Mussolini e a Ascensão do Fascismo

Mussolini e a Ascensão do Fascismo Donald Sassoon

Resenhas - Mussolini e a Ascenção do Fascismo

cid 20/04/2021

Culpem os ferroviários e os carteiros.
Livro que retrata os principais fatos sobre o fascismo como : a violência com os socialistas como em 21.11.1920, a marcha sobre Roma totalmente aprovada pelo poder dominante em 28.10.1922, a nomeação de Mussolini como primeiro ministro pelo rei Vitor Emanuel III em 31.10.1922.
Mas, considerei inesquecível o discurso de Mussolini em 20.09.1922 atribuindo toda a culpa pelas finanças exauridas do estado italiano aos ferroviários, carteiros, segurados estatais.
Não culpou os grandes proprietários, os latifundiários, mas os carteiros e ferroviários.
Parece o Brasil de 2021 quando se culpa os funcionários públicos e os pobres pelos problemas do estado.

Alan kleber 16/02/2022

20 anos de ditadura como se tivessem os olhos vendados
"Mussolini poderia ter sido contido, mas aqueles capazes de bloquear a sua trajetória - os liberais, a esquerda, a igreja, a monarquia - não souberam ou não quiseram fazê-lo, caminhando para 20 anos de ditadura como se tivessem os olhos vendados."
O livro mostra o surgimento e a ascensão do fascismo.
A sociedade deve permanecer sempre vigilante:

A fragilidade da civilização foi uma das grandes lições do século XX. No início desse século, o otimismo de que os progressos técnico e moral andavam de mãos dadas, embora não fosse uma percepção universal, ao menos se disseminara. Graças a um crescente domínio científico e tecnológico, a humanidade iria se tornar cada vez mais próspera e saudável, e, portanto, mais feliz. A sabedoria viria como um desdobramento natural. De fato, a humanidade se tornou mais próspera e saudável. A realidade do progresso é visível.
Por um lado, se a esperança no progresso mostrou não ser totalmente ilusória, por outro, o temor de um retrocesso não parece ser injustificado. A Grande Guerra destruiu o doce otimismo segundo o qual o progresso rumo ao paraíso na terra seria inevitável, ou mesmo possível. Os povos mais civilizados provaram ser capazes de adotar as formas mais horrendas de violência organizada, valendo-se de meios que apenas algumas décadas mais cedo teriam soado absolutamente inconcebíveis. Quem, hoje em dia, apostaria todas as fichas contra a possibilidade de fatos como esses acontecerem novamente no mundo?
Theodore Dalrymple

Alana413 23/09/2023

Só faltou...
Um livro interessantíssimo, uma visão clara dos acontecimentos que levaram Mussolini ao poder, uma caminhada ao lado no fascismo que explica tão facilmente como ocorrem.
Mas senti falta no final de alguma coisa, infelizmente não consegui identificar o que, exatamente, mas o fim foi demasiado sem desfecho.
Ademais o livro é incrível.

Daniel432 31/01/2011

A solução que deu errado
Dando continuidade ao meu interesse de conhecer um pouco mais a história da Itália este livro que conta a ascensão do fascismo veio bem a calhar.

Conheci bastante coisa do processo de unificação através da biografia de Giuseppe Garibaldi e agora entendo como Benito Mussolini chegou ao poder, aliás, como o poder lhe foi dado de mãos beijadas, na esperança de poder controlá-lo, doce ilusão!! O pior inimigo, o inimigo a ser batido eram os socialistas, os comunistas, terá sido melhor a ditadura de Mussolini???

Segundo o autor, todos os governos italianos sofreram do mesmo mal, a fragilidade política. Tal situação era decorrente da corrupção generalizada, onde os políticos visavam quase exclusivamente sua manutenção no poder (você já viu essa história em algum lugar??), ao mesmo tempo que o empresariado já em fins do século XIX e início do XX também procurava sempre obter benesses do governo (por que todo capitalista gosta de socializar os prejuízos se eles privatizam os lucros????).

Como o livro tem como foco a ascensão do fascismo e não a vida de Benito Mussolini, terei que conseguir sua biografia pois o autor cita muito levemente dados da vida dele. Também interessa-me muito saber como foi o desenrolar da ditadura fascista ao longo da Segunda Guerra Mundial.

Para quem gosta de livros históricos, este aqui é um prato cheio!!

Rafo 22/01/2013

Entrega o que promete...
Se não gostei mais desse livro, a culpa é minha. Ele se chama Mussolini e a Ascensão do Fascismo e é exatamente disso que ele fala. Parece ser uma tese de doutorado que foi adaptada para ser publicada. Em seus capítulos, teoriza sobre as condições que levaram à Itália a aceitar o ditador que a colocaria na Guerra. O problema (pra mim) é que ele termina justamente com a Ascensão do Fascismo, e eu queria um livro que falasse do Fascismo. Mas valeu. Leitura rápida (li em um dia), bem escrito, edição caprichada...