,humilhava e a fazia pensar que era burra,Rachel nao era uma amiga verdadeira,ao contrário de Ethan que mostrava a ela todos os seus pontos negativos,isso sim e amizade.

Rachel invejava Darcy por ela ser mais bonita e lhe dava conselhos equivocados e cruéis além de ter um relacionamento com o noivo da amiga.

Não concordo com a autora quando ela coloca toda a culpa em Darcy,Rachel e Dexter também tem sua parcela de culpa em tudo o que deu errado entre eles.

Crysinha 14/07/2013

Lindo, ameiiiiiii!

Ingrid06 20/07/2020

Incrível
Já tinha lido anos atrás O noivo da minha melhor amiga, e fiquei pensando o que poderia ter acontecido com os outros personagens daquela história. É bom saber que a Darcy, se tornou uma pessoa melhor.

LilianSinfronio 22/04/2012

Presentes da Vida (Emily Giffin)
Postado em Caçadora de Livros:

Quando estou lendo um livro, tenho sempre um caderno de notas ao lado aonde vou anotando minhas impressões e sentimentos ao longo da leitura. Algo que me lembre o que senti quando passei por determinado trecho, se o começo da história foi estimulante, cansativa ou frustrante...

No caso de Presentes da Vida, simplesmente não deu. Não consegui escrever nada sobre a leitura, porque só o que pensava era “Como odeio a Darcy”, “Como ela é fútil”, “Ela vai se dar mal e eu vou adorar” e coisas afins e até menos elogiosas que as descritas aqui. Sei que não foi bonito da minha parte, até me envergonhei depois, mas é que nunca tinha lido um romance em que a autora me fizesse odiar tanto uma protagonista. Tenho por conceito de protagonista aquela criatura boazinha que sempre se dá bem, sofre bastante, mas no final encontra o amor eterno e é feliz para sempre. Emily Giffin resolveu contar de amadurecimento pela dor e como mudar uma criatura desagradável.
O mais engraçado é que li a continuação de um livro sem ter conhecido o inicio da história, pois ele é o segundo volume da história de Darcy e Rachel, o primeiro foi traduzido no Brasil como O Noivo da Minha melhor Amiga.

No primeiro volume tudo é contado pela perspectiva de Rachel, e agora no segundo pela visão de Darcy, como só li o segundo foi gostoso perceber as descobertas de Darcy do que eu já sabia ter acontecido, de como o seu noivo a trocou pela sua melhor amiga... Acho que conhecer essa parte foi a que eu mais gostei. Mas vamos a um pouquinho da história?

Darcy Rhone é linda, daquelas belezas esculturais que fazem todos na festa parar o que estão fazendo quando ela entra. E a sua aparência sempre a levou aonde ela queria e moldou o seu caráter. Sempre a primeira, competitiva, egoísta, fútil... Uma criaturinha que acredita que o mundo é branco com bolinhas cor de rosa e tudo esta ótimo enquanto existir um Chanel n°5 e um Dolce & Gabbana quando se precisa. Rachel é sua amiga menos bonita, porém inteligente, alguém que sempre esteve ao seu lado e lhe disse as coisas certas na hora exata. Só que o detalhe de Rachel ter se apaixonado pelo seu noivo e ter tido um caso com ele era levemente inesperado nessa amizade.

Darcy não perdoa e não aceita perder nada pra ninguém, muito menos o seu noivo perfeito, mesmo que ela não o ame e esteja traindo ele com seu melhor amigo, que também é padrinho de seu casamento.
De repente sua vida esta de pernas para o ar, sozinha, sem amigos e sem perspectiva, Darcy resolve mudar para Londres, com a ideia de que sua falta sentida pelos seus parentes e amigos será um castigo bom o suficiente, os levando a refletir sobre o que fizeram. Em Londres o sofrimento, a dor e a solidão vão ser combustível suficiente para mudanças mais do que bem vindas.

Fiquei em grande conflito com o livro, pois a forma de escrever da autora é apaixonante, uma leitura leve, rápida e gostosa. Ela explora os sentimentos de uma forma que você se pega discutindo com o livro o motivo das coisas serem daquela forma, MAS o problema foi a minha raiva de Darcy, minha discordância com a protagonista e o fato do livro ser em primeira pessoa sob sua perspectiva fez com que eu empacasse um pouco na leitura. Mas fiquei muito feliz ao chegar ao final, vi que valeu a pena a minha angustia. Recomendo muitíssimo.

CrisGomes 19/07/2012

Resenha de Presentes da Vida.
Eu estava louca para ler este livro. Fiquei na maior expectativa depois de ler O Noivo da Minha Melhor Amiga e não me decepcionei!! Adorei o livro!!!

Primeiro, ele tem a capa linda, diferente de O Noivo (…), que tem uma capa muito sem graça! Depois, a Emily Giffin tem o dom de fazer eu me envolver com os personagens, por mais absurdos que pareçam.

Quem leu “O Noivo da Minha Melhor Amiga” já conhece a Darcy. Quem não leu ainda, recomendo que leia! Apesar de Darcy começar fazendo um resumão do que aconteceu no livro anterior, pelo seu ponto de vista, lógico, é mais legal ver a história pelos olhos da Rachel e depois pelos olhos da Darcy.

Presentes da Vida começa com Darcy explicando como ela vê o mundo e a si mesma:

“Foi quando descobri que há uma estrutura de poder na vida, e as aparências contam muito nessa hierarquia. Em outras palavras, compreendi, com apenas três anos, que a beleza atrai regalias e poder”.

Por aí, vocês podem ter uma ideia do tipo de pessoa que nossa protagonista é: mimada, fútil, egoísta, muitas vezes invejosa, mesquinha e com necessidade de se afirma e ser a melhor em tudo, nem que para isso passe por cima de quem estiver em seu caminho.

Nunca pensei em não gostar de uma protagonista, afinal, elas são as mocinhas dos livros, certo? Nesse caso, errado! Passei mais da metade do livro querendo socar o narizinho perfeito da Darcy! Ela pode ser irritante assim!

Darcy vai contando como ela traiu o noivo, Dex, com o melhor amigo dele, Marcus, enquanto Dex traia Darcy com a melhor amiga dela, Rachel (olha a ironia!). E ela tenta nos mostrar o quanto foi injustiçada e traída, mas não me convenceu, simplesmente porque não conseguia gosta da Darcy!

Se sentindo sozinha, perdida, com vergonha e sem o apoio que ela esperava receber, Darcy decide fugir para Londres e ficar um (longo) tempo na casa de seu amigo de infância, Ethan, longe de todos que ela acha que a trairam. Assim, ela parte achando que deixando tudo para trás e indo para um lugar onde ninguém a conhece ela vai poder achar seu príncipe encantado (e MUITO RICO) e viver feliz para sempre. Só que a realidade nem sempre é como desejamos, e Darcy aprende da pior maneira possível.

Sozinha, sem emprego e sem amigos, ela se vê forçada a amadurecer e encarar os problemas que vem acumulando, sem que ela sequer admita que eles existem , quando Ethan em um acesso de raiva diz várias verdades que Darcy não quer ouvir.

“Você tem que se olhar longamente no espelho, Darcy. Você precisa entender que existem consequências de se viver uma vida tão superficial.”

Mas ela ouve e começa a refletir sobre seus atos. Foi aí que finalmente comecei a gostar da Darcy! Ela vê que realmente ela tem problemas, a vida não é perfeita e nem ela muito menos. E é aí que ela começa a amadurecer e tentar ser uma pessoa melhor.

“Minha vida estava estagnada. Eu precisava fazer alguma coisa por mim…”

Darcy parte em busca de um emprego, faz novas amizades e até encontra o que ela considera um príncipe encantado. Até que ela se vê obrigada a decidir o que é realmente importante na vida e você começa a se perguntar: por quanto tempo essa mudança durará? Será que Darcy realmente consegue mudar seu modo de pensar e agir?

No fim, é um livro lindo, sobre amor, amizade e a força de vontade! Que o amor não tem a haver com status, dinheiro, ou posição social. Amor tem haver com companheirismo, amizade, lealdade. E essas coisas juntas são muito poderosas!

“Amor e amizade, são eles que nos fazem quem nós somos e que podem os mudar, se nós deixarmos.”

A Emily Giffin está de parabéns pela forma que ela escreve! Adoraria que o livro virasse filme, para poder ver mais uma vez a história da melhor amiga mais chata da literatura! Rsrs

Sara.Marques300 17/04/2020

Presentes da vida
O livro conta a história da fútil Darcy, bem sucedida, que tinha uma boa casa e um bom emprego. Acostumada a consegui tudo o que queria por causa da sua beleza, vivia uma vida de competição, até mesmo sua melhor amiga Rachel não escapava as suas futilidades. Sempre querendo jogar na cara das outras mulheres seu poder em consegui o que desejava, seja bens materiais ou homens, não se importava nem de passar por cima de ninguém. Sempre teve os homens aos seus pés, mais Darcy sabia que precisa encontrar seu "tesouro", e em um dado momento ela conseguiu viscar o homem perfeito. Sua mãe sempre a alertou acerca da importância de se conseguir um bom casamento, ela sempre dizia que a beleza da filha iria ajuda-la a ter o melhor do melhor, ou seja, um homem rico que poderia cuidar dela. Seguindo os conselhos da mãe, Darcy sabia Dex era tudo que sua mãe sonhou pra ela, o príncipe encantado, seja pela beleza e pelo dinheiro.
Mais seu anseio por sempre ser a mulher desejada e mais bonita fazia com que seu comportamento de flerta com outros homens leva-se por vezes à traições, foi nesses flertes sem maldade que ela entra realmente numa fria. Marcus o homem da vez, totalmente diferente de Dex encanta Darcy por sua despreocupação e por ter um comportamento que suscitava na Darcy um visão de juventude que ela estava perdendo aos poucos.
É nesse ponto que uma reviravolta acontece, a vida da bela mulher nunca mais seria a mesma, pessoas que ate o momento ela podia contar somem, e é uma amizade do passado que vai dá a Darcy uma nova chance de repensar sua vida, seus comportamentos e seus laços. É em companhia de Ethan que tudo que ela sabia sobre si e as demais pessoas que a rodeava mudam, novos amores ocupam agora sua mente e o seu coração.

Dei 2 estrelas porque é um livro que pareceu ao meu vê muito clichê e não me surpreendeu em nada. Não releria e não recomendaria a ninguém que conheço.
Mais muitas pessoas podem se identificar e ama-lo.
A escrita é boa e fluiu muito bem. É só uma questão pessoal mesmo.