O Amor do Pequeno Príncipe

O Amor do Pequeno Príncipe Antoine de Saint-Exupéry

Resenhas - O Amor do Pequeno Príncipe

PublishNews 17/04/2009

Je t'aime
Em O amor do Pequeno Príncipe - Cartas a uma desconhecida (Nova Fronteira, 32 pp., R$ 24,90), de Antoine de Saint-Exupéry, uma paixão perdida no tempo vem à tona por meio das cartas inéditas do escritor. A correspondência, reproduzida em fac-símile e traduzida para o português, resgata uma história de amor protagonizada pelo escritor e aviador francês durante seu último ano de vida - episódio que só se tornou público em novembro de 2007, por ocasião da venda de diversos documentos do autor que hoje fazem parte da coleção do Museu de Cartas e Manuscritos, em Paris. As cartas, destinadas a uma mulher desconhecida, iluminam também a relação entre o autor e sua criação e retomam a mistura de doçura e melancolia que marcou sua obra. Juntamente com a publicação do título, a Editora Nova Fronteira, no Ano da França no Brasil, dá início ao lançamento das novas edições dos livros de Antoine de Saint-Exupéry; Cidadela, Correio Sul, Terra dos homens, Voo noturno, Cartas à sua mãe e Escritos de guerra. No Link Leia Mais você confere outras informações sobre a publicação.

Yad Epilef 12/07/2014

"E o que dizem é que foi tudo por causa de um coração partido..."
Antes de mais nada, recomendo FORTEMENTE que tenha lido "O Pequeno Príncipe" antes de ler esse livro e essa resenha. Farão mais sentido assim...

"Os contos de fada são assim. Uma manhã, a gente acorda e diz: 'Era só um conto de fadas...' E a gente sorri de si mesmo. Mas, no fundo, não estamos sorrindo. Sabemos muito bem que os contos de fadas são a única verdade da vida.(...)

Não gosto da estação interior que substituiu minha primavera: uma mistura de decepção, de secura e de rancor. Mergulho num tempo vazio onde não tenho mais motivo para sonhar. O mais triste num sofrimento é se perguntar : 'Vale a pena?'

Vale a pena todo esse sofrimento por quem nem mesmo pensa em avisar? Certamente não. Então, nem sofrimento se tem mais, e isto é ainda mais triste.

Não há Pequeno Príncipe hoje, nem haverá nunca mais. O Pequeno Príncipe morreu. Ou então tornou-se cético. Um Pequeno Príncipe cético não é mais um Pequeno Príncipe."

Exupéry era aviador veterano pelas forças aliadas durante a Segunda Guerra. Em 1943, lança "O Pequeno Príncipe", e nesse mesmo ano, após voltar dos Estados Unidos, segue para Argel, na Argélia para retornar a sua esquadrilha e continuar lutando. Na viagem de trem que o leva até Argélia, ele conhece uma jovem, casada, e se apaixona perdidamente. Ele mandou algumas cartas a ela, sem resposta, e jamais foi revelada a identidade da moça. Em 31 de Julho do ano seguinte, Exupéry sai em missão de reconhecimento pela região de Tulon (França) e não mais retorna. Só em 2004 encontraram os destroços de seu avião, e seu corpo jamais foi encontrado. Sua morte permanece um mistério.

"E o que dizem é que foi tudo por causa de um coração partido..." Legião Urbana - Dezesseis

Augusto 10/02/2019

Não sei bem o que pensar deste livro...
Chegou-me por minha filha que o encontrou numa biblioteca e pediu que lêssemos juntos.
É certamente bem diferente do que ambos esperávamos.
De um amor triste e melancólico que não sei ao certo se chegou a encontrar lugar para se concretizar... e se encontrou... pareceu-me daqueles amores que já nascem fadados a um final dolorido.

Menininha, foi com carinho que lhe dei esse poder. É com melancolia que a vejo usá-lo."

Rafa 04/01/2013

Cartas
O livro é uma coletânea de várias cartas de amor do autor, as quais não tem endereço ou remetente, é um livro curto porém apaixonante quem quer que seja seu amor era um ser privilegiado por tanto carinho, aos apaixonados e aqueles que tenham perdido sua fé no verdadeiro amor é um livro lindo e muito reconfortante.

Três Leitoras 22/06/2016

Resenha completa no bog
Sim, você não está lendo errado não. Saint-Exupéry não escreveu um único livro. Em O amor do Pequeno Príncipe encontramos cartas originais do autor que depois de viver mais de dois anos nos Estados Unidos, voltou ao campo de ação militar e conheceu uma moça de 23 anos, casada, oficial e condutora da ambulância da Cruz Vermelha.

Apaixonados, os dois se relacionaram no último ano da vida dele.

As cartas nos revelam, então, uma ligação entre o autor e o personagem, o que transforma sua obra num retrato vivo e representativo da expressão do mais nobre dos sentimentos.

São cartas que revelam um breve cotidiano e a necessidade de termos confiança e bases sólidas, sem maquiagem, apenas um amor, O amor em plenitude. Por que não basta ser difícil, só precisa ser possível!

Os contos de fadas são assim.
Uma manhã, a gente acorda
E diz: ‘Era só um conto de fadas...’
E a gente ri de si mesma.
Mas no fundo, não estamos sorrindo.
Sabemos muito bem que os contos de fadas
são a única verdade da vida.
Antoine de Saint-Exupéry

site: http://www.tresleitoras.com.br/2016/06/resenha-o-amor-do-pequeno-principe.html Concluído

Carol - carollivros 02/12/2014

De incrível sensibilidade, como era de se esperar do autor!...

Relido em 01/03/14.

Luan 20/07/2014

As poucas cartas são melancólicas e não apresentam uma relação com O Pequeno Principe de fato, apesar de ser um livro com cartas pessoais, pode-se se considerar um bom livro.

"Os contos de fadas são assim. Uma manhã, a gente acorda e diz: era só um conto de fadas... E a gente sorri de si mesma. Mas, no fundo, não estamos sorrindo. Sabemos muito bem que os contos de fadas são a única verdade da vida."

Giselle.Zart 16/05/2013

"Descubro com melancolia que meu egoísmo não é tão grande assim, pois dei ao outro o poder de me magoar."

Simplesmente assim, que Exupéry define o amor e a melancolia nesse livro curtinho, que reúne cartas, sem remetente, assinadas pelo Príncipe mais queridinho do nosso planeta e do B612. Não resisti quando encontrei este título em uma livraria, escondido entre tantos outros. Uma paixão perdida no tempo, que resgata a uma história de amor do autor durante seu último ano de vida, me resgatou também, da aspereza do dia a dia.

"Os contos de fadas são assim. Uma manhã, a gente acorda e diz: 'Era só um conto de fadas...' E a gente sorri de si mesmo. Mas, no fundo, não estamos sorrindo. Sabemos muito bem que os contos de fadas são a única verdade da vida."

Cartas escritas com doçura.

Fábio 24/10/2012

Uma outra face do Pequeno Príncipe
Este livro não pode e muito menos deve ser visto como uma continuação ou até mesmo uma contribuição à principal obra de Antoine de Saint-Exupéry.
Inicialmente, é preciso levar em consideração que não é uma história completa, pois trata de trechos/cartas escritas pelo autor, a respeito de uma paixão, sendo "narradas" pelo Pequeno Príncipe.

Vemos ali uma face menos reflexiva e inocente frente aos problemas do coração, e presenciamos a revolta e frustração do jovem de cabelos cor de trigo.

O que é proveitoso deste livro são as aquarelas inéditas feitas pelo próprio Antoine, e o retorno do personagem ainda que com uma personalidade diferente.

Karol 07/01/2012

(...)
Uma história triste, porém encantadora! Apaixonado, o pequeno tenta compreender o complicado jogo do amor...

Mariana Melo 28/05/2011

Trecho da resenha do Felizvros, SEM SPOILER
Pasmem, o livro é ainda menor que o Pequeno Príncipe, e bem pobrinho de conteúdo. A impressão que tive é que o Antoine estava precisando de dinheiro então vendeu uma meia dúzia de cartas intimas suas e mandou fazerem um livro.

Mas vejam bem, eu não odiei o livro. Acho que pra quem curte o Pequeno Príncipe é legal conhecer, mas não fará nenhuma falta na sua vida se você não lê-lo. Mesmo porque, não há nenhuma relação entre este livro e a história do original. São somente cartas do Antoine, sem qualquer contexto ou enredo. Há momentos bonitos nessas cartas? Sim, alguns poucos. Mas não há o Pequeno Principe.

Leia a resenha completa no Felizvros Para Sempre, com mais detalhes da experiência do livro e Compromisso Anti-Spoiler:

Raoni 11/06/2011minha estante
As cartas foram publicadas muito tempo após a morte do autor... Se ele estava precisando de dinheiro, o livro não tem nada a ver com isso.
Quanto ao conteúdo, está profundamente ligado ao do Pequeno Príncipe. A mesma pessoa que escreveu o livro bonitinho com lições sobre amor escreveu essas cartas sofridas, o que deixa claro que amar, do jeito que o Pequeno Príncipe ama, faz sofrer. As cartas mostram progressivamente que é possível e necessário encontrar uma maneira mais saudável de amar.

Marina Novaes 14/01/2010

Publicado originalmente em http://www.lerdeviaserproibido.com.br
Fazendo hora numa livraria, sem intenção alguma de comprar livros, pois estou com dois engatilhados, descobri uma maravilha, para os fãs do Pequeno Príncipe.

É publicado cartas inéditas de Antoine de Saint-Exupéry, no auge de seus 43 anos, apaixado por uma moça, que não atende aos seus chamados. Para tentar conquistar a moça, Antoine recorre ao nosso amado Principezinho, que assina as doces e melancólicas cartas.

O amor do Pequeno Príncipe, cartas a uma desconhecida é um livro curto, bem mais curto que o livro do Pequeno Príncipe mesmo, mas para quem é apaixonado pelo personagem, como eu, vale a pena vê-lo mais uma vez, em imagens inéditas e em sua confusão psicológica.

“Os contos de fadas são assim. Uma manhã, a gente acorda e diz: ‘Era só um conto de fadas…’ E a gente sorri de si mesmo. Mas, no fundo, não estamos sorrindo. Sabemos muito bem que os contos de fadas são a única verdade da vida.”

Nele aparece também a “menininha”, desenho que o autor cria para ser sua amiga, tal como o Principezinho, já que sua amada não demonstra interesse por ele. “Ela nunca está em casa quando lhe telefono […] Estou muito zangado!”

É lindo, porém curto. Fiquei com a sensação de quero mais. Mas ainda sim, por ser tão fã dele, gostei e comprei na mesma hora. Muito bom ter um pouquinho mais dele, mesmo que seja só um pouquinho mesmo.

Jake 19/10/2010

Trocado pelo "A Menina que roubava livros" em 18/10/10 com Mafalda.

Bruna 13/12/2009

adorei!!!eu ja era apaixonada pelo pequeno principe, agora eu nem tenho palavras!!!!!nesse livro voce descobre um pouco mais sobre o pequeno principe, é inesplicavel!