Neuromancer (eBook)

Neuromancer (eBook) William Gibson

Resenhas - Neuromancer

gabriel2171 02/08/2023

Eh bom, as descrições são meio aleatórias às vezes mas consigo entender o pq, teve vezes q eu simplesmente não consegui entender e só captei a vibe™. no geral bom o livro, não se propõe a ser filosófico demais, pancadaria ok e me divertiu.

Juno.Cz6 02/08/2023

Nostalgia
Relendo, não é tão bom quanto eu lembrava, não é mais o melhor livro que ja li como era aos 13 anos mas ainda é muito divertido, tem descrições mirabolantes que prendem, ainda é tão confuso quanto eu lembrava os segmentos e acho que a beleza dele tá aí, é uma coisa divertida de reler a frase "o céu sobre o porto tinha a cor de uma televisão fora do ar" continua impactante mas ler hoje em dia é perceber que tem alguns pequenos pontos que simplesmente causa risada, o livro pra min funciona bem mais como uma cápsula do tempo, tanto da imaginação de Willian Gibson sobre o futuro tanto quanto min mesma aos 13 anos de idade

Neuromancer do billy idol e o álbum cyberpunk ainda são bem presentes na minha vida, defitivamente uma das maiores heranças desse livro pra min

ApenasRk 27/07/2023

É bom para quem gosta
Recentemente terminei de ler essa obra do Gibson e tive sensações mistas sobre a tal. Primeiramente devo dizer que comecei a ler com um certo tom de animação, já que eu estava bem na vibe sobre futurismo, tecnologia, cyberpunk e derivados, porém mais tarde demonstrei uma certa dificuldade para continuar a leitura, pois é evidente que o Gibson possui certos maneirismos que ele usa para a descrição que acabam impactando a forma da praticidade do leitor em imaginar esses possíveis cenários, principalmente quando se trata em descrever a matrix (no "mundo da carne" eu não senti essa dificuldade).
Falando sobre os personagens, o protagonista na minha opinião é de certa maneira cativante, mas de forma alguma ele representa um tipo de mocinho na história, pelo contrário, um cara com a aparência suja, desajeitada e imperceptível para a sociedade, uma sombra, uma pessoa qualificada para realizar o tipo de trabalho que é dado a ele (ou que era). Além de ser viciado em drogas, Case demonstra um desejo profundo e quase que submisso a ideia de se conectar a matrix, fugir da sua realidade, que é até um pouco cômico na minha opinião, pois o mesmo deseja fugir de uma realidade onde tudo é muito artificial e falso, onde a propaganda se encontra em seu estado máximo, para se adentrar em uma outra realidade onde tudo é ainda muito mais artificial e falso que o próprio "mundo da carne" se propõe a ser. Uma realidade criada para servir como um encaminhamento de dados, e case a enxerga como um próprio escapismo de sua vida real (podemos fazer até uma analogia com o mundo que vivemos).
Mas porque eu achei ele de certa forma cativante? Porque ele me representa! E não, não sou usuário de nenhuma droga! Mas a forma que eu e muitas pessoas buscam uma maneira de escapismo de uma realidade falsa, adentrando nas redes sociais (uma realidade ainda mais falsa e criada para o intuito de alienação).
Mas não é só isso que se baseia o livro, e sinceramente, se eu contar mais sobre a história estaria dando muito spoiler, como antes dito, estava bem empolgado em conhecer esse mundo de Gibson, porém acabei descobrindo que de certa maneira esse gênero não é para mim, não estou deixando de reconhecer a qualidade da obra e o quão importante ela foi para a criação do gênero, tenho certeza que se eu fosse recomendar essa obra para alguem que esta muito mais integrada a esse gênero, essa pessoa iria amar ainda mais.

P.S. A molly também é uma personagem incrível e cheia de carisma, mas estou com muita preguiça de escrever sobre ela, vai ler pô, vai ler o livro pra saber.

P.S2 Acabei descobrindo que a forma que eu escrevo é muito confusa kkkkkkk

João 24/07/2023

Neuromancer
Achei um livro complexo de ser lido de maneira fluida sendo necessário muitas vezes ficar retornando nos capítulos para entender melhor. Mesmo com o retorno aos capítulos percebi que fiquei muitas partes sem entender, porém da parte que entendi achei um livro muito bom e mesmo que seja escrito em 1984 ele traz temáticas contemporâneas e se localiza muito bem no gênero cyberpunk.

Pedro.Sillos 22/07/2023

Tudo diferente, nada muda
Roupas invisíveis, olhos artificiais e lâminas retráteis, realidade virtual e inteligência artificial.
O cara tava em 1984 e o livro dele tem isso tudo e muito mais.
Mas é aí que tá: as "previsões" nem são a melhor parte.
A escrita é muito imersiva. O mundo é tão vívido que sentimos como se estivéssemos na matriz junto com os protagonistas.
E é criando algo tão palpável que o autor oferece um cenário parareflexões sobre a natureza da identidade, da liberdade individual e das consequências de uma sociedade controlada por megacorporações.
10/10

Dani 08/07/2023

Imersão
Escrita em fluxo, um pouco confusa as vezes, mas muito bem escrita. Demorei para pegar e gostei bastante.

Daniel1145 03/07/2023

Confuso, porém com temas incríveis
Esse eu demorei a terminar a leitura, principalmente pela linguagem não muito didática do Gibson nesse primeiro livro da trilogia Sprawl.

Sinto que a experiência seria melhor se a linguagem do autor fosse melhor.

Porém, as ideias que o livro trás para o meio das IAs é revolucionário e até assustador quando se pensa na questão de controle sobre essas máquinas.

Lucca 28/06/2023

Para aqueles que buscam entender as raizes de culturais da cibercultura necessita ler esse livro.
Confesso que em alguns momentos da leitura me perdi devido a quantidade de informações que são um tanto complicadas de fantasiar (por serem algo futuristas), mas com paciência o fio condutor do livro fica evidente
É bom livro para aqueles que são fãs do filme Matrix, do jogo Cyberpunk ou da cultura cibernética.

NickMiyo 17/06/2023

Importante e com razão
Num surto de hype com system shock remake, decidi tirar esse da estante logo de cara, abandonando por um momento tudo que estava lendo, afinal, grande parte das coisas que eu gosto e consumo acabaram se inspirando por esse aqui, e é exatamente o que eu imaginava, uma maluquice suja, truncada e sem pisar no freio.
Mesmo com bagagem (isso não é uma cartada) por ter conhecimento de conceitos que esse livro usa, ainda sim me perdia de tão maluco e repentino e até quase etéreo era esse universo e acontecimentos, assim como seus personagens.
Por si só isso não é um problema, mas é entendível que pessoas não gostem disso, é muito insano. Ainda sim, achei bem divertido, não é A história inteligentona que as vezes parecem vender esse livro, mas é um duro de matar depois de usar 30 crack e lsd juntos, tudo isso num futuro especulativo de anos 80.
Por ser tão ligeiro, é complicado acabar se apegando aos personagens, mas quando o drama de Case vem, ele vem muito bem.
Neuromancer é leitura obrigatória pra ? que se importa com origens de cyberpunk e sente carência de história assim, ainda bem que o Gibson escreveu mais coisas.

JuJubazeda 30/05/2023

Não conseguir terminar Neuromancer
E uma leitura difícil, e mesmo eu conhecendo a maioria das palavras ainda se tornou difícil de ler. Além disso, a leitura não encaixou cmg, dai pulei para o final

Marcelo Duarte 27/05/2023

Cyber Punk sem corantes
Livro sensacional! Entendo agora porque é revolucionário. Meu primeiro contato com o livro foi em uma reportagem na revista eletrônica Leitura Dinâmica, quando ele ainda passava em TV aberta, na Rede TV. Vi um breve resumo sobre o estilo Cyber Punk e fiquei interessado, após muitos anos, me lembrei e li este livro na versão digital. Pretendo comprar o box físico. E claro, eu vou ler os outros dois livros da triologia.

Um aspecto que me pegou de surpresa é a personalidade brasileira no livro, relamente me ganhou!

Wes. 20/05/2023

Sendo totalmente leigo no universo cyberpunk, fui 100% cego lendo esse livro não sabendo o que esperar.

Nos primeiros capítulos, tanto pelo começo lento quanto pela a prosa confusa, passei a entender completamente o motivo de muita gente que conheço se sentir desencorajada a ler, mas quando você se habitua com a escrita de Gibson, tudo de repente fica fluido e estimulante de continuar lendo. Sem falar da trama, assim que começa a primeira missão, o livro decola.

Pelo estilo narrativo e pela caracterização dos personagens, o livro toma quase a forma de um noir, mas a trama fica cada vez mais intricada e tomando proporções maiores.Mas o que achei de mais atrativo com certeza foram os temas e a ambientação. Já tinha ouvido falar do termo "ficção cientifica social" antes, agora sei exatamente do que se trata.

As cidades fazem parte do elenco tanto quanto os personagens. A exploração de conceitos como domínio social do corporativismo, pós humanidade, a representação da fusão entre o virtual e o real, a ambientação de megalópoles sombrias e decadentes, tudo isso contribuiu para que esse com certeza fosse o livro mais descolado e punk que já li.

Queria que tivesse uma maior caracterização para os personagens, apesar de saber que não é o foco do livro. Sinto que a maioria eram só ferramentas para mover a trama para frente.Apesar disso, tô muito animado pra ler o resto da trilogia.

Gabriel 16/05/2023

Esquisito
O começo é muito interessante me faz mergulhar na história, mas pro meio fica muito cansativo, quase desisti de ler diversas vezes, o final é ok interessante.
Achei que ia gostar mais.