O Substituto

O Substituto Brenna Yovanoff

Resenhas - O Substituto

Jéssica 30/11/2023

Gostei muito. Me fez ficar realmente ansiosa sobre o que aconteceria com os personagens, inclusive, ótimos personagens ??

Franklin 26/11/2023

Perfeito!
O livro "O Substituto" narra a trajetória de um menino trocado na infância, inserido em um universo desconhecido. Mackie cresceu como uma criança comum, mas enfrentou desafios como alergias a ferro e sangue. O vínculo com sua irmã foi crucial, pois as crianças trocadas costumam falecer logo após a substituição.

Ao testemunhar a troca da irmã de uma amiga, Mackie desvenda suas origens, conectando-se a outros indivíduos como ele, alguns benevolentes e outros malévolos.

O livro é extraordinariamente envolvente, prendendo-me
do início ao fim, além de apresentar uma capa deslumbrante. Sugiro que uma sequência seja considerada, pois algumas lacunas deixadas merecem esclarecimento.

Recomendo a leitura, pois é leve, dinâmica e oferece uma experiência envolvente.

Aline Maia 17/10/2023

Estranho, mas legal
'O Substituto' é um livro com uma história curiosa.

Em uma cidade pequena cheia de chuva conhecemos Mackie, uma criatura esquisitona que não consegue ficar perto de ferro e manter a dignidade. Filho substituto de uma família religiosa, o jovem tenta aceitar a sua existência ao mesmo tempo que aos poucos descobre sua origem.

A ambientação do livro é bem legal e a forma como a história é contada me cativou. A cada página que eu lia, mais curiosa eu ficava para saber o que ia acontecer.

De maneira geral, o livro é esquisito, estranho e divertido. Não tem nada muito surpreendente, mas não é uma história comum ou esquecível.

Mackie é um personagem ok. Não é chato, mas também não é legal. O grupinho de amigos é interessante, mas pouco trabalhado. Assim como a irmã mais velha da Natalie. E por conta disso ficou difícil de comprar a história.

Pelo pouco que foi entregue, as motivações do Mackie pareceram ocas. Esse amor todo dele pela irmã mais velha da Natalie foi tão esquisito que as ações do Mackie foram, para mim, exageradas e forçadas.

O livro tinha material para ser uma história bem marcante e cativante, mas a forma como a autora trabalhou superficialmente os temas deixou ele ser um livro apenas bom.

Gabriel2748 26/08/2023

A proposta do livro é bem interessante, mas trilhar essa jornada não foi tanto. Definitivamente houveram pontos mal aproveitados na história, como por exemplo: toda a mitologia que envolve a troca de crianças e o mundo desconhecido para os humanos comuns. Eu curti o início e estava ansioso para descobrir mais sobre tudo, mas fui me frustrando com essas pontas soltas e pelo tom meio bobinho que o livro foi adotando em certas cenas. Consequemente, nem a resolução final foi agradável. Em suma, "O substituto" promete muito mas entrega pouco.

t.h.a.y 31/07/2023

Meus olhos sangram quando penso que li isso
NÃO SE ENGANE COM A CAPA, porque a história é decadente. O personagem é sem sal, tudo não faz sentido.... por queeeee fui comprar esse livrooooo

Paula 28/07/2023

"E era amor, foi por amor..."
Em O substituto, acompanhamos a história do Mackie, uma criatura que tenta se encaixar no mundo humano. Entretanto, tudo parece fora do lugar, sobreviver parece o lema que ele repete para si mesmo.
Até que tudo muda após uma criança ter morrido, ou é o que a cidade queria que todos acreditassem. Mackie se ver diante dos seus semelhantes, mas se sente tão deslocando quanto ao lado dos humanos.
Será que precisamos mesmo nos encaixar?
Ao acompanhar sua jornada em busca da verdade, de afeto e de aceitação, repetimos essa pergunta várias vezes.
Um livro que é arrestado até a página 100 mas depois se torna impossível de largar.

Beatriz3695 07/03/2023

Foi uma leitura interessante, mas completamente diferente do que eu esperava. Porém,valeu a pena, é um bom livro

Bia 22/02/2023

Gótico
Um romance juvenil bem com a marca dos demais da década passada, mas que não deixa de ser gostosinho de ler.
Um menino estranho, uma menina que sabe o que quer e um mundo mágico bacana.
Eu leria o próximo se fosse uma série.

meowjess 05/02/2023

Não é ruim, mas também não é uau
Esse livro, até bem seus 70% é um porre, é aquele famoso livro que começa péssimo o meio é bem chato, mas termina ok, não é UAU que livro incrível mas também não é ruim, é bem razoável na verdade e tá tudo bem

Dani 10/12/2022

Premissa otima e original,daria tudo para ser um livrao,mas a autora se perdeu ao meu ver....
Sabe que livro que fala...fala...promete e nao entrega nada?entao....
Baseado no mito de bebês humanos trocados por bebês monstros/mortos-vivo...
A autora criou um mundo subterrâneo com criaturas mortas-viva que se alimentam do temor de pessoas vivas e inclusive de sacrifício humano...
A cada sete anos,essas criaturas roubam um bebe vivo e colocam um outro morto-vivo em seu lugar...
Maick é nosso protagonista adolescende que quando bebê foi colocado no berço de outra criança humana rapitada ,e por incrivel que pareça,conseguiu nao só sobreviver,mas tambem ser muito amado por seus pais e imã humanos,vivendo quase que uma vida normal,nao podendo apenas tocar em solo sagrado e nem ter contado com objetos de ferro ,inox ou sangue...
Após a irmã de sua amiga (e crush)Tate ser rapitada por esses seres subterrâneos,maick fará de tudo para traze-la sã e salva...
A ideia é bem original ,porém ficaram muitas pontas soltas...mas valeu a experiência..

S. G. Conzatti 20/11/2022

O ritmo da história e a intensão desta é ótimo, gostei dos personagens e principalmente como a história fala a cima de tudo sobre o amor (de irmãos, de amigos e família) que nos movem. Mas muitas partes são corridas e sem detalhes e explicações que poderiam ser mais desenvolvidos. Como o mundo do Caos que aparece de modo superficial e os problemas se resolvem rápido. Contudo é uma boa leitura.