Por favor, Cuide da Mamãe

Por favor, Cuide da Mamãe Kyung-Sook Shin

Resenhas - Por favor, cuide da Mamãe

Rond 12/06/2023

Será que conhecemos aqueles que dizemos amar?
A escritora sul-coreana Kyung-Sook Shin presenteia os leitores com "Por favor, cuide de mamãe", uma obra que explora a sensibilidade e profundidade da relação familiar de maneira tocante.

Este livro não apenas cativa, mas também instiga a autocrítica sobre a forma como tratamos aqueles que amamos. A história de Park So-Nyo, uma mulher de 50 anos, analfabeta, que desaparece ao chegar em Seul, retrata a urgência do cuidado e da empatia em nossas vidas. O relato angustiante da busca de sua família revela a negligência e o desconhecimento que muitas vezes temos sobre aqueles que estão sempre ao nosso lado.

Através dos olhos da mãe desaparecida, somos levados a uma profunda reflexão sobre as dinâmicas familiares e o valor essencial do cuidado e do amor. "Por favor, cuide de mamãe" é uma leitura que indubitavelmente nos toca, levando-nos a refletir sobre nossas próprias experiências familiares e reforçando a importância de valorizar aqueles que amamos.

Esta história ressoa universalmente, transcendo culturas e contextos, deixando-nos com uma profunda apreciação pelo amor e cuidado que recebemos ao longo de toda a nossa vida.

Iza 10/06/2023

Estou desidratada!
"Há momentos em que a pessoa só pensa no assunto depois que algo acontece, sobretudo depois que algo ruim acontece. Momentos em que pensamos: 'Eu não devia ter feito isso '."

Esse livro é muito desgraçado!!! Sério, ele foi feito pra te quebrar por completo. Em "Por favor, cuide da mamãe", Park So-nyo, uma senhora de 69 anos, acaba se perdendo em Seoul quando vai visitar seus filhos. A história possui diversos pontos de vista, onde os personagens relembram acontecimentos do passado e pensam em seus arrependimentos.

Sabe, essa história te faz pensar muito. Pensar em como nós só nos damos conta de algo, ou valorizamos algo, quando se é perdido. Mas nesse caso, não estamos falando de um objeto, ou algo fútil, e sim de uma Mãe. O livro mostra muito como eles tratavam a mãe de forma como "ah, não preciso me preocupar com ela agora pq ela sempre vai estar ali"... e um dia do nada ela some. Então ele te põe muito pra pensar como a gente tem que aproveitar o presente pra não ter arrependimentos no futuro.

Preciso nem falar que eu chorei HORRORES!! Confesso que no meio ele começa a ficar um pouco repetitivo, mas o final... o final é pra te macetar, esculachar, dar chave de braço, mata leão e muito mais!! Você termina querendo dar um abraço bemmm apertado na sua mãe (oq pra mim não é possível pois não moramos na mesma cidade... ou seja... EU TO MORRENDO DE TRISTEZA!!)

Lívia 01/06/2023

Sei nem o que dizer
A história é realmente emocional. A cena principal, que dá início ao plot e enredo do livro, já é uma situação comum e propícia de acontecer: "você está andando na frente ou atrás de alguém e presumir, automaticamente, que essa está lhe acompanhando. Quantas vezes isso já aconteceu comigo e um amigo ou parente meu?!

Conforme vamos descobrindo os percalços e o passado que levaram cada um dos personagens dessa história, você já percebe de quem vem, recebe e reconhece o amor/carinho/afeto nesta família. Os pais são retratados como "mamãe" e "pai". Dai já se percebe quem é mais presente (pode se dizer assim) no dia a dia desses indivíduos e que também é o pilar que faz funcionar tudo isso.

Vi que a autora preferiu retratar a história na perspectiva de quatro pessoas, mas queira ter a visão de todos, para ser sincera. Porém, no livro mesmo, meio que temos o pensamento de todos *menos do filho do meio, cadê ele?* A estrutura de contar a história por perspectivas dos personagens me lembrou muito um livro "A vegetariana". (dps quero ler esse).

O livro todo é, ao mesmo tempo, uma descoberta e um lembrete do quem era a mãe deles. E um pouco do meio para o final é aquele velho clichê do: "agora vai ser diferente", "farei tudo por ela". E o que mais angustia nessa história é o desfecho para o resto da família. Eles estão angustiados e você, já sabendo o que aconteceu, também fica angustiada com eles.

Gente, quando finalmente diz o que aconteceu com a mãe, meu coração se partiu. Tem outra coisa que me chamou de cara a atenção é que a retratação de mães asiáticas, principalmente, em séries (os famosos doramas) é sempre uma dualidade: ou ela é a megera das megeras ou ela é a encarnação do pão amassado pelo diabo kkkkkkk. Aqui acontece a segunda comparação que eu fiz, mas tem o diferencial que não conta só uma ficção, era a realidade de muitas mulheres asiáticas naquela época.

Enfim, amei demais o livro e ainda bem que achei um exemplar dele kkk

Iasmin 30/05/2023

Te faz refletir muito. É muito triste e te faz passar raiva em muitos momentos, principalmente quando eles ficam jogando a culpa um no outro ao invés de perceber que eles também erraram. Recomendo, mas se prepara.

Luciana Dryer 26/05/2023

Um verdadeiro alerta
Esse livro é um verdadeiro tapa na cara da gente!
Através de seus personagens, mostra a figura da mãe de forma nua e crua.
A mulher que esquece de si, dos seus próprios sonhos e anseios, para dar o melhor aos seus filhos.
E quanto a "Mamãe" se doou por sua família, quanto ela lutou para que os filhos tivessem o que ela não teve, de forma sobre-humana!
Dói acompanhar seu sofrimento, sua dor, sua solidão e abandono. Suas perdas que culminam no desfecho desesperador da história.
Tudo que fica na gente, após essa leitura devastadora, é a obrigação de sermos filhos melhores, mães melhores, seres humanos melhores, o tempo todo, com todo mundo.
Eu super recomendo a leitura, porém o final é bem difícil. Assim que acabei o livro, não concordei com a decisão da autora, mas depois de refletir por alguns dias, entendi que tudo foi proposital. Ela usou o sofrimento ao extremo, justamente para impactar nossos corações.

Josi 22/05/2023

Por favor, cuide da mamãe
"A palavra "mamãe" é familiar e esconde um apelo: por favor, tome conta de mim. Por favor, pare de gritar comigo e faça um afago na minha cabeça; por favor, fique do meu lado, tenha eu razão ou não."

O livro mais triste do mundo! não vou sobreviver

Karlla Souza 22/05/2023

Pro favor, cuida da Mamãe!
Que livro lindo, amei muito. Muito emocionante a leitura. Gostei muito da escrita da autora. É um livro que nos faz refletir muito, além de filhos que é a "Mamãe".

Sara Marinho 30/04/2023

Um livro que fala principalmente sobre culpa e arrependimento. Gostei principalmente do fato da história ser narrada do ponto de vista de diferentes personangens, assim podemos conhecer mais a fundo essa família e a mãe que desapareceu.
Triste e tocante nos faz lembrar de valorizar aqueles que estão à nossa volta.

Kelly362 22/04/2023

É um dos livros que mais me fez refletir sobre a família, é um livro que mostra o lado de todos, e que te faz sentir a mesma coisas que os personagens, é pra mim um livro dificil de se compreender no começo, mas se gostar dele, irá à fundo apenas para descobrir e saber mais sobre a familia, recomendo muito esse livro, ele com certeza te faz pensar bastante.

ketlenaires 09/04/2023

Essa leitura me impactou tanto, mas tanto!!! Frequentemente eu mostrava para as pessoas ao meu redor trechos e mais trechos do livro.
Uma amostra dura e sofrida do apagamento da mulher por trás das personas que nos tornamos. A mãe, a esposa, a dona de casa, a empresária, a voluntária, todas essas personas já foram uma mulher, uma menina, com sonhos próprios, expectativas própria.
Chorei, sofri, me irritei, me inspirei, enfim, senti muito com essa leitura.

Paula1882 02/04/2023

Foi um livro que me fez refletir sobre como tantas mulheres são resumidas à função de mãe (e isso vindo das pessoas que elas mais amam) como se não tivessem uma vida antes da maternidade, como se não tivessem sonhos, medos e sentimentos comuns a qualquer ser humano. É doloroso acompanhar a história dessa mulher desaparecida.
Só não achei o livro melhor porque achei confuso em alguns momentos.

Bruna 02/04/2023

Por Favor, Cuide da Mamãe
Putz?. Perfeito?!?!???!
Que livro bem escrito. Quantos sentimentos em tantas poucas páginas.
Amei a forma que a autora escolheu narrar tudo. Os capítulos alternados, as memórias, os pensamentos.
Tudo tão real e palpável.
Sinceramente não entendi o monte de resenha dizendo que o livro foi confuso? mas enfim, cada leitura é única & a minha foi maravilhosa!

Bárbara 31/03/2023

Leitura lenta
Porém, muito agradável, a forma como a escritora escreveu livro é bem diferente do que estamos acostumadas, mas ainda sim um leitura incrível e nos faz pensar em como estereotipamos nossos familiares, Qnta coisa deixamos de aproveitar certos momentos com eles.

Debs @DeboraMaryn 28/03/2023

Fiquei arrasada com esse livro, em um bom sentido. É uma história, sem dúvidas, muito emocionante. Gostei bastante das escolhas de narrativa da autora.

sophi37 19/03/2023

Esse livro é uma lição de vida! Nos mostra que só damos valor quando perdemos...

É a primeira obra sul-coreana que leio e gostei muito.
Mapplehead 11/11/2023minha estante
leia Kim Jiyoung nascida em 1982 e vc ñ se arrependerá

sophi37 02/01/2024minha estante
Obrigada pela recomendação ?