Episódio da Vida de Tibério

J.W.Rochester (espírito)

Resenhas - Episódio da Vida de Tibério

Gersonkr 02/04/2010

Achei Fraco
Achei o argumento fraco. Acho que Tibério deve ter coisas mais preocupantes a pensar do que o caso descrito deste livro. Vale ler pela intenção de ver o ponto de vista de cada envolvido no episódio, mas não precisava ser Tibério para ter uma história destas.
M. Silenoz 04/02/2017minha estante
E pq não Tibério? Um dos imperadores mais cretinos, sanguinários e doentis de todos.

Eduardo 04/08/2016

Investigando o passado e os clichês do espírito humano: o exemplo de Tibério
"Episódio da Vida de Tibério" foi o primeiro romance de Rochester que li. Autor que adiei em detrimento de obras espíritas clássicas. A demora em ler Rochester veio de um misto entre desconhecimento sobre o autor espirital e sua médium (Wera Krijanowsky) e também de certo rigor da minha parte em relação a romances espíritas. Por conta do grande "filão" em que se transformou esse gênero de livros espíritas, acho que o gênero nem sempre gera obras de boa qualidade.

"Episódio..." não ganha tanto pelo ritmo do texto, mas sim pela ideia de apresentar versões diferentes da mesma história narradas por quatro personagens: Tibério, Lélia, Veleda e Astartos. Este recurso me parece pouco utilizado em livros espíritas e dá um tom de originalidade e ousadia à obra, dentro do contexto do Espiritismo. Há uma expectativa em conhecer os pontos de contato entre os depoimentos: um exercício que confere um papel ativo ao leitor, estimulando-o a encadear os fatos narrados ao transformá-lo numa espécie de "investigador do passado".

E sobre o passado, a época é a da Roma Imperial. Como o título da obra já deixa explícito, os fatos giram em torno da personalidade do imperador Tibério, que governava na época da crucificação de Jesus. No entanto, o foco da narrativa é a fixação do imperador por uma mulher que parece não figurar na história oficial: Lélia, capturada por Tibério numa campanha militar na Germânia. Ela é levada como troféu à Roma e apesar de despertar a paixão de Tibério, nunca cedeu aos desejos do imperador. A obra alterna momentos trágicos e até engraçados ao detalhar esses fatos. E depois os encadeia à história de outros personagens: a jovem Veleda (que também rejeita um poderoso romano: o pró-cônsul Gálio) e o gladiador Astartos.

Embora o ritmo deixe um pouco a desejar, o livro não deixa de ser uma boa apresentação à obra deste autor espiritual. O mais interessante no texto é a sua característica de depoimento. Assim, é possível ao leitor entender as motivações íntimas de cada personagem e a partir destas informações projetar as conseqüências de suas decisões e reações na trama e na História.

Barbara.Spini 24/01/2014

Adorei!
Considero-me fã de Rochester, apesar de "Episódio da Vida de Tibério" ser meu segundo livro lido dele (os méritos vão também à médium, Wera, instrumento que concretizou a divulgação de tais obras maravilhosas, sem contar que ela participa delas, rs). Sua escrita é fascinante e envolvente, floreada, mas fácil de compreender, sempre com personagens de forte caráter.

O livro acompanha a história de quatro personagens, que se encontram diante do mesmo episódio e contam suas versões dessa passagem e de seus destinos, estes são: Tibério, Lélia, Veleda e Astartos. O que torna a narrativa deste livro ainda mais interessante é a participação de um dos mais famosos personagens históricos e líder do Império Romano, ainda em seu apogeu; obviamente Tibério. O que me surpreendeu foi o comportamento de Tibério, que além de extremamente caprichoso e cruel, era também de todo dramático: fingindo desmaios, dando "pitis" - tudo isso causava uma jocosidade geral, contida, porém compartilhada no livro sem escrúpulos. O livro também acompanha a história de Lélia, bela jovem germânica, levada a Roma como troféu de guerra contra os bárbaros e então confinada pela paixão obsessiva e atroz de Tibério. Veleda e Lélia se encontram no desenvolver da história e se tornam companheiras de sina, por terem destinos tao semelhantes - Veleda foi oprimida e desonrada pelo pró-cônsul Gálio, que também nutria paixão por sua beleza angelical.

É uma obra que reúne toda a sorte de emoções, do riso ao macabro, e que eu recomendaria a qualquer bom leitor. Vale a pena ser lida, tanto por sua trama e personagens tão encantadores, tanto pelo conteúdo histórico contido nestas páginas. Percebi mais uma vez quão descomunalmente "objetizadas" eram (e são :( ) as mulheres, das quais muitas eram feitas de meras peças num jogo de interesses, subjugadas aos homens - assim como foi feito à Veleda e Lélia.
M. Silenoz 04/02/2017minha estante
Um dos livros mais fracos dele... E olha que eu tenho uns 20 livros do Rochester.

M. Silenoz 04/02/2017minha estante
Leia "O Faraó Mernephtah" ou "A Vingança do Judeu".

Barbara.Spini 06/02/2017minha estante
Valeu pela indicação! "O Faraó de Mernephtah" eu não conheço..."A Vingança do Judeu" é um que todos indicam, mas que ainda não tive a oportunidade de ler. Quando eu o fizer, passo aqui pra deixar uma opinião. :)

M. Silenoz 06/02/2017minha estante
Faraó Mernephtah foi o primeiro que eu li, fiquei alucinado por Rochester! Se encontrar em Sebos, pode ir comprando tranquilamente, não vai se arrepender! ?

Luiza 23/04/2018

Interessante Romance de Roma Imperial
Há muito que eu já ouvira falar das obras do Conde de rochester - me interessei primeiramente pelo livro "Naema, a Bruxa", mas acabei lendo primeiro este "Episódio da vida de Tibério".
O livro é pequeno - não chega a 130 páginas e li todo em 24 horas - o texto não tem um estilo denso ou erudito, portanto, a leitura flui rapidamente.
É interessante a maneira que a narrativa transcorre: praticamente, lemos a mesma história 4 vezes - cada parte sob o ponto de vista de um dos personagens principais: O imperador Tibério, a escrava germânica Lélia, a plebeia Veleda de Pompéia e o gladiador Astartos. Em algum momento, achei que seria cansativo ler os mesmos acontecimentos QUATRO VEZES... mas não foi monótono em absoluto, porque a cada narrativa a história se amplia.
Para quem gosta de romances espíritas, este é bem interessante, retratando a época do Imperador Tibério (na história, foi sob seu reinado que Jesus foi crucificado, embora isso não seja citado no livro).
Imaginei que a obra seria mais "pesada", por conta da conhecida tirania dos imperadores romanos, mas com exceção de uma certa passagem da narrativa (que realmente me senti incomodada diante de um martírio ordenado pelo Imperador Tibério), no mais, não achei a história pesada...
Para quem já leu o livro "Há dois mil anos", de Chico Xavier, este, do Conde de Rochester, é bem "tranquilo".
.....
Assim começa a história:
"É com o maior desprazer que vou falar de uma existência que me retrata numa época bem torpe, mas dedico este episódio de minha vida ao espírito de Lélia, embora saiba que mais de uma pessoa lerá com interesse esta exposição feita pela boca do verdadeiro Tibério, e não do personagem descrito pelos historiadores. Envergonho-me do passado, agora que séculos e vidas expiatórias me hão moderado e tudo transformado em mim; a simples lembrança de minha malícia e crueldade faz-me tremer. No episódio que vou contar, abusei do meu poder saciando covardemente essa crueldade numa indefesa mulher, que, por contingência de guerra, caiu nas minhas mãos..."

SUELMA.FRANCO 08/08/2020

Gosto muito dos livros dó conde, mas esse foi uma desagradável surpresa. Me pareceu que faltou uma parte. Talvez a visão do próprio Tibério.

Domino 28/04/2021

#lido livro que retrata um episodio do imperador romano Tibério que tem por objetivo mostrar as diversas encarnações que sofremos e que estamos todos fadados ao pensamento de que somos bons mas que temos muito a evoluir ainda
#4estrelas #estudo #espiritismo #espiritualidade #amoler #book #livro