Por favor, Cuide da Mamãe

Por favor, Cuide da Mamãe Kyung-Sook Shin

Resenhas - Por favor, cuide da Mamãe

Rafael.Tadeu 19/03/2023

Sem dúvida alguma um livro que não é pra todo mundo,uma carga emocional sobre maternidade gigante,que com ctz vai colocar muito leitor no lugar de alguém da família de Mamãe.

Eu devorei o início do livro,mas da metade pro final achei que se tornou muito mais lento pelo jeito repetitivo das situações e pela forma que ele é narrado.

Gostei da experiência,mas fui com muita expectativa,que infelizmente não foi alcançada.

Laris 07/03/2023

Por favor, cuidem das mamães
Essa leitura gera tantos sentimentos que é difícil de descrever, mas a maior reflexão é de como não conhecemos os sujeitos que nossos pais são e de como mesmo em uma cultura diferente a sobrecarga das mulheres é a mesma, até mesmo em outra época, pois tanto a mãe quanto a filha mais nova vivem a mesma narrativa, com a diferença da filha ter tido acesso à educação formal. Amei a forma como a história é contada e de como cada filho tem uma perspectiva dessa mulher. Olhar para a história dos nossos pais também é olhar para nossa história, mas as vezes acabamos distanciando isso, seja por medo ou amor.

Larivrr 06/03/2023

Por favor, cuide da mamãe
Park So-nyo de 69 anos, mãe de 5 filhos desaparece. Saindo de sua aldeia para visitar um de seus filhos com seu marido que é casada há mais de 50 anos, ela é deixada para trás sem que seu parceiro perceba em uma plataforma de metrô em Seul.

"Depois que a mãe de seus filhos sumiu, você percebeu que quem tinha sumido era sua esposa. Sua esposa, de quem você se esquecerá durante cinquenta anos, estava presente em seu coração. Só depois de sumir ela voltou para você de modo tangível, como se fosse possível estender o braço e tocá-la."

Durante o livro é possível ver que apesar da Coreia do Sul ser um dos países mais avançados tecnologicamente, mas quando se trata de ideologia de gênero, a mulher é vista apenas como uma "boa esposa". Esse papel se remete apenas a seguir o homem que tem o papel de "líder da família", realizar tarefas domésticas e cuidar dos filhos.

Toda a passagem do tempo no livro se remete a lembranças dos filhos e marido de Park So-nyo, que a enxergavam apenas como mãe e não o ser humano.

É um livro lindo, que te permite refletir sobre não só a ideologia de gênero, mas a importância de valorizar o trabalho duro de uma mãe. A única crítica que tenho a esse livro, é a passagem de tempo (passado e presente) que são um pouco confusas para o leitor e a colocação também confusa das pessoas do discurso. Deixando estes pequenos detalhes de lado, é uma leitura emocionante!

Re Nader 06/03/2023

É assim que é
Não estamos preparados para perder pessoas importantes... Nem mesmo estamos preparados para amar, em vida, pessoas importantes.
Damos valor e tempo para hábitos e correrias que talvez nos encham de nada e nos afastam daquilo que realmente precisa da nossa atenção.
Já deu bom dia para seus pais hoje?
Amou seus filhos?
Pois é... pode ser que não tenha outra chance...

Zabi 25/02/2023

Impecável!!
Eu não tenho palavras para descrever o quanto amei esse livro. É simplesmente perfeito. Chega ser doloroso de acompanhar a vida de Mamãe, é um retrato bonito e dilacerante sobre a maternidade.
Muito triste, mas agora ocupa um espaço no meu coração.

mleleticia 24/02/2023

Tô orgulhosa de você mãe
Eu estava procrastinando pra ser esse livro a cerca de um mês e resolvi voltar depois de ter uma briga com minha mãe então me deixou bastante tocada. Todas as ações que ela fez pra a felicidade e bem estar dos filhos me emocionaram e comparei com nossa relação.

Eu gostei da leitura de modo geral, achei fluída e a escrita também é boa mas me deixou um pouco perdida na narração dos personagens, nunca sabia muito bem quem está narrando, ainda mais quando trocava de capítulo. Algumas partes ficaram sem nenhuma divisão dos parágrafos.

OBS: livros coreanos sempre me dão uma angustia qnd termino pq eles(os q eu li pelo menos) não tem um final fechado e eu só consigo ficar pensando no futuro q não existe/existe só na minha cabeça, pelo menos exercita minha imaginação kkk

Rosangela Max 24/02/2023

Lição de vida.
Esta história me impactou demais.
Foi um belíssimo trabalho da autora ao demonstrar o quão ?desconhecidos? nossos pais podem ser para nós. Eles tem um passado antes da nossa existência e muitos de nós sabemos pouco sobre isso.
Aqui fala sobre a mãe, a figura que é, geralmente, o pilar da família e que não recebe o reconhecimento que ela merece. É claro que há exceções e também estrutura de família diferentes, mas, na minha, a minha mãe é o centro de tudo e pensar em uma vida sem ela me enche de tristeza.
A mensagem da história é profunda e bem conhecida por todos: reconheça e dê o devido valor às pessoas que te amam e querem teu bem, antes que seja tarde demais.
Escrita fluída sensível e que gera muitas reflexões.
Mais uma autora sul coreana que me encantou. Pena que não foram publicados outros livros dela no Brasil.
Recomendo a leitura.
Maria5831 26/02/2023minha estante
Parece cer emocionante e legal ???

Livia Barini 28/02/2023minha estante
Também amei este livro. É um dos meus favoritos. De uma sensibilidade ímpar. Muito lindo

Joana 13/02/2023

Acho que apesar de ter uma escrita diferente, até um pouco confusa, o livro carrega uma mensagem muito linda e nos faz refletir.

Sempre gosto de ler sobre relações familiares e esse livro nos faz tentar enxergar melhor nossas mães, não apenas como mães, mas como mulheres, com sonhos e vontades que muitas vezes são ignoradas pelos outros.

Acho que seria um livro que eu daria mais estrelas e iria favoritar se fosse abordado de outra forma, mas ainda assim entendi que é um traço da escrita e que isso o torna diferente e especial.

thiago 11/02/2023

Se prepare pra chorar
Acho que foi o livro mais triste que já li? tudo aqui emociona, todas as lembranças e os afetos que são demonstrados em relação à mãe. só o fato de se referirem a ela como ?mamãe? várias vezes parte o coração. vale a pena demais

letczzx 10/02/2023

No geral, é bom.
Achei a escrita e a organização meio confusas e me perdi demais de um capítulo para o outro. A temática é realmente boa, mas não é muito do meu gosto

Giulia143 01/02/2023

Livro muito bom mas também muito triste. Faz a gente refletir muito sobre a atenção que damos aos que amamos. E se a última vez que você viu sua mãe fosse a última de fato? Você disse que a ama? Deu um abraço? Um beijo?
Sim, ele toca muito na ferida.
Além de trazer a tona a importância de estarmos atentos aos sinais de uma certa doença (que não vou citar pois pode ser spoiler), na qual é muito importante estarmos atentos pois quem a tem não percebe.
Meu segundo livro de literatura coreana e que me toca tanto. Já estou pesquisando outros semelhantes.

Eli 24/01/2023

"Há sempre o momento certo de dizer alguma coisa? Passei a vida sem falar com sua mãe. Ou perdi a chance, ou deduzi que ela saberia. Agora sinto que eu poderia dizer qualquer coisa e todas as coisas, mas não há ninguém para me escutar."

É um bom livro para abrir os olhos sobre algumas coisas que deveriam ser óbvias

estapafurdia 22/01/2023

Perfeito? Com certeza!
Cara, li este livro a muito tempo atrás.
Os personagens são bem construídos e a história é muito, muito boa!
É um livro sul-coreano. Primeiro que li e já me encantei.