Um Capitão de Quinze Anos

Um Capitão de Quinze Anos Júlio Verne

Resenhas - Um Capitão de Quinze Anos

Vivian.Bieberbach 21/10/2023

Primeiro livro de Júlio Verne. Gostei. O livro intenso de detalhes. Não tem grandes momentos de climax. Mas interessante.

Aécio de Paula 20/08/2023

Um Capitão de Quinze Anos - Júlio Verne
Esse livro do Júlio Verne é bem interessante. Até agora um dos melhores que já li dele. É uma aventura no mar e na África.

Imna 01/04/2022

Superou as expectativas
Eu gosto muito dos livros de Júlio Verne. Amo a forma com que ele usa muitas informações reais como base para a ficção, e como toda a trama bem que podia acontecer na vida real.
Esse livro me desanimou um pouco no começo, mas como já sabia que os livros de Verne começam assim mesmo, continuei. A primeira parte tem várias semelhanças com Moby Dick. O fato da história de passar em um baleeiro me lembrou muito do livro de Neville. Mas com o decorrer da história, se afasta disso e cria a sua própria originalidade.
O personagem principal, Dick Sand, é uma inspiração. É um menino muito correto, com muita responsabilidade para a pouca idade, e que está disposto a tudo para salvar seus passageiros e nunca "abandonar o barco", cumprindo seu juramento. Os outros personagens também são muito bons. Jack me cativou, o primo me fez rir, o sofrimento de Mrs. Weldon me fez sofrer com ela, e Dindo era a diversão em forma de cão, além da lealdade característica.
O livro traz tanto partes cômicas quanto partes bem tristes e pesadas, mas que creio terem sido bem fiéis a realidade da época, com o assunto da escravidão.
É importante lembrar que, claro, Verne é conhecido pela ficção científica, então existem partes que não são totalmente verídicas, mas nada que atrapalhou.
Enfim, o livro me cativou, me fez entrar na história e me fez imaginar todos os cenários, o que já mostra o quando é bom!

Myy 26/03/2022

Um livro fenomenal
Um dos melhores de Verne que já li, ele conta essas histórias com uma maestria única só dele. É um dos livros mais complexos dele e ao mesmo tempo um dos mais encantadores. Por isso recomendo demais.

Jean446 18/07/2022minha estante
Há uma segunda parte com as desventuras no continente africano.

Kelvin12 13/11/2021

Um Capitão de Quinze Anos
Peguei esse livro na biblioteca sem qualquer comprometimento em lê-lo, mas logo depois de alguns minutos lendo fiquei fascinado pela história e quis leva-lo para casa.

Me apeguei muito aos personagens, especialmente Dingo e Hércules, que foram fundamentais para o decorrer da trama.

O final é um pouco simples mas que funcionou bem na história e eu particularmente gostei, um final bastante simbólico considerando a história de Dingo e o que ele passou.

O livro também mostra as vezes que as responsabilidades podem recair sobre nós muito cedo e de maneira inesperada, e que todos nós podemos acabar nos tornando Um Capitão de Quinze Anos.

Pattr_ 14/09/2021

Uma pérola subestimada de Julio Verne
Quando ouvimos falar em Julio Verne, pensamos logo em suas obras mais famosas; "Viagem ao centro da Terra", "Vinte Mil Léguas Submarinas" ou "A Volta ao Mundo em Oitenta Dias". "Um Capitão de Quinze Anos" não deve nada a estas últimas no que diz respeito ao conteúdo fantástico e aventuresco, e digo mais, possui decerto uma relevância superior quanto a estes no quesito contexto histórico. Tratar sobre a África escravista, a caça de baleias e o tráfico negreiro durante o século XIX haveria de ser uma grande polêmica, e Julio se utilizou da narração para divagar suas concretas opiniões sobre esses assuntos, denunciando a violência, a barbárie, e a falta de humanidade presente na época.
Além do mais, pode-se extrair uma vigorosa reflexão sobre o companheirismo, sobe a maturidade, e acima de tudo, sobre como lidar com a situação de se tornar o responsável por algo importante.
Indispensável para quem aprecia Julio Verne e livros de aventura, e um prato cheio para amantes da história do mundo. Cá temos muito o que aprender!
Giwixuue 15/09/2021minha estante
QUE RESENHA ?

Pattr_ 15/09/2021minha estante
OBRIGADO GABI ^_^

Bruno @viagempelomundodoslivros 16/06/2021

Quem não gostaria de ser aos 15 anos o capitão do grande Peregrino?
A proximidade do porto e das docas constituíram provavelmente grande estímulo para o desenvolvimento da imaginação do autor sobre a vida marítima e viagens a terras distantes. Com seis anos iniciou os estudos com a viúva de um capitão e em 1839 partiu para India como aprendiz de marinheiro, mas foi interceptado por seu pai, confessando ter tentado a viagem para encontrar sua prima, Carolina Tronson, e entregar-lhe um colar de diamantes. Prometeu, então, viajar apenas nos sonhos. Sem dúvidas "Um capitão de quinze anos" brotou destes sonhos do autor. A obra conta a história de Sand, um garoto de 15 anos que tem o sonho de um dia se tornar um grande capitão de navios e viajar os sete mares. Então, Sand é escalado como aprendiz de marinheiro por um experiente capitão e vai para uma grande viagem. Em alto mar, as coisas se complicam bastante, a ponto do jovem compreender que não havia outra opção, senão a de assumir o comando do "Peregrino". Num livro publicado em 1878, temos o talento de Julio Verne nos servindo com uma aventura de tirar o fôlego. Li esta obra numa versão adaptada e lançada em 2001 pela Editora Rideel, e mesmo tendo uma pegada bastante infanto-juvenil, gostei bastante da obra.

Bela 13/01/2021

A vida na África Meridional do período escravocrata
De todos os livros que li nos últimos tempos de Verne, este é o mais denso, justamente pelo pano de fundo desta história.

Sem perder de vista suas tão bem escritas ?jornadas de herói? (sério, ele deve ser um dos inventores desse tipo de escrita, quase todos os livros seguem esse mesmo padrão!) ao longo do mundo, ?Um Herói de 15 anos? nos leva até a África Meridional no período mais obscuro da humanidade: a escravatura.

Após a morte do capitão e da pequena tripulação do baleeiro, Dick Sand se vê na posição de comandante de uma embarcação que transporta sua mãe e seu irmão de coração. A viagem, que devia seguir em direção à América para o retorno à pátria destes cativantes personagens, é desviada por uma presença sinistra do navio, que tinha intenções bem diferentes. Por não ser formado ainda capitão, Dick não pode ler às estrelas, e por conseguinte, não pode precisar com exatidão sua posição, e apenas se guiar pela bússola (que pode ser facilmente adulterada como fica bem claro no livro!). Por viajarem às escuras durante vários dias e uma tempestade, os viajantes são despejados na costa da África acreditando piamente estarem na costa da América. É neste ambiente hostil que os personagens precisarão sobreviver e crescer, para poderem voltar a ver sua terra natal.

Verne tem uma clara a oposição a escravatura neste livro. Narrado com uma riqueza de detalhes, já comum de seus livros, pôde-se perceber a sua repulsa ao denunciar e expor estas atividades ilegais que aconteciam no mundo durante este período. O livro é pesado, denso e cheio de tristezas, e fico feliz que o final tenha sido ao menos acalentador. Com certeza o livro do Verne que mais me tocou, e o primeiro que chorei pelos personagens que tanto apreciei seguir nesta jornada.

z..... 14/07/2017

Edição Rideel (Coleção Júlio Verne, 2001)
Interessante que Verne inseria seus livros em um contexto em evidência na época, mesclando entretenimento e informações.
"Um Capitão de Quinze anos" é mais uma viagem extraordinária, que em determinado momento mostra os perigos da caça (ou será pesca?) da baleia e o tráfico negreiro. Situações impactantes na época.

Não é uma história que surpreende com engenhosidades e o fator mais inusitado é a liderança de Ricardo Sand, grumete de 15 anos, ao assumir o protagonismo em um navio como capitão e em expedição secundária, resultantes de desdobramentos do contexto explorado.

Em linhas gerais, Ricardo é um dos tripulantes do navio do capitão Hull, estão de regresso do Pacífico para os EUA e trazem de carona algumas pessoas aparentadas com o dono do navio (destacando-se a senhora Weldon e seu filho Jacques, adoentado e com cinco anos). No trajeto, o capitão encontra um navio abalroado (com alguns negros esmorecidos e o carismático cão Dingo). Mistério nisso, que vai se revelando ao longo da narrativa, passando pela tragédia da morte do capitão e tripulantes (ao perseguirem uma baleia), plano insidioso do tripulante sobrevivente e passagem por Angola (onde se revela o mistério da história e a ação dos traficantes negreiros). Seja em um ou outro momento, o grumete se impõem como líder e herói na obra. Dingo tem também sua cota de heroísmo, e daquelas sacrificiais...

Af! Lá vai de novo eu falar de uma insatisfação com edição dessa coleção. Resume o livro de Verne, como é proposta primordial, e gostei (pelo menos tento ver pelo lado bom, como a oportunidade de leitura dessa história). O que não curti foi a capa. Que escolha mais infeliz! Tive dificuldade para detectar a que momento se referia. Ora! Escolha equivocada em não prestigiar o protagonista e explicitar um insignificante momento da narrativa.

Ainda não estou satisfeito e quero ler em edição com texto integral. Fica aí o registro que é uma interessante e empolgante aventura verniana, apesar de não ser muito conhecida.

Jamilly.Goncalves 03/12/2016

Um capitão de quinze anos
Um livro que faz viajar, e acreditar na própria capacidade

Antonio Luiz 11/01/2014

Infelizmente, é apenas o 1° de dois volumes. E não há nenhuma indicação na capa de que é um romance incompleto. Fiquei decepcionado.

Marc Kat 13/04/2012

Responsabilidade na Adolescência

Este livro mpostra o quanto de responsabilidade os adolescentes podem vir a ter e a forma como podem dar conta delas em uma emergência. Principalmente quando vidas estão dependendo de suas ações.
Uma lição de vida.