Neuromancer

Neuromancer William Gibson

Resenhas - Neuromancer

Ziggy7 14/10/2022

Não entendi muito, mas achei conceito
O jeito que a tecnologia é retratada nesse livro é de um jeito tão atual que chega a ser assustador, por não ter sido escrito recentemente.
Mexe bastante com esse limite de inteligência artificial, de até que ponto a gente controla elas e em que momento elas começam a pensar por si mesmas.
E o glossário consegue te encaixar mais ainda naquele mundo, onde existe objetos que por aqui ainda não existe.
Isso aqui pode até virar leitura obrigatória para quem é fã de cyberpunk, recomendo bastante.

Norb 14/10/2022

Ótima história, escrita da pior forma possível.
Neuromancer vai te contar a história de um hacker e seus amigos, aprontando altas confusões pra acabar com a ameaça de uma inteligência artificial.

Ou foi isso que deu pra entender que era. O livro não é muito bem escrito. Ou até é e eu só me perdi demais porque as longas descrições e descrições dentro de descrições não são para alguém com tão pouco acervo cultural (contém ironia?).

É uma leitura, na minha opinião, toda truncada e travada, você se perde muito no caos urbano e cyberpunk. Se fosse um elemento literário que se fizesse presente numa cena de confusão, de perda de sentidos, até seria coerente, mas quando o livro INTEIRO é assim, não tem muito o que desculpar.

Mas sem mais delongas, vamos à história:
É um roteiro interessante, cheio de plot twist e algumas sacadas de retrofuturismo que chocam no quanto se assemelha à nossa realidade presente.

Você acaba se afeiçoando a dois personagens, a Molly (principalmente) e o Case, são os únicos que sofrem e você sente a dor deles, quando eles triunfam, você vibra junto. Os outros não tem profundidade emocional ou desenvolvimento de personagem nenhum.

Mas isso acaba sendo perdoável porque as linhas de história deles são mais frequentes e mais marcantes.

Me surpreendeu positivamente ter uma representatividade de gênero, etnia e religiosidade que eu não esperava de um livro de 85, quase 40 anos atrás. E, assim, Neuromancer passa no teste de Bechdel.

É uma espécie de ficção social também, onde você acaba se maravilhando com o mundo estipulado. Bem, você não quer que ele aconteça, mas não deixa de achar interessante.

Para finalizar, eu dei 2.5 estrelas por conta mesmo da leitura. Daria 2, mas o final compensou BASTANTE, aí ganhou 0.5 estrela. A história é marcante e faz sentido ter ganho os prêmios Nébula, Hugo e PKD Memorial, mas a leitura, bem sofridinha.
Não recomendo esse livro pra ninguém que já não seja aficionado em ficção científica e com ressalvas. Boa leitura (?)

Exec47 11/10/2022

Não decepciona.
Gibson apresenta com maestria a sua perspectiva sobre o futuro. É um ótimo livro, um clássico da ficção científica e foi fundamental para a disseminação da cultura cyberpunk.

A história do livro é intrigante, mas prende o leitor ao decorrer das páginas. Alguns trechos podem ser um pouco complicados para compreender e assimilar o que está acontecendo, sendo necessário que o leitor leia o mesmo trecho mais de uma vez, porém, a recompensa é uma história fascinante em um mundo não muito distante do nosso, onde a tecnologia e as grandes corporações impõem suas regras e leis à sociedade.

Kizner 09/10/2022

Tema super interessante porém mal executado. Linguagem quase impossível de entender com um dialeto criado pelo autor, que impede uma maior conexão com a história e com os personagens, poucos personagens têm carisma e com a confusão constante na narrativa, dificilmente consegue ler mais que um capítulo sem ficar cansado. Não me deu vontade de partir para a continuação.
Zetha 14/10/2022minha estante
So de vc ter terminado, já é MT kkk pq eu tô prestes a abandona-lo

Marcos.Leste 06/10/2022

Clássico em seu estilo
Um mundo em colapso, podemos chamar de pós humaninade, a relação tecnologia e cultura estão interligadas ..

É um livro para se ler com calma, pois alguns termos pode confundir o leitor no início.

Porém quando o leitor compreende os termos é como se em alguns momentos estivessem dentro da narrativa como espectador.

Gostei muito...
Regis 07/10/2022minha estante
Quero muito fazer essa leitura. ?

@apilhadathay 29/09/2022

Decepcionante
"O céu sobre o porto tinha cor de uma televisão sintonizada num canal fora do ar"

SINOPSE: Obra precursora do movimento cyberpunk, além de clássico premiado da ficção científica, NEUROMANCER traz a história de Case, um cowboy do ciberespaço (hacker da matrix). Punido por tentar ludibriar seus patrões, Case teve seu sistema nervoso contaminado por uma mixotoxina que o impedia de entrar no mundo virtual. Então, ele passa a andar pelos subúrbios de Tóquio, valendo-se de alguns crimes por sobrevivência e termina envolcido numa história que vai mudar o mundo e a percepção da realidade forever. Partindo de uma aura do BLADE RUNNER e inspirando a trilogia MATRIX, NEUROMANCER é o romance de estreia de William Gibson. A obra distópica de 1984 previu bem alguns aspectos sociais de hoje e a nossa relação com a tecnologia (que beira a doença). Foi o primeiro livro a ganhar a chamada “tríplice coroa da ficção científica”: os prestigiados prêmios Hugo, Nebula e Philip K. Dick.

Desculpa, gente, mas como leitura de fruição, eu não gostei. O livro tem um ritmo sofrível e eu, que entrei tão empolgada, por desejar ler esse livro há anos, terminei de ler na força do ódio, por causa do debate do clube. Sendo uma obra premiada, eu respirava fundo toda vez que precisava retomar a leitura e até a audioleitura (que costuma ser boa pra mim). Sempre que perdia o fôlego eu imaginava o livro dizendo pra mim "Respeita a minha história, Thaíse". E é por isso que fui até o fim, por respeito. Ao livro, ao Gibson e seu legado que, de fato, antecipou muito do que vemos hoje, incusive essa relação quase doentia que temos com a internet.

Dei 2 estrelas porque a narrativa não fluiu bem comigo, eu não me apeguei aos personagens (pensei, o livro todo que, se todos eles e todas elas morressem no final, eu honestamente não poderia me importar menos), e isto é algo que me incomodou muito, porque a categoria de personagem é uma das minhas favoritas, eu amo gente, real ou fictícia. Em suma, só recomendo o livro use tiver paciência pra ler bem compassadamente e por respeito à história dele e de seu autor.

site: www.instagram.com/apilhadathay

Sarah.Perdigao 21/09/2022

Neuromancer
Um livro muito bom com personagens e história cativantes. Só não dói 5 estrelas porque a história é construída de uma maneira que eu confusa e não entendi de primeira, mas sei que era essa a intenção do autor kkk afinal é um cyberpunk. Recomendo fortemente a leitura.

Matheus Fariaaas 20/09/2022

Só os bons Profetas tem a capacidade de enxergar o obvio.
Na realidade não é exagero algum dizer que William Gibson praticamente moldou o futuro que nos vivemos hoje com esse livro. Ele, um total ignorante quanto informática da época, praticamente inventou a Realidade Virtual, as IAs de reconhecimento que estão em tudo, etc...

As metaforas são claras, uma verdadeira extrapolação do que foi construído em Blade Runner (Do the androids dream eletric sheeps?) Para um universo que por mais extrapolado que seja, ainda soa muito real. Conglomerados multinacionais que dominam e controlam praticamente tudo, superpopulação, supercidade, implantes neurais (pesquise Neuralink) loucura! Mas o cyberpunk é a realidade.

Isso é cyberpunk: "tudo aquilo que se pode fazer com um rato, também pode ser feito com seres humanos."

Quanto a história: a forma é a chave. Uma prosa caótica e frenética, com os personagens mais inusitados possíveis, Gibson usa girias, trejeitos, personagens multiculturais, multi étnicos. (ex: Malcum o Rastafari) e por mais complicado que possa parecer certos nomes e conceitos que o autor criou, depois que se entende a base você simplesmente mergulha nessa fonte que praticamente todo o cinema e literatura sci fi bebeu até hoje em dia (alá matrix, ghost in the shell, jogador numero um etc...)

É o Duna cyberpunk hehehe
Joesmari.Malko 20/09/2022minha estante
Você é muito culto, credo, te amo.

yellowcards 19/09/2022

Não vou dizer que foi uma leitura fluída, porque em algumas partes eu tive que parar e reler para entender o que estava acontecendo, e em outras eu tive que só seguir em frente mesmo. Mas sinceramente? Eu adorei esse estilo de escrita caótico e desconexo (e eu meio que gosto de ser jogada na história e ir aprendendo aos poucos, então esse foi um ponto positivo pra mim)

Os personagens também foram bons, eu não acho que eles eram o foco principal da história ou feitos com a intenção de ganhar a simpatia dos leitores, mas eles fizeram um bom trabalho e colocaram o enredo em movimento.

No geral fazia um bom tempo que não ficava tão animada pra terminar um livro (e pra ler a continuação de uma série)

Alex 18/09/2022

História interessante
Como bom entusiasta de ficção científica, tive o prazer de ler esta obra que instiga a imaginação, embora o estilo de escrita do autor não tenha sido a mais fluída ainda assim foi uma leitura agradável

Clara 14/09/2022

foi uma experiencia interessante, mas durante a maior parte da leitura eu simplesmente não consegui de fato alcançar aquela imersão na história, pq eu sempre tava perdida com os termos e tentando prestar atenção. em alguns momentos eu so desisti e continuei lendo mesmo sem entender o que tava acontecendo e tentando visualizar as coisas do meu jeito. enfim, algumas coisas ficam em aberto, e apesar de ser um livro inteligente não me prendeu muito.

baby targaryen 13/09/2022

Bem vindos, novamente, à matrix.
Neuromancer é um marco na cultura cyberpunk, e finalmente eu entendo o porquê. William Gibson criou um mundo complexo e rico de detalhes que não imaginava que de certa forma estaria refletindo muito no futuro.
Eu adorei o livro do início ao fim, a descrição dos lugares, das pessoas, das viagens.
Case e Molly foram uma dupla insanamente boa, o fim deles me deixou triste kkkk mas eu gostei assim mesmo.

Lucas1429 09/09/2022

Faltou-me ácido
Talvez por alguma limitação minha (quem sabe falta de ácido para me abrir a mente?) não me conectei com nenhum aspecto da história.
Personagens entram e saem sem deixar claro suas motivações. Cenas se sucedem sem acrescentar à história. Nada no roteiro faz sentido ou é minimamente construído.
Guilherme Chaves 10/09/2022minha estante
Cara, estou lendo agora (página 70) e ainda não consegui me conectar/entender bem a história

César | @extratextos 11/09/2022minha estante
Provavelmente então nem vai se conectar kk

Lucas1429 13/09/2022minha estante
Fui nessa mentalidade até o final. Achei que alguma hora ia fazer sentido.

Rafael2046 08/09/2022

Neuromancer é um livro de ficção científica que se mostrou como um marco para a cultura pop, pela sua total influência no movimento Cyberpunk (High Tech, Low life), a vida em Neuromancer é medíocre, cheia de criminalidade, drogas, morte, violência e tudo mais, porém a tecnologia é absurdamente avançada. Mesmo sendo um livro incrivelmente interessante, é um dos livros mais confusos que já li, sua narrativa tem vários elementos desnecessários e que confundem o leitor, diversos personagens aparecem e somem sem nem explicação, além de milhares de coisas que simplesmente aparecem na história. É uma leitura confusa, e muito difícil de terminar, porém altamente recomendada para quem quer conhecer a cultura Cyberpunk.

notawant 06/09/2022

Revolucionário demais!
Eu comprei os livros quando a Aleph lançou esse box novo e estavam encalhados na minha estante. Depois dei de amigo secreto para minha amiga Aninha (oooi Aninha) e decidimos ler juntas kkkk.

Ao contrário de Duna, eu não criei expectativas tão grandes com esse livro e senti demais o impacto que ele teve na cultura pop como um todo. No início do livro eu me senti totalmente imersa e como se eu estivesse dentro de Blade Runner e da própria Matrix. O livro é muito bem escrito e muito filosófico para mim e confesso que ainda estou compreendendo o final!

Ps: recomendo não alternar a leitura com outro livro ou não ler antes de dormir (hihihi) acho que perdi algumas coisas por isso e por ter dado uma pausa no meio