Darwin - O Naturalista da Evolução das Espécies

Darwin - O Naturalista da Evolução das Espécies André Campos Mesquita

Resenhas - Darwin, o Naturalista da Evolução das Espécies

B.norte 25/02/2023

Recomendo
É um livro muito bom, principalmente para quem não conhece a vida e o trabalho de Charles Darwin, logo é um material introdutório, porém de qualidade. Posso dizer que, ao chegar ao final da leitura, minha vontade de conhecer outros livros relacionados ao naturalista aumentou. Darwin acabou por se tornar uma figura curiosa pra mim.

Espero que o livro possa ser interessante para outras pessoas também, pois vamos conhecer um pequeno esboço de sua vida pessoal (de sua infância até a idade adulta) e os caminhos que o fizeram chegar a posição no qual hoje o conhecemos.

A leitura desse livro foi dividida em dois anos (risos). Comecei a ler ele em fevereiro do ano passado, o mês acabou e eu parei. Voltei a ler ele esse mês e finalizei sua leitura. Agora, o mês de fevereiro tem uma temática: Livros sobre Darwin (risos).

Formato: livro físico.

PH 13/01/2018

Darwin precisa ser levado a sério.
A teoria e evoluçãodas espécies é um marco da história humana. É um livro que precisa ser lido por todos, os questionamentos e as ideias sobre o surgimento da vida através de um ancestral comum é ao mesmo tempo fascinante e assustador. Porém é um forte indício, até hoje aceito em todo o meio científico essa teoria. Fica difícil ler e não reparar TODOS os seres vivos ao seu redor e não se maravilhar com a diversidade. Na época de seu lançamento causou furor no mundo e ainda continua abalando as estruturas principalmente daqueles que aceitam a criação como algo divino. Porém não sabemos. O que nos temos é este mundo repleto de seres lutando pela sobrevivência.

Daniel432 06/01/2013

A Evolução da Teoria da Evolução
O autor foi bastante feliz na forma de apresentar como surgiu a Teoria da Evolução das Espécies. Ele deixa claro que esta não era uma ideia original de Darwin, mas que ele absorveu diversas teorias anteriores, desprezando algumas por seus disparates e melhorando outras que já caminhavam próximo do que viria a ser a Teoria da Evolução das Espécies.
Um pecado cometido pelo autor ou, talvez, um pequeno e proposital "esquecimento" está relacionado com a demora na publicação da teoria. O autor, por diversas ocasiões, levanta certos receios de Darwin quanto à reação a sua teoria, mas, na verdade, pelo menos para mim, Charles Darwin tinha era mesmo medo da reação da igreja e somente publicou sua teoria diante da eminência de perder a primazia uma vez que outro pesquisador já tinha publicado um artigo bastante semelhante a sua teoria.
Ao final do livro o autor brilhou!! Incluiu dois fragmentos escritos pelo próprio Charles Darwin. Ficou muito interessante!!
Você gosta de biologia?? Então vai gostar deste livro!!