A Velhice

A Velhice Simone de Beauvoir

Resenhas - A Velhice

Aline 03/07/2023

Denso
Um livro denso e pesado. 300 mil referências. Assim foi com o Segundo Sexo, demorei tempos e tempos para terminar a leitura. Li outras obras no meio do caminho, mas, enfim, valeu a pena.

Karoline291 19/04/2023

Necessário
Um livro importante para quem quer compreender uma fase da vida marcada por mudanças que afetarão todos nós um dia. Embora escrito há décadas, é um fiel retrato da atualidade e traz dados importantes da velhice nos aspectos biológico, psicológico e social, contando ainda com detalhes sobre como ela é vivida em diversos países. Bom para refletir e pensar em estratégias para mudar este cenário.

Marco Antônio 13/11/2022

Obra antiga
Um dos livros mais interessantes que li. Me ajudou e ajuda muito a viver uma velhice mais sábia e tranquila

Jana 19/10/2022

Excepcional
Um dos melhores livros que já li, demorei pra terminar porque fazia pausas para digerir tanta reflexão pertinente. Riquíssimo em referências, Simoninha deve ter lido uns 5000 livros, a bicha é braba demais!!!! É uma análise profunda por diversos aspectos da velhice: fisiológico, biológico, histórico, sociológico, filosófico, etc. Leitura fundamental.

claraventura 22/05/2022

livro necessário, te faz pensar.
Comecei a ler o livro por duas razões: 1. por ser da simone Beauvoir 2. pelo fato da minha prova de ?desenvolvimento do idoso? estar chegando. Ler qualquer obra da Simone já é maravilhoso, ela te prende no livro e traz assuntos extremamente necessários. O segundo ponto, é que abriu minha mente para muitas coisas, me fez pensar e entender melhor sobre a velhice.
O livro possui uma linguagem clara e direta, de fácil compreensão. Simone faz alusões históricas, traz dados de pesquisas, traz críticas. Recomendo muito!

Edna 06/04/2020

Cru e real
#Leituraconcluída

A Velhice ? Simone de Beauvoir

"A Velhice ñ está reservada aos outros, ela nos espreita....é o nosso destino."P.155

"Quanto à velhice em si mesma, a Literatura ñ tem nada para com ela, nessa época, maior benevolência do que nos séculos precedentes." P.155

A tragédia da velhice é a radical condenação de todo um sistema mutilador, um sistema que ñ fornece à imensa maioria...uma razão de viver." P.290

#resenha
Nunca o ser humano idoso foi tão descartado como hoje. Esse livro é um estudo profundo e corajoso, trata de questões que tiveram uma grande repercussão de grandes nomes durante 1000 anos, de várias culturas, que ela narra sem rodeios, de uma forma que embora sabedores deste sistema falido ler os fatos nos parecem ganhar vida e chocam pois nos parece mais cruel a verdade escrita e nos mostrando que o envelhecimento, aquele olhar que diminui o idoso é visto como uma fraqueza e não como uma condição natural.

Na primeira parte Baevouir nos faz olhar de fora para dentro .

O idoso é visto pela sociedade e pela maioria das famílias como um descarte, que só causa incômodo e nada produz.

O velho é a maioria que que foi a força da nação, o sustento de seus lares, que maltratados, isolados, e é comprovado estatisticamente esse abandono e esse descaso é a maior causa da depressão em que são mergulhados, e o pior deles é o olhar do jovem que transmite essa crueldade: "

Na segunda parte, ela nos faz olhar de dentro para fora.

Todo idoso, independente de seu credo, raça, condições ou cultura, famoso ou anônimo, englobando a todos com uma crítica social bem pungente sobre a negligência dos governantes e dos seus.

Fico imaginando qual seria a reação de Beauvoir diante dos discursos do nosso Governante que diz em cadeia nacional que ñ faz diferença perde-los. ?

E para terminar, qual a nossa participação nessa crueldade, como estamos vivendo e educando os jovens hoje é como você quer ser tratado amanhã?

Uma Obra existencialista, filosófica reflexiva.

"Eu quero essa aventura que é o contexto da minha vida para continuar sem fim."

"O indivíduo idoso sente-se velho através dos outros, sem ter experimentado sérias mutações."

"Cada um é para si mesmo, o sujeito único, e muitas vzs, nos espantamos qdo. O destino comum se torna o nosso." P.297

#Bagagemliteraria
#SimonedeBeauvoir