As Consequências da Modernidade

As Consequências da Modernidade Anthony Giddens

Resenhas - As Consequências da Modernidade

Julião 01/04/2013

O que é modernidade?
Na contra-produção dos trabalhos intelectuais da moda, que versam sobre isso e aquilo de uma sociedade "pós-moderna", Anthony Giddens vaticina: não existe ainda superação da sociedade moderna, nem do capitalismo, nem do industrialismo. Então por que diabos se falar em pós-modernidade? Ao contrário, a fase histórica que vivemos não é uma superação dos pressupostos da modernidade, mas exatamente a sua radicalização, suas últimas consequências.

O autor se esforça para mostrar-nos de que maneira a modernidade solapou as antigas noções espaço-temporais e verdadeiramente revolucionou as relações sociais para algo diverso do que se encontrava em qualquer das anteriores sociedades pré-modernas, causando "desencaixe" e confiabilidade em sistemas abstratos, diferente das relações personificadas que antes haviam.

Vigilância (supervisão social), militarismo (com monopólio da violência pelos Estados), industrialismo (transformação da natureza) e capitalismo (acumulação de capital através de exploração de classe) são as dimensões institucionais da modernidade. A. Giddens destrincha cada uma dessas dimensões e analisa satisfatoriamente a modernidade -descartando fora (com argumentação poderosa) a hipótese de vivermos em uma pós-modernidade. O livro, portanto, responde bem à pergunta "O que é a modernidade", mesmo sendo um livrinho curto.

Por que só 3 estrelinhas? Bem, apesar da qualidade do livro do ponto de vista sociológico, ele é moderadamente chatinho. E depois de ler "Modernidade-mundo", de Jean Chesneaux, torna-se complicado lhes igualar.

Confira aqui: http://www.skoob.com.br/livro/139085

Pois o livro do Chesneaux é uma delícia literária muito além deste, que talvez seja no máximo uma delícia para o intelecto sem ser uma delícia estética.

Balanço final: recomendo para quem tem estômago para digerir qualquer obra sociológica e para quem, desavisadamente, acredita que saímos da modernidade e entramos numa era pós-moderna.
Camila 03/11/2018minha estante
Uau ??

bibooks | Biqueen 13/02/2022

Giddens é um autor muito fácil de ler. Ele é didático, exemplifica muito bem, é um pouco repetitivo em algumas coisas, mas isso é muito bom!
Ler Giddens é sempre uma surpresa boa porque você fica "É ISSO MESMO AI!!! DISSE TUDOH"
Enfim, Giddens é um dos autores que gosto de estudar e entender

Karisma 18/06/2022

Modernidade...
O livro em si, tem uma boa escrita. Mas em muitos momentos me encontrei perdida entre as exposições do autor.

Não posso dizer que foi uma leitura desagradável, mas acredito que faltou profundidade no tema. Embora não seja uma socióloga ou tenha conhecimento na área, buscava algo mais analítico.

Att.

Clóvis Matos 31/12/2020

Boas reflexões e muita coisa "estranha" também.
É sem dúvidas um método importante de análise da modernidade, mesmo discordando com uma quantidade enorme de coisas, eu indicaria para quem se interessa em compreender a modernidade.

Mas assim, a leitura marxista dele é bem rasa. Quando vejo ele criticando o marxismo parece que não leva em conta suas evoluções e a natureza histórica e dialética do método de Marx.

Isso faz com que eu sinta muita desconfiança de que ele realmente domina tudo aquilo que critica. Afinal, se a análise marxista dele é pouco criteriosa, o que me garante que ele não age da mesma forma com as outras referências que ele usa??

Alanna Fernandes 21/10/2022

De tão simplista, na tentativa de ser didático, o texto do autor se torna confuso e inconsistente. Muda abruptamente de assunto, o que faz o leitor ficar perdido sem entender muito bem qual a intenção da mudança. Muito ruim.

delicadas.leituras 28/08/2020

Alta-modernidade
O famoso sociólogo interpreta as transformações sociais associadas à modernidade, prefere chamar de alta-modernidade à tão aclamada pós-modernidade, esta a seu ver ainda não vivemos. Ao analisar os mecanismos que separam o moderno do pré-moderno, adentra nos campos do social, interpessoal, institucional e outros.

Inlectus 18/03/2015

O livro é bom.
Leva a reflexão.

Poli 01/10/2015

Modernidade ou pós-modernidade?
Anthony Giddens faz uma abordagem histórica sobre o conceito da modernidade, relatando o seu surgimento e a sua forma de organização social e de costume de vida. A modernidade trouxe mudanças radicais, mudando a forma das relações pessoais e impessoais, por conta dessa característica “revolucionaria” é que muitos autores defendem que estamos no era pós- moderna, porém Giddens não compartilha desse conceito, para ele estamos vivendo o momento da radicalização da modernidade, onde as suas principais características e consequências comprovam isso.
O autor também trata sobre como essa modernidade interferiu nos vínculos e transformou o modo como estes eram vivenciados. Tornou-se impossível manter as relações somente no âmbito presencial, o que nos é colocado são mecanismos que permitem ter essas relações de forma desencaixada/ distante.

yas 05/01/2022

As consequências da modernidade
Li por conta da faculdade, para uma matéria de sociologia, assumo que me vi perdida pela densidade do conteúdo, são muitos assuntos em poucas páginas, mas gostei, bastante esclarecedor.