O que é o Amor?

O que é o Amor? Betty Milan

Resenhas - O que é o Amor?

Maria Ferreira / @impressoesdemaria 15/04/2014

Como definir o que não se define?
Este é um livro pequenininho, de bolso, publicado pela editora Brasiliense. Tem apenas 89 páginas.
Por meio de quatro capítulos, a autora, Betty Milan, tenta colocar em palavras a definição do amor como sentimento. Eu digo "tenta", porque definir o que é amor é uma tarefa complicada. Me faz lembrar das vezes em que me perguntavam "O que é o amor para você?" e eu me sentia incapaz de colocar em palavras algo que só se pode sentir.

A título de exemplo, a autora se vale de histórias de amor conhecidas. Cita algumas da mitologia grega, como a de história de Narciso e a de Eros e Afrodite. E também cita a história de Xerazade e o sultão Xariar, em Mil e Uma Noites. Além desse artifício, a autora também se vale de citações de célebres escritores. Dentre eles encontramos nomes como Stedhal, Ovídio e o maior poeta de todos os tempos, Drummond.

No final, ela indica alguns livros que vai nos ajudar a entender este sentimento. Dentre eles destaco: O Banqute, Platão; A Arte de Amar, Ovídio; Do Amor, Stendhal e Fragmentos do Discurso Amoroso, de Roland Barthes. Livros que já estão na minha lista de desejados.

Un Fantôme 25/01/2024

Trecho
? "O que você diz é um oráculo, exige de mim o esforço de te decifrar e me redescobrir, eu que me perdi no teu fluxo, submergi nas tuas águas e na tua presença vejo o céu sem saber a constelação que você pertence". PG. 49, Betty Millan.

É um ponto de vista romântico, trazendo citações clássicas estrangeiras, nacionais e autorais interessantes, por vezes repetitivo, perdido e um tanto limitado a respeito do amor, o que é lógico pelo desafio do tema.

Por isso, a autora foi pessoal, poética, sonhadora, por vezes delirante. Contudo, pode ser promotor de certas reflexões.

Enfim, como pertence a coleção Primeiros passos, esperava algo mais científico, mas é um texto bastante livre.

Lais 02/07/2023

Razoável, meio doido, fala umas coisas que (pelo o menos eu) não entendi nada, mas tem uns pensamentos tão lindos e que expressa tanto as doideras que sentimos quando amamos ou estamos apaixonados! ?

?o amor é uma promessa que não se cumpre e só por o ignorarmos acreditamos nas suas juras entregando-nos a elas, como se do sentimento ou da vida se pudesse dar ou ter garantias? ????