O Tempo

O Tempo Clarice Lispector

Resenhas - O Tempo

Nathália 09/01/2023

não entendo o porquê das avaliações baixas...
quem conhece o mínimo de clarice sabe que ela é intensa ao ponto de ser incompreendida em seus pensamentos. não é diferente o que acontece nesse livro. vi que muitas pessoas deram avaliações baixas justificando que se decepcionaram por ser um livro de citações selecionadas sendo que, uma pessoa que lê a sinopse vê que está claro que esta é a proposta e a falta de interpretação por parte dos leitores não justifica a nota que eles dão.

não poderia deixar de destacar que esse é um livro ideal para quem quer conhecer a escrita da autora de forma mais intensa e com uma probabilidade mínima de se frustar e/ou desistir da leitura. foi a partir da leitura de 'o tempo' que entendi que preciso treinar um pouco mais minha sensibilidade para então ler um livro dela por completo. por isso valeu a experiência e recomendo a leitura para quem tem o mesmo objetivo que eu.
Amanda 09/01/2023minha estante
Que resenha, senhores!!

Célio 09/08/2016

Essa arrumação entre histórias diversas e frases muitas vezes sem conexão semântica, cronológica ou de qualquer outra forma não me prenderam! Foi difícil e custoso terminar!
Simone 10/01/2019minha estante
Comprei achando que seria bom.. nunca li nada dela e agora estou me arrastando nesse livro. Comprei o box numa promoção ... ainda bem.

Yanne.JAlia 02/02/2023minha estante
Eu não consigo abrir os livros pra ler pq so tem uma parte do início por favor alguém fala como eu fasso pra ler o livro pq so tem uma mini parte??

Kelly565 05/05/2023

"meu desejo mais obscuro era dar minha cabeça para alguém dirigir; que alguém me dissesse todos os dias: hoje faça isso, hoje corte isso, hoje aperfeiçoe isso, isto está bom, isto está ruim. uma pessoa que quisesse ?tomar minha direção."

Rita 19/01/2023

Será que não é pra entender, é pra sentir?
Clarice sempre foi uma linha tênue entre o concreto e o etéreo, o abstrato do ser humano. Clarice é intensidade, é o cru da vida. Sempre amei tudo nela. Quando vi esse livro me apaixonei de cara: a capa lindíssima, a sinopse: "O que a gente não entende, se resolver com amor." De fato, esse livro é uma coletânea lindíssima das frases e contos de Clarice, mas acho que a forma que ele foi organizado deixava o leitor confuso. Pelo menos eu! Não sabia quando estava em uma história e entrava em outra. Não havia início, começo ou fim. Acho que isso emprestou a obra uma característica caótica, como um turbilhão de pensamentos e comecei a pensar se não teria sido proposital: "meio Clariciano". Mas uma boa leitura, ainda sim. Exige um pouco de disposição pra seguir as linhas e entrelinhas, mas ainda sim e sempre Clarice!

Renata 25/01/2021

Não gostei
Uma pena que tenha sido o primeiro livro que li da Clarice Lispector.
Não gostei do livro, não consegui evoluir, abandonei aos 48%.
Livro de difícil leitura por se tratar de partes de outros textos.
Não sei se conseguirei ler outra obra dela.

Danielly.Clezar 10/03/2021

Um livro amigo!
Esse livro foi capaz de conversar comigo a cada parágrafo, página e capítulo! Do início ao fim, os trechos coletados dos livros de Clarice foram espertamente alocados de forma que conversasse comigo, e eu com ele! nunca escrevi tanto num livro quanto nesse!

AriAri0 25/03/2021

Gente! Eu terminei esse livro e esqueci de marcar como lido... pois parabéns para mim! Muahaha

Eu tenho um carinho pela Lispector!
Eu gosto de como ela sente e escreve as coisas...

Aqui nesse livro é tudo de uma forma bem desconexa, sentimental, aleatória...
Pena que chega a ser cansativo essa falta de linearidade, mas tudo bem, tudo bem, tudo bem...

ascarvalho 11/01/2022

Esse livro estava há um tempo na minha lista de leitura, e somente hoje decidi ler. É incrível como você pode se identificar com muitas coisas que a Clarisse escreveu, e sentir o peso das palavras dela.

Priscila.Aline 08/04/2022

Imaginei ser um apanhado das melhores frases da autora, mas não. Não sei qual foi a intenção desse "livro", finalizei com mto custo, para ler um página é interminável, lento e nada cativante.

Daniel.Oliveira 04/09/2018

O tempo
Gosto muito da escrita de Clarice contudo neste livre me senti perdido
Simone 10/01/2019minha estante
estou lendo e concordo com vc ...

Gisele567 29/03/2020

Obra em que podemos nos deliciar com trechos selecionados da escrita de Clarice.

A.C.L. 02/02/2022

Um livro de citações
Vou explicar o porque de ter dado uma nota ruim: eu peguei para ler sem saber de nada, crendo ser um romance da Clarice. Contudo, o livro é composto de citações de alguns livros dela.
Para quem já sabia disso, a experiência deve ter sido melhor.

Meu primeiro contato com Clarice foi na adolescência e lembro de não curtir muito. Na faculdade li alguns livros, que peguei da biblio da fac. Me apaixonei. Na época fui em peças. Enfim, o tempo passou, decidi fazer de meta do ano ler os livros dela que consigo acessar.

Nisso, peguei esse livro para ler.... Acho que esse livro é para quem quer revisitar a autora, mas que tenha contato com sua obra. Como eu não tinha memória do que li, foi um pouco estranho.

Além disso, eu achei algumas das citações escolhidas bem problemáticas, talvez seja por estarem fora de contexto? Não sei bem porque foram selecionados.

Felicity 09/04/2017

Clarice
O livro contém vários fragmentos da escrita de Clarice que por conhecer sua obra não me senti perdida, confesso que me foi prazeroso voltar a ler esses fragmentos que só mostram a grandiosidade dessa escritora maravilhosa

Leituras di Macondo 01/08/2021

Clarice nunca é demais e sempre é D+!
Trechos claricianos retirados de contos, romances, cartas... um compêndio de intensidades para quem nunca leu Clarice poder se apaixonar e para quem já leu... uma deliciosa forma de revisitá-la e seguir apaixonade.

Humberto.Cunha 08/07/2022

Difícil...
Eu não gostei da construção dos capítulos e frases colocadas no livro. Difícil seguir uma linha de raciocínio e cronologia ao longo das páginas (ou não tem?).