O que é Etnocentrismo

O que é Etnocentrismo Everardo P. Guimarães Rocha

Resenhas - O que é etnocentrismo?

Diogo Hilário 19/06/2014

Ótimo livro. Se trata de uma assunto extenso, cabível de longas análises e discussões, porém de forma bem sintética e bem explicada. Passa das origens do conceito de Etnocentrismo até essa ideia começar a ser extinguida da visão social. Uma longa de viagem de início em movimentos etnocêntricos baseados em Darwinismo até escolas que buscam se livrar da visão particular da sociedade em que está inserida para analisar o outro.

Clarinha 06/04/2020

Livro perfeito
Todo mundo deveria conhecer este livro logo na escola, mas infelizmente muitos só tem contato na graduação

nanda 01/03/2023

O que é etnocentrismo?
Muito bom! Gostei da forma em que foi contado, com muitos exemplos. Dinâmico e fluído, achei legal e indicaria para outras pessoas lerem e descobrirem o que é etnocentrismo!

juninhopiper 26/02/2024

Genial
Todos nós devíamos pelo menos uma vez ler essa obra, traz muitos entendimentos sobre o mundo e suas relações, necessário na nossa atual conjuntura!

Romeu Felix 25/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "O que é Etnocentrismo" aborda o tema do etnocentrismo, que é a tendência de um grupo social considerar sua cultura e valores como superiores aos de outras culturas. O autor apresenta uma análise histórica e antropológica do conceito, bem como exemplos concretos de sua manifestação em diferentes sociedades e épocas.

Apresentação do tema do livro: o etnocentrismo e sua relação com a antropologia.
Definição do etnocentrismo como a tendência de um grupo social considerar sua cultura e valores como superiores aos de outras culturas.
Por; Romeu Felix Menin Junior.

Volnei 11/02/2016

O que é etnocentrismo
Nesta sua obra o autor nos mostra de que forma nós nos analisamos, como agimos ao comparar o Brasil com outros países da America. Que valores usamos nesta avaliação? A comparação é o confronto entre as diversas identidades e o objetivo do estudo do etnocentrismo, buscando compreender melhor o ser humano e sua relação como mundo que o cerca.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos

Renato S. Grun 27/11/2013

Nada melhor que um Doutor em Antropologia Social pela Universidade. Federal do Rio de Janeiro, para explicar com uma analogia qual o significado de etnocentrismo. Everardo Rocha, explica em linguagem clara que o Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. Em suma, o etnocentrismo pode ser rastreado desde o início da humanidade, desde que existem registros escritos.

Luiza_chan 10/04/2011

Realmente, um livro que todos deveriam ler na escola. Infelizmente, a maioria só descobre este livro na faculdade.
Recomendo.