Para Além do Bem e do Mal

Para Além do Bem e do Mal Friedrich Nietzsche

Resenhas - Para Além do Bem e do Mal

Caique91 11/10/2023

Um leitura interessante
Ler Nietzsche não é uma tarefa comum. O autor, crítico sagaz, até de si mesmo, propõem, não apenas a leitura, mas a crítica leitura.

Em minha opinião, o ponto alto do livro foram as ideias sobre religião e a crítica ao homem de rebanho.

Como nos diz o Filólogo, logo no início do livro, os filósofos são atravessados por seus próprio preconceito e limitações - de sua época e de sua natureza. Não demorou muito para que Nietzsche se mostrasse como os outros que ele analisou.

Fica perceptível, ao decorrer do livro, o fascínio pela ideia de dominação e a aversão aqueles que não exercem sobre os outros sua vontade de poder. Assim como, e aqui é bom ressaltar que não tenho a presunção de assumir que entendi o livro tendo lido apenas uma vez, existe também uma certa tendência a está do "lado" dos poderosos.

O que é verdade? Ou certo? O bem e o mal? E o conhecimento? Ele é alcançável? Todas essas questões e muitas outras são levantadas nesse livro. A resposta que encontrei me divertiu e surpreendeu.

É um bom livro, retirando os capítulos sobre as mulheres, as páginas sobres os Alemães e os Europeus em geral, é um bom livro. Lerei algumas partes novamente. Gosto da arrogância de Nietzsche.

Yussif 16/05/2012

A obra Além do Bem e do Mal, escrita pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche, surgiu praticamente junto com o processo de criação de Assim Falou Zaratustra, a partir das meditações do autor ao longo desta gestação. Pode-se afirmar que este ensaio marca uma radical mudança na sua visão de mundo, que se torna mais negativa e corrosiva.
Brian.Gentil 20/06/2016minha estante
Acha esta obra negativa e corrosiva?

osaif 11/10/2023

...
Vou voltar daqui 5 anos pra fazer uma resenha decente.

Mas dentro da minha interpretação atual limitada esse é um livro realmente muito complexo (para mim, foi bem mais complexo e difícil de ler que "a gaia ciencia"), apesar dos pesares (machismo e afins) o livro ainda tem seus pontos altos, então acho que vale a pena, mesmo sendo uma primeira leitura que voce compreende 10% do que o livro oferece ao todo.
with Z 11/10/2023minha estante
Se me permite a intimidade, espero ter a oportunidade de ler, sua decente resenha no porvir, kkkk

with Z 11/10/2023minha estante
inclusive, eu recomendaria muito a leitura de Ecce homo, que dizem as más linguás, ser a melhor introdução possível, a filosofia de Nietzsche

osaif 12/10/2023minha estante
nossa eu qria muitooo ler ecce homo !!!

with Z 12/10/2023minha estante
Divido contigo, essa mesma vontade!!!

emanuelppolar 13/10/2023minha estante
ecce homo valeu muitíssimo a pena pra mim, mesmo não sendo minha primeira obra do maluco a ser lida, acredito que cai bem como "introdução"

Ricardo1z 10/04/2016

Clássicos da literatura 7
Sem dúvida é o meu preferido do Nietzsche, principalmente o capítulo que fala de povos e pátrias. Aqui o filósofo instiga o leitor a romper totalmente com o conceito de "bem" e "mal". Ele tenta, ao longo do livro provar o quão vagos são nossos conceitos de bem e mal, e também o quanto somos idealistas e românticos. Sem dúvida aquele que conseguir romper com esses conceitos se tornará o "ubermeschen" ou seja, o super homem.

Ritcharla 22/01/2021

Complexo e Denso
Se você espera entender sobre Nietzsche e sobre a linha filosófica existencialista (assim como eu tentei) = Não comece por esse livro!
?Para Além do Bem e do Mal? é um livro tão ácido que muitas vezes eu retorci as minhas expressões ao ler esta obra.
O livro é dividido por textos, que remetem ao conceito descrito pelo capítulo, mas não segue qualquer tipo de ordem ou coesão - como disse no título, complexo e denso!
É necessário ler com calma e ter uma certa abertura para abraçar a ideia do Nietzsche.
E falando resumidamente sobre o livro (se é que eu, seria capaz de descrevê-lo), se trata sobre uma crítica intensa ao modelo moderno/europeu/cristão e também a grandes figuras da filosofia.
Só posso dizer que o livro me deixou mais interessada em aprender mais e conhecer mais as obras, tanto dele quanto dos filósofos citados.

Raquel 25/12/2021

Difícil demais!
Não que o livro seja ruim, mas creio que ele seja para quem entende e estuda filosofia mais a fundo. Para alguém leigo como eu é muito difícil de ser lido, tanto nos pensamentos que ele traz como nas palavras e na linguagem que usa. Não acho que voltarei a ler mais coisas do autor? heheh

Luan515 12/03/2024

Para além da utopia nietzschiana
Que livro difícil do cão! A cada parágrafo que eu lia não entendia nada, perdi as contas de quantos vídeos assisti para entender as ideias que Nietzche queria passar neste livro (recomendo os vídeos do professor Clóvis de Barros Filho sobre o livro).

Eu comecei a ler Nietzsche por essa obra, porém não recomendo isso, posteriormente descobri que existem obras melhores para um primeiro contando com esse autor como ?O nascimento da tragédia? e ?crepúsculo dos ídolos?.

Dito isso, ?Para além do bem e do Mal? é livro desconfortável, pois a cada ideia que Nietzche desenvolve ao longo do texto, como por exemplo a existência de pessoas que são realmente superiores a outras, cujo qual ele as nomeia de ?ativas? ou quando ele propõe que a ética e as leis são criadas pelos fracos ?reativos?, mexe com nossos valores morais! ?Para além do bem e do mal? é um convite ao Niilismo e tem ideias destrutivas, ou seja, ótimo para refletir sobre questões profundas da alma humana, mas PÉSSIMO para fazer aplicações práticas dessas ideias em qualquer área da sua vida! Se você pensa em incorporar a ideologia deste livro na sua vida, você deveria conversar com alguém, pois pode estar a ponto de fazer alguma cagada!

Murilo Amati 28/01/2016

A angústia de Nietzsche
O mito do homem fora do seu tempo, apesar de descreditado pela História na posmodernidade, encontra sua maior expressão e exemplo em Para Além do Bem e do Mal.

Nietzsche usa aforismos desconexos e despreocupados na construção do livro que parece ser, antes de tudo, um elogio à nobreza racional (aristocracia) e ao ceticismo útil: em consonância com vozes importantes do seu tempo - e por isso talvez a filosofia nietzscheniana não seja estranha à, mas símbolo da própria época e sua crise - em Para Além... ele afirma - Há uma sombra sobre a Europa.

Nesta peça, Nietzsche tem seu discurso marcado por elementos característicos do século 19, principalmente eurocentrismo, imperialismo, patriarcalismo e o nacionalismo. Apesar dos rótulos, a filosofia do autor não se atém aos continentes, transbordando os próprios conceitos e nos fazendo repensar a essência de tudo que temos por certo e errado (...do Bem e do Mal).

bobbie 12/08/2018

Resenha difícil.
Impossível fazer uma resenha depois de uma primeira leitura de qualquer livro de Nietzsche: seria passar vergonha.

camila 26/10/2019

Nietzsche e suas argumentações
PARA ALÉM DO BEM E DO MAL
Nietzsche dissolve nesta obra, os valores do moralismo pessoal, que origina seus pensamentos, e pontos de vista, ele resoluta os pensamentos e suas formas de como chega a alcançar uma oposição dentro do que acredita e do que suponhe ser irreal.
Esta é uma leitura demorada, que levemente vai abrindo a porta a novas perguntas pessoais, que nos questionamos e absorvemos em prol do que vamos analisando e aprendendo. Tudo que é acreditado por ele, flui como uma descrença, pelas dores e conformismos da humanidade, resultando em novas abordagens que ainda não são impostas na sociedade, pelo preconceito e por cada ser humano querer inserir uma afirmativa do que é bom e do que é mal, e indevido.
Os livros de Nietzsche não são agradáveis e sua linguagem ousada, perspicaz e devida suas críticas ácidas todo o comportamento moral é posto em xeque. Não é por acaso que Nietzsche se intitulou “dinamite”. Impôs-se uma tarefa impossível de realizar. As questões para reflexão de Nietzsche perpassam a história da vida de todos e, ainda, sobrevivem que são: - Quais são nossos critérios para valorar algo? - Quais são nossos valores hoje? Concordo com o pensamento de Nietzsche quando afirma que “Toda moral é criticada, porque o peso da tradição quer esmagar aqueles que são experimentadores.(p.22). Ainda reflete que, “onde há Estado, onde há lucro como fim, aí está o “espírito do rebanho”, o consumo desenfreado, a avaliação da cultura monetária, a manipulação, a mediocridade.(p.22)

Fernando1355 11/12/2022

Difícil e interessante
Nietzsche não é uma leitura fácil, muitas referências e linhagem mais rebuscada. Contudo é um livro com pensamentos muito interessantes.

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Em "Para Além do Bem e do Mal", Nietzsche apresenta uma crítica à moralidade tradicional e propõe uma nova perspectiva para a filosofia. O livro é dividido em nove partes e começa com uma análise da moralidade, onde Nietzsche afirma que a moralidade cristã é uma forma de dominação e escravidão. Ele argumenta que a moralidade é uma construção humana e que a moralidade tradicional é baseada em falsas dicotomias, como o bem e o mal.

Nas partes seguintes, Nietzsche discute vários temas, como a filosofia, a arte, a religião, a política e a ciência. Ele defende que a filosofia deve ser crítica e afirmativa, não negativa, e que a verdade não é um valor absoluto, mas sim uma construção humana. Nietzsche também critica a religião, afirmando que ela é uma forma de repressão e que impede o desenvolvimento humano.

Nietzsche apresenta sua teoria do "além do homem", que é a ideia de que a humanidade deve evoluir para além de suas limitações e alcançar um novo estágio de desenvolvimento. Ele também critica o nacionalismo e o patriotismo, afirmando que são formas de tribalismo que impedem a evolução da humanidade.

Por fim, Nietzsche propõe uma nova forma de filosofia, que é afirmativa, crítica e experimental. Ele defende que a filosofia deve ser uma forma de arte, que busca a criação e a transformação.

Principais ideias:

Crítica à moralidade tradicional.
Defesa de uma nova perspectiva filosófica.
Critica a religião como uma forma de repressão.
Teoria do "além do homem".
Crítica ao nacionalismo e patriotismo.
Proposta de uma nova forma de filosofia.
Contribuições:

"Para Além do Bem e do Mal" é uma obra fundamental para entender as principais ideias de Nietzsche. O livro apresenta uma crítica à moralidade tradicional e propõe uma nova perspectiva para a filosofia. Nietzsche defende uma filosofia afirmativa, crítica e experimental, que busca a criação e a transformação. Sua teoria do "além do homem" influenciou várias áreas do conhecimento, como a psicologia, a literatura e a filosofia. Além disso, suas críticas à religião e ao nacionalismo são relevantes até hoje, e sua obra continua sendo estudada e discutida na contemporaneidade.
Por: Romeu Felix Menin Junior.