Por favor, Cuide da Mamãe

Por favor, Cuide da Mamãe Kyung-Sook Shin

Resenhas - Por favor, cuide da Mamãe

Ana Paula Carnevale 15/04/2024

Quão invisível é a maternidade?
Gente que história linda!!!!!! A maternidade etérea e invisível. De conquistas e de privações. Para se criar uma nova criatura há a despersonalização de outra. Como filha, como mãe... achei incrível.

Saturno 14/04/2024

Pontos de vista
Começamos o livro bem e ele é bastante interessante, principalmente porque ele tem pontos de vista diferentes e dkvre a mesma pessoa. Esse peso que o livro tras consigo foi bem intenso e bem perturbador, já que não sabia que se eu ficava triste, com raiva ou feliz pelas memórias aqui descritas. Algo que me chamou bastante a atenção foram as diferentes perspectivas mesmo, esses diferentes pensamentos tão bem construídos por essas pessoas. Me cativou bastante, recomendo!

Juba 22/03/2024

Triste e bonito.
Esse livro enfia o dedo na ferida da culpa, APESAR de sentir que por uma diferença cultural eu não tenha me conectado tanto com algumas sensações passadas na história.
Acho que os pontos sobre o envelhecer, adoecer e morrer são bem demonstrados e despertam uma angústia ao ler.
Também é uma história de maternidade e pobreza.
Provavelmente um livro que te fará chorar e se sentir mal por alguma coisa rs

A história é narrada por mais de uma pessoa e achei isso interessante. Mas ao fim algumas questões vão ficando meio óbvias e acho que isso não estraga a trama.

Cuidem das mamães plmdds rs

@tatysturnick 17/03/2024

Por favor, cuide dos seus ??
O livro narra a história de uma família que se vê confrontada com a ausência repentina da mãe, após ela desaparecer em uma estação de metrô de Seul. À medida que cada membro da família reflete sobre o papel e as contribuições da mãe em suas vidas, o livro aborda temas como amor, sacrifício, arrependimento e memória. A narrativa é profundamente emotiva e oferece uma visão perspicaz sobre as relações familiares e a complexidade das emoções humanas.

Karen 09/03/2024

Doi e você precisa estar preparado
É uma historia muito bonita e sofrida sobre uma mulher que desaparece e então seus familiares se esforçam pra encontrar ela enquanto se lembram dela.
É um dos primeiros livros coreanos que li e pretendo ler mais, amei a narrativa e a forma como é feita, senti por essa mulher durante TODA a história, senti pela filha mais velha por me ver nessa situação muitas vezes, senti pelo primogênito por tbm me ver nele e principalmente pela forma com que ele também vê o sofrimento da mãe e deseja tanto ajudar mas acaba perdido na propria vida.
Do inicio ao fim sinto por como essa mulher Sofreu, mas mesmo assim tinha fios de esperança, sendo eles em grande parte dos filhos. Ter um casamento arranjado e ter sofrido tanto com o marido me deixou estressadissima.

Dida 27/02/2024

Um livro que vai te fazer querer recuperar o tempo com sua mãe.
Esse livro casou bastante com a leitura do diário proibido, visto que, durante a leitura, vc sente o apagamento de uma mulher ao se tornar esposa e mãe. É interessante como a autora cria a narrativa como se vc fosse alguns dos personagens, o que causa ainda mais uma sensação de culpa e angústia pelo que acontece, e em como a mãe da família foi, ao longo dos anos, apagando a si mesma a ponto de não ser conhecida de verdade por ninguém da própria família, a ponto dela adoecer seriamente e ninguém sequer notar, aliás a ponto de sumir logo atrás do marido e este só perceber depois. A leitura em si é fácil pq a escrita é fácil, mas a história é triste, muito triste. Você se pega refletindo se não já fez o mesmo com sua mãe, o quanto que ela ja deve ter se anulado por você, e sente vontade de pedir desculpas o tempo todo. É de cortar o coração.

lesbomoni 24/02/2024

Doloroso e necessário
Não imaginava que um livro pudesse ser tão doloroso e desconfortável como esse, a todo momento eu me pegava pensando em como seria se isso acontecesse com alguém próximo a mim, o desespero de ver essa senhora perdida e desconhecida pelos próprios filhos, me levou a pensar se isso poderia acontecer com minha própria vó.

um livro extremamente especial para mim e que vai me perturbar durante muitos e muitos anos com as reflexões que fiz ao lê-lo. Acho que todo mundo deveria ler ele pelo menos uma vez só para sentir toda a enxurrada de sentimentos que são descritos nas páginas.

07/02/2024

Por favor, cuide da mamãe
Arrebatador em toda sua sutileza. A partir da falta, cada um repensou como deveria ter cuidado da mãe e da esposa. A figura da Mãe, como o pilar da existência da família, mas que na verdade ninguém conheceu a fundo como indivíduo.
Fiquei abalada com todas as emoções que o livro despertou em mim.
Aquela que cuida, também merece ser cuidada.

Nilsonln 04/02/2024

Por favor, cada um cuide muito de sua mãe!
Em "Por favor, cuide da mamãe" a emoção atinge um altíssimo nível. A autora usa de muita sensibilidade e emoção ao contar a história desta mãe tão dedicada, batalhadora e amorosa. Adorei a maneira peculiar como a história foi contada!

Me identifiquei em muitos momentos, pois minha mãe é o que mais precioso tenho em minha vida. Em outros momentos me revoltei muito com a indiferença dos filhos e do marido.

Foi uma leitura ao mesmo tempo triste, reflexiva, emocionante e inspiradora. Me despertou tantos sentimentos que ficará em minha memória por muito tempo.

Sentirei saudades da mamãe de "Por favor, cuide da mamãe", desejo que ela esteja em um lugar muito especial. Vou conservar sua história para sempre em meu coração!

Favoritado para vida!

Minha avaliação: Favoritado
Valeu o tempo dispendido? SIM
Quero ler mais do autor? SIM
Recomendo a leitura? SIM

flapicolo 26/01/2024

Um livro bastante sensível, muito bem escrito, que nos faz questionar o quanto sabemos sobre nossa ancestralidade, sobre tudo o que veio antes de nós? humanizar nossos pais e colocá-los no lugar de pessoas (e não de deuses) nos ajuda a criar uma relação de mais empatia e compaixão.

Maria15670 08/01/2024

" A palavra ?Mamãe? é familiar e esconde um apelo: por favor, tome conta de mim. Por favor, pare de gritar comigo e faça um afago na minha cabeça; por favor, fique do meu lado, tenha eu razão ou não. "

Julia 31/12/2023

Arrebatador
Impossível ler esse livro e não se emocionar pensando nas mães de nossas vidas: mãe, tias e avós. É surreal pensar nessa conexão entre tantas mulheres de tantas gerações: o trabalho árduo de se manter uma casa e criar os filhos muitas vezes sozinha. Esse livro vai te obrigar a ver essas mulheres de uma forma diferente, terminei questionando minha paciência. É incrível que em poucas páginas a autora cobriu tantas nuances de tantas fases da vida. Simplesmente não conseguia parar de chorar. Até agora me emociono e só desejo que por favor, cuide da mamãe.

Rubinho.Meneses 31/12/2023

O livro "Cuide da Mamãe" é como um abraço nas emoções da família, mostrando o quanto é essencial valorizar quem sempre esteve lá por nós.