Meditações Pagãs

Meditações Pagãs Ginette paris

Resenhas - Meditações Pagãs

Pandora 01/08/2012

Meditações Pagãs, de Ginette Paris
Este é um livro de psicologia analítica, no qual a autora analisa os arquétipos de três Deusas Gregas – Afrodite, Ártemis e Héstia – em nossa vida cotidiana.
É interessante notar que, mesmo a autora não sendo pagã, ela nos ensina várias verdades universais com relação aos Deuses e passa também alguns de Seus grandes mistérios para nós. Como por exemplo, honrá-los a todo instante: se temos um lindo jardim, estamos honrando Afrodite; se temos uma mesa farta, estamos honrando Deméter. Isso, em minha singela opinião, é fantástico! E mais, nos faz pensar nos inúmeros altares que temos em nossa casa, e na imanência dos Deuses.
Em conjunção a isso, a autora nos ensina a perceber – mesmo que inconscientemente, pois ela não é pagã – que os Deuses são muito mais que do que simples arquétipos. Porém, somente conseguimos perceber isso porque ela trata dos Deuses como arquétipos somente – engraçado, não?! O que para alguns é somente uma parte da mente humana, desenvolvida para emanar partes de sua personalidade, para outros é algo totalmente sagrado.
Ela mostra que os Deuses estão em todas as nossas ações, que somos emanações de suas forças, como por exemplo, Ares – a força da luta, da coragem, da guerra, da raiva. Quando estamos com um desses sentimentos, estamos “honrando” – numa visão pagã – o Deus Infernal da guerra. Assim como, quando estamos nos embelezando – seja para nós mesmas ou para o outro – estamos honrando Afrodite. Estamos emanando aquela energia, a energia sagrada daquela Divindade.

Falando mais tecnicamente, nessa sua obra podemos perceber seu grande apreço e conhecimento pela cultura grega. Ela nos mostra claramente que os Deuses têm vários arquétipos, e por vezes, seu mito o restringe. Mas se conseguirmos inserir e reconhecer Suas emanações em nossas vidas conseguiremos entender esse “plus” que toda Divindade – grega ou não – possui e que foi esquecida, ou até mesmo extirpada, pelo tempo.

Ao analisar tais Deusas (Afrodite, Ártemis e Héstia), a autora mostra os três de muitos arquétipos que existem dentro de toda mulher. Afrodite, então, representaria a mulher bonita, fugaz, feminina, que nunca deixa sua sexualidade de lado. Pode até mesmo simbolizar uma mulher casada, mas que não deixa a “chama da paixão” se apagar. Já Ártemis representa a feminista, porém não deixando de ser feminina nem muito menos, sexual. Apenas é aquela mulher que preza sua independência e autonomia, e luta sempre contra a submissão, não somente masculina, mas da vida e de padrões sociais. Com Héstia, podemos ver o lado “mãe e esposa” muito latentes em cada mulher. Consigo ver claramente Héstia como uma grande Mãe, aquela que sempre acende a Héstia de sua casa para os queridos. Porém, também não significa ser uma escrava da família e do lar.
O grande lance de poder exercer todos esses arquétipos dentro de si é saber equilibrá-los e, como grande feminista que é, Ginette encoraja-nos e nos fala o tempo todo que somos capazes disso.
É interessante notar que, a autora deixa bem claro não somente em sua opinião, mas também no mito de tais Deusas, a não submissão ao masculino, ao patriarcal e que, isso não necessariamente quer dizer uma repulsa ao sexo oposto, mas sim o desejo de caminhar junto, de igual para igual, em todo e qualquer sentido.
Embora não seja um livro literalmente pagão – pois a intenção da autora não é falar de paganismo faticamente –, nós, pagãos, conseguimos enxergar a linguagem ligeiramente pagã da obra. Além d’ela – Ginette – conseguir compreender e nos passar todos os conhecimentos acima citados, ela ainda nos passa a noção “todas as Deusas são somente uma em si”, e também de, “somos pequenas porções dessas Deusas”, pois conseguimos mesclar fácil e claramente esses três arquétipos em somente um, vendo assim A Deusa e, até mesmo, uma grande mulher. Conseguimos compreender os Deuses como realmente somente arquétipos para que possamos compreender e analisá-los como um Todo posteriormente.

“Meditações Pagãs” na coleção “Psicologia Analítica”, não poderia encaixar-se melhor, pois realmente trabalha com processos profundos de nossa mente, pelos quais temos que meditar e analisar. Uma obra fantástica, na qual nenhum pagão que se preze deve deixar de ler.
Bia 04/09/2014minha estante
Eu qrooooooooo

Marie 01/06/2022

Muito esclarecedor!
EU já sabia de algumas coisas das quais li aqui, mas de qualquer forma, o livro me ajudou muito!! Comecei por uma questão de estudo já que faço parte do mundo pagão e digo que valeu a pena apesar de algumas coisas das quais discordo.

Duda 23/12/2023

Bem explicativo
Li esse livro por indicação, estou estudando mais sobre Afrodite e adorei esse livro. Achei muito completo, tem muita coisa q eu n fazia ideia sobre a Grécia antiga e essas deusas incríveis. Recomendo demais a leitura se vc quer estudar sobre Afrodite, Artemis e Héstia, tem muitos conhecimentos aq q podem te ajudar nessa jornada. Muito didático e fácil de ler.

Natacha.Furlan 10/06/2022

Incrível
Adorei o livro. Usei ele para estudar sobre as Deusas da minha religião. A parte sobre a Deusa Afrodite é impecável.