A Ilha do Tesouro

Resenhas - A Ilha do Tesouro

-Koraline 18/12/2021

Cadê a aventura?
#MaratonadoDesespero - Leitura Conjunta
A Ilha do Tesouro é um clássico livro de aventura, e para mim faltou a aventura, a história toda é muito mais focada em intrigas internas do que na caça ao tesouro em si, além disso, não consegui me apegar nem sentir simpatia por nenhum dos personagens. Talvez eu pudesse ter gostado mais se minha expectativas não estivessem altíssimas, mas estavam, então não achei uma leitura interessante.
Douglas Finger 19/12/2021minha estante
Eitaa

Isabela.Lopes 19/12/2021minha estante
Por se tratar de um clássico de aventura, também achei que seria algo grandioso. E para mim, não entregou o que prometia

Lara 02/08/2022minha estante
Como é que faz pra ler

Japa 19/08/2022minha estante
Oi Lara, não dá pra ler por aqui. Skoob é só uma plataforma que funciona como uma estante virtual

@aprendilendo_ 17/10/2021

Resenha de "A Ilha do Tesouro"
Após a morte de um lendário pirata chamado Billy Bones, o jovem Jim Hawkins acaba por encontrar um misterioso mapa, o qual tem, por destino, o grandioso tesouro do falecido bucaneiro. Nesse sentido, aliado a um médico e outros homens, o garoto partirá em uma viagem épica repleta de traições e batalhas. Publicado pela primeira vez em 1883 e escrito pelo renomado escritor Robert Louis Stevenson, “A Ilha do Tesouro” é um dos grandes clássicos de aventura de todos os tempos.

Em primeiro plano, por meio de uma narrativa em primeira pessoa, a história se desenvolve em curtos capítulos. Nesse contexto, caracterizada por uma escrita descritiva e bem-humorada, a trama consegue estabelecer um início bem conciso, o qual, enquanto apresenta os motivos e o ambiente da jornada, cria uma ótima base para o meio e o fim do clássico de literatura. Assim, com um foco muito maior nas batalhas travadas do que na exploração da ilha ou na caça ao tesouro em si, a obra acaba por se destacar no bom uso de personagens caricatos e carismáticos, os quais, ao seu modo, dão todo um tom divertido, despretensioso e ousado para o livro.

“A Ilha do Tesouro” é um livro despretensioso e divertido, o qual, repleto de personagens carismáticos, entrega uma história leve e ótima para os amantes de aventuras e piratas.

Nota: 7.9
Instagram: @aprendilendo_

site: https://www.aprendilendo.com.br/post/resenha-de-a-ilha-do-tesouro

William LGZ 12/07/2022

Uma estupenda jornada
Não estava esperando nada deste livro e mesmo assim ele entregou tudo e mais um pouco! Não foi uma obra-prima mas me entreteve demais com seus ótimos personagens e sua movimentada narrativa.

É uma obra que tem aquela aura de clássica, e não por menos porque foi um marco em sua época e ditou regras e padrões que foram fielmente seguidos nas ficções sobre pirataria e caça ao tesouro posteriores.

A recomendo à todos que gostam de histórias de aventuras e, mais particularmente, de histórias de piratas pois é um prato cheio para isso além de ser a origem de muitos elementos que vemos hoje em dia nessa literatura.
Paty.Moreira 14/07/2022minha estante
Esse já vai pra lista. Amei a resenha.

William LGZ 14/07/2022minha estante
Muito obrigado, espero que goste do livro também! ??

Victor 27/12/2009

Não será a última vez...
Este era o tipo de história que nossos pais e avós custumavam ler quando eram pequenos, e creio que para nós seja impossível sentir o que eles sentiram quando puseram as mãos em "A Ilha do Tesouro", a menos que esqueçamos a época em que vivemos. A infância de hoje está muito menos ingênua, bombardeada por enredos de proporções incríveis como Harry Potter, uma diversidade surreal de séries de TV, desenhos japoneses frenéticos, videogames e etc. Hoje, as nossas imaginações normalmente já têm data marcada para se tornarem visões reais em filmes entupidos de efeitos especiais. Não que eu ache isso ruim, pra mim foi demais assistir ao "Senhor dos Anéis" no cinema! O que quero dizer é que histórias como "A Ilha do Tesouro" estão cada vez mais afastadas da realidade das crianças de hoje e por isso não consigam causar o envolvimento que causavam num passado onde a criatividade e a imaginação eram indispensáveis para viagens de longuíssima distância - metaforicamente falando.
Só fui lê-lo aos meus 23 ou 24 anos, e talvez por isso tenha gostado tanto. Consegui me distanciar do século XXI e compreender (mesmo que não tão bem quando um garoto do século retrasado) o que era deitar a cabeça no travesseiro e quase ouvir o som das ondas do mar, o barulho do piso estalando e sentir o sol arder nas bochechas. O livro alçou o patamar de "clássico" não foi à toa. Assim que virei a última página tive certeza de que não seria a última vez que o leria.
Tiago 31/12/2009minha estante
Muito boa a resenha :D

Guilherme 11/01/2010minha estante
Muito boa mesmo... Me inspirou!

Marília 01/11/2014minha estante
Uma pena você só ter conhecido esse livro depois de passar da infância. Eu acho que eu sou uma das poucas pessoas que nasceu nessas gerações que teve a oportunidade de ler e ver o filme. Eu lembro que eu amava muito o filme, e pedia pra minha mãe ler sempre que pudia. Atualmente tenho 20 anos e fiz questão de comprar esse livro assim que o ví na saraiva, e poder reler algo que fez parte da minha infância foi magnífico.

Kelly Oliveira Barbosa 19/03/2015minha estante
Ótima resenha, vou ler :)

Marcelo Negreiros 05/08/2015minha estante
Victor: Eu tive o privilégio de ganhar aos meus 9 anos de idade, toda a coleção da editora "Clássicos da Literatura Juvenil) e o prazer de ler A Ilha do Tesouro nesse mesmo tempo. Realmente, a imaginação da criança "alça vôo" e , como você disse, consegue à medida que lê , sentir o vento, o sol o mar e os ruídos. Pena que bem poucas crianças hoje, mesmo tendo oportunidade, prefiram sempre ver os filmes ao invés de ler o livro primeiro.

Monica 04/03/2016minha estante
li esse livro quando estava pela 7 série, é tão bom que ainda lembro da historia e sinto vontade de rele-lo. É um excelente livro que indico para todos!

Flávia Menezes 29/11/2022

UM POR TODOS, E TODOS POR UM...E UMA GARRAFA DE RUM!
?A Ilha do Tesouro?, do escritor escocês Robert Louis Balfour Stevenson, é uma história infanto-juvenil que foi escrita cinco anos antes dele ter feito o seu médico se transformar em um monstro, sendo inicialmente publicada em partes, entre 1881 e 1882, pela revista infantil ?Young Folks?, alcançando tanto sucesso, que em 1883 foi publicada como livro. A inspiração para essa obra clássica cheia de aventura surgiu durante as férias em família em Braemar, nas Terras Altas escocesas, em 1881, onde Stevenson criou diversas histórias com sua mulher e entediados, e que depois seria publicada e popularizaria a figura do pirata no imaginário infantil.

Por mais que se trate de uma história infantil, quando falamos em piratas, homens de perna de pau e tesouros, o fascínio por uma boa história cheia de confusões, traições e muita diversão, também toma conta das mentes adolescentes e dos adultos. Não é o que fez com que o manga/anime ?One Piece?, essa história sobre um garoto (Luffy) que quer ser o rei dos piratas, chegasse à marca de mais de 1000 episódios/capítulos, e ainda continue sendo um sucesso?

Assim como o Luffy, Jim Hawkins é apenas um menino quando a história inicia, e é através do olhar dele que embarcamos nessa aventura, rumo à uma ilha onde o Capitão Billy Bones enterrou um tesouro. A história é a clássica aventura de amadurecimento de um garoto que, depois da morte do seu pai, deixa a sua casa para partir em busca de um tesouro.

Jim é a imagem do modelo de heroísmo, que vai deixando o menino tímido do começo da história, para ir amadurecendo, e se posicionando diante daquele universo meramente masculino, que embora seja recheado de muitas traições e bebedeiras, vai influenciando o garoto e de forma bastante positiva, oferecendo oportunidades para que Jim consiga desenvolver sua identidade com tudo o que ele vai absorvendo de força, determinação e inteligência.

Uma grande lição essa, já que todos temos dentro de nós os nossos pontos fortes, que são as nossas qualidades, tanto quanto temos os nossos pontos fracos, que são a nossa parte falha que faz de nós seres humanos. E é por isso que mesmo aquela pessoa que nos parece tão cheia de falhas, que parece fazer tudo errado, ou até ter um péssimo caráter, no fundo, e se olharmos bem, também terá uma parte dentro de si que tem algo que a faça se destacar nesse mundo.

E essa é uma lição que Stevenson explora com grande brilhantismo nessa história, já que seu protagonista vai passeando por cada uma dessas figuras de capitães à piratas, cozinheiros à médicos (e até do náufrago), absorvendo e incorporando diversos aspectos que impulsionam o seu crescimento e o desenvolvimento da sua identidade. E no final da história, temos um Jim muito mais amadurecido, corajoso, carismático e independente.

Apesar de ser uma história infanto-juvenil, Stevenson não poupa no linguajar náutico, fazendo com que a criança se esforce para adquirir novos conhecimentos, e até mesmo um vocabulário mais complexo. Além disso, o autor não também não vai poupar o imaginário infantil da realidade nua e crua, quando traz para a história a face dura e cruel da violência, da morte e das ações moralmente duvidosas.

Afinal, crescer requer começar a assumir responsabilidades, e por isso, ?A Ilha do Tesouro? é uma história que tanto vai aguçar o imaginário infantil com suas aventuras e personagens fascinantes, quanto também vai demonstrando que nem tudo no processo de crescimento são flores, e que também é preciso passar pela dor, pelas perdas, e sempre com muita coragem.

E é exatamente por isso que essa é uma boa história tanto para o universo infanto-juvenil, quanto para as nossas mentes adultas que buscam por um pouco de diversão, seja para se divertir em família, com filhos, sobrinhos ou irmãos mais novos, quanto para ter um breve descanso do nosso incansável mundo de muitas responsabilidades e deveres infinitos.

Muito embora eu não tenha me sentido tão presa a essa história tanto quanto gostaria, nem essa tenha sido uma leitura que tenha me fascinado, eu não posso deixar de colocar aqui todo o elogio a essa obra, porque ela tem muito a oferecer, especialmente para compor o imaginário infanto-juvenil, incentivando a leitura que promova a curiosidade para um vocabulário mais complexo e técnico (náutico), além de estimular a criatividade, que é uma qualidade tão importante para o nosso mundo tão competitivo, e que requer que tenhamos mais plasticidade.
Francisco 29/11/2022minha estante
Flávia, sua resenha exprime toda a grandeza desse clássico. Lembro que li quando tinha mais ou menos uns 12 anos e gostei muito. No entanto, há alguns poucos anos atrás fiz uma releitura e não me senti conectado com a história, algo que havia ocorrido anteriormente. Porém, é inegável a importância dessa obra, bem como outras de Stevenson que li e gostei bem mais: "Raptado" e "O Médico e o Monstro". Reitero meus parabéns pela excelente resenha. :)

Flávia Menezes 29/11/2022minha estante
Francisco, obrigada pelas suas palavras sempre tão gentis. Eu li ?O Médico e o Monstro? e essa foi um dos melhores livros que li nesse ano. Mas confesso que não senti o mesmo com esse. Mas como você fala da sua experiência, eu acabei refletindo sobre o que escrever, porque eu penso que existe um bom ganho na leitura desse livro pelo público ao qual ele se destina (infanto-juvenil), por tudo o que ele tem a oferecer. Mesmo que seu ritmo de ação seja mais lento, o que as gerações atuais até tem muita dificuldade de se conectar. E por isso mesmo, vejo esse livro como um bom exercício. Mas para nós, que já não fazemos mais parte desse público, penso que vale a leitura para indicar aos mais novos, e para quem gosta do tema, pode até se surpreender e acabar gostando. Obrigada por compartilhar aqui a sua experiência. Boa essa troca, porque quem pensa em ler, e se chegar aqui, vai poder ter uma ideia melhor do que o livro poderá oferecer.

Francisco 29/11/2022minha estante
Como sempre você disse tudo! :)

Michela Wakami 26/08/2022

Muito bom.
Que delícia acompanhar toda essa aventura, em busca do tesouro.
Uma história já conhecida por quase todos, mas que não perde a sua magia e encanto.
CPF1964 26/08/2022minha estante
Seja Generosa.... Compartilhe o tesouro com os seus amigos literários. Faz um pix aí para nós. Carol não precisa. É rica. Eu sou desalentado...????

Michela Wakami 26/08/2022minha estante
Kkkkkkk. Já fiz a distribuição aqui em casa.
O próximo tesouro eu divido com você, mando por pix.

Michela Wakami 26/08/2022minha estante
Já que Carol é rica, vou deixar ela de fora.?

CPF1964 26/08/2022minha estante
???? Promessa é dívida hein... Corrente eu não preciso não... Já tenho uma na minha bicicleta.

Pode deixar.???????

Carolina165 26/08/2022minha estante
Ahhh não me deixe de fora não, tbm preciso ?

CPF1964 26/08/2022minha estante
Carol já é milionária. Está querendo ficar bilionária....??

Michela Wakami 26/08/2022minha estante
Carol, só faço doação aos pobres, desculpar-me.?

?????

Exatamente, Michela.

Carolina165 26/08/2022minha estante
?????

Giulipédia 11/06/2020

Iô-hô-hô e uma garrafa de rum...
A história do livro é narrada por Jim Hawkins, um menino normal que vivia com os pais, donos de uma hospedaria, e não esperava grandes turbulências da vida. Até um dia que um homem chega para se hospedar e isso faz com que a vida de Jim vire de cabeça para baixo. O homem tem em posse um mapa que leva a um grande tesouro enterrado em uma ilha e depois de muito custo, Jim parte nessa aventura com um Conde, um médico e um suposto cozinheiro chamado Jonh Silver, junto a uma tripulação.
Confesso que sempre gostei de histórias de piratas e tudo mais que envolvesse o mar e com esse livro não foi diferente. Apesar de ser um livro pequeno, a impressão que se tem é que a história é longa, porque no início nos encontramos com Jim na hospedaria, logo depois, tantas reviravoltas acontecem e nos deparamos em um navio a caminho da ilha do tesouro, e mais reviravoltas acontecem, e por fim nos encontramos na ilha.
A história é bem narrada e descrita, só um ponto que falhou pra mim em algumas cenas foram bem arrastadas e outras foram muito rápidas, particularmente chegando no final, confesso que comecei a ficar apreensiva com o rumo da história e a quantidade de páginas que faltava e por isso que apesar da história ter sido "concluída" apenas uma ponta ficou solta e essa ponta acredito eu, daria uma bela de uma continuação (só quem leu sabe e quem não leu, vai ter que ler pra saber ;) ).
No mais é uma história divertida, com bastante altos e baixos e muito rum envolvido!! Rs

Barbara.Tomaz 24/06/2021

Algumas pessoas vão amar e outras nem tanto
Dizem que essa história é uma daquelas do da era de ouro dos clássicos infantis, tempo em que a produção literária para o público infantil era grande principalmente na Inglaterra. Eram livros com histórias com lição de moral e que ajudavam a entreter e a educar as crianças ao mesmo tempo.

A presente história de piratas e tesouro, foi inovadora naquele período, pois não se tem em essência personagens totalmente bons nem totalmente maus, e os que possuem mal comportamento nem sempre serão punidos. Por isso, alguns possuem apresso pela história, lemos o desenvolvimento e amadurecimento do carater do jovem Jim ao longo de sua jornada.

Assim, a história fugiu do padrão de transmitir alguma lição clara, mesmo que há algumas frases interessantes e que podem nos conduzir a alguma reflexão. Mas não chega a ser algo tão perceptível ou incrível. Isso acontece porque o único propósito era entrenter o parente do escritor.

O ritmo se altera, ora rápido demais ora insuportavelmente devagar. O autor deixou para os últimos capítulos para se resolver toda a história, particularmente, achei muito rápido o último capítulo, e pareceu que faltou ele explicar melhor qual seria o futuro de Jim.

Eu não amei. Gostei de conhecer a história, me distraiu alguns dias, marquei as frases de efeito, porém não achei isso tudo como divulgam.

Luciano.Martins 26/08/2020

Ilha do tesouro
MDS quanta reviravolta, mais assim mesmo e um bom livro, me envolvi com a jornada deles.

Lucia101 31/08/2021

Li o livro inteiro pensando na série Black Sails e, no final, lendo um dos textos de apoio, descobri que a série é uma prequência do livro. Isso tornou o livro muito mais saboroso de ler. Não sei porque demorei tanto para ler esse livro.

marytw 15/02/2024

Peças de oito tem que ser enfiadas no ku
No início eu estava achando super legal, mas da metade pro fim foi MUITO confuso, e além disso, a escrita é muito formal coisa que na minha percepção teria que ser no mínimo um pouquinho informal já que o público alvo são crianças e adolescentes e isso com certeza fará com que a maioria não entenda nem a metade da história, eu pelo menos não entendi absolutamente NADA, muito corrido, não deu para entender nada tipo nada nada nada nada!!! Eles foram para uma ilha pegar o tesouro aí depois teve traição contra os piratas, acharam um louco lá na ilha que foi deixado pelos piratas do Flint e depois de achar o tesouro repartiram em várias partes. Na minha opinião isso aqui poderia ter sido um conto daqueles bons que você senta para ler em uma noite para dormir, mas deu sono, não porque a história era boa, mas sim a chatice que esse livro é.
Cecii 15/02/2024minha estante
Meu pai baixou esse livro pra eu ler qnd eu tinha uns 7 anos, eu não tinha entendi nada do livro, achei ele bem lelé

Nike 15/02/2024minha estante
Achei o mesmo quando li.

Nike 15/02/2024minha estante
Tinha vezes que me engatava na leitura, mas quando falava leme, língua de pirata mesmo, eu ficava boiando

marytw 15/02/2024minha estante
A história foi uma bosta cara, bem birubiru da cabeça, sendo que deveria ser no mínimo entendível pra uma pessoa que já tá quase indo pro primeiro ano do ensino médio (eu) imagina pra uma criança KKKKKKKKJSKKKK

Cecii 15/02/2024minha estante
Skskksksksks acho q eu nem consegui terminar de tão confuso q tava

marytw 15/02/2024minha estante
@Nike, achei o mesmo. Deveria ser legal pra caramba e acabou sendo um dos piores livros que eu já li

marytw 15/02/2024minha estante
@ Ceci, o final foi de decepcionar qualquer um, nem tenta terminar amg, não vale a pena

Okayy ???

Marghani 20/02/2024minha estante
Como a escrita iria ser informal em 1800?

marytw 20/02/2024minha estante
@marghani, uma coisa é como o autor escreveu e outra coisa é a escrita do livro, na MINHA opinião bem que poderiam ter reescrito de uma forma menos "eu tô escrevendo uma carta para o rei" e mais "é uma história que até uma criança de 2 anos entenderia" sacou o que eu tô tentando dizer?

Marghani 21/02/2024minha estante
Discordo

@tigloko 21/02/2021

Pareceu ser um livro de mais de 400 páginas
O livro começou interessante e terminou interessante. Mas o miolo foi sofrido para avançar.

Gostei do Jim, o protagonista. Apesar de ser uma criança, ele tem um pensamento bem astuto para a idade. As vezes eu esquecia que era uma criança o narrador da história.

Sobre a linguagem, ela me atrapalhou em certos momentos. Tive que recorrer ao dicionário do app do kindle. Isso acabou tirando a imersão na história, que já não estava lá essas coisas.

Exceto a busca ao tesouro, a leitura não fluiu. As descrições das paisagens, que deveriam ser algo interessante no livro, já que toma grande parte dele, foram entediantes. E a história como um todo não me empolgou. Tem aqueles livros que faço durar para não terminar tão cedo, de tão bons. E tem aqueles arrastados que é uma luta terminar. Esse livro se enquadra no segundo caso.

Infelizmente esse foi um clássico que não funcionou para mim.
Jô Santos 22/02/2021minha estante
Estou lendo ele agora, e mds, que leitura arrastada! Acho que realmente tem muita coisa enrolada na história, muita descrição, se fosse só pelos acontecimentos este livro só teria umas 100 páginas.

@tigloko 22/02/2021minha estante
Sem dúvida ? ficaria bem melhor como uma novela ou conto

Jô Santos 23/02/2021minha estante
Exatamente, eu concordo.

Camilly223 22/01/2024

Gostei muito!
A tensão que existe entre os personagens chega a ser palpável de tão bem descrita e explorada.

Impossível não ficar esperando o pior e ainda assim se divertir com alguns personagens. Devo dizer que o grumete é muito sortudo, a sua maneira, claro, eu não gostaria de ter a sorte de ir para o mar com piratas.

Algumas pessoas não o consideram um livro de aventura, mas se você vai para uma ilha que não conhece com piratas e passa por reviravoltas relacionais. Isso não pode ser chamado de aventura?

Bruno B. 21/07/2021

Piastras!! Piastras!!!
Aventura do senhor Stevenson, pode ser a primeira vista uma simples história infantil sem muitas pretensões, mas raquele que se deixa experimentar essa obra mais profundamente vai perceber que ela tem muito mais a dizer do que seus rótulos fazem supor. Robert Louis Stevenson é um gênio que em seu romance de 1883, constroem uma trama simples porém profunda cheia de reviravoltas e surpresas, regado a muita ação. Mas o tema central é a confiança e o quanto custa a felicidade, a experiência??
Será que vale perder a vida atrás de um tesouro (incerto) numa ilha??

Alemão/Nick 21/02/2022

BOM DE LER, MAS NAO RECOMENDO
É realmente um livro muito bom, com histórias instigantes, porém, a leitura se torna um pouco amante devido a alta quantidade de sub capítulos.
Se você quer ler um livro grande e com bastante capítulos, esse livro é pra você!