Por favor, Cuide da Mamãe

Por favor, Cuide da Mamãe Kyung-Sook Shin

Resenhas - Por favor, cuide da Mamãe

Wania Cris 04/04/2020

Onde está Mamãe?
Depararam-se com o desaparecimento de Mamãe, mas só então perceberam que Mamãe havia sumido muito tempo antes...

Um livro repleto de emoções, de confrontos sentimentais. A estória é comovente, profundo, mas o relato em segunda pessoa não me caiu bem, tornando-a repetitiva, apática, distante. Uma outra a abordagem a tornaria bem mais apreciável.

a.lida 24/04/2022

Quem cuida de quem cuida de tudo?
Em toda a narrativa do livro, eu senti a ausência de cuidado com quem cuida de tudo que é algo tão intrisinco à vida de várias mulheres domésticas. O apagamento de seus desejos e vontades que intuitivamente está ali para servir aos filhos, família e marido.

Junomundi 15/09/2023

Que livro lindo, sensível e fortíssimo!
Esse livro acabou comigo, viu?! Anos de terapia não me prepararam para isso, cada página uma pedrada!

Nat 02/10/2020

"Ninguém consegue decidir qual foto de Mamãe você deve usar. Todos concordam que deve ser a mais recente, mas ninguém tem uma foto recente dela. Você lembra que em determinado momento Mamãe começou a detestar que a fotografassem. Fugia até dos retratos de família."

Eu fiquei meio perdida com esse livro. Não me leve a mal, eu gostei muito, porque mostra uma visão emocionante sobre uma família, sobre conhecer quem faz parte dela. Geralmente quando posto a sinopse oficial ao invés de escrever uma minha, é porque eu já reescrevi a minha várias vezes e nunca fica boa pela quantidade de spoiler da história que eu acabo dando, e isso só me acontece quando eu pego um livro MUUUUITO bom. Gostei do fato de que é um narrador para cada capítulo do livro (ele tem só cinco capítulos); outra coisa muito boa é que não se endeusa a mãe (o que podia acontecer, já que ela está desaparecida), ela é mostrada como um indivíduo com tudo que isso implica, e mostra muito bem a preocupação dos filhos. Livro muito tocante, completamente recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2020/09/198-livros-coreia-do-sul-por-favor.html

Letícia Serrão 30/09/2022

Infelizmente não está mais disponível o livro físico, por não ter sido reimpresso (apesar de você encontrar exemplares usados), porém, temos o e-book disponível. Recomendo fortemente a leitura.

Por diversas vezes me vi obrigada a interromper a leitura para não chorar em público.
Uma história extremamente sensível sobre uma mãe desaparecida, sobre uma mulher esquecida e negligenciada pela própria família.
Doloroso mas necessário.

Ingrid145 26/07/2023

Triste
Talvez um dos livros mais tristes que já li, "Por favor, cuide da mamãe" conta a história de uma família que procura pela mãe com demência que desapareceu. É de partir o coração em mil pedacinhos.

Vivi 03/01/2022

Eu teria tanta coisa pra comentar sobre esse livro mas resumindo é uma história triste, muito triste, porém emocionante. É uma escrita simples, envolvente que faz querer ler até o final sem parar.
O livro é bem interessante pois mostra uma cultura diferente, vai relatando a forma como a família vivia e se relacionava. As histórias são emocionantes principalmente porque envolvem a figura materna da família. O final me impactou muito. Super recomendo pra quem gosta de drama mas prepara o lencinho.

Sandra de Oliveira 02/01/2022

?????
Leitura sensível, cheia de memórias, muitas dolorosas, para nos lembrar que amar é urgente e agora. O resto paira num misto de memórias e culpa.

annacê 07/09/2023

240 páginas não, 240 tapas na cara
Esse livro tava na minha lista de leitura faz bastante tempo, alguém do booktok recomendou e eu me interessei, eu só sabia que a história era sobre filhos procurando a mãe que desapareceu. Então eu sabia que seria triste, mas não esperava que fosse desolador. Quando eu comecei a ler e percebi que a forma de escrita era pra o leitor se sentir como o personagem, eu já entendi que eu ia quebrar minha alma em 58293 pedaços com aquela leitura.

A cada página e a cada pensamento eu me identificava mais e mais, comecei a sentir uma culpa como se fosse a minha mãe ali que tivesse se perdido. Fiquei o livro todo pensando que iria ser uma filha melhor pra minha mãe e me arrependendo de todas as vezes que não fui. Cheguei até a perguntar sobre a juventude da minha mãe e me surpreendi quando ela me contou sobre um trabalho que ela teve, e como ela gostava de ter trabalhado lá, como ela era muito boa fazendo o que ela fazia e ganhava mais que as pessoas que já trabalhavam naquela empresa a mais tempo que ela. Eu não fazia ideia. Isso me fez perceber que tudo o que eu sei sobre a minha mãe talvez não chegue nem a 30% do que ela já viveu. Caiu a ficha de que a minha mãe tinha tido uma vida antes de mim e que ela era uma pessoa, que já teve a minha idade e provavelmente sonhos que ela teve que largar. Eu por ser a segunda filha talvez já não tivesse sido tão assustador pra ela, mas que talvez ela tenha ficado muito perdida e assustada quando a minha irmã nasceu, quando ela foi mãe pela primeira vez. Talvez ela tenha se sentido sozinha, ou talvez tenha pensado que queria poder mudar isso ou aquilo.

É bom ler esse livro enquanto você ainda tem uma mãe, porque se você já for um filho bom você começa a apreciar mais ela, se você for um filho ruim você aproveita que ainda tem tempo pra mudar as coisas (Obviamente se a sua mãe é uma boa mãe pra você e não uma mãe narcisista ou psicopata que não merece seu amor). Esse livro te faz perceber que a sua mãe é tão humana quanto você, que ela sente medo, desejos, tem sonhos, sonhos que as vezes ela teve que deixar de lado por você. É um livro muito triste, porque é um livro muito real, porque na vida real nem sempre tudo dá certo ou tem um final feliz. Mas é um bom livro pra você pensar em cuidar da sua mãe enquanto ainda dá tempo (ou seja lá a pessoa que te criou e te deu carinho), porque depois tudo o que você vai ter é arrependimentos e não vai ter nada que você possa fazer pra mudar isso.

"Ainda que digamos que a situação dela levou-a a pensar só em nós, como poderíamos ter pensado em Mamãe como Mamãe a vida inteira? Embora eu seja mãe, tenho muitos sonhos que são só meus e lembro-me de coisas da minha infância, de quando eu ainda era menina, depois uma mulher jovem, e não me esqueci de nada. Então por que pensamos em Mamãe como uma mãe desde o início?"

bonthefckjour 08/01/2023

esse livro é perfeito sem defeito algum. os personagens são bem construídos e desenvolvidos e te faz refletir bastante sobre tudo. sofri muito junto com eles querendo saber onde diabos tava mamãe

Marina 16/03/2022

Lido sem pressa
Foi um livro interessante, mas denso. Tive que ler vagarosamente. Muito a absorver, apesar do livro não ser longo.

Lucas 09/12/2021minha estante
Que lindo seu comentário... e que triste, também. Esse episódio que você descreveu é um tipo de cena que aconteceu durante o livro, então imagino que essa leitura tenha te impactado muito. Por aqui também foi assim, uma leitura que levou mais de um mês e que vou carregar para toda a vida. O livro é delicado e avassalador ao mesmo tempo. Eu nunca tinha contado e comentado com tantas pessoas sobre o livro que estava lendo até ler esse, porque em Por Favor, Cuide da Mamãe era algo que eu não conseguia guardar, acho que precisava desabafar, ouvir alguém. Foi uma leitura que me fez pensar na minha mãe e na minha avó, alguns momentos uma delas, em outros as duas. Por sorte, eu convivo com elas e posso abraçá-las, perguntar como estão, ouvi-las, estar junto e tentar demonstrar toda a gratidão que sinto por tudo o que ambas fizeram.
Li através de uma biblioteca, espero que lancem uma nova edição para eu poder comprar um exemplar pra mim. Um abraço, Pandora

thiago 11/02/2023

Se prepare pra chorar
Acho que foi o livro mais triste que já li? tudo aqui emociona, todas as lembranças e os afetos que são demonstrados em relação à mãe. só o fato de se referirem a ela como ?mamãe? várias vezes parte o coração. vale a pena demais

Ju Duarte 25/01/2021

Um livro que te faz pensar muito após o fim.
Nao sei o que pensar. Nao sei me decidir se gostei ou não. Um livro que mostra que nem sempre se conhece e se da valor as pessoas que sempre estão por perto