O Amor do Pequeno Príncipe

O Amor do Pequeno Príncipe Antoine de Saint-Exupéry

Resenhas - O Amor do Pequeno Príncipe

Erika 25/12/2023

"Queremos muitas coisas, é claro. Queremos colher todos os frutos e todas as flores. Queremos sentir o cheiro de todos os campos. Queremos brincar. Será mesmo brincar? Nunca sabemos onde começa a brincadeira nem onde ela acaba, mas sabemos que somos carinhos. E ficamos felizes."

site: http://www.upandoavida.com

Satella Heart 24/02/2023

Lindu?
"Vale a pena todo esse sofrimento por quem nem mesmo pensa em avisar? Certamente não. Então nem sofrimento se tem mais, e isto é ainda mais triste"

Não sabia da existência dele até vir na biblioteca pública da minha cidade, ele é muito curtinho, mas é tão pititico no início com os desenhos e as poucas palavras, as cartas no final carregam muitos sentimentos misturados, fiquei de coração partido porque acaba muito de supetão... Como se tivesse parado de escreve do nada

lwtclifford 27/08/2022

o amor do pequeno príncipe
é bem fofo mas um pouquinho carente e dramático
fazia anos que eu procurava esse livro pra comprar e nunca acho confesso que me decepcionei um pouco provavelmente por ter criado muitas expectativas

bel_anjos_ 14/04/2022

Interessante
Claro que nada se compara ao livro do pequeno príncipe, mas as cartas refletem um pouco o pequeno príncipe, visto que elas falam tanto do autor, inclusive, achei ele meio emocionado demais.
Bruna.Portoghese 14/04/2022minha estante
Não sabia nem da existência, obrigada por compartilhar

LKuiawski 28/02/2022

Me senti uma espiã lendo as cartas dele jkkk
Eu gostei de ver mais do pequeno príncipe (que eu tinha gostado bastante). Aqui vemos o autor escrevendo cartas pra sua amada então é algo bem pessoal e cheio de sentimentos, eu gostei da experiência de ler cartas, no livro tem as fotos das cartas em francês que deixa a leitura muito mais rica e pessoal, Eu gostei e foi uma leitura muito rápida. Boas leituras.

Jao 28/09/2021

Divertido, porém, curto demais
O amor do pequeno Príncipe é um "livro" (se é que podemos chamar assim) que compila cartas enviadas pelo autor, pouco antes de morrer para uma desconhecida que ele havia se apaixonado, o detalhe era que ele utilizava o personagem pequeno principe para protagonizar as cartas. É engraçado e até curioso, ver através das cartas, como o autor e seu icônico personagem tinham muitas coisas em comum, a impaciência, sua personalidade meio sem noção e uma infantilidade que de uma hora pra outra se torna maturidade, é algo realmente interessante de se perceber, porém tudo isso não consegue passar de uma casquinha do que poderia ser algo bem maior, uma vez que as cartas são curtíssimas e não possuem muitas delas, então fica a dica, se você for muito fã msm do livro original, até vale a pena comprar para ter essa pequena experiência extra, porém tenha em mente que é realmente uma experiência bem curta, agora para os demais não vejo muito sentido em adquirir esse livro

Bárbara 12/02/2021

Triste e encantador
O amor do pequeno príncipe é uma leitura rápida que apresenta uma ideia de poesia melancólica, mas ainda assim a sensação que tive quando li era a mesma de um amor adolescente, uma vez que a leitura conseguia me arrancar risinhos no canto da boca.
A obra é formada por ilustrações e cartas que Exupéry dirige à uma desconhecida em seu último ano de vida, algumas não passando de ?bilhetinhos?. A moça tem 23 anos, é condutora da ambulância da cruz vermelha e é casada, ele a conheceu em um trem.
As cartas, em sua maioria, são marcadas pela decepção frente ao desprezo da pessoa amada, vejo em palavras aquele pensamento que rodeia o apaixonado magoado ?porque ela(e) não me telefona?? Vejo tristeza, seguida da raiva e por fim, a aceitação.
A ausência de detalhes e a riqueza de emoções me fez especular sobre o comportamento do próprio autor, visto que ele e o personagem em determinado momento se misturam, as dúvidas de como eram seus relacionamentos me fez transcender o enredo.
?Os contos de fadas são assim. Uma manhã, a gente acorda e diz: ?era só um conto de fadas...? E a gente sorri de si mesma. Mas, no fundo não estamos sorrindo. Sabemos muito bem que os contos de fadas são a única verdade da vida?. Essa passagem me chamou a atenção, porque por mais que nossa mente tente normalizar as belezas e paixões do dia-a-dia, temos sempre que ser tão apaixonados quanto Exupéry era em suas cartas, não necessariamente por alguém, mas pela própria vida. Contos de fadas são mágicos por nos afastar da amargura, não devemos banalizar pequenas alegrias, na vida real elas são o mais próximo que temos dos contos de fadas.

Manuela 22/02/2020

Uma grata surpresa. Pequenas cartas onde o autor e o personagem (Pequeno Príncipe) confundem-se. reais, as cartas contariam uma história de amor vivida por Antoine no último ano de sua vida.

Augusto 10/02/2019

Não sei bem o que pensar deste livro...
Chegou-me por minha filha que o encontrou numa biblioteca e pediu que lêssemos juntos.
É certamente bem diferente do que ambos esperávamos.
De um amor triste e melancólico que não sei ao certo se chegou a encontrar lugar para se concretizar... e se encontrou... pareceu-me daqueles amores que já nascem fadados a um final dolorido.

"Descubro com melancolia que meu egoísmo não é tão grande assim, pois dei ao outro o poder de me magoar.
Menininha, foi com carinho que lhe dei esse poder. É com melancolia que a vejo usá-lo."

Rodrigo.Costa 04/09/2016

Resumo
Uma paixão perdida no tempo vem à tona por meio de cartas inéditas. A correspondência, reproduzida em fac-símile e traduzida para o português, resgata uma história de amor protagonizada pelo escritor e aviador francês. Essas cartas, destinadas a uma mulher desconhecida, iluminam também a relação entre o autor e sua criação e retomam a mistura de doçura e melancolia.

Três Leitoras 22/06/2016

Resenha completa no bog
Sim, você não está lendo errado não. Saint-Exupéry não escreveu um único livro. Em O amor do Pequeno Príncipe encontramos cartas originais do autor que depois de viver mais de dois anos nos Estados Unidos, voltou ao campo de ação militar e conheceu uma moça de 23 anos, casada, oficial e condutora da ambulância da Cruz Vermelha.

Apaixonados, os dois se relacionaram no último ano da vida dele.

As cartas nos revelam, então, uma ligação entre o autor e o personagem, o que transforma sua obra num retrato vivo e representativo da expressão do mais nobre dos sentimentos.

São cartas que revelam um breve cotidiano e a necessidade de termos confiança e bases sólidas, sem maquiagem, apenas um amor, O amor em plenitude. Por que não basta ser difícil, só precisa ser possível!

Os contos de fadas são assim.
Uma manhã, a gente acorda
E diz: ‘Era só um conto de fadas...’
E a gente ri de si mesma.
Mas no fundo, não estamos sorrindo.
Sabemos muito bem que os contos de fadas
são a única verdade da vida.
Antoine de Saint-Exupéry

site: http://www.tresleitoras.com.br/2016/06/resenha-o-amor-do-pequeno-principe.html Concluído

Carol - carollivros 02/12/2014

De incrível sensibilidade, como era de se esperar do autor!...

Relido em 01/03/14.

Luan 20/07/2014

As poucas cartas são melancólicas e não apresentam uma relação com O Pequeno Principe de fato, apesar de ser um livro com cartas pessoais, pode-se se considerar um bom livro.

"Os contos de fadas são assim. Uma manhã, a gente acorda e diz: era só um conto de fadas... E a gente sorri de si mesma. Mas, no fundo, não estamos sorrindo. Sabemos muito bem que os contos de fadas são a única verdade da vida."