Yellow Moon, A Cidade do Lobo

Yellow Moon, A Cidade do Lobo Caesar Moura

Resenhas - Yellow Moon, A Cidade do Lobo

Matheus Braga 01/04/2012

Yellow Moon - A Cidade do Lobo - Caesar Moura
Olá queridos leitores, tudo bem?

A um certo tempo fiz a resenha do one shot deste livro e como a editora me mandou um exemplar para resenha eu repetirei minhas antigas palavras e acrescentarei novas opiniões. Espero que gostem.

O livro conta a história de John Fuller, um menino que sofre Bullying vinte e quatro horas por dia, sete dias na semana. Maltratado na escola e desprezado em casa, John desiste de lutar contra seu destino e aceita todas as agressões como se elas fossem normais na vida de uma pessoa, uma coisa que me deixou um pouco irritado já que ele é submisso aos mais fortes e não tem coragem de defender o que realmente quer. Sua covardia é tamanha que, quando um grupo de garotos diz que para salvar-se ele teria que arrancar sangue em seu melhor e único amigo, ele o faz sem pensar duas vezes.

Todos os dias as mesmas ameaças e os mesmos medos. Até o momento em que ao ser "bullinado" (O_O nem sei se essa palavra existe....srsrsr), uma criatura desmembra, literalmente, seus agressores, deixando apenas John vivo. Após tal ocorrido, a vida de John, ou Johnnie como ele gosta de ser chamado pelos familiares, muda drasticamente pois ele não só tem tudo o que sempre acreditou modificado como ganha no seu dia-a-dia a presença da jovem e linda Sophie.

Temos presente uma boa narrativa e personagens muito bem construídos. A maneira com que o autor molda psicologicamente cada um deles faz com que o leitor perceba que eles não só escondem um grande mistério (que é revelado ao longo da história), mas também são capazes de mudar. A exemplo temos a mãe de John que, de mãe desnaturada passa a ser uma que está disposta a matar, literalmente, pelo bem estar de seu filho.

Um aspecto na personalidade do protagonista que me intrigou bastante foi que, mesmo sendo uma pessoa emotiva e capaz de amar, ele em certos momentos apresenta uma mente fria e calculista. Não sei se isso se deve ao "segredo" ou se é sua natural índole, mas foi algo que realmente me colocou para pensar.

Os dois únicos pontos fracos do livro são que, além de abordar temas MUITO polêmicos como pedofilia e sexualidade, que podem não agradar a todos os leitores, ele é um livro bem pequeno, contendo apenas 148 páginas (o que me deixou desesperado pois a continuação ainda não foi lançada....Rsrsrsrs)

"Não são nossos algozes que nos tiram o poder, somos nós que o entregamos sem lutar. E matá-los simplesmente não muda nada. Nada."
Pág. 32

Literatura 29/05/2012

Liberte o lobo que existe dentro de você
Olá, aspirantes a pensadores!

Aqui estou novamente trazendo mais um livro das maravilhosas parcerias do Literatura, e mais uma vez me vejo com um livro que prova por 'a + b' que livros curtos não são sinônimos de livros fracos.

Yellow Moon (148 páginas, Acaiah) é o tipo de livro que parecer ser, mas não é. Desde o principio você começa a ler o livro pensando que já sabe como a história vai ser, de como tudo vai se desenrolar, e por algumas paginas a história te engana mesmo, e de repente tudo muda, toma uma direção diferente, alterando aquilo que você pensava a principio.

Então você volta a construir o pensamento de que sabe o que vai acontecer no final da história que já imagina o que está por vim, e de repente... Susto! A história muda novamente e você se vê, novamente, tentando definir qual caminho a história vai trilhar, até que você cansa de se fazer de idiota e começa a ler a história sem tentar bancar o vidente.

E esse é o melhor caminho a se trilhar, porque a história é boa e não vai te decepcionar, então tire o pé do acelerador, se recoste na sua poltrona e aproveite.

Yellow Moon é uma cidade esquecida por Deus e pelo Google, é aqui que mora John Fuller, um garoto de doze anos que tem uma vida miserável em muitos níveis, ele sofre bullying na escola em um nível que não existe mais esperança ou resistência, em um nível que quando seu agressor pega uma lanterna e pede para ele baixar as calças e virar, ele faz sem nenhum resistência.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Mari Novaes 04/07/2012

John Fuller é um garoto de 12 anos que mora em uma cidade no interior de Oregon, nos EUA, chamada Yellow Moon. Sua vida é bem parecida com aquelas em que vemos em filmes (o que aliás ele cita) onde o garoto leva surra todos os dias.
Mary Jane, sua mãe, trabalha em um bar onde chega muito tarde em casa e que pela visão de John, ela o odeia por diversos motivos.
Como em qualquer dia, John estava voltando do colégio para casa e se depara com seus conhecidos agressores esperando por ele. Se vê encurralado em uma rua arborizada por Matt, seus “capangas” e Sophie (ela ganha grande importância na história). Por medo do que vai lhe acontecer ele se vira e encosta em uma árvore onde espera o pior. Os acontecimentos seguidos foram rápidos e assustadores. Após um tempo, John se vira e vê uma cena que nunca mais irá esquecer.

Após esse dia, sua vida de pouco em pouco vai mudando. John descobre várias coisas que nunca imaginaria ser verdade nem possível.

Sinceramente, eu amei o livro. A história me fascinou muito, pelo jeito que o autor trabalhou com os detalhes da história, além de que tem partes que ri muito. A cada capítulo que eu lia eu ficava mais assustada e alegre com os acontecimentos , haha estranho né? Indico muito pra quem gosta de literatura com o sobrenatural (não é espíritos, aliás a capa e o título são autoexplicativos)

Trecho: “Mas se tem uma coisa chata em crescer é descobrir que a vida muda você querendo ou não, estando preparado ou não. “Agarre sua vida com as mãos” eles dizem, mas quem nos agarra pelas mãos é a vida.”