Por favor, Cuide da Mamãe

Por favor, Cuide da Mamãe Kyung-Sook Shin

Resenhas - Por favor, cuide da Mamãe

Rosangela Max 24/02/2023

Lição de vida.
Esta história me impactou demais.
Foi um belíssimo trabalho da autora ao demonstrar o quão ?desconhecidos? nossos pais podem ser para nós. Eles tem um passado antes da nossa existência e muitos de nós sabemos pouco sobre isso.
Aqui fala sobre a mãe, a figura que é, geralmente, o pilar da família e que não recebe o reconhecimento que ela merece. É claro que há exceções e também estrutura de família diferentes, mas, na minha, a minha mãe é o centro de tudo e pensar em uma vida sem ela me enche de tristeza.
A mensagem da história é profunda e bem conhecida por todos: reconheça e dê o devido valor às pessoas que te amam e querem teu bem, antes que seja tarde demais.
Escrita fluída sensível e que gera muitas reflexões.
Mais uma autora sul coreana que me encantou. Pena que não foram publicados outros livros dela no Brasil.
Recomendo a leitura.
Maria5831 26/02/2023minha estante
Parece cer emocionante e legal ???

Livia Barini 28/02/2023minha estante
Também amei este livro. É um dos meus favoritos. De uma sensibilidade ímpar. Muito lindo

jesca 18/04/2021

emocionante
terminei essa leitura há alguns meses e ainda me pego pensando nela as vezes. foi o primeiro livro sul coreano que li e definitivamente pretendo ler mais sobre essa cultura. a escrita da autora é muito gostosa, as vezes um pouco lenta, mas ainda assim muito prazerosa. a história é muito tocante e me arrancou algumas lágrimas com o final.

os personagens são complexamente bem construídos pela autora a partir de capítulos nos quais a gente acompanha a visão de diferentes membros dessa família. acredito que foi a ideia de separar os diferentes pontos de vista dos anos que se passaram através da perspectiva desses personagens que dá maior "sustancia" ao enredo. você acompanha a perspectiva da filha mais velha e já forma uma opinião sobre aquela família, e então o capítulo acaba e no próximo há a visão do filho mais velho, completamente diferente da visão anterior. também há capítulos narrados em 2° pessoa. confesso que não estava acostumada com esse tipo de narrativa e me causou um breve estranhamento. acredito que a escolha da autora em utilizar esse artifício foi com a intensão de nós tornar mais próximos daquele personagem em questão, nos fazer ter empatia por eles, e funcionou muito bem.
é possível sentir raiva do marido, empatia pela filha e compaixão pela mãe desta família. e quando um livro mexe com as nossas emoções desta forma, pode-se dizer que vale a pena ser lido.

@tigloko 29/06/2023

"Mamãe, no entanto, era um mundo inteiro ela mesma."
A história acompanha a procura por Park So-Nyo, de 69 anos, esposa e mãe de 5 filhos, que desapareceu em uma estação de Seul. A partir daí o livro mistura as partes em que a busca pela desaparecida acontece e as lembranças que esses personagens guardam dela.

O estilo de escrita foi um tanto diferente nesse livro. Uma mistura de primeira pessoa com terceira pessoa e mais algumas coisas estranhas. Fiquei confuso a maior parte da leitura, tentando entender quem era o narrador ou o personagem em questão. Ele vai e volta no tempo em um ritmo muito grande em meio as lembranças dos personagens e o tempo presente, assim deixando a leitura ainda mais confusa.

Apesar de pouco mostrado gostei de conhecer os costumes da Coreia do Sul, a culinária local, o Festival da Colheita.

Mas o livro se destaca em transmitir os sentimentos dos personagens. Toda a culpa e arrependimento que eles carregam a partir do desaparecimento de Park So-Nyo, o pilar desta família, é bem escrito pela autora. Aquilo de dar valor em muitos casos somente quando se perde é passado de forma realista na história. É uma livro bem triste, melancólico. Mas não diria que foi marcante.

"Você se dá conta de que pensava frequentemente em Mamãe quando alguma coisa na sua vida não ia bem, porque, quando pensava nela, era como se algo voltasse aos eixos."

Michela Wakami 03/07/2023

Ruim
Que escrita é essa?

A história é contata de uma maneira, aonde nos faz ter dúvidas em alguns momentos em quem está narrando, contém alguns furos além de ser monótona.

O nome do livro deveria ser: Remorso.
Jéssi Lima 03/07/2023minha estante
SOCORRO! Eu jurava que você ia gostar rsrs eu até estava esperando sua resenha sobre, mas já vi que vou passar longe

Michela Wakami 03/07/2023minha estante
Jéssi, eu saí dessa leitura frustrada. Fui com muita expectativa.
Li com uma amiga, e chegamos a mesma conclusão.
Mas tem muita gente que gosta, quem sabe você se agrade.

Carolina165 03/07/2023minha estante
Chocadíssima. Eu pensei que vcs fossem amar ??????

Núbia Cortinhas 03/07/2023minha estante
Uou! Só vejo resenhas positivas sobre esse livro. Fiquei surpresa! ?

Rogéria Martins 03/07/2023minha estante
Amigas, eu e Michela estávamos rindo de nervoso! As expectativas estavam altíssimas, pena que não deu muito certo ?

Michela Wakami 03/07/2023minha estante
Meninas, esse é aquele tipo de livro, que não entendo o sucesso.

Carolina165 04/07/2023minha estante
Escrita confusa é mto ruim mesmo ?

Janaina Edwiges 11/04/2022

Ame, enquanto puder amar!
Este livro é um dos mais tristes e sensíveis que já li em minha vida e não importa quanto tempo passe, tenho certeza que nunca esquecerei esta história. Por favor, cuide da Mamãe, vai te dar uma segunda chance de perceber o quanto é importante valorizar, enxergar as necessidades, cuidar e demonstrar afeto pelas pessoas que verdadeiramente nos amam, especialmente nossas mães.

Muitas vezes, as pessoas têm gestos e palavras amáveis para simples conhecidos, mas tratam com aspereza aqueles que estão sempre ao lado delas, fazendo de tudo para vê-las felizes. Esquecem que tudo terá um fim e que um dia podem acordar e se dar conta que o amor e presença, que consideravam como garantido, já não está mais lá ao alcance, sendo tarde demais para demostrar quaisquer sentimentos.

Muito grata por ter tido a chance de conhecer e apreciar esta linda obra!
Tati 11/04/2022minha estante
Deu vontade de ler,e chorar! ? Parece ser linda a história! ?

Janaina Edwiges 11/04/2022minha estante
Leia quando puder simmmm!!! É uma história maravilhosa, Tati, que toca nosso coração ??

Carla Buffolo Altoé 12/04/2022minha estante
Depois dessa resenha, preciso ler esse livro!

Janaina Edwiges 12/04/2022minha estante
É um livro incrível, Carla! Acho que você iria gostar :)

vicqs 16/04/2022minha estante
Desse ano não passa, to louca pra ler esse

Janaina Edwiges 24/04/2022minha estante
É uma história tão sensível, Vitória! Recomendo para todos ??

Nilsonln 04/02/2024

Por favor, cada um cuide muito de sua mãe!
Em "Por favor, cuide da mamãe" a emoção atinge um altíssimo nível. A autora usa de muita sensibilidade e emoção ao contar a história desta mãe tão dedicada, batalhadora e amorosa. Adorei a maneira peculiar como a história foi contada!

Me identifiquei em muitos momentos, pois minha mãe é o que mais precioso tenho em minha vida. Em outros momentos me revoltei muito com a indiferença dos filhos e do marido.

Foi uma leitura ao mesmo tempo triste, reflexiva, emocionante e inspiradora. Me despertou tantos sentimentos que ficará em minha memória por muito tempo.

Sentirei saudades da mamãe de "Por favor, cuide da mamãe", desejo que ela esteja em um lugar muito especial. Vou conservar sua história para sempre em meu coração!

Favoritado para vida!

Minha avaliação: Favoritado
Valeu o tempo dispendido? SIM
Quero ler mais do autor? SIM
Recomendo a leitura? SIM

Bia 19/04/2021

Esse livro abriu meus olhos para meu próprio nível de participação no meus relacionamentos, não apenas com a minha mãe, que com certeza foi o que pautou muito a minha leitura e vivência do livro, mas com todas aquelas pessoas que reivindicam um pedaço de mim porque me querem bem.

Reconhecer de verdade as pessoas que eu amo, escutar e permitir que também me conheçam e me escutem também
Rosy 19/04/2021minha estante
Quero ler

Nati Sampaio 13/06/2023

O livro conta a história do desaparecimento de uma mãe de 5 filhos, e vai tecendo toda a vida dela através das memórias de 4 narradores. A história é muito bonita, a vida da ?mamãe? é muito triste e sofrida, e o livro trabalha bastante a parte do arrependimento e peso na consciência dos filhos e do marido em relação à ?mamãe?, que nem sempre foi valorizada como deveria. Terminei o livro com lágrimas nos olhos, mas ainda assim senti que faltou um desfecho maior, eu gostaria de saber o que realmente houve com a mamãe.
Recomendo!

Van 28/10/2021

Emocionante
A princípio me senti um pouco desnorteada em relação a narração, porém, com o decorrer da história você vai sendo transportado para a realidade de uma família aparentemente normal e que sofreram pela perda de um ente muito querido. O fim do livro me impressionou e me fez querer relê-lo.
Renata 28/10/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso!

Carol.Czizek 23/01/2021

Que lindo!
A maior parte do livro é narrado em segunda pessoa, e é justamente isso que faz o livro ser mais pessoal, intenso, bonito e triste!
Acho que o que esse livro mais aborda é que só damos valor a alguém quando não o temos mais por perto!

Rogéria Martins 03/07/2023

Não agradou
Não sei se o erro foi meu ao chegar com muita expectativa, mas a escrita do livro é muito confusa. Em muitos momentos você não sabe sob a ótica de quem está lendo tal relato.

É um livro bem sentimental, de fato, mas acredito que em mim ficou bem nítido que o sentimento mais abordado era o remorso. Fica a lição de que devemos aproveitar o aqui e o agora, sem os clássicos "e se?"

Ju Nancy 03/07/2021

Por favor, cuide da mamãe
Um livro triste, envolvente e triste. Conta a história de uma mulher que se perde no metrô de Seul e cada capítulo mostra a narração de algum membro da família. Preparem o lencinho...

Rond 12/06/2023

Será que conhecemos aqueles que dizemos amar?
A escritora sul-coreana Kyung-Sook Shin presenteia os leitores com "Por favor, cuide de mamãe", uma obra que explora a sensibilidade e profundidade da relação familiar de maneira tocante.

Este livro não apenas cativa, mas também instiga a autocrítica sobre a forma como tratamos aqueles que amamos. A história de Park So-Nyo, uma mulher de 50 anos, analfabeta, que desaparece ao chegar em Seul, retrata a urgência do cuidado e da empatia em nossas vidas. O relato angustiante da busca de sua família revela a negligência e o desconhecimento que muitas vezes temos sobre aqueles que estão sempre ao nosso lado.

Através dos olhos da mãe desaparecida, somos levados a uma profunda reflexão sobre as dinâmicas familiares e o valor essencial do cuidado e do amor. "Por favor, cuide de mamãe" é uma leitura que indubitavelmente nos toca, levando-nos a refletir sobre nossas próprias experiências familiares e reforçando a importância de valorizar aqueles que amamos.

Esta história ressoa universalmente, transcendo culturas e contextos, deixando-nos com uma profunda apreciação pelo amor e cuidado que recebemos ao longo de toda a nossa vida.

Raquel 31/12/2021

pra refletir
Que livro foi esse, Nossa em choque. Me fez refletir vários momentos. Como cada cultura cuida de seus idosos. Como pra nos pode ser absurdo algumaa coisas da cultura asiatica. Assim para eles a nossa.

Ate que ponto deixamos de cuidar de nossos pais e nao se importamos com ele. O quão realmente é importante nossa família em nossa vida. E quão egoista somos.

Lilian 18/05/2021

Sobre maternidade
O livro trata dos muitos sacrifícios que as mães fazer e como a percepção dos filhos sobre isso é pequena