Por favor, Cuide da Mamãe

Resenhas - Por favor, cuide da Mamãe

Michela Wakami 03/07/2023

Ruim
Que escrita é essa?

A história é contata de uma maneira, aonde nos faz ter dúvidas em alguns momentos em quem está narrando, contém alguns furos além de ser monótona.

O nome do livro deveria ser: Remorso.
Jéssi Lima 03/07/2023minha estante
SOCORRO! Eu jurava que você ia gostar rsrs eu até estava esperando sua resenha sobre, mas já vi que vou passar longe

Michela Wakami 03/07/2023minha estante
Jéssi, eu saí dessa leitura frustrada. Fui com muita expectativa.
Li com uma amiga, e chegamos a mesma conclusão.
Mas tem muita gente que gosta, quem sabe você se agrade.

Carolina165 03/07/2023minha estante
Chocadíssima. Eu pensei que vcs fossem amar ??????

Núbia Cortinhas 03/07/2023minha estante
Uou! Só vejo resenhas positivas sobre esse livro. Fiquei surpresa! ?

Rogéria Martins 03/07/2023minha estante
Amigas, eu e Michela estávamos rindo de nervoso! As expectativas estavam altíssimas, pena que não deu muito certo ?

Michela Wakami 03/07/2023minha estante
Meninas, esse é aquele tipo de livro, que não entendo o sucesso.

Carolina165 04/07/2023minha estante
Escrita confusa é mto ruim mesmo ?

Janaina Edwiges 11/04/2022

Ame, enquanto puder amar!
Este livro é um dos mais tristes e sensíveis que já li em minha vida e não importa quanto tempo passe, tenho certeza que nunca esquecerei esta história. Por favor, cuide da Mamãe, vai te dar uma segunda chance de perceber o quanto é importante valorizar, enxergar as necessidades, cuidar e demonstrar afeto pelas pessoas que verdadeiramente nos amam, especialmente nossas mães.

Muitas vezes, as pessoas têm gestos e palavras amáveis para simples conhecidos, mas tratam com aspereza aqueles que estão sempre ao lado delas, fazendo de tudo para vê-las felizes. Esquecem que tudo terá um fim e que um dia podem acordar e se dar conta que o amor e presença, que consideravam como garantido, já não está mais lá ao alcance, sendo tarde demais para demostrar quaisquer sentimentos.

Muito grata por ter tido a chance de conhecer e apreciar esta linda obra!
Tati 11/04/2022minha estante
Deu vontade de ler,e chorar! ? Parece ser linda a história! ?

Janaina Edwiges 11/04/2022minha estante
Leia quando puder simmmm!!! É uma história maravilhosa, Tati, que toca nosso coração ??

Carla Buffolo Altoé 12/04/2022minha estante
Depois dessa resenha, preciso ler esse livro!

Janaina Edwiges 12/04/2022minha estante
É um livro incrível, Carla! Acho que você iria gostar :)

vicqs 16/04/2022minha estante
Desse ano não passa, to louca pra ler esse

Janaina Edwiges 24/04/2022minha estante
É uma história tão sensível, Vitória! Recomendo para todos ??

Remy Olem 19/08/2023

Apenas bom, não é uma leitura que irá ficar na minha memória, aquele tipo de história muito superficial que não se aprofunda em nenhum sentimento de verdade, e deixa você imaginar o que quiser pois as pontas são tão soltas que fica até natural a gente mesmo deduzir toda a história.
annacê 07/09/2023minha estante
acho que a leitura só não funcionou pra você, mas não acho que dá pra chamar de superficial, é mais uma tentativa de lição de vida

Mapplehead 14/10/2023minha estante
com certeza não funcionou pra você, o que é uma pena, pois de superficial não é nada.

Remy Olem 25/01/2024minha estante
Gente, aqui é um espaço pra expressar as opiniões certo? Não precisam tentar me convencer de que não é superficial e etc... é minha opinião. Se vocês curtiram, ótimo, não tô aqui pra tentar convencer ninguém

annacê 25/01/2024minha estante
ninguém tá tentando convencer lkkkkkkk só tamo dizendo que n funcionou pra você

Remy Olem 26/01/2024minha estante
É exatamente sobre isso, ele nao funcionou p mim e foi o que eu disse. Nao havia necessidade de vir aqui comentar "acho que o livro nao funcionou p vc". O intuito parece sim de querer me convencer que o livro é bom.

Mapplehead 29/01/2024minha estante
o nome disso é liberdade de expressão...

Lucia 30/05/2012

Uma história de amor
É um bom livro, porèm trata-se daquele tipo de història inconclusiva, com final nebuloso. Embora pareça que a mãe morreu não se sabe realmente o que aconteceu com ela e a famìlia não comsegue livrar-se da tristeza e do remorso.
Furtado 08/11/2012minha estante
Valeu por falar o final do livro! (y)

Pandora 05/02/2013minha estante
Pois é, lamentável.

MENINALY 19/03/2013minha estante
Cola seu comentario como spoiler...pq vc acabou de contar o final da estoria que eu estou lendo...muito chato isso.

Ana 29/05/2013minha estante
Poooxaaaaa!!

nahara 25/06/2014minha estante
afffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff

Miriam Cristina 04/07/2013

Fraco
Não vi nada demais no livro. Toda mãe dita "normal" faz o que ela fez. Minha avó fez pela minha mãe, minha mãe fez por mim e eu faço por meus filhos. Também acho natural cada filho ir viver sua vida. Já diz o ditado: Criamos os filhos para o mundo e não para nós.
May 01/08/2013minha estante
Acredito que no livro a escritora quer mostrar como no fim realmente não conhecemos a nossa mãe ao fundo, pois ela faz muito por nós mas sempre sem procurar se expor. E o quanto não retribuimos toda a atenção que ela nos dá vida toda.

Carla.Zuqueti 26/09/2013minha estante
Acho que a intenção não é de ter pena da mamae. Não foi isso que me chamou atenção, mas nos relacionamentos familiares de uma forma geral. Porque como você disse, o que foi relatado acontece em toda família, mas está correto?
Também achei que Mamãe teve sua parte de culpa e vejo isso muito em minha mãe: estou doente mas tenho muita coisa para fazer agora. E a consequencia é pior que se tivesse ido ao médico.
Mas acho que isso ocorre de verdade e vale a reflexão: as pessoas com quem menos nos preocupamos, são as pessoas que mais se preocupam conosco e vice-versa. É importante lembrar que devemos fazer coisas boas enquanto há tempo, não só pelos pais, mas por todas pessoas que gostamos e que realmente se preocupam e se sacrificam por nós.

LidoLendo 18/07/2014minha estante
Oi Miriam. Vale ressaltar que a história é baseada na cultura Coreana que é completamente diferente da nossa! Sei que mãe é mãe em qualquer lugar do mundo, mas acho que questões culturais tem um impacto grande neste livro, como por exemplo: o filho mais velho tem obrigação de cuidar dos pais. E neste caso, a mãe assumiu tudo e mandou o filho estudar! Isso, para nós ocidentais, é comum! Mas para os orientais, é uma coisa completamente descabida... o livro quis mostrar que a mãe realmente fez sacrifícios pelos seus filhos, mesmo achando que tinha culpa por não seguir sua cultura...

Henrique Fendrich 21/02/2020minha estante
Que é normal não há dúvida, resta saber se é realmente bom e necessário que seja assim.

Henrique Fendrich 21/02/2020

O maior mérito dessa história do desaparecimento de uma mãe idosa é permitir que o leitor reflita sobre as suas próprias relações familiares. O sumiço da mãe leva a um sentimento de culpa dos personagens, que passam então a refletir sobre situações passadas, dando-se conta de que não haviam se comportado da maneira adequada a fim de tornar a vida de sua mãe um pouco mais confortável. Pequenos dramas que são evocados nesse momento são também comuns às famílias contemporâneas em geral.

À parte dos conflitos de relacionamento, nota-se ainda os da degradação física, que tendem a ser ignorados ou subestimados por aqueles que estão acostumados com uma atitude de sacrifício por parte de suas mães. Trata-se de uma história naturalmente triste e sensível, em muitos momentos comovente.

É interessante atentar para as estratégias de foco narrativo nessa história, que mudam de capítulo para capítulo, como, de resto, o próprio ponto de vista do drama, embora todos reforçando a falta de cuidado e a displicência com que, até então, todos tinham tratado o relacionamento com a sua mãe.

Mesmo a “primeira pessoa”, que aparece no primeiro capítulo, parece ter um distanciamento de si mesma, a ponto de se autorreferir sempre como “você”. Isso pode significar tanto um processo de análise do próprio comportamento como a dificuldade em assumir a responsabilidade por se ter agido de uma forma considerada pouco louvável.

Em certa altura, no quarto capítulo, tem-se um foco narrativo original, a partir justamente daquela que é desaparecida. Ali, é preciso que se diga, há também certa dificuldade de situar o narrador, e com ele os destinatários de sua fala, sendo necessária atenção para identificar a quem se refere termos como filhos, tios e irmãos.

Lembrei do filme "Minha mãe é uma peça". :D

Dificilmente você concede 5 estrelas, hein? :-P

Maria 21/02/2020minha estante
"Também é um mérito o fato de a história não se resolver da forma que seria agradável." Aff.

Henrique Fendrich 21/02/2020minha estante
Dificilmente dou 5 estrelas mesmo. Mas já dei dois esse ano: "Persépolis" e "Ali e Nino". Leia esse último também, é um achado.

Fernanda DCM 01/02/2018

Me surpreendeu!
O livro conta a história do sumiço de Park So-Nyo, uma senhora de 69 anos que é deixada para trás por seu marido numa estação de metrô quando vão visitar seus filhos em Seul (capital da Coréia). O marido imaginou que sua esposa seguiria atrás dele, como sempre fez, porém ao trocar de metrô percebe que ela não estava junto dele, e não consegue encontrá-la. A partir daí os quatro filhos do casal começam a busca pela mãe, e vão lembrando de sua infância e dos momentos que viveram com a mãe.
O livro é narrado em primeira pessoa, porém a cada capítulo o narrador é trocado, então dá uma sensação estranha, você lê, vê que as coisas estão diferentes, e aos poucos vai entendendo quem é o novo narrador. Aos poucos vamos construindo a imagem da família: do interior, muito pobres, os filhos crescem, mudam de cidade e esquecem de sua mãe, sua família.
Li este livro por ser da Coréia do Sul, (e estou tentando ler livros que sejam de autores de países que nunca li) mas não imaginava que iria gostar tanto! Além da história ser muito boa, sensível e reflexiva, aprendi um pouco da cultura da Coréia. Recomendo!
Adonai 01/02/2018minha estante
Ótima resenha, eu quero ler!!

Fernanda DCM 01/02/2018minha estante
gostou mesmo? to iniciando nisso, quero ser que nem a Ana Letícia! E leia mesmo!

Adonai 01/02/2018minha estante
Eu adorei! Despertou a curiosidade, continue e parabéns!!

Lílian 21/04/2012

Desafio Literário 2102 # abril#

Com mais de 1,5 milhões de cópias vendidas, o romance de “ Por favor, cuide da mamãe” da coreana Kyung- Sook Shin prometia muito. Elogiado em várias resenhas de canais literários, a bela capa e o enredo triste e melancólico indicava que seria uma leitura agradável. Mas não foi. O relato sobre a perda de uma mãe numa estação de metrô de Seul é o fio condutor de uma narrativa que apresenta as versões de alguns de seus filhos e do marido. Nos quatro capítulos que compõem a narrativa, a autora apresenta bons momentos como o quarto capítulo intitulado “ Uma outra mulher”. Até aquele momento, a leitura foi agradável e a exposição do sentimento de perda e de negligência encanta o leitor mais sensível. No entanto, no epílogo, a autora, na minha humilde opinião, elaborou um desfecho óbvio, e portanto, esperado. Toda a fragmentação presente nas páginas iniciais foi por água abaixo com um desfecho fraco, melancolicamente fraco. Uma pena para os leitores que como eu, esperam tudo menos o óbvio.

Ficha de Leitura

Moro em: São Paulo - SP

Na net, você me encontra (Blog ou Site):
Twitter @li_martines
Neste mês, eu li:
Título: Por favor, cuide da mamãe
Autor do livro: Kyung- Sook Shin
Editora: Intrínseca
Nº de páginas: 236.
Viquinha 30/04/2012minha estante
Nossa! Apostava tanto nesse livro...

Verônica 27/09/2012minha estante
Tive essa mesma impressão, Lílian. Achei que o final do livro decepcionou. Além disso, a autora parece nunca ter estado do Vaticano, pois a narrativa contém erros grosseiro sobrea localização da Capela Sistina e da sua distância até a Basílica de São Pedro... Uma pena, pois os primeiros capítulos do livro são muito bons.

Henrique Fendrich 21/02/2020minha estante
Óbvio para mim seria o desfecho feliz, que "felizmente" não ocorreu.

amndfv 23/04/2022

resenha: por favor, cuide da mamãe.
sério essa foi a leitura que eu mais enrolei pra concluir, não porque é ruim, na verdade tocou bastante nas minhas feridas. Mas é um pouco confuso e é em primeira pessoa, o que eu não estou acostumada a ler.

comecei a ler esse livro porque o namjoon do bts já o leu e como ele le vários livros interessantes, eu me desafiei a ler esse livro. É o primeiro livro de um autor asiático que eu leio e pretendo ler mais, o problema é que são um pouco carinho...

acho que é um livro fortíssimo, ele conta sobre uma família grande que vive no interior e em um dia, a mãe deles desaparece em uma estação de trem. desde esse episódio, eles começam a se perguntar se conheciam mesmo a sua mãe, ou se a entendiam.

eu refleti muito sobre isso, tendo em vista que perdi a minha mãe com 15 anos (tenho 17 hoje), as mães se esforçam tanto e nós como filhos quase nunca percebemos ou valorizamos, ou nem mesmo paramos para escutar elas e saber quais são os seus sonhos...

nele há várias perspectivas, de um marido arrependido de suas escolhas, filhos que imaginam que deveriam fazer diferente, mas enquanto sua mae está desaparecida não há nada que possam fazer.

vou listar alguns trechos que me tocaram agora:

"Mamãe, que tinha sido deixada para trás na estação de Seul, desaparecera como se fosse uma fantasia, um sonho. Não sobrara vestígio dela."

"O sumiço de Mamãe desencadeou a lembrança de acontecimentos que ele julgava ter esquecido"

"Eu poderia ter feito tudo o que ela queria que eu fizesse. Não teria problema. Não sei por que eu a irritava com coisas assim."

"Não sabia que um dia sentiria falta das reclamações de sua esposa, que antes entravam por um ouvido e saíam pelo outro."

"Quando você adoecia, sua esposa colocava a mão na sua testa, massageava sua barriga, ia à farmácia comprar remédio e preparava seu mingau de feijão-da-china, mas quando ela não se sentia bem, você apenas a mandava tomar algum remédio."

"Houve uma época em que os mortos não falavam e os que eram deixados para trás ficavam malucos assim."

"Minha cabeça parece que vai explodir. Vamos, querida. Levante um pouco a cabeça. Quero abraçá-la. Vou embora. Deite-se, repouse a cabeça no meu colo por um momento. Descanse um instante. Não fique triste por minha causa. Fui feliz durante tantos dias de minha vida porque tive você."

"Embora eu seja sua filha, nunca tive ideia do que estava acontecendo, por isso imagino como ela deve ter se sentido sozinha. Não é injusto que tenha sempre sacrificado tudo por nós, e não tenha sido compreendida por ninguém?"

"Todos estavam aos poucos se transformando no filho, filha e marido cuja mãe e esposa tinha sumido. Mesmo sem Mamãe, o dia a dia continuava."

"As palavras do dia a dia de Mamãe, sobre as quais você não refletia muito e às vezes descartava como inúteis quando ela estava com você, despertaram em seu coração, criando torrentes irresistíveis."

por favor, por favor, cuide da mamãe! ?
Patrick pereira 23/04/2022minha estante
Li sua resenha e gostei muito. Pretendo ler livros de culturas diferentes e esse me chamou a atenção. Se os livros forem tão bom como são as produções sul coreanas tenho certeza que vou gostar bastante. Existem muitos livros sul coreanos traduzidos para o português você sabe? (Ah e você é muito forte viu, imagino o quanto foi difícil essa leitura pra ti por ter gatilhos e coisa do tipo, tenho certeza que sua mãe tem muito orgulho da pessoa forte que você é. Tenha um ótimo sábado).

amndfv 23/04/2022minha estante
fico feliz que tenha gostado! sou muito fã de toda cultura sul coreana e gostaria muito de expandir meus horizontes mais e mais. acho que a minha próxima leitura de um autor asiático será "nossas horas felizes", eu gostei bastante da proposta dele. (e simm, é tão bom ter tradução de vários deles, mesmo querendo urgentemente aprender coreano :((
e obrigada! foi reconfortante ler as suas palavras

cris.leal 05/09/2017

Tocante...
"Por Favor, Cuide da Mamãe", de Kyung-sook Shin, narra a história de Park So-nyo, moradora de uma aldeia no interior da Coreia do Sul, que desaparece ao chegar a Seul para visitar os filhos.

Como fez a vida toda, o marido, com quem Park é casada há mais de 50 anos, simplesmente supôs que a esposa o seguia e a deixou para trás em meio à multidão numa estação de metrô. Essa é a última vez que Park é vista.

É uma comovente história sobre família e amor e desperta em nós pelo menos dois questionamentos: Em que momento da vida entendemos os sacrifícios que nossas mães fizeram? E o que acontece se é tarde demais para agradecer? Recomendo.

site: http://www.newsdacris.com.br/2012/02/eu-lipor-favor-cuide-da-mamae.html
Tatah 05/09/2017minha estante
Gostei da sua resenha.

cris.leal 05/09/2017minha estante

Carla Brandão 05/04/2013

A história se passa na Coréia, os nomes e hábitos são típicos de lá. O conteúdo e o que ele desperta, porém, são universais. Cada capítulo do livro é narrado por um personagem: os filhos o marido e a própria Mamãe. E cada um tem algo a dizer sobre aquela mulher que durante anos empenhou-se para cuidar bem de todos, mas nem sempre teve seus esforços reconhecidos ou valorizados. A busca por Mamãe acontece pelas ruas da cidade, através de cartazes colados em postes, mas também na memória de cada um. Através de lembranças permeadas pela culpa, eles descobrem que a conheciam muito pouco. É a partir de seu desaparecimento que ela passa a existir para eles.

Num primeiro momento pode parecer um enredo clichê (a velha de história de valorizar enquanto se possui) e apelativo, no sentido de querer que o leitor coloque Mamãe no lugar de vítima, de alguém que se anulou completamente em nome da família. Porém, o capítulo narrado por ela guarda algumas surpresas e nos ajuda a completar o perfil que os outros personagens fizeram dela.

Os personagens são muito bem construídos. A trama é basicamente criada pelas lembranças dos personagens que, de tão cheias de detalhes, até parecem reais. É um livro muito bonito e emocionante, que me fez ficar com nó na garganta em alguns momentos e até mesmo pensar sobre minha relação com a minha própria mãe (que sempre foi ótima, por sinal). Colocamos nossa mãe em uma determinada posição e às vezes esquecemos que por trás dessa denominação tão curta - Mãe - existe alguém cheio de histórias, sonhos, medos... Como nós.

Renata Céli 10/04/2013minha estante
Linda resenha! =)

Peppa 08/06/2013minha estante
Muito boa sua resenha!

Cíntia 30/03/2021minha estante
Achei triste esse livro.

Carlo Alexandre 30/03/2021minha estante
Tem isso também. É bem triste mesmo. Meu coração ficou apertado até o fim

Rosangela Max 24/02/2023

Lição de vida.
Esta história me impactou demais.
Foi um belíssimo trabalho da autora ao demonstrar o quão ?desconhecidos? nossos pais podem ser para nós. Eles tem um passado antes da nossa existência e muitos de nós sabemos pouco sobre isso.
Aqui fala sobre a mãe, a figura que é, geralmente, o pilar da família e que não recebe o reconhecimento que ela merece. É claro que há exceções e também estrutura de família diferentes, mas, na minha, a minha mãe é o centro de tudo e pensar em uma vida sem ela me enche de tristeza.
A mensagem da história é profunda e bem conhecida por todos: reconheça e dê o devido valor às pessoas que te amam e querem teu bem, antes que seja tarde demais.
Escrita fluída sensível e que gera muitas reflexões.
Mais uma autora sul coreana que me encantou. Pena que não foram publicados outros livros dela no Brasil.
Recomendo a leitura.
Maria5831 26/02/2023minha estante
Parece cer emocionante e legal ???

Livia Barini 28/02/2023minha estante
Também amei este livro. É um dos meus favoritos. De uma sensibilidade ímpar. Muito lindo

Marcos Faria 02/11/2012

O maior triunfo de Kyung-Sook Shin em “Por favor, cuide da mamãe” (Intrínseca, 2012) é a imersão que consegue provocar no leitor. Especialmente na primeira parte, com a sua incomum narrativa na segunda pessoa (você vai, você faz, você lembra): a identificação com a personagem que busca a mãe perdida no metrô de Seul é imediata. A mudança de ponto de vista quebra um pouco essa intimidade conquistada, mas transforma a busca pela velhinha numa busca por memórias, e o romance numa desesperada tentativa de estabelecer o quanto podemos conhecer do outro, portanto o próprio status das relações pessoais. No epílogo, o ponto de vista volta para a personagem da filha, e a autora consegue sustentar a emoção no limite das lágrimas.

(Publicado originalmente no Almanaque: http://almanaque.wordpress.com/2012/11/02/meninos-eu-li-28/)
Claudia Furtado 26/05/2013minha estante
Acabei de ler o livro Marcos, e a sua resenha resume exatamente o que senti e percebi nesta leitura. Posso ficar na cola da sua?

Marcos Faria 26/05/2013minha estante
Claro, Claudia.