O sol é para todos

O sol é para todos Harper Lee

Resenhas - O Sol é Para Todos

_izz.1d 14/04/2024

Sombra
"o sol é para todos mas nem todo mundo quer dividir a sombra" foi o que meu professor de matemática disse quando viu a capa do livro

achei meio parado e não me envolvi tanto com os personagens quanto gostaria, mas tenho que admitir o quanto esse livro é bem feito. os dilemas morais são ótimos e toda a questão do preconceito é absurdamente bem feita. a Calpurnia merecia mais partes mas sempre é ótimo quando ela aparece. e sinceramente, o final do tom e tudo que veio com ele foi um enceramento perfeito
posso citar várias cenas que gostei, amo quando livros tratam personagens com dualidade. não só bom e ruim, pessoas que as vezes fazem coisas boas e as vezes fazem coisas ruins, mas que sempre são bem mais que isso

a louise era mt eu criança. queria ter visto mais da inocência dela perante as situações, mais apelo. estava esperando algo mais "uma pequena coreografia do adeus"

Nadini.Maria 14/04/2024

O sol é para todos não é apenas um romance clássico; é um tesouro literário que transcende o tempo. A obra-prima de Harper Lee é uma viagem inesquecível ao coração de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos, onde as complexidades da natureza humana são expostas num cenário de injustiça racial.

Ambientado na década de 1930, a história se desenrola através dos olhos de Scout Finch, uma jovem que cresceu na segregada raça de Maycomb, Alabama. À medida que ela navega pelas complexidades da vida, somos atraídos para um mundo onde convergem dilemas morais, preconceitos sociais e a busca por justiça.

Em sua essência, este romance é um testemunho do poder duradouro da empatia e da integridade moral. Atticus Finch, pai de Scout, é um emblema de retidão, defendendo Tom Robinson, um homem negro inocente acusado injustamente de um crime. Através do Atticus, testemunhamos uma coragem inabalável e um compromisso com a verdade que nos inspira a questionar as normas sociais e a defender o que é certo.

A escrita de Lee é tão evocativa quanto instigante, pintando cenas vívidas que transportam os leitores para as ruas úmidas de Maycomb. Seus personagens são ricamente desenvolvidos, desde o enigmático Boo Radley até a indomável Calpurnia, cada um contribuindo para o profundo impacto da história.

O sol é para todos é mais do que um comentário sobre o preconceito racial; investiga as complexidades da inocência, da infância e da perda da inocência. A jornada de Scout, da ingenuidade à compreensão, reflete a transformação da cidade, tornando-a uma história comovente sobre a maioridade.

Este romance desafia-nos a refletir sobre os nossos próprios preconceitos e a capacidade de mudança na sociedade. Isso nos lembra que, assim como Boo Radley, que podemos considerar diferente ou estranho, muitas vezes há mais em uma pessoa do que aparenta.

Concluindo, ?O sol é para todos? é um clássico atemporal que continua a ressoar entre leitores de todas as gerações. Serve como um lembrete de que a luta pela justiça, pela compaixão e pela preservação da inocência é uma jornada contínua ? uma jornada na qual devemos embarcar com determinação inabalável. A narrativa de Harper Lee permanece tão relevante hoje como era quando foi publicada pela primeira vez, um testemunho do seu impacto duradouro na literatura e no espírito humano.

David.Alves 14/04/2024

O Sol é para todos?
Coloquei essa interrogação no fim do título apenas para fins de resenha rsrs
Brincadeiras à parte, o livro é maravilhoso. Foi um presente de uma amiga querida que não cansa de trabalhar pela minha emancipação política. A gente sempre acha que já sabe tudo que precisamos, mas há tanto para aprender ainda! O sol é para todos abriu meus olhos para o fato (já conhecido) de que não somos tão iguais quanto nos dizem todos os dias, do ponto de vista racial, a leitura nos faz refletir sobre tantas realidades desafiadoras, mas que perduraram ao longo dos anos e permanecem até hoje. No entanto, é igualmente necessário dizer que o livro nos acolhe a cada página e nos enche de esperança também, afinal o Sol é para todos, ainda que alguns insistam no contrário. Encerro com essa frase do próprio livro: ?A gente só conhece uma pessoa de verdade quando se coloca no lugar dela e fica lá um tempo?
Boa leitura!!!
Giovana 14/04/2024minha estante
Arrasou

Eloisy1 13/04/2024

As primeiras páginas confesso ter lido arrastando, mas com o desenvolvimento da história a leitura fluiu muito bem.

Sobre o caso do homem negro ter abusado a menina. Quando lemos o livro que tem o intuito de nos mostrar o lado que ele quer da história fica fácil de perceber que o homem era inocente, mas eu com certeza ficaria muito dividida, se eu fosse uma das pessoas do condado de Maycomb pois é a palavra de um homem contra de uma mulher. Ao mesmo tempo que entendo que a narrativa do livro seja para mostrar o racismo da época e infelizmente atual, eu ainda tenho um certo apelo por ela ser uma MULHER em 1930, onde sabemos que as mulheres não tinham lá muitos direitos.
Não sei se consegui me expressar direito mas enfim.
A história é recheada de detalhes e aventuras de Scout, Jem e Dill.
Com certeza um livro muito bonito, super recomendo, pois vale cada minuto dedicado a leitura dessa obra da literatura.

A parte final do livro onde a Scout fica parada na frente da casa dos Radley e se coloca no lugar do Boo, confesso ter me emocionado, pois a vida passa rápido de mais para sermos apenas espectadores.

CammisFiggueiredo 13/04/2024

Oi, Boo ?
Livro maravilhoso!
Apesar de ser uma história pesada e intensa, é narrada com muita leveza e sabedoria pela maravilhosa Scout (que tem um temperamento ótimo e se tornou minha religião kkkkk)
Recomendo super. Todo mundo deveria ler.

Luana 13/04/2024

História muito interessante
Amei a história porém achava que o autor deu muito detalhes desnecessários, mas m alguns momentos me senti cansada

umquadromeiofeio 13/04/2024

Confesso que as primeiras 100 páginas eu li arrastada, a linguagem muito distante do que estou acostumada a ler e as várias variações de nomes e sobrenomes americanos me deram uma canseira, porém, depois fui lendo com a fome de quem quer descobrir o que tem de sobremesa, Atticus é um pai bem legal, por vezes gostaria de ter sido criada por ele, gosto demais dos diálogos que ele estabelece com os filhos, respeitando e os tratando como igual, e nunca em uma retórica de saber superior por ser mais velho e ser pai, também me vi na figura de Scout e seus grandes questionamentos apesar da idade. Abordando assuntos como racismo, injustiça e preconceito social o livro me fez olhar tudo como uma criança que descobre as mazelas do mundo e tenta entender o que é tudo isso, as vezes todos nós somos como Boo Radley, mas o que será que é ser Boo Radley? Nunca saberemos o que se passa atrás daquela porta, mas sabemos o que o fez sair, e no final eu acho que é isso que vale!

alanisz 12/04/2024

?Você só consegue entender uma pessoa de verdade quando vê as coisas do ponto de vista dela.?

?Eu não gostava de ler até o dia em que tive medo de não poder ler mais. Ninguém ama respirar.?

Jhenifer83 12/04/2024

Sla...
Gostei bastante do livro achei uma leitura gostosa de ler tem pautas muito boas ele te prende bastante tbm amei recomendo

Rafael 12/04/2024

Leitura obrigatória!
Uma história que te leva ao interior de uma cidade pequena americana, onde a tradição passada de gerações prevalecia. Uma narrativa em primeira pessoa de uma personagem muito carismática e apaixonante. Triste porém com um final acolhedor, este romance vai te levando de forma envelopada para o mundo de Louise Finch! Leitura obrigatória para os amantes de literatura em geral!

Mauricio 12/04/2024

O que eu achei
O livro, lançado em 1960, conta a história de três crianças de uma pequena e interiorana cidade norteamericana nos anos 1930, os irmãos Scout e Jem e o amigo Dill. A história trata do conhecimento que a Scout vai tendo da vida e do trabalho do seu pai Atticus que é advogado e tem uma percepção muito diferenciada da vida e das pessoas, mais tolerante, compreensiva, justa, honesta e menos preconceituosa e esses valores o pai Atticus vai passando aos filhos ao longo da história.
Na verdade o texto trata da questão racial e aborda vários assuntos delicados para a época. A defesa do negro Tom Robinson de um abuso que ele não cometeu é o ponto alto da história, onde vários aspectos da questão racial, preconceito e tolerância são tratados, com falas e observações das pessoas daquela pequena cidade sobre todos esses acontecimentos.
Achei o primeiro terço do livro um pouco morno e demorei pra ler, até deixei de lado. Apesar de o texto ser bem simples, acho que em algumas partes faltou mais qualidade na tradução onde algumas frases e falas ficaram um pouco confusas e menos compreensíveis.
Quando chegou na defesa de Tom Robinson a história melhorou bastante; no final achei que deu uma patinada, poderia ter um desfecho um pouco melhor, por exemplo, não entendi e me ficou um pouco desconexa a aparição do Boo Radley no final...
Mas o livro é muito bom, trata de assuntos delicados para a época de forma igualmente sutil e delicada.

jeska.grant 11/04/2024

Gostei bastante
Ainda preciso processar esse livro com um pouco mais de calma, por mais que me intrressou bem não tenho uma opinião certa do que pensar sobre ele

Stacyflwr 11/04/2024

"Não sei mais o que dizer, apenas leiam"
Não sei nem por onde começar.
Achei esse livro aleatoriamente na biblioteca do colégio e resolvi dar uma chance, e li sem expectativas.
Não tenho palavras para descrever o quão incrível, maravilhoso e necessário esse livro é. Quando o concluí, pensei em como deveria ser uma leitura obrigatória.
A forma como é narrado, os pensamentos da Scout, a relação dela com o Jem e o Atticus, o racismo e outros são "detalhes" que melhoraram a história em 100%.
Não sei mais o que dizer, apenas leiam.
Eu sei que parece ser um livro monótono, mas é muito mais que isso.
Thauã 13/04/2024minha estante
Ss, quero ter o controle emocional do Atticus ksksks

Stacyflwr 14/04/2024minha estante
Nossa simm!! Atticus é um modelo de vida

Maria 11/04/2024

O livro mais impactante que eu já li
Eu ia dar quatro estrelas porque acho que esperava algo diferente, mas pensei melhor e esse livro merece mais de 5.
por ser narrado por scout, uma criança, acaba sendo muito mais tocante. transmite uma visão muito inocente, mas também pura, do mundo e isso é tão necessário sabe? você entende que nenhuma criança nasce preconceituosa, isso é ensinado a elas.
o livro mostra essa visão com tanta pureza e inocência que te leva a refletir acerca dos seus próprios erros, sejam eles falas, pensamentos ou atitudes, às vezes conscientes, outrora inconscientes e você se pega pensando o quanto desse preconceito, infelizmente, ainda existe hoje em dia.
a cena do julgamento é pesada, pelo menos pra mim, é uma das mais impactantes. uma comunidade unida em prol da liberdade de um homem inocente e de coração tão bom que te faz chorar contra uma comunidade de pessoas amargas, hipócritas ou mentirosas e preconceituosas que querem ver aquele homem, que sabem ser inocente, preso. isso é o que mais dói.
jem e scout, juntamente com atticus, te ensinam que o sol é para todos, independente da cor, etnia, classe ou modo de viver.
acho, sim, que todos deveriam ler esse livro.