Suspeitas de um mistério

Suspeitas de um mistério Thiago Jefferson dos Santos Galdino

Resenhas - Suspeitas de um mistério

Marcos 19/09/2012

Suspeitas de um mistério conta a história de dois garotos, Pedro e Saulo, que recebem uma carta de sua tia Daura, pedindo que ambos vão visitá-la em sua fazenda, pois a mesma se encontra em uma fase ruim financeiramente. Ao chegarem lá, acabam descobrindo que seu tio Fernando, marido de Daura, esconde um segredo que pode vir a ter envolvimento com essa situação. Em busca de descobrir o que há por trás desse mistério, Pedro e Saulo acabam se metendo em algumas aventuras. Com a ajuda do vício de ambos em jogos eletrônicos, um mistério que envolve Fernando e seus comparsas será revelado. Mas como isso acontecerá? Porque Fernando esconde esse segredo de sua esposa Daura? E porque ele faz isso com a fazenda?

Quer continuar a ler a resenha? Acesse: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2012/09/resenha-suspeitas-de-um-misterio-de.html

Suhet 21/05/2012

Suspeitas de um mistério é um livro infanto-juvenil, um bom livro para lermos em um fim de tarde deitado na rede ou mesmo em um café de uma manhã de domingo num dia chuvoso.

Thiago traz uma leitura rápida e simples, sem focar muito a fundo nas propriedades da história, o que lhe dá um caráter próprio, e nos faz lembrar muito autores consagrados de nossa literatura um pouco mais velha.

Suspeitas de um mistério é um livro investigativo. Você verá a vida de Pedro e Saulo, dois irmãos bem intrigantes que encontram pontos de tensão e possíveis “suspeitas” em tudo o que vêem.

O jeito cômico dos irmãos dá sempre um novo fôlego para a leitura em meio as suas infinitas brincadeiras, e a simplicidade do texto a faz fluir rapidamente.

Após receberem uma carta de uma tia distante, os dois garotos se vêem em uma situação difícil, pois a mesma alega que estão enfrentando problemas financeiros na fazenda onde mora.

Então Thiago dá o pontapé inicial para que a trama comece a se desenvolver. Os meninos terão que ir até a fazenda da tia e verificar o que está acontecendo.

Gostei da forma como Thiago desenvolve a história e dos cenários em que ela se passa, essa exploração proporcionou uma originalidade bem forte a história.

O humor dos protagonistas além de quebrar o gelo traz um clima super natural a história.

Li algumas críticas falando ser estranha a ida de um dos personagens a Boston.
Mas eu não vi problema nisso, pois o próprio autor justifica o motivo quando eles chegam lá.

O que senti falta foi perante essa notícia, a tia dos meninos não ter se informado melhor sobre a proposta médica, ou mesmo consultado outro especialista.

Por ser um livro de infanto-juvenil é normal que o autor não explore demais os conflitos existentes, nem deixe o texto muito denso. No entanto, acredito que em algumas partes há atropelos. Cenas que deveriam ser mostradas com uma maior atenção, complementando melhor assim, a idéia proposta.

Se Thiago quiser se destacar ele tem que investir mais nisso. Possuir um texto simples sim, mas com profundidade suficiente para um adulto ler e gostar.

Critérios de avaliação:

a) Arte da capa.

Ilustrada por Guilherme Peres, a capa traduz a essência do livro. É bonita, mas não é convidativa.

Por ser um infanto-juvenil, o livro tem que ter uma boa capa ou ela não chamará a atenção, pois a maioria dos adolescentes e jovens (assim ainda como muitos adultos) não procuram saber do livro antes de comprá-lo ou lê-lo, e sim julga-o pela capa.

É a capa que dá a primeira impressão e não basta apenas ela estar condizente com o conteúdo ou apenas bonita.

b) Trama

A trama é interessante. Thiago começa com leveza a história e vai jogando pouco a pouco intensidade a ela.
As atitudes de Fernando nos deixa curioso para saber o que realmente ele faz e porque ele faz.
Mas Thiago demorou muito para investir no mistério da história. Apenas na página 63/64 que realmente a trama começa a ser explorada.

Achei muito interessante o sistema de códigos que Thiago explora no livro, isso enriqueceu a obra e desperta no leitor curiosidade trazendo um novo fôlego a leitura.

c) Caracterização de personagens

Suspeitas de um mistério possui poucos personagens e dentre eles os dois protagonista tem a maior força da história.
Gostei também da tia deles, Dona Daura, ela é uma personagem intrigante, mas senti falta de muitas reações que ela deveria ter em algumas situações do livro e não teve.

Os outros personagens fazem bem seu papel na história e o único que senti falta de uma exploração maior foi Fernando, o tio dos meninos ao qual tem papel importante na trama.

d) Qualidade do livro (papel, letra, erros e etc)

Publicado pela Editora Multifoco, meu exemplar é um broxura de papel offiset 75 g/m2, com folhas brancas. Como já falei em outras resenhas, eu prefiro as folhas amareladas, mas como se trata de um livro pequeno elas não interferem muito.

O livro possui uma diagramação simples, porém em uma futura edição precisa passar por uma revisão. Encontrei vários erros, mas nada que prejudique o texto. Em sua maioria são erros de pontuação e não de gramática.

Mais um ponto negativo para a Multifoco, pois não é o primeiro nem o segundo livro deles que deixam a desejar neste quesito.

Quanto a qualidade da encadernação, os problemas com a qualidade do material que alguns autores vem enfrentando, não teria como eu perceber. Além de ser um livro pequeno, o que facilita a encadernação e manuseio, ele ficou comigo menos de uma semana. Então não saberia opinar quanto a isso.

e) Comparação com outras obras do gênero

Suspeitas de um mistério pode competir sim com livros de infanto-juvenis que temos no mercado. Vemos a cada dia muitos lançamentos e poucos deles são dados os valores que merecem.

Emprestei o livro para uma amiga de doze anos ler e ao término ela disse que havia gostado. Uma opinião importante de alguém a quem o livro é diretamente ofertado.

Se você quer uma leitura rápida com um toque de mistério este é uma boa opção.

Annie 30/07/2012

Suspeitas de um mistério, por Ana Nonato.
Confira também em: http://seismilenios.blogspot.com.br/2012/07/resenha-suspeitas-de-um-misterio-thiago.html

Enredo
Pedro e Saulo são dois irmãos com sede de aventura e mistério. Sua vida se resume a namorar as vizinhas (gêmeas) e viver com sua mãe. Depois de uma grande decepção, a boa notícia: sua tia Daura os chama para passarem alguns dias na fazenda da família. Além disto, os meninos poderiam dar uma mãozinha no bananal, já que os tios passavam por momentos difíceis na colheita.
Munidos das passagens aéreas e de todo o entusiasmo juvenil, eles partem. Nunca imaginariam, porém, que iriam vivenciar um mistério tão próximo de sua família.
O autor consegue fluir com bastante naturalidade nas ideias do enredo, sua escrita é leve. Se não fossem diversos erros em muitos aspectos, seria um livro muito promissor.
Logo no começo já é perceptível a presença de muitos "falou Fulano" depois dos diálogos. Quando há três pessoas ou mais, este é um aspecto importante; entretanto, quando são somente os dois irmãos falando um com o outro, não há necessidade, o leitor é perfeitamente capaz de alternar logicamente os diálogos a fim de entender quem falou o quê.
As personagens: no começo e em boa parte do enredo, elas são fracas e insossas. Por exemplo: os meninos descobrem, no início, que suas namoradas os estão traindo na frente de casa. Decidem ir tirar satisfações, mas é só as duas os chamarem de "chatos" e os mandarem sair dali que eles dão meia-volta. É possível, claro, mas não é uma reação muito comum. É um trecho um pouco fora da continuidade da história. Do meio para frente, as personagens conseguem dar uma guinada com personalidade, conquistando a simpatia do leitor.
Em se tratando de continuidade, o enredo pecou. Há vários fatores que são possíveis, mas não muito prováveis ou estão mal explicados. Exemplo: a passagem de avião chega pelo correio às 06hrs30min da manhã. O problema é que eles avisam a mãe, fazem as malas e se vão. Os dois têm 13 anos. Não é usual que uma mãe volte a dormir sem acompanhar os dois filhos. Outra coisa: servirem coisas mais chiques na primeira classe é normal, mas batata frita não faz parte deste cardápio. Ao retirar informações com um profissional da área, foi constatado que aviões que possuem tal configuração são muito grandes e, segundo consta, nenhum aeroporto brasileiro tem capacidade para tal. Como dito acima: até é possível, mas não é provável. Várias inconveniências parecidas foram constatadas durante a leitura.
O mistério: pelo título e sinopse, o leitor entende que lerá um romance policial. Todavia, excetuando-se algumas referências esquisitas em relação ao tio, o mistério em si começa bem para o final do livro. Para justificar como os meninos decifram o esquema de códigos da quadrilha, é usado um subterfúgio muito longo, o que torna a leitura cansativa e arrastada.
O espaço é descrito de forma econômica, prezando por descrições mais longas em situações que necessitem de tal atenção; o tempo em questão é o atual.
O andamento da leitura é arrastado pelos aspectos acima citados e pelos inúmeros erros de digitação (falta de travessão em lugares que o necessitavam e presença onde não era necessário, fazendo com que o leitor ficasse "adivinhando" em que trecho havia diálogo ou não), de gramática (vírgulas, uso incorreto de c e s como em "sínico" (SIC) e várias aparições de "encima" (SIC), o que denota descaso na revisão. Alguns erros pequenos (no máximo 2 ou 3) são perdoáveis, mas foram contados mais de 50 erros do gênero.
Era um enredo promissor, mas os vários erros apontados acabaram por prejudicá-lo muito.

Estrutura "Artística"
A capa é um dos aspectos isentos de crítica. O trabalho artístico feito é pertinente à ideia do enredo (embora seja acima do que a história traz).
A diagramação é regular (muitos erros de diagramação) e as letras são de um tamanho razoável, tornam a leitura adequada.
A sinopse traz uma ideia de enredo que não é muito bem verdade. O leitor espera um mistério com pistas a serem decifradas, mas isto só ocorre no final, o que pode frustrá-lo.
Faltou planejamento de continuidade.

Estrutura Física (Materiais)
As páginas são de qualidade e esbranquiçadas. Por ser pequeno, não é um aspecto que canse o leitor. O material de capa tem resistência média, sendo suscetível a vincos e amassados.

Análise

• Enredo (x3): 2 (regular);

Estrutura Artística (x1): 4
• Capa (x1): 4 (muito boa);
• Páginas (x2): 4 (muito boa);

Nota final: [2*(2,5) + (2,78)*1 + (4)*1 ]/4= 2,94 (REGULAR)

Gostei da obra?
Fiquei bastante decepcionada porque esperava mais. Eu sou bastante chata com várias coisas, até fui pesquisar para ver se o problema era comigo. Tenho esperança que, com estes toques da resenha, o autor possa melhorar e mostrar todo o seu potencial. Uma dica que darei ao autor por aqui: deveria considerar diminuir o nome. Perceba que os grandes autores utilizam, no máximo, 3 nomes (nome+2 sobrenomes ou 2 nomes + sobrenome). Isto porque é muito mais marcante e simples para os leitores lembrarem. Também espero que os toques ajudem a editora e o revisor a instituírem um padrão mais rigoroso de qualidade para as próximas publicações.
E, claro, cedo este espaço para que o autor possa contestar qualquer aspecto que eu tenha interpretado de forma incorreta.
Annie 01/08/2012minha estante
Se você gostou ou não gostou, comente o porquê (pode ser por aqui mesmo)! Sua opinião é de extrema importância para meu crescimento. Obrigada!

09/02/2014

Por fora, bela viola...
Os irmãos adolescentes Pedro e Saulo (só no final ficamos sabendo que eles têm 13 anos) adoram fingir que são espiões. Essa brincadeira tem a chance de se tornar realidade quando eles vão para a fazenda Santos Galdino, propriedade da tia deles, Daura. Ela é casada com Fernando, um homem que está estranho ultimamente, talvez por a fazenda não estar mais dando lucro. É o comportamento suspeito de Fernando que desperta a curiosidade dos meninos, e eles acabam se envolvendo em uma perigosa trama.
Escrito por um jovem para jovens, este suspense adolescente tem uma excelente proposta... E se perde no caminho.

Leia mais no blog Diário de uma Quase-Escritora!

site: http://diarioquaseescritora.blogspot.com.br/2014/02/resenha-suspeitas-de-um-misterio-de_8.html