The Miseducation of Cameron Post

The Miseducation of Cameron Post Emily M. Danforth

Resenhas - The Miseducation of Cameron Post

Clara 18/01/2022

Cameron Post: cinéfila, irreverente e sensível
"Talvez, eu ainda sequer tivesse me tornado quem sou enquanto vocês estavam vivos. Quem sabe eu ainda não tenha me tornado eu. Não sei se é possível ter certeza de que você finalmente se tornou você."

Lauraa Machado 03/05/2021

Lento e detalhado demais, mas bem escrito
Eu tinha esse livro já há bastante tempo quando resolvi ler. Estava enrolando fazia meses, porque algo me dizia que seria uma leitura lenta e parada e que eu não gostaria tanto. Por isso, principalmente, aproveitei que tinha o audiobook dele para ouvir enquanto lia. Foi uma escolha perfeita, porque a narradora do audiobook é excelente, conseguia introduzir emoções até nas informações mais corriqueiras e desinteressantes, dando a impressão de que era uma amiga me contando sobre sua vida nos mínimos detalhes.

O próprio livro passa essa impressão, essa de que é alguém contando sobre sua adolescência anos depois, quando já é adulta. Existem pequenos comentários aqui e ali que deixam isso claro, como a Cameron dizer que anos depois ela descobriu o que era comum para psicólogos quando fez um comentário sobre terapia, mas é algo sutil. Esse jeito de narrar com a distância de anos entre o que aconteceu e a narradora deixou o livro frio e desconectado das emoções e dos sentimentos da protagonista.

O problema desse tipo de narrativa é que tira a oportunidade do próprio leitor de se sentir parte das cenas e na pele da protagonista. Sem esse tipo de emoção, o livro fica ainda mais longo e demorado, o que já era um problema dele antes.

Esse é de longe um dos livros mais detalhados que eu já li. Os detalhes passam bastante do limite, quase nunca são relevantes e, apesar de ajudarem a construir a ambientação no começo dos anos 90, atrapalham tanto o ritmo do livro, que não valem a pena. O enredo não é dos melhores também e contribui para a sensação de que é uma "biografia", já que nenhum acontecimento é mirabolante e as coisas são bem lineares. Essa impressão de ser a história de uma vida real fica ainda mais clara por ter tantas cenas e relações desnecessárias, que não chegam a ir a lugar nenhum.

Quando a Cameron vai mesmo para o acampamento de "cura cristã", já está no último terço da história, o que é bem ruim, considerando que faz parte da sinopse e de como vendem o livro. Fiquei com a impressão de que a autora não soube escolher se falava do acampamento e do que levou a ele ou se falava do que veio antes. Confesso que se tivesse tirado o primeiro terço do livro, teria já encaixado bem melhor, mas ainda sobraria bastante a ser editado.

Além disso tudo, acho que algumas coisas precisavam ser bem mais claras, como a própria opinião da Cameron sobre homosexualidade. Ela dá por entendido que o leitor nunca vai considerar o que fazem no acampamento como algo bom, mas não é sempre assim, infelizmente. É muito fácil ler esse livro e achar que talvez não seja "tão ruim assim" o que eles fazem lá, por exemplo, o que seria péssimo. Queria que ela fosse mais clara e direta em certas coisas, dissesse com todas as palavras, porque o impacto dos personagens tentando mudá-la acabou sendo muito maior do que das opiniões dela.

Aliás, a própria Cameron Post é uma personagem fraquíssima infelizmente. Ela tem pouquíssima personalidade, está mais para uma boneca de pano que vai para onde é empurrada. Só depois do acampamento que ela começou a tomar suas próprias decisões e a sentir raiva de vez em quando, mas ainda foi de um jeito bem discreto e passivo. Até então, ela fazia o que falavam para ela fazer e nunca tomava uma atitude sem alguém a incentivando. Por isso mesmo, achei estranho o quanto ela aceitou ir ao acampamento, como ela aceitava todo o resto. Foi só por alguns comentários sutis que percebi que ela era contra.

Acho que o pior foi mesmo o ritmo. Se fosse um livro detalhado, mas com acontecimentos interessantes de vez em quando, com um enredo que criasse expectativa e que levasse a algum lugar na hora certa, teria sido bem melhor. Mas o fato é que nem tem um clímax, não tem um grande problema a ser solucionado, é tudo bem anticlimático e ainda acaba com um final muito aberto para um livro que nunca teve um começo e meio bem delineados. Ficou como quase quinhentas páginas de uma parte da vida de uma pessoa, não como um livro de ficção.

É difícil pensar que foi uma leitura ruim, porque não foi, e o audiobook realmente ajudou bastante e a prosa da autora é boa. Mas infelizmente não foi ótima, não conseguiria dar mais de três estrelas, e acho que precisava ter sido bem melhor editado, para aproveitar a escrita competente da autora. Do jeito que ficou, o livro acaba perdendo sua força e tudo que tem de bom nele é ofuscado pelo ritmo lento e os detalhes desnecessários. Ainda assim, estou feliz de finalmente ter lido.

vasilisamorozko 21/12/2020

Me Decepcionei
“Eu podia ter fugido. Eu podia ter feito ligações secretas. Eu podia ter feito movimentos a meu favor. Eu podia. Eu podia. Mas não fiz. Sequer tentei.”

#161 - No começo desse livro eu até estava gostando, mas depois da metade eu comecei a achar ele muito maçante e perdi a vontade de ler e continuei porque ele estava na lista a tanto tempo. Dei quatro estrelas porque ele não e ruim tem uma temática interessante mas eu realmente não gostei.

Ingrid 04/04/2020

Este é um livro bom e também difícil de ler. Do meio pra frente, eu me senti muito incomodada por conta do acampamento. No geral, gostei muito da Cam, Jane Fonda e do Adam.