A Estrela Sobe

A Estrela Sobe Marques Rebelo...

Resenhas - A Estrela Sobe

Alvaro.Luis 27/12/2021

Em “A estrela sobe”, Marques Rebelo entrega um romance extremamente fluido e de leitura leve. O livro, centrado na ascensão profissional da protagonista (Leniza), não surpreende tanto pelo roteiro, que segue sem muitas reviravoltas e episódios inesperados, mas pela destreza de Rebelo em retratar os personagens e contextos e pelo poder cativante que atribui a Leniza. Leniza não é o tipo de personagem puro e irrepreensível - seus defeitos são patentes para o leitor e para os outros membros da trama -, mas aquele com o qual podemos nos identificar na medida de nossas imperfeições. O desejo pelo sucesso, a capacidade de sacrificar-se pela ascensão, o amor-próprio, a força e as artimanhas para superar as dificuldades que a origem humilde lhe atribui me lembraram sobremaneira a Scarlett O’hara. Ambas mulheres fortes e decididas sobre seus objetivos, que apesar de não medirem esforços para alcançá-los não são carentes de amor e afeto. No caso de Leniza, isso se faz evidente quando o leitor fixa de um lado como instrumentaliza Dulce, Amaro e Mário Alves, mas como por outro lado gosta de forma verdadeira, ainda que complexa, de Dona Manuela, Astério, Porto e sobretudo Seu Alberto, os quais foram alvo de afeto verdadeiro da protagonista.

Destacaria que o livro ganha muitos pontos no que tange a sagaz ironia dos diálogos, que captam e refletem bem a autenticidade das conversações reais. Igualmente cativante a cândida ingenuidade de Seu Alberto, que se apresenta como o personagem mais amável de todo o enredo. De fato, os momentos em que pude sentir um “calorzinho no coração” durante a leitura foram aqueles que partilharam Seu Alberto, D. Manuela e Leniza.

Sobre o final, pareceu-me um tanto repentino e esperava que Rebelo fosse perscrutar um pouco mais no processo de ascensão Leniza, mostrando-a logrando seu sonho ao final. Ainda que tenha parado na metade do caminho, não creio que seja algo que prejudique a qualidade da obra.

Viviane Willinghoefer 25/05/2022

A estrela sobe 25 05 2022
A primeira filha de Manuela e seu Martin morreu ,seis anos depois nasceu Leniza no subúrbio do Rio de Janeiro, família pobre, o pai de origem alemã e a mãe mestiça. Leniza sonhava em ser cantora de rádio. Cantou no rádio e não recebeu nada, foi cantar em outra emissora mas se sentia infeliz. Passou por vários problemas. O autor não da um final pra história, o leitor decide o que acontecerá na vida de Leniza! O livro é interessante nos leva a sempre seguir em frente.
Talia 07/06/2022minha estante
Ok. Faltou colocar no título: ficha de leitura mês 5, também faltou colocar sua opinião sobre o livro. O resumo está muito vago, precisa desenvolver mais na próxima ficha. Nota: 7

kah 12/02/2011

a coisa que mais gostei nesse livro foi que me senti no Rio de Janeiro da época, eu amei ler esse livro por isso.

Duda França 18/08/2023

Resumo do livro A Estrela Sobe
Olá, Guardiões da Leitura! Tudo bem? O resumo de hoje é de um livro muito bom. Ah, se você quer conhecer o Rio de Janeiro e o modo de vida das pessoas no Brasil naquela época, leia A Estrela Sobe.

?Leniza é uma mulher que quer trabalhar na rádio, quer fama com o seu próprio esforço. Não vai ser nada fácil, porque ela vive justamente na época em que o machismo reina no Brasil, consequentemente, as figuras masculinas dominam o ambiente.

?Com cara e coragem, Leniza vai enfrentar o sistema. Além de ter muitos problemas com seu relacionamento. E aí, será que essa mulher vai conseguir seu tão almejado sonho?

?Acompanhe a aventura de Leniza, uma das personagens mais queridas, que mostra aos leitores que nunca devemos desistir dos nossos objetivos. E ainda estabelece o protagonismo feminino na literatura brasileira.

jvsierra 26/02/2017

O livro conta a história de Leniza Méier, jovem carioca que vive com a mãe numa pequena pensão. Um hóspede, seu Alberto, ajuda Leniza a descobrir um talento até então desconhecido: o canto. A partir daí, a jovem passa a alimentar o sonho - comum na sua época- de ser cantora de rádio.

É interessante acompanhar o processo de amadurecimento da personagem: desde uma criança ingênua, descobrindo os prazeres da carne, até uma adulta já madura, sabendo usar os seus atributos em favor dos seus interesses, conscientemente.

Aleksander 09/08/2014

A Estrela Sobe

O livro A Estrela Sobe, de Marques Rebelo, conta a trajetória de Leniza, uma moça de família pobre e suburbana, rumo à carreira como cantora de rádio. Trajetória essa cheia de traições, mentiras, amores e sensualidade.

O enredo mostra a infância de Leniza, o ambiente em que viveu - o que leva inclusive a crer que isso possa ter tido influencia sobre os eventos de seu futuro. Mostra também sua adolescência e entrada na juventude, também realçando o que foi dito anteriormente. E daí em diante, a subida, e os meios pelos quais lançou mão para subir.

Mais do que contar a história de Leniza, o que se tem é o possível cenário no qual estão inseridos as rádios e as pessoas, as estrelas nesse meio, na época. Nessa época os programas de rádio eram ao vivo, por um cachê no fim do mês. O sucesso decorria da mesma forma como hoje, através da aceitação do público pela voz e repertório. Mas nem tudo é tão simples.

Para se estar dentro e crescer era necessário uma influência, e nada seria de graça. E é aí que Leniza começa a sua queda, ao passo que quanto mais sobe mais se afunda no lamaçal dos relacionamentos interesseiros e sujos. Um contraste com aquilo que estava projetado pra ela. E ela mesma se recorda com pesar das escolhas que fez e estava fazendo, lembrando-se do que poderia ter sido diferente caso houvesse pensado melhor. E de fato sua vida poderia ter sido bem diferente. E aqui cabe alguns retoques de orgulho e soberba.

A reflexão imediata (a minha pelo menos) foi quanto até que ponto isso não é ainda hoje uma realidade, numa conjuntura diferente, é claro. Mas dentro desse ambiente das estrelas musicais, onde uns surgem do nada para se tornarem grandes celebridades. Muitos com pouco talento inclusive. Até que ponto o dinheiro e as influências atuam nesse sentido? Até que ponto as pessoas chegam para alcançar seus objetivos? O enredo foca Leniza, mas no próprio texto vemos referências a outras que também se encaixam nas mesmas condições que ela.

Por fim, um bom livro, com um assunto interessante. Além disso, algumas características do texto são interessantes como por exemplo os pensamentos dos personagens em parênteses, antes ou depois das falas, nos levando a mergulhar no real sentimento de cada um deles e suas intenções.

Henrique Fendrich 30/03/2017

Linguagem ágil, veloz, direta, envolvente, trama bem desenvolvida, crítica nas entrelinhas. Marques Rebelo é um escritor admirável que precisa ser resgatado.

J. J Coelho 21/08/2018

"Isso não é resposta, Leniza"; "Sei que não é, mas não sei dar outra, não tenho coragem de dar outra, que é que posso fazer?"
Impressionante ver que um livro escrito num Brasil de quase um século atrás ainda se faça tão presente nos problemas atuais. Assustador, até — o modo com que algumas mulheres tenham que sofrer do mesmo jeito que sofriam na década de 30.
Acredito que, pela época em que fora escrito, esse livro tenha sido polêmico, uma vez que apresenta uma protagonista diferente, destoante em seu mundo de dentro e de fora. Leniza é uma das personagens mais interessantes que eu tive o prazer de ler na nossa literatura, ela é complexa, crível, divertida e profunda, na qual todos nós podemos nos identificar um pouco. Marques Rebelo faz dela um receptáculo, uma válvula para discorrer sobre a maioria das questões relatáveis que nós geralmente passamos uma vez ou outra. Não sabemos o que queremos, mas queremos alguma coisa. Queremos ser altos, mas não queremos parecer escandalosos.

"Leniza, você não é louca, nada louca. Nenhum louco se acha louco... mas é incompreensível, sem controle, sem direção, disparatada. Tudo em você é contraditório, inconsequente, ilógico, absurdo. Sente que está sendo ilógica , inconsequente, absurda, mas não se trava." (página 43)

Isso me faz pensar que talvez Leniza fora criada para ser uma metáfora sobre a própria vida. Ao mesmo tempo em que todos os personagens do livro se dizem não serem iguais a ela, ou tentarem direcionar Leniza a caminho dos seus desejos, sempre acabam frustrados pela imprevisibilidade dela.

"Morrer? Sim, morreria. Ficaria dura, muda, fria, imóvel, para sempre fria e imóvel. [...] Um dia ninguém mais se lembraria dela. Ninguém!... [...] A vida dos homens passa como uma sombra. [...] Nada restaria, um dia, de sua passagem. Nada!" (página 164)

No fim, um livro bom. Divertido. Não traz nada de novo, mas, como uma boa obra de arte, te faz pensar, se conectar, te inserir... e isso pra mim já foi o bastante.

Fátima Z. 14/07/2013

o que eu acho desse livro
bom recomendo que ninguém perca seu tempo lendo essa porcaria!
Antonio588 31/03/2019minha estante
Este comentário seu desdiz tudo o que você escreveu no seu perfil. Não ter gostar de um livro é normal. Mas fazer um comentário deste tipo é muito simplista.

blearch 04/01/2023

meio lento, cruel na medida necessária mas mesmo assim muito morno e esperançoso de algo bombástico mas só mais algum mormaço

Eduardo 12/12/2010

reler