A Ilha do Tesouro

Edvaldo Arlégo

Resenhas - A Ilha do Tesouro

Luiz 18/07/2021

Bom livre de pirataria
Bom livro, cheio de reviravolta e momentos que parecia que tudo iria da errada. Não usa uma linguagem fácil.

Léo 05/08/2022

Nota: 4?
Eu amo história com piratas e tesouros, então esse livro foi muito fácil (e ótimo) de ler. Dá vontade de ler mais uma vez

hugo.resi 19/03/2021

? A Ilha do Tesouro ?
Este é um dos livros cuja narrativa ecoa na mente do leitor mesmo após sua conclusão. A obra do escocês Stevenson é um clássico que não se esgota, quer por sua originalidade, quer pela intensidade com que a narrativa é conduzida.

A bordo do Hispaniola e em meio às surpresas da Ilha do Esqueleto, revivi a nostalgia das grandes aventuras peraltas. Rico em detalhes náuticos, o livro é um convite a uma jornada de significativas experiências.

A temática da busca pelo tesouro escondido é recorrente na literatura, entretanto, em Stevenson, ela possui a primazia e a dosagem originais.

Outro aspecto relevante são os temas transversais presentes no enredo: coragem, busca por melhorias e persistência; esses são apenas alguns dos elementos que enriquecem ainda mais o livro.

Sem dúvidas, ?A Ilha do Tesouro? é leitura essencial a todos que se predispõem a descobrir nos clássicos indicativos e reflexões para a vida. Boa leitura!

?? Resenha: por Hugo Resi

(Treasure Island ? 1883 por Robert Louis Stevenson)

#DicaDeLivro #Resenha #LeiaMais #Leitura #Clássicos #Literatura #AIlhaDoTesouro #TreasureIsland #Book #RLStevenson #Stevenson #Antofágica

@ysalemos 08/02/2021

@umalivresca
Em #AIlhadoTesouro , o jovem #JimHawkins vê sua vida pacata na Hospedaria #AlmiranteBenbow virar de cabeça pra baixo quando um #marujo esquisito passa a morar na estalagem de seu pai. Após um incidente trágico, Jim descobre que o homem é na verdade um pirata, e escondia em seu baú um mapa para o tesouro do #CapitãoFlint . A partir daí, o jovem rapaz irá se envolver em uma trama cheia de reviravoltas em busca do tão sonhado tesouro.

O livro tem o clima mais puro de uma #caçaaotesouro , com direito a papagaios falantes, #marinheiros sem uma perna e ilhas misteriosas. Todo esse clima criado por #RobertStevenson faz o leitor se envolver com a história de Hawkins, e querer participar da excursão junto com os personagens.

Minha experiência lendo o livro foi bem gostosa. A narrativa é bem dinâmica, e a tradução do Instituto Mojo é impecável. Eu tenho 3 edições desse livro (duas físicas e uma digital), e fiz o comparativo de algumas partes, para ver se realmente faria diferença ler pela edição do Mojo, e gente... É ABSURDA A DIFERENÇA. A tradução feita por eles é incrivelmente fácil de ler, e ajuda muuuito com uma leitura dinâmica.

Falando especificamente sobre a questão estética da edição (vou fazer um reels falando mais sobre isso, juntamente com um sorteio da edição), os mapas e os desenhos fazem muita diferença na experiência, principalmente por que estamos falando de uma caça ao tesouro, e caça sem um mapa não é caça.

De maneira geral, eu gostei bastante da experiência. A história não deixou a desejar, e o final foi bem satisfatório. Meu único ponto negativo para o livro foi a sensação que o autor usou de uma artifício muito pobre, eu diria, para que a aventura acontecesse : em certos momentos, os personagens simplesmente se tornam cegos para o óbvio. Quem leu o livro vai entender do que estou falando. Porém, isso não torna o livro menos divertido e interessante, é algo bem irrelevante. Recomendo fortemente a leitura.

site: https://www.instagram.com/umalivresca/

Ana 07/01/2021

Não é um ótimo livro. Não tem tanta aventura como um livro sobre piratas e tesouro deveria ter, não é empolgante nem instigante. Esperava mais. Mas de todo não é desperdício de leitura, tem seu "charme". Quero ler outras obras do autor pra tirar uma conclusão diferente.

Victor Oliveira 05/08/2022

A Ilha do Tesouro.
Conspiração, aventura, política, e personagens carismáticos.
A princípio, é uma caçada ao tesouro, o que até aí nada demais. Mas a jornada e os desdobramentos valem muito a pena!

Jotta_ 03/11/2021

A Ilha do Tesouro
Stevenson concerteza sabia o que estava fazendo quando resolveu nós embarcar nessa aventura rumo a ilha do tesouro.

Escrito de forma fluída e com muita aventura, experimentamos o ar que corre pelos navios piratas, as noites de festa, os medos de um motim, e a alegria do companheirismo.

Dri 12/02/2020

Divertido
Foi legal a leitura, cheia de mistérios e reviravoltas.

yvnvitx 24/11/2021

A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson
A ilha do tesouro além de ser um dos romances fundamentais do gênero aventura, é responsável por criar no imaginário coletivo de várias gerações a figura clássica do pirata, beberrão, com perna de pau, um papagaio no pescoço e cantarolando sobre batalhas e garrafas de rum.

O livro conta a história de como o jovem Jim Hawkins vê sua vida virar de ponta cabeça ao receber um pirata em sua estalagem, e os eventos que aconteceram a seguir.

Ao meu ver, apesar de ter um início muito instigante e um final bem satisfatório, o meio do livro deixa a desejar. É nítido que o livro abre mão completamente de desenvolver alguns personagens para dar atenção a outros, porém acaba sendo uma escolha acertada, visto que os personagens que recebem essa devida atenção são muito marcantes.

A ilha do tesouro é uma boa pedida pra quem gosta de bons diálogos, histórias de pirata e alguns personagens que acabam sendo muito mais complexos do que aparentam de início.

samucacn 18/07/2022

Como curiosidade, foi nesse livro que pela primeira vez apareceu um mapa do tesouro, onde a arca cheia de ouro enterrada estava marcada com um grande X, hoje tão comum nesse tipo de história.

Lara 18/09/2022

A ILHA DO TESOURO
Bom, é um livro clássico com a linguagem um pouco difícil. Achei um pouco confuso em algumas partes e não gostei do desfecho da história.
Mas a história é muuuito boa, eu gostei bastante dos personagens e dos perigos que eles vão enfrentando conforme passa o tempo.
Não virou um favorito, mas super recomendo :)

Douglas MCT 08/03/2020

Elenco Disney reimagina em quadrinhos o clássico da literatura de aventura
O casal responsável por criar uma das histórias mais memoráveis dos quadrinhos Disney, “Pateta Repórter”, investe agora na principal publicação de Robert Louis Stevenson: A Ilha do Tesouro, colocando Mickey obviamente como o protagonista e narrador, Jim Ratkins – ao invés de Hawkins, numa série de trocadilhos inventivos com nomes, que ainda trás Intry Bones (Intrigatão como Billy Bones), Dr. Horácio Livesey (Horácio no lugar de David), Capitão Lockett (Sir Lock Holmes como Capitão Alexander Smollett), Ben Patet (Pateta como Ben Gunn), Conde Cintrowney (Coronel Cintra como Squire John Trelawney), o navio Brasileira ao invés do Hispaniola e, claro, o mais cativante de todos: Long Bafo Silver, que coloca João Bafo-de-Onça como o lendário Long John Silver, icônico pirata de personalidade dualista, que divide o personagem principal no meio da jornada.

Teresa Radice preserva todos os elementos da obra original, injetando criatividade com os elementos cartunescos típicos da Disney, em um roteiro eficiente e divertido, enquanto que Stefano Turconi mais uma vez impressiona nos desenhos, explorando enquadramentos ousados e ângulos dinâmicos, que contribuem a todo momento para uma narrativa ora enervante, ora reflexiva, sem jamais ficar pedante. A nova edição, agora pelas mãos da Panini e produzida pelo Studio 313, capricha em um álbum gigantesco que valoriza cada página quase próximo da medida original, em capa dura, com extras de esboços sobre a criação de personagens e alguns argumentos sobre a dupla criativa, tornando essa publicação mais um item de colecionador, seja você fã do clássico do Stevenson ou das crias de Walt Disney.

Dani Ramos 18/03/2020

Gostei imenso...
Uma leitura fluída e rápida com uma história muito interessante e empolgante. A Ilha do Tesouro é um clássico que agora consigo entender porque tem essa categoria. A forma da escrita é muito bem desenvolvida e incrível. Foi minha primeira experiência com o autor Robert L. Stenvenson e não me arrependi!

MingauDream 21/08/2020

Me surpreendeu
Eu não sou muito fã de livros clássicos mas esse me pegou de jeito! Com uma narrativa fluída é um bom livro pra se aventurar nesse estilo de narrativa