Os 100 Melhores Contos de Crime e Mistério da Literatura Universal

Os 100 Melhores Contos de Crime e Mistério da Literatura Universal Rubem Fonseca
Maurice Leblanc
Flávio Moreira Da Costa

Resenhas - Os 100 Melhores Contos de Crime e Mistério da Literatura Universal

Érika dos Anjos 22/07/2009

Um calhamaço que vale por muitos
Quando digo que li, de uma só vez, Os 100 melhores contos de crime e mistério da literatura universal pouca gente acredita. No entanto, as mais de 800 páginas são tão bem escolhidas, tão deliciosas, que poucas foram as vezes em que pensei em abandonar a leitura para continuar depois.

É claro que dentre 100 contos o nível não é mantido em todos. Porém, Flávio Moreira da Costa, o organizador, tem o mérito de ter escolhido textos de grandes mestres da literatura, que, de uma forma ou de outra, têm algo para passar para o leitor.

O livro começa, por incrível que pareça, com textos retirados da bíblia (A história de Sansão e Assassinato em Isbaal); passa pela mitologia, com o genial Édipo Rei; chega a grande nomes da literatura mundial de antes do século XX, como Charles Perrault, Robert Louis Stevenson; continua com onipresentes autores, como Jose Luiz Borges e Dashiell Hammett; e, como não poderia faltar, os maiores do gênero: Agatha Christie, Edgar Allan Poe e George Simenon.

É claro que também há espaço para os brasileiros, como Machado de Assis, Monteiro Lobato, Marcos Rey, Lygia Fagundes Telles e o especialista Rubem Fonseca.

Enfim, é um mar delicioso de histórias bem contadas, que sempre fazem com que vc queira mais e mais. Tanto que nem dá para sentir que essas páginas todas passarm tão rápido.

*************************************************
Confira e comente esta e outras resenhas em http://www.oquartoelemento.com.br
Eudes Baima 18/01/2019minha estante
Volume maravilhoso.

sonia 11/04/2014

garimpando preciosidades
Uma coletânea de histórias raras, apreciei principalmente a de Anatole France, mas tem histórias da Bíblia, de civilizações antigas,dos melhores autores clássicos, finalizando pelos modernos.
O melhor do gênero.
Gostei muito.

Elisangela 17/04/2020

Agradável surpresa
Quando li a coletânea sobre humor de Flávio Moreira, fiquei bem decepcionada com os contos, por isso, ao iniciar a leitura deste livro fui sem grandes expectativas, no entanto tive uma agradável surpresa, não sei se porque não esperava muito ou se porque se trata de um tema que amo ler que são histórias de crime e mistério, achei o livro infinitamente mais interessante, com contos mais bem selecionados, que me prenderam a atenção e me cativaram, isso sem falar que possui contos de vários dos meus autores favoritos como Edgar Allan Poe, Machado de Assis, Arthur Conan Doyle, G.K. Chesterton e claro, Agatha Christie, na minha opinião, para ficar melhor só precisaria ter mais contos de dessa última, um livro sobre 100 melhores contos de crime e mistério contando com apenas 1 conto da grande dama do crime é também um crime...

Karol Vale 12/08/2014

Depois de 10 anos...
Ganhei esse livro em um concurso de redação em 2003. De lá para cá li alguns contos, tendo o cuidado de registrar a data. Esse ano resolvi ler os contos restantes, tornando este livro aquele que demorei mais tempo para terminar. Não reli os contos que já havia lido, esses vão ficar para a releitura nos próximos 10 anos.
A coletânea de contos é bastante eclética e nos da o gostinho de cada época, nos apresenta a novos autores que, na verdade, ja conhecíamos de certa forma e percebemos a fascinação que o crime e o mistério causam durante toda a história. Uma ótima pedida.

Samantha 15/01/2022

Este livro apresenta os melhores contos de crime e mistério de todo mundo, inclusive figurinhas carimbadas, como Arthur Conan Doyle, Agatha Christie e Maurice LeBlanc.

Moises Celestino 17/08/2020

"Revisão do Livro"
Leitura mais do que recomendada para quem curte contos policiais, este exemplar é show de bola! O entretenimento é garantido e o presente livro prende a atenção do leitor, do inicio ao fim das estórias. Vale a pena conferir!

Michele Alberton 23/10/2022

Sensacional!!!
100 contos de crime e mistério. Cada um com um jeito diferente de escrita. Uns que eu amei e outros dos quais guardarei vaga lembrança. Recomendo fortemente a leitura!

Peter L. Price 29/03/2019

Antologia necessária.
Se você o encontrar, em qualquer lugar, sebo ou livraria, não o deixe escapar.

Tialfi 02/04/2021

Muitos estilos de contos
Gostei do livro, sobretudo por apresentar muitos estilos de narração do policial ao mistério.
Uma leitura obrigatória para quem gosta de livros policiais.