Maldição

Maldição Kamila Zöldyek

Resenhas - Maldição

SAMUEL 29/07/2013

Maldições podem ser revertidas, profecias não.
Continuação direta do livro I, Ethernia, Maldição conserva as características do primeiro tomo da trilogia, com uma narrativa dinâmica, diálogos naturais, e personagens que, apesar de fantasiosos, são verossímeis em suas atitudes e sentimentos.

No entanto, o Livro II se diferencia de seu antecessor pela ampliação do universo. Se no primeiro livro ficamos limitados aos reinos de Ethernia e Raython, aqui, a jornada de Elektra e Raikou nos leva por uma série de reinos fantásticos, apresentando em cada um deles novos personagens, cada qual com suas peculiaridades bem traçadas. Elfos, sereias, anões, harpias, salamandras, são tantas criaturas e mundos novos que tornam a leitura ainda mais rápida e dinâmica.

Os novos personagens que surgem, alguns com uma pequena participação, outros com uma importância maior, são tão interessantes quanto os protagonistas, e guardam seus mistérios e conflitos. Destaque para o pequeno Hyde, que traz um vocabulário peculiar e divertido, que nos faz pensar por que os meninos de rua das novelas falam português tão perfeitamente.

A evolução dos personagens, dada através de um pequeno salto temporal, também deixa a história mais interessante, porém, conservando a personalidade de cada um dos protagonistas.

Além de trazer todos esses elementos novos, a autora permanece construindo com habilidade mistérios instigantes, que se revelam aos poucos, chamando o leitor para história e não deixando que ele sequer pense em abandonar a leitura. Muitas perguntas são respondidas, mas alguns mistérios ficam no ar, sendo um ótimo chamariz para concluirmos logo a leitura da trilogia.

O epílogo apresenta uma série de mudanças em certo espaço de tempo, que oferece novos rumos à trama, impedindo que a continuação seja uma repetição cansativa dos mesmos conflitos. A história continua, mas se renova, sem se repetir. E a narração em primeira pessoa do prólogo e epílogo faz com que estes se diferenciem do restante da narrativa, introduzindo com competência o leitor que guardou um período maior de tempo entre o livro I e II, e fechando o tomo com um gancho para terceiro e ultimo volume da trilogia.

Kamila Zöldyek deve continuar sempre escrevendo, pois, apesar de tratar de elementos conhecidos e criaturas já existentes na literatura, encontrou uma identidade própria ao escrever um romance com clima de mangá e tornar uma fantasia épica algo leve e divertido, apesar de todos os litros de sangue derramado.
Leitura super recomendada.

site: http://desarranjocerebral.blogspot.com/2013/07/resenha-legend-of-raython-livro-ii.html

Kamila Zöldyek 30/10/2015minha estante
^ Essa é a melhor resenha que recebi na vida, apenas.