A Vida de Joana D

A Vida de Joana D'Arc Erico Verissimo

Resenhas - A Vida de Joana D'Arc

Angela 14/11/2023

Santa Joana D?Arc, rogai por nós!????
?Joana,doce Joana. Minha suave guerreira? conhecia a história de Santa Joana D?Arc muito por cima. Só digo uma coisa conheçam ela a história foi incrível ver a sua fé, sua coragem o céu amor pelo céu. Esse livro nos faz conhecê-la de pertinho sua vida desde o nascimento até a sua triste morte, até suas emoções que passou. Queria ser corajosa assim como ela foi kkk. Recomendo a cada conhecer a sua história.

Craotchky 11/11/2022

Só pra não perder o costume ou #20?
A vida de Joana D'Arc (obra de 1935) se situa, cronologicamente, no início da carreira de Erico Verissimo. Segundo o autor, a história da jovem donzela francesa lhe fascinava desde sua infância. Confessa em seu prefácio sua intenção primeira de escrever a história da guerreira para o público juvenil. Porém, conforme a confecção se dava, Erico decidiu não limitar seu texto por características adequadas a leitores(as) jovens; em outras palavras, abandonou a sua primeira intenção e passou a escrever como julgou que deveria. Mergulhou em leituras que lhe serviram como fontes de pesquisa e obras referenciais nas quais baseou seu trabalho. Segundo ele, o resultado é uma biografia "romanceada até onde me foi possível fazer isso sem trair a verdade histórica".

Por já ser grande conhecedor da obra de Erico, particularmente me pergunto se uma segunda intenção não estava por trás de A vida de Joana D'Arc. Explico: em sua autobiografia o autor confessa que, em sua opinião, os livros didáticos apresentavam a História de forma monótona, enfadonha. Para ele esses livros eram "redigidos em estilo pobre e incolor", causando o desinteresse dos estudantes para com os assuntos tratados. Nesse sentido, o autor admite que uma das suas pretensões com a saga O tempo e o vento era escrever a história do Rio Grande do Sul de tal maneira que, pelas suas mãos, ela se apresentasse mais interessante, mais vívida, mais expressiva. Bem, quem sabe esta obra sobre a donzela Joana também não tenha sido uma tentativa de pintar em cores mais vibrantes a vida e a história da jovem guerreira.

Não gostei muito do livro por dois motivos: os inúmeros movimentos de batalha, os quais tenho dificuldade de visualizar e acompanhar, além de que o tema "guerra" e seus adjacentes não me cativam; e a presença contínua de uma dimensão religiosa referente ao fato de que Joana, como a História nos testemunha, supostamente tinha visões de algumas santas (Catarina e Margarida) que lhe visitavam e falavam com ela, o que acontece com certa frequência. Esses dos aspectos tão presentes me foram bastante enfadonhos.

Gostei do final do livro. Erico, em itálico, em pouco mais de cinco páginas, em um estilo muito sensível, meio que escreve uma carta aberta para Joana, lhe contando o que aconteceu com sua aldeia, com sua França após sua morte, e fala sobre acontecimentos mais recentes como a primeira grande guerra, contrastando a capacidade de matar dela a que havia no tempo da guerreira...

"Joana, doce Joana, agora que saíste fora do tempo, fora do mundo, pertences a quem quer que tenha um pouco de fé e imaginação para te invocar."
Excelente resenha! ????
Fiquei mais instigada ainda para ler esse livro!! ? Ao meu ver biografias romanceadas são até mais instigantes (se forem bem escritas, CLARO!)
E eu tb tenho esse mesmo fascínio que o Érico demonstrou pela figura da Joanna Darc.. Imagina, uma mulher lutar como ela lutou naquele período obscuro da história da humanidade.. e as "visões" que ela dizia ter e a
morte trágica na fogueira.. história de vida no mínimo IMPACTANTE! Aliás, super indico dois filmes clássicos excelentes sobre essa figura, o primeiro Joana d'Arc (1999), dirigido pelo renomado cineasta Luc Besson (e tem a atriz Milla Jovovich no papel principal), e o segundo filme é BEM antigo e clássico (aliás, esse eu assisti numa disciplina da minha Pós Graduação de fotografia e audiovisual), A Paixão de Joana d'Arc (1928), um clássico da história do cinema, e tem disponível na íntegra gratuito no YouTube.

??link do filme de 1928, caso interesse

Craotchky 11/11/2022minha estante
Obrigado!
Hmmm, Milla, a eterna Alice de Resident...
Opa, fácil acesso pelo Youtube, me interessou sim

Nath 11/11/2022minha estante
? Aconselho fortemente a assistir aos dois filmes. Ambos são excelente em suas perspectivas sobre a Joana.. O filme de 1999 com a Milla (sim! A eterna atriz de Residente, bem antes dela ter feito Residente Evil), conta a história COMPLETA da Joana dArc, e é um filme bem brutal e super violento; o Luc Besson só dirigiu filme fod*a! Já o antigão de 1928 é um filme MUDO, abordando unicamente o julgamento da Joana. Foi um filme bem à frente do tempo devido a narrativa de planos complexos para os filmes da época.

Nath 11/11/2022minha estante
*Resident (sem E no final! Kkkk o corretor me trolou kkk)

Ana_Elisa_Toledo 01/09/2022

Uma história triste, muito triste!!! ... Uma pessoa predestinada a fazer história e assumir compromissos com pessoas que não merecem tal sacrifício.

O último capítulo traz toda a genialidade e gentileza de Érico Veríssimo.

Vale muito a leitura.

Benedito9 29/01/2022

É chato, a única parte onde eu realmente fiquei entretido e até emocionado (pouco mas fiquei, até consegui sentir a emoção), foi no final, no julgamento e na morte dela; o livro é até bonito esteticamente; acho que meu maior problema foi a romantização da história msm.

Uma dica: se quem estiver lendo não for religioso não leia esse livro, sou agnóstico e foi um saco ler.

Clarinha 17/01/2022

Um dos meus livros preferidos
Li esse livro pela primeira vez quando era bem nova e por muitos anos ele foi meu livro favorito da vida. Na primeira leitura esse livro me causou muitas sensações e dúvidas sobre a vida, fiquei muito empolgada para saber qual meu propósito aqui na Terra. Joana Darc é um exemplo muito grande de fé para mim, amo essa história.

MizukaYoshino 05/09/2021

Veríssimo construiu um romance muito interessante em cima de seus estudos sobre Joana D'Arc e assim conseguiu nos permitir uma maior aproximação com a donzela.
Essa é mais um dos lembretes de que as pessoas enxergam apenas o que querem.

Palazo 26/01/2012

A história da jovem camponesa de 17 anos que liderou o exército francês na vitória de algumas batalhas e acabou morrendo na fogueira acusada de heresia e feitiçaria não é nenhuma novidade. Joana d’Arc é um dos personagens históricos mais conhecidos da humanidade, cuja imagem já foi reproduzida em pinturas e esculturas e sua história contada em inúmeros filmes e livros.

Essa tão comentada história também foi reescrita por Érico Verissimo, um dos maiores escritores brasileiros, autor de Clarissa, Olhai os Lírios do Campo, O tempo e o vento e Incidente em Antares. Porém, a história de Joana ganha um tom especial nas mãos de Érico ao recontar a vida da camponesa francesa em uma linguagem delicada e adequada ao público infantojuvenil. A vida de Joana d’Arc foi o primeiro romance nessa linha publicado pelo autor, de outros 11 que se seguiram. Lançado inicialmente em 1935, foi republicado pela Companhia das Letras.

A vida da jovem francesa é contada em detalhes pelo escritor gaúcho. Desde seu nascimento na cidade de Domrémy, passando pelas visões dos santos e a memorável batalha de Orleans, em que Joana comanda os exércitos franceses na vitória contra os ingleses. Também não ficam de fora todo o conflito político da guerra dos 100 anos, o longo julgamento da santa inquisição e a morte impura na fogueira.

A linguagem infantojuvenil aplicada por Érico Verissimo denota dois aspectos importantes para a obra do escritor. O primeiro é a maneira simples e descomplicada que Érico destrincha os fatos políticos que geraram a guerra dos 100 anos e colocaram em risco a hegemonia francesa sobre seu território.

O segundo aspecto é o modo delicado, e quase íntimo, com que o escritor conta a história de Joana. O tratamento infantil exige uma linguagem mais simples, porém, é nítido nas palavras do escritor o carinho e apreço com que ele pinta a figura ingênua, forte e fiel a Deus da camponesa, como se de fato Joana fosse uma amiga íntima.

Vale lembrar que a simplicidade aplicada na linguagem não deixa a obra pobre de detalhes, mas aproxima o leitor da história – seja adulto ou infantojuvenil. Os aspectos históricos não são deixados de lado, muito menos as batalhas ou o desfecho trágico da camponesa.

Érico Verissimo é muito feliz ao retratar a história de Joana d’Arc de maneira tão delicada e íntima, tanto que por vezes temos a sensação de enxergarmos os fatos pelos olhos da menina ingênua, forte e temente a Deus. Através da habilidade do escritor gaucho, até mesmo os momentos de maior angústia durante as guerras e o trágico desfecho tornam-se tocantes.

A vida de Joana d’Arc
Autor: Érico Verissimo