Nausicaä do Vale do Vento

Nausicaä do Vale do Vento Hayao Miyazaki

Resenhas - Nausicaä do Vale do Vento - vol. 1

1 | 2 | 3 | 4

Miguel.Sardenberg 08/04/2024

Gostei desse primeiro volume. Primeiro mangá que leio, as vezes me perdia mesmo com a forma de leitura, mas quando pega o ritmo você devora várias páginas em pouco tempo. A Nausicaä é uma personagem incrível, e o enredo, mundo e outros personagens são muito cativantes! Já vou começar o volume 2!

VitAria 28/03/2024

Perfeitoooo
Gente, sem defeitos. Terminei em 30 minutos de tão bom. Já comecei o volume 2. E louca pra comprar o 3. ?

Michelly.Novaes 11/03/2024

Primeiro volume de Nausicaä, simplesmente lindo. Impecável. Como sempre, o Hayao passa a beleza e a emoção nas histórias de forma profunda e que te faz se sentir dentro da história. A história de Nausicaä é uma das minhas preferidas dentre os filmes do studio ghibli, então fiquei mais apaixonada ainda por conhecer o quadrinho ?

Rodrigo.Macedo 10/03/2024

Vale dar o mérito para a editora JBC pelo zelo com a edição. O custo benefício compensa demais. Tenho os três primeiros volumes aqui e todos estão excelentes.

A premissa é boa e tem uma roteiro que envolve. Nausicaa tem o espírito aventureiro, coragem, força e ingenuidade na dose certa.

Estou gostando.

bardo 22/01/2024

É natural que um mangá assinado pelo co-fundador do Estúdio Ghibli, Hayao Miyazaki suscite no mínimo curiosidade. Portanto, a primeira coisa a ser dita é que qualquer um que já tenha assistido algo do estúdio vai identificar uma vibe semelhante aqui.
Impressionam o traçado e riqueza de detalhes de Miyazaki, porém exatamente essa imensa riqueza pode atrapalhar um pouco a leitura. Como acontece com alguns mangás em oposição a quadrinhos ocidentais, temos uma quantidade de informação visual gigantesca, sendo por vezes difícil entender o traçado e a ação. Outro ponto que causa alguma confusão é que os traços dos personagens são um tanto genéricos, o leitor desatento pode confundir alguns personagens se não prestar atenção.
Tais pontos porém empalidecem diante da ambiciosa narrativa desenvolvida, Miyazaki rapidamente desperta o interesse do leitor, mostrando o cenário, mas esclarecendo o leitor a conta gotas. A despeito de desde o início entendermos que Nausicaä é diferente só próximo ao fim do volume começamos a entender o porquê.
O ponto alto para além das intrigas de guerra é a estranha relação da natureza desse mundo devastado e a ação dos misteriosos Ohmus. É uma ideia interessante e não exatamente despropositada, com profundos ecos na nossa relação suicida com relação a Natureza.
Aliás a obra não é nem um pouco sútil ao se apresentar como um futuro possível. Ainda é cedo para conjecturar os rumos da narrativa, mas não deixa de se fazer notar a nota irônica de que enquanto os homens guerreiam, forças muito maiores tem intenções que nem sequer consideram humanos como importantes.
Ozzy 26/01/2024minha estante
Ganhei esse mangá de aniversário mês passado, logo pego ele para ler também

bardo 26/01/2024minha estante
Acredito que vá curtir, já no primeiro volume é bem interessante.

Claudinei 22/01/2024

As ações gananciosas dos homens os conduzem a um inevitável futuro catastrófico
Este é meu primeiro contato com a obra de Hayao Miyazaki, anteriormente publicada de forma incompleta no Brasil pela editora Conrad. A partir de 2022, a editora JBC retomou a publicação, que já conta com três volumes até o momento. O trabalho gráfico é diferenciado dos mangás tradicionais, com um formato maior e a inclusão de textos complementares na capa e contra capa.
Escrito nos anos 80 e concluído nos anos 90, Nausicaa foi uma empreitada única para Miyazaki, que inicialmente era diretor de animação renomado no Estúdio Ghibli. Para este título, os executivos do estúdio solicitaram primeiro um mangá antes da animação.

A trama se desenrola num futuro distópico pós-apocalíptico, em um mundo devastado pela poluição causada mil anos antes por grandes corporações de nações poderosas. A atmosfera tornou-se tóxica, exigindo o uso constante de máscaras na maior parte do mundo. As regiões menos afetadas deram origem a novas e pequenas nações, que mais se assemelham a tribos. No Vale do Vento, temos a protagonista, a princesa Nausicaa, única herdeira viva do líder local, assumindo o comando da pequena nação em meio a uma guerra global.

Neste primeiro volume, Miyazaki apresenta os conceitos do universo de Nausicaa, destacando as condições precárias de sobrevivência da humanidade, a tecnologia sucateada e os personagens que moldarão a trama. Além da protagonista, que se vê no meio de uma guerra entre nações, há dois representantes dessas nações lutando por poder. Nausicaa demonstra uma habilidade única, uma espécie de poder ainda não explicado pelo autor, que pode influenciar o desenrolar da guerra.

Os cenários são ricamente construídos, transmitindo a ideia de um mundo primitivo onde a natureza reina soberana sobre o planeta, sem a interferência do homem. A natureza, de fato, desempenha um papel de destaque na trama, tornando-se quase um personagem, protestando contra as ações gananciosas e destrutivas da humanidade. Este pano de fundo serve como crítica social aos efeitos da poluição causada pela produção industrial descontrolada em massa.
Sinceramente, este primeiro volume não teve o impacto imediato de "fisgar" o leitor, mas como já tenho outro volume na pilha, darei uma chance à série.

site: https://www.instagram.com/leitor1986/

Paulo.Gustavo 04/01/2024

Maravilhoso! Li de uma vez só, ok não é muito grande né haha
Mas enfim, sempre curti muito o anime, um dos meus favoritos do Studio Ghibli, ver o material original é sempre interessante. As ilustrações são bem legais e a edição da JBC ta muito boa também.

cecis 29/12/2023

Fico até meio sem jeito pra falar dessa obra prima viu... Eu já vi o filme e acho que ele consegue transmitir todos os sentimentos presentes na narrativa. O Miyazaki foi genial por trabalhar coisas muito profundas, mas de uma forma simples e com ótimas analogias.

O que não pode deixar passar nesse livro é como em uma guerra não existe vencedor e todos saem perdendo. Porém, quem perde mais a cada guerra , e, a cada ambição nova que o ser humano inventa, é o planeta Terra. A forma como a Nausicaä vê a natureza e os animais é um exemplo de como o próprio ser humano deve tratar os habitantes de seu planeta. Não é só porque somos seres racionais que os animais não tem racionalidade e sentimentos sabe? As vezes parece que a nossa própria espécie que tem falta de raciocínio para ver as burradas que anda cometendo há um bom tempo.

Misturando fantasia e sua grande criatividade pra criar mundos, cheios de nomes diferentes e mitos, Miyazaki usou a inspiração de um dicionário japonês sobre a Odisseia e uma heroína japonesa e criou a Nausicaä. Fico muito feliz e contente que ele se encantou pela Nausicaä e hoje em dia podemos admirar toda essa linda história que ele criou, sendo protagonizada por uma mulher. Ele cita como ela é muito sensível, habilidosa e tem coragem pra enfrentar o que vier! É muito bonito ver o povo do Vale do Vento apoiando a princesa e acreditando nela, e não a desmerecendo por ser mulher. O gênero não importa, mas sim como ela é uma guerreira forte e uma ótima dscendente do trono. “Nunca houve antes uma mulher no comando de um povo, mas acho que ela vai dar conta do recado.” E como viu!

Gosto como qualquer acontecimento do livro me lembra de algo no presente. Já no início da trama é dito que sociedade industrial foi levada em decadência devido à grande exploração de recursos naturais. Rindo de desespero. Mas na verdade, acho que Miyazaki deixa sua obra mais como um alerta, antes que seja tarde demais. E pra isso devemos incentivar mais pessoas a serem como a Nausicaä, cuidadosas com seu próprio planeta, sem matar, sem machucar e que ficam entusiasmadas com a natureza. É um livro que te deixa reflexiva, mas também encantada com esse novo universo fantasioso. Adorei!

"De nada adianta o mundo ser purificado se não houver mais vida, onde nem os bichos poderão sobreviver. Se considerar que a poluição é o próprio homem..."

Marlon 22/12/2023

Achei em geral muito bom. É beem inicial, parece um piloto de série, no sentido que a história parece que vai começar quando o ep acaba, mas é um ótimo piloto. As discussões apresentadas sobre natureza e poluição, ainda que de forma meio rasa (suponho que serão aprofundadas depois), são bem interessantes, o mesmo vale para os personagens, todos têm suas particularidades que os tornam instigantes à sua maneira.
As únicas coisas que me incomodaram e me fizeram baixar a nota foram, em primeiro lugar o traço, que, por mais bonito que seja, as vezes tornava as coisas meio confusas, muitas vezes eu não conseguia captar o que estava acontecendo no quadro, pareciam só uns borrões, e isso só ficava pior quando não tinham diálogos. Em segundo lugar, acho que foram feitos umas elipses muito desnecessárias, seria legal ver acontecerem certas ações que foram simplesmente puladas sem motivo aparente.
O saldo é extremamente positivo, estou muito curioso para a continuação.

raylabraun 13/10/2023

Voei feliz no meu mundo interno em cada quadrinho.
Ai ai... Hayao Miyazaki. Como te amo. Cada linha de cada arte me inspiram ABSURDAMENTE. Traço indiscutivelmente único, escrita profunda... Nausicaä é parte de mim. Não vejo a hora de lançar todos hihihi

Emy 06/09/2023

Meu primeiro mangá!

Decidi que como primeiro mangá tinha que ser algo especial.
Então é claro que confiei que como anime o Studio Ghibli nunca decepcionou, então nausicaä apareceu.

Eu amei o estilo diferente com que se lê um mangá, as ilustrações são obras de arte e a história é maravilhosa e encantadora.
A personagem é uma querida né nem precisa comentar.
Ansiosa para ler os próximos volumes.

Brenda 04/09/2023

É mágico e empolgante.
Essa história é puro suco de todos os elementos narrativos do trabalho de Miyazaki. A natureza, pura e pelejadora, resistindo as ações destrutivas da humanidade. Nausicaã, entretanto, é a menina que representa o elo, através de suas ações redentoras há esperança. Mal posso esperar pelo próximo volume. Não posso esquecer de comentar as ilustrações, uma verdadeira obra de arte.

Luana 18/08/2023

Confesso que esta não é uma das minhas histórias favoritas do Miyazaki, por não ter gostado muito da personagem principal, mas é a primeira que leio em mangá e isso pode contar muito.

Mas apesar disso, o enredo e a história do Vale do Vento me cativaram muito e estou animada para a próxima edição.

Mirella Lenzi 20/07/2023

Lindo e poético como tudo que o Miyazaki faz. Ensina que a natureza age pelas próprias razões e a favor da própria sobrevivência e que, na maioria das vezes, os humanos que são o problema.

1 | 2 | 3 | 4