Elza, a garota

Elza, a garota Sérgio Rodrigues




Resenhas - Elza, a garota


5 encontrados | exibindo 1 a 5


Reccanello 23/12/2022

Uma história que todos queriam esquecer
Como dito por Zuenir Ventura nas orelhas do livro, essa é uma história "indispensável para quem não conhece a tragédia da garota Elza e para quem a conhecia de ouvir falar". Tantas vezes propositadamente ignorada pelos envolvidos e seus simpatizantes (a esquerda brasileira, que assim também esperava que o povo a esquecesse), tantas vezes exageradamente relembrada pelos antagonistas do movimento esquerdista no Brasil, a história de Elza não é apenas o relato de um assassinato monstruoso e sem sentido: é a história do próprio movimento comunista brasileiro e de seus personagens principais - "décadas de choques ideológicos, sacrifícios, sofrimento (...), horror, décadas de vida e morte" que, em verdade, não passaram de "matéria pastosa de comédia". Um momento vergonhoso da história - e revelador do caráter - dos "grandes heróis" comunistas, em especial Luiz Carlos Prestes, que até a morte procurou varrer para baixo do tapete (responsabilizando "o Partido") a história do assassinato que ordenou. Enfim, a história da garota Elza também é a história da Intentona Comunista, uma revolução fajuta e desde o início fadada ao fracasso que nada mais fez que dar forças ao fascismo de Getúlio e, depois, aos militares.
===
Apesar de não trazer respostas definitivas sobre o caso (na verdade, acaba lançando ainda mais dúvidas sobre os envolvidos), é um livro muito bom que, baseado em extenso levantamento documental da época, consegue, através de uma história paralela com momentos picantes e divertidos, fazer com que mergulhemos na mentalidade da deslumbrada juventude esquerdista dos anos 1930, juventude que, apesar de tão canalha, tirânica e totalitária quanto sua contrapartida de direita, ignorantemente se achava tão ou mais pura que São Francisco de Assis.
===
De qualquer forma, a história de Elza nos traz uma certeza: ela não foi morta "pelo Partido Comunista"; ela foi morta por integrantes do Partido, pessoas cruéis, canalhas e insensíveis para quem, como era praxe de se dizer na época e se revelou corriqueiro "modus operandi" da ideologia comunista, "a vida de um indivíduo era sacrificável".

site: https://www.instagram.com/p/Cmg8UTPrpSX/
comentários(0)comente



Yuri Capi 02/04/2018

A história / estória de Elza.
"Narrado pelo personagem central em terceira pessoa, este livro mescla fatos reais com ficção, deixando para o leitos separar o que é o que. A história / estória de Elza permeia tantas outras histórias / estórias de Xerxes, Camila e Molina, Miranda, Lampião, Vargas, Prestes, Astrogildo, Canelas, Trotski, Lênin, Stalin, Olga Benário, Filinto Muller, entre entre outros. O final é surpreendente e o livro num todo te prende à leitura. Valeu a pena."
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 01/10/2019

Molina é um jornalista que, aos 43 anos, toma a decisão de se dedicar exclusivamente a ser escritor. Na busca por uma história que valha a pena ser contada, ele conhece Xerxes, que lhe narra sua paixão por uma menina chamada Elza, em meio à Intentona Comunista, quando Luís Carlos Prestes quis tomar o poder e foi derrotado. A história de amor, no entanto, jamais foi consumada - Elza foi assassinada por seus companheiros do Partido Comunista.

Empreste esse livro na biblioteca pública

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535931037
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR