O Vendedor de Sonhos

O Vendedor de Sonhos Augusto Cury

Resenhas - O Vendedor de Sonhos - Vol. 2

MFurquim 22/02/2010

Tropeço
Após ler (e me encantar) o primeiro livro (O vendedor de sonhos - O chamado), comprei o segundo (O vendedor de sonhos e a revolução dos anônimos). Me decepcionei. Para quem leu o primeiro livro e esperava uma continuação ou uma nova história sobre o mendigo vendedor de sonhos, este segundo livro se torna uma tortuosa leitura, com repetições de situações, erros gramaticais e por aí vai.
Dica: leia o primeiro livro e pare por aí.

Mas o que mais me incomodou foi a frase no fim do livro dizendo " a série de livros O Vendedor De Sonhos não precisam ser lidos em ordem".

Isso me deixou claro que o segundo livro foi escrito as pressas e somente para vender.

Karen Pereira 16/08/2010minha estante
Aonde eu assino?!

Nadz 26/09/2011minha estante
apoiadissimo!!! uma decepção total!!!

Pamela 06/05/2012minha estante
Eu não acredito! Acabei de comprar o livro e vejo esses comentários! Me APAIXONEI pelo primeiro, e, apesar de ter estranhada a frase " a série de livros O Vendedor De Sonhos não precisam ser lidos em ordem" não resisti! Mas que desanimador ver esses comentários, vou ler ( ao menos tentar ) e deixo aqui minha humilde opnião ( rs ). Um abraço!!!

Catia Silene 22/11/2012minha estante
Nossa! Que pena... ja ia começar a ler ;)

Cleyton 08/01/2013minha estante
Eu li o segundo sem ao menos iniciar o primeiro justamente pela frase de que não necessitava ler em ordem, e sinceramente me decepcionei com este livro, foi o primeiro deste autor que me deixou muito triste de ter um história muito ruim.

Beto 02/02/2013minha estante
Não cheguei a me decepcionar porque já conhecia o estilo de Augusto e sabia que seus romances são bem reflexivos. Quando li o volume 1, realmente achei interessante e envolvente a história, só que depois que tomei conhecimento de tudo (a verdade sobre o passado do maltrapillho) e parti para o segundo livro (não precisa ser lido em ordem ele resume a história) a história perde graça, o que me impulsona a continuar são as mensagens e as lições que os personagens passam, mas em termos de enredo a leitura é cansativa e as situações ali vividas são menos interessantes do que as do primeiro livro. Vou terminar o 2º livro com a sensação de que não havia necessidade de uma continuação o 1° já bastava. Mas não joguem o livro no lixo por isso, como disse, as lições ali apresentadas merecem serem lidas.

Raquel 11/02/2013minha estante
Não é por isso. Na verdade, em todos os 3 livros que compõem a trilogia, ele conta a mesma história. Só que de maneira diferente, e os detalhes que não foram mostrados em um, é mostrado no outro. Da trilogia, o que gostei mais foi "O Semeador de Ideias", ele é mais emocionante, revela mais fatos e é mais instigante.

Jacy 20/05/2013minha estante
Eu nunca tive vontade de ler Augusto Cury, mas, ganhei esse livro do meu irmão e como eu sabia que existiam outros livros dessa "série" fui buscar saber se esse era o primeiro e eis que eu vi essa observação no meu exemplar de que esses livros não precisavam ser lidos na ordem e também estranhei, mas, ok, eu li esse sem ter lido nenhum outro livro do autor e até que eu gostei da história, da narrativa, apesar de que em alguns momentos mais parece um livro de auto-ajuda, contudo, de modo geral eu gostei do livro e estava pensando em comprar os outros da série pra ler, mas depois de ver a sua resenha e os comentários desisti. Valeu pelo aviso!

Aria 15/04/2015minha estante
Obrigada pelo alerta.
Até me interessei em ler este segundo depois que ler o primeiro, mas com tantas criticas aconselhando para não ler, nem vou marcá-lo.

gabi.scastro 04/01/2021minha estante
Comprei por indicação do meu professor há uns 3 anos e ja tentei ler umas 4x nunca consigo terminar, é entediante... Não li o primeiro, porque no livro diz que não é uma 'sequencia'. Enfim, decepcionante mesmo.

Lizanias 02/02/2023minha estante
Eu achei mega interessante!!

Luana.Nantes 21/07/2021

Meu coração se encheu de amor!!!
Simplesmente surtei!!! *Essa é uma continuação o filme é a junção dos dois livros!
É uma leitura que te surra de todas as formas possíveis, te faz pensar, refletir, te faz se sentir burro e inteligente ao mesmo tempo... É tanta coisa que é difícil de descrever...
É uma leitura que fica em você por dias, pelo menos ficou na minha cabeça...
Com essa leitura eu tive a certeza que estou no caminho certo de colocar a empatia como base em minha vida...
Esse livro da um "desfecho", só que não eu continuo com questões sobre a humanidade que não saem da minha cabeça.

Três sentimentos que a leitura me trouxe:
#amor
#ódio
#maisempatia

Super indico!!!

Marina 23/05/2012

Esse é o segundo livro da saga o Vendedor de Sonhos. Eles não precisam ser lidos em sequência, mas fica mais interessante — e mais fácil de entender — se seguir a ordem.
Nesse livro, o Mestre e seus discípulos estão correndo risco de morte. Ninguém sabe quem ou porque querem matar o vendedor de sonhos. A cada dia que passa, ficar perto dele se torna mais perigoso.
A narração desse livro é muito boa, em alguns momentos eu ri tanto que minha família pensou que eu estava lendo um livro de comédia. Também teve partes que tocaram meu coração.
O vendedor de sonhos e a revolução dos anônimos, termina com muito suspense. A identidade do mestre é finalmente revelada. Deixando aquela vontade de ler o terceiro livro o mais rápido possível.
A frase que eu gostei mais foi essa:

“A vida é como uma peça teatral, é o show dos shows. Quando encerramos no teatro do tempo o último ato da existência no pequeno palco de um túmulo, o show não se interrompe, o espetáculo continua na plateia em lagrimas.”

Resenha do blog: http://lerimaginarcriar.blogspot.com.br/
Giovanna.Lima 07/10/2016minha estante
O vendedor de sonhos e a revolução dos anônimos.

Depois de perdas irreparáveis, depois que seu mundo desmorona, esse homem procura reunir seus fragmentos e reconstruir sua vida vendendo sonhos. O vendedor de sonhos ou mestre se torna um profeta da filosofia. Seus discursos são constante como lâminas suas ideias arrebatoras.O romance ?O vendedor de sonhos?, ?A revolução dos anônimos? mostram como a trajetória de cada ser humano é admiravelmente complexo,escrita com lágrimas e júbilo,tranquilidade e ansiedade,sanidade e loucura.
Eu gostei do livro,pois ele fala de um homem que procura reunir seus fragmentos e reconstruir sua vida vendendo sonhos.E também ensina bastante coisas para nossas vidas.

Neves 26/11/2023

É! Essa foi a minha opinião.
O Vendedor de Sonhos e a Revolução Dos Anônimos é um dos premiados livros de Augusto Cury. Assim como suas outras obras, o autor traz muita filosofia e reflexão em suas páginas, e novamente faz isso com maestria.
O personagem é um renomado psicólogo que dá aulas em uma importante universidade. Infelizmente(ou felizmente pra nós, já que se não fosse por ele essa história não aconteceria), ele decide se suicidar. No entanto, é salvo por um bando de moradores de rua. Ao decidir utilizar uma vírgula e não um ponto - referência para quem já leu -, começa a seguir os mendigos que o intrigaram e se dedica a aprender sobre sua filosofia. Ser um vendedor de sonhos não é fácil, mas Júlio não desiste.

Foi um ótimo livro, o qual me trouxe ótimas reflexões sobre a vida. leitura fácil e atraente. Ótimo livro para os reflexivos que adoram entrar em surto existencial 00:99!

Rachel.Cristina 19/06/2021

Um livro bom, pensei que fosse uma continuação,parece que ficaram perdidos na primeira estória...
Dá pra tirar boa lições com ele

Lodir 31/01/2010

Um dos livros mais mal escritos que já lí
Se você ler a minha resenha para o primeiro livro da série O Vendedor de Sonhos, e depois ler a minha resenha para o segundo, vai notar uma tremenda diferença.

Esse segundo livro trás muitos dos erros do primeiro livro, só que em quantidades maiores. Vamos começar pelo próprio título: enquanto o primeiro se chamava "O VENDEDOR DE SONHOS - O CHAMADO", assim, sem ser um único título (ou seja, título e subtítulo), Augusto Cury optou por batizar o segundo livro de "O VENDEDOR DE SONHOS E A REVOLUÇÃO DOS ANÔNIMOS", ou seja, fez um único títitulo e não usou subtitulo, como no anterior. Mais certo seria "O VENDEDOR DE SONHOS - A REVOLUÇÃO DOS ANÔNIMOS". Isso dá um descompasso quando você vai nomear a série, já que pelos títulos ela não seria uma continuação. Esse problema é visivel aqui no Skoob (que separa título do subtítulo no cadastro de cada livro) por exemplo, já que para poder encaixar o livro no cadastro do site, colocaram ele da forma que sugeri acima, ou seja, com título e subtítulo, e não um título só, já que surgiria um problema na pesquisa quando alguém procurasse o nome da série no campo de busca.

Bem, os problemas não param por aí. Augusto Cury é um péssimo romancista. Ele parace um autor de não-ficção (ou livros de auto-ajuda) que se atraveu a escrever um romance sem ser fâ do estilo. Existem erros colossais no livro, que mostram que nem o próprio autor nem a editora fez um revisão do livro antes de publicá-lo. É como se o autor tivesse escrito tudo de uma vez, e o livro fosse direto para a gráfica. Editores profissionais não passaram por ele.

Augusto coloca aspas onde não precisa, destaca palavras em inglês de forma desnecessária, usa vírgula quando deveria usar ponto e vírgula e esquece da vírgula quando necessário. Também esquece de colocar travessões quando um personagem começa a dialogar e faz outros erros do tipo. Algumas horas você se confunde se o texto é do narrador ou de um personagem, já que ele começa sem o travessão, mas depois percebe que é mesmo uma fala. Diversas vezes notei que uma frase ou parágrafo começava com aspas, mas depois não havia outra que fechasse mais a frente. Ele simplesmente esquece de colocar as duas aspas na frase, e a editora não revisa!

Como se não bastasse, o livro é cheio de repetições do primeiro livro, tanto de cenas quanto de pensamentos. Algumas cenas são tão parecidas com as do primeiro volume que você tem a sensasão de estar lendo o mesmo livro duas vezes. Os mesmos temas e pensamentos do livro anterior vontam a ser discutidos.

Na contra-capa do livro há a seguinte frase: "Os livros da série O Vendedor de Sonhos não precisam ser lidos em sequência." Como? A frase já é estranha. Como pode uma série de romance em que os livros não precisam ser lidos em sequência? Basta ler o segundo livro para entender o erro. O livro tenta narrar em alguns parágráfos todos os acontecimentos do primeiro, para o leitor que não o leu. Pior: ele simplesmente ignora o climax do primeiro livro e o repete no segundo! Isso mesmo! O autor faz mistério e no final do livro desvenda o que já havia revelado no primeiro, fazendo o leitor que já leu o primeiro volume de idiota. Sinceramente, gostaria de ter ficado sem seus mistérios.

Mas se você já está desanimado com o livro, espere: a ainda uma grande contradição. Em certa parte, o livro critica o que o autor chama de "a geração Harry Potter", dizendo que os jovens de hoje não leem ou só leem o que a escola manda e a série, tornando-se mimados, respondões para os pais e blablabla. Os fãs da série Harry Potter devem ficar bem ofendidos com essa parte, ainda mais aqueles que como eu sabem que o mesmo autor publicou há alguns anos um livro chamado Harry Potter e a escola da vida (ou algo do tipo) em que, acreditem, ele usa os ensinamentos dos livros da série Harry Potter para educar os jovens!! Inacreditável. Se você ler o livro, percebe que Augusto Cury só usou o nome e a imagem do pesonagem (digo imagem por que o livro usa um dos posters dos filmes Harry Potter na capa) apenas para vender livros de carona em um fenômeno do momento. E se ainda não bastasse, critica os fãs da série, anos depois, em seu O Vendedor de Sonhos. É para acabar, mesmo.

Augusto Cury desceu muito no meu conceito, e por diversos motivos, como podem ver acima. Só um motivo explica o sucesso dessa série na lista dos mais vendidos: a boa intensão do autor de corrigir diversos pensamentos errados da sociedade. Mas, mesmo assim, se você procura ler um romance bem escrito, passem bem longe quando for a um livraria. Se antes os críticos detestavam Paulo Coelho, o mais vendido dos autores brasileiros, agora eles tem Augusto Cury fazendo sucesso.
Larissa Sena 18/10/2010minha estante
puts, falou tudoo! Já li o primeiro, gostei e fui lêr esse... NÃO SEI PRA QUÊ! ¬¬¬ é um saco! As falas existem em demasia, os penssamentos são colocados de forma solta, sei não viu. Num sei como tô aguentando ler ¬¬

Natalia 18/04/2011minha estante
Puxa, eu sinceramente não sei como ele pode ser considerado um autor tão renomado, o primeiro livro, até os primeiros capítulos, admito ter considerado um dos melhores livros, mas parei por aí com meus elogios, o livro tornou-se repetitivo e cansativo, principalmente tedioso, e agora que sei que ele criticou Harry Potter, e ainda por cima fez sucesso em cima de tal, Augusto caiu muito mais no meu conceito, é a maldita falsa propagando de autores mesmo....

Roberta 13/09/2012minha estante
Concordo e juro que está difícil. Vou ler até o fim, mas desde o começo não estou gostando. Péssimo, mal escrito. É o primeiro livro que leio deste autor, nunca me interessei por ele, ganhei este livro de uma amiga e agora sei porque ela quis se livrar dele.

Raquel 11/02/2013minha estante
Vocês estão cegos. Só podem estar cegos. Somente uma pessoa que não quer enxergar para não perceber a sensibilidade que Augusto Cury possui. Não só como escritor, mas como ser humano. Se você viu erros ortográficos, então, sinto muito, é a versão que você comprou. Porque os que já li, não me apareceu nenhum erro evidente. E outra, o próprio Augusto Cury avisou que a série não precisa ser lida em ordem, pois não é uma continuação. É narrada a mesma história só que com alguns detalhes diferentes. Eu li o primeiro, li o terceiro (o melhor) e agora estou lendo o segundo. E também, Augusto Cury avisa em todos os prefácios que a função de seus livros não é primeiramente divertir. Sua principal função é a crítica à sociedade. No entanto, ele usa a ficção para se tornar algo mais interessante e mais leve. E eu gosto disso, pois além de me divertir um pouco, eu também aprendo poderosas lições que me fazem ser uma pessoa melhor em todos os sentidos. Uma boa cidadã, uma boa aluna, uma boa consumidora e por aí vai. E quem pensa que ele usa conselhos vãos, estão errados. Para começar, ele nem escreve auto-ajuda, como muitos pensam. Ele próprio critica os livros de auto-ajuda.

NahFir 06/06/2013minha estante
Concordo totalmente com a Raquel. Não é possível que estejam criticando tanto esse livro! Achei impecável e o fato de ser repetitivo não me incomodou nem um pouco. Não falo nem da história em si (que também achei muito boa), mas sim das críticas à sociedade. Ele critica de uma forma tão perfeita, me encantei com todos os livro... grifei e copiei várias partes. A crítica feita à Deus, ao meu ver, foi a melhor. Adorei a forma como ele escreveu essa parte, mostrando toda nossa fragilidade, toda nossa contradição. Entende bem o ser humano. Enfim... achei ótimo. Não sei como não perceberam isso tudo.

Paula.Matni 06/08/2020

Inspirador
?Quem não deslumbra com o fenômeno da existência será como uma criança que vive no teatro do tempo sem ter consciência mínima da vida?. O vendedor de sonhos nos faz pensar em todos nossos traumas psicológicos e sermos livres desse sistema social insano.

Fabio.Oliveira 29/05/2020

Razoável
Li o primeiro livro e gostei, mas o segundo me decepcionou um pouco, tem passagens da história um tanto forçadas!
Mas como gosto não se discute, leiam e tirem as próprias conclusões!

Belle 08/10/2020

Só digo 5 coisas ...
1 - esse livro eu realmente recomendo , e ainda estou intrigada de ter resenhas dizendo que esse é o livro mais fraco da série , como assim ?? ( o tanto de frases reflexivas que nos deparamos com esse livro , me deixou ao menos de boca aberta , literalmente ... )O que que tem de tão bom assim nos outros livros , se esse , já me conquistou ? , vai ter o que lá dentro ? Ouro ? , me expliquem , to perdida ...

2- foi só eu , que grifei praticamente o livro todo ? , olha que não sou de grifar , mas tipo assim , há tantas frases que não dá para ignorar ...

3- por favor , pessoas , sejam conscientes, e não deem esse livro , para pessoas menores de 10 anos , o que ? Como assim ? , Eu digo , falo por experiência própria , faltei jogar no lixo esse livro , ? , sim ... não me falem ... dê livros para a pessoa na idade certa , no conteúdo certo , mas falando assim , parece até que não gostei do livro , foi geralmente ao contrário , se eu nunca tivesse ganhado esse livro , talvez nunca teria a oportunidade de me deparar com uma serie tão magnânima, naquela época não tinha um gosto assim tão profundo pela literatura , uma pena , pois sério , o que eu estava perdendo .... e é com muito prazer , que digo que agora leio e muito , ainda bem que não joguei o livro fora , pois o livro vale a pena a leitura ...

4- quando encostei nesse livro pela primeira vez , ( 10 anos ) , falei tão mal desse livro que me arrependo ...

5- E por fim não tão menos importante , eu meio que usei , a expressão ?naquela época ? , e parece que já se passaram épocas desde que disse isso , mas não , não faz nem 4 anos ... mas ok ,né.....

Enfim recomendo , mas seguindo esses 5 passos .......E aproveitem a leitura ... ( e os erros ortográficos, eu meio que estou aperfeiçoando ... :)

Nadz 03/10/2011minha estante
concordo em tudo... estou com a maior dificuldade em continuar a leitura do livro...

Alana 28/12/2022

Incrível!
Claro que a história continuaria tão incrível como no 1°, li em poucas horas. Foi um dos primeiros livros que li e a partir deles, nunca mais parei.

LissBella 02/03/2010

Nem se compara...
Nem se compara com o primeiro... Achei chato e forçado demais... Li de pirraça...rs. Acho que o Cury prolongou demais a história e se perdeu um pouco.
Nadz 26/09/2011minha estante
Concordo extremamente com voce. eu adorei o primeiro e comprei este livro com as maiores expectativas do mundo... me enganei legal! Devagar, formal, chato e repetitivo... em muitos momentos me senti até boba por estar lendo este volume :(

Isabella.Kenia 07/12/2015minha estante
cara , estou vendo várias criticas sobre o livro , mais de boa msm ? li o segundo antes do primeiro , e eu achei o segundo BEM melhor que o primeiro , o primeiro é até interessante , se vs ler ele antes do segundo , acho que o fato da ordem que atrapalho um pouco a série .. Sim , O vendedor de sonhos e a revoluçao dos anonimos é um dos livros que mais amo de ler , n consegui mesmo finalizar o primeiro lendo o segundo antes ..

Fabinho 11/03/2022

Livro sensacional. Qualidade boa. Se reciclar sempre bom, eliminar o lixo mental, as mazelas e ruindades da vida.