O sol é para todos

O sol é para todos Harper Lee

Resenhas - O Sol é Para Todos

yasminrsevero 28/03/2024

Quantas pautas importantes? quantos reflexões pelos olhos de uma criança, que parece que amadurece com a gente ao longo da leitura. Ao começar a leitura, esperava apenas um clássico com críticas ao racismo, mas a escrita é única e fica cada vez mais interessante, e aí sempre entendo porque clássicos são clássicos.
?????????

Jordania 27/03/2024

Amei ler esse clássico.
É um livro que te pega, no desenrolar da história não queria parar de ler. O começo é um pouco arrastado, narra peripécias das três crianças. Inclusive é narrado por Escout, uma criança, aqui a escritora teve o dom da naturalidade, em nenhum momento a narrativa ficar forçada. O livro é magnifico, a história edificante. Um retrato de como funcionava a questão do racismo no EUA, e por aí consigo entender as situações que refletem até hoje em dia.

Ricardo 27/03/2024

Leia esse livro assim que puder
Foi uma experiência fantástica ler essa história que provoca um mix enorme de sentimentos, abordando temas sérios de uma maneira muito única, através das lentes de uma criança extremamente especial. Sério, esse livro tem tudo: tristeza, alegria, humor?

As aventuras de Scout e Jem descobrindo o mundo e se tornando pessoas cada vez melhores, sobretudo pela influência positiva do grande homem que é Atticus Finch, abordam a perda da inocência diante de um mundo cheio de defeitos, mas que pode ser mudado por pessoas boas, mesmo que seja difícil.

Entre momentos que partiram meu coração e outros que me deixaram feliz, em suma:
1 - É um pecado matar um rouxinol.
2 - É um pecado não tentar fazer a diferença.

Essa obra vai ficar no meu coração pra sempre. Livro 10/10. Um dos melhores da vida.
LarissaVeloso 28/03/2024minha estante
Adorei amor

fernandaugusta 27/03/2024

O Sol é para todos - @sabe.aquele.livro
No início dos anos 1930, o estado do Alabama e suas pequenas cidades viviam em um marasmo social pós Depressão que se organizava intrinsecamente na manutenção do status divididos em classes: brancos "de berço", brancos pobres e os negros. Sabemos que na sociedade do sul dos EUA predominou uma cultura racista, que lutou contra o norte em uma guerra sangrenta defendendo a escravidão.

E é no pequeno e pacato condado de Maycomb que a família Finch vive há gerações. São conhecidos e respeitados. Atticus Finch é advogado e deputado estadual, pai de duas crianças, Jem e Jean Louise, conhecida por Scout. Jem tem 12 anos, e Scout tem 8, a mãe de ambos já falecida há muitos anos. Atticus os cria com a ajuda de uma cozinheira negra, chamada Calpúrnia, que governa a casa com disciplina e mão de ferro.

Jem e Scout são livres e passam verões tranquilos com o amigo Dill, sempre imaginando brincadeiras e querendo descobrir as peculiaridades de um misterioso vizinho, Boo Radley. Mas uma mudança se insinua na vida das crianças: seu pai foi designado pelo Estado para defender Tom Robinson, um negro, pelo estupro de uma mulher branca. E o conflito social, o debate, as fofocas tornam-se o centro da vida de Maycomb. Afinal, como pode Atticus defender um preto contra uma branca?

Este livro é uma perfeição. Ele me comoveu, me fez rir, me fez chorar, me deu raiva e me fez refletir. Toda a história é relatada pela visão da maravilhosa Scout, uma pequena notável, curiosa, inteligente e muito corajosa. Em dupla com Jem, e com Dill, vemos a realidade de uma infância de brincadeiras inocentes, logo tomada pelo turbilhão de ser a filha do "controverso" Atticus.

Não tenho palavras suficientes para descrever Atticus. De início, parece ausente e desligado da vida dos filhos, mas logo vemos que há mais nele, há tudo em Atticus. Ele brilha na maneira como influencia os filhos, e resplandece no julgamento de Tom. Atticus é daqueles personagens de rara beleza e de extrema coragem, que dá lições importantíssimas em suas falas e ações.

"À medida que for crescendo, vai ver brancos enganando negros todos os dias, mas vou lhe dizer uma coisa e quero que nunca esqueça: sempre que um branco faz esse tipo de coisa com um negro, não importa quem ele seja, quanto dinheiro tenha ou quão distinta seja a família da qual ele vem, esse homem branco não vale nada".

Todos os personagens são uma riqueza, a descrição da organização da vida em Maycomb pelos olhos de Scout é vívida e me senti dentro da historia, envolvida do início ao fim, mesmo com a abordagem de temas espinhosos como racismo, diferenças sociais e injustiça. Harper Lee criou um clássico atemporal que se sustenta em cima de um curioso paradoxo: discutir discriminação pela visão de um personagem infantil com seriedade e sensibilidade.

Tem muito adulto que nunca terá o discernimento que Scout, Jem e seu amigo Dill tiveram. Tem muitas pessoas que nunca vão desenvolver o senso de humanidade de Atticus Finch.

"O Sol é para todos" deveria ser lido por todos mesmo. Do início até seu desfecho, prepare-se para uma leitura inesquecível.

ana :) 26/03/2024

Crianças brincam perto do poste
Esse era um dos livros que estavam na minha lista de leitura há muito tempo, mas somente iniciei a leitura após entrar em um Clube do Livro. "O sol é para todos" está na temática "racismo" desse clube e, de fato, sempre que ouvia falarem desse livro era pela pauta racial que ele se destavaca. Contudo, devo dizer que fiquei esperando as cenas racistas nos primeiros capítulos...
É claro, não me passou despercebido o período narrado nos Estado Unidos da América, em que lutas por igualdade ganhavam folego, além das diversas menções à Guerra Civil. Mas Calpúrnia, a trabalhadora negra da residência, me chamou atenção. Foi contado que estava na família havia muito tempo, desde que o patriarca Atticus era uma criança, ajudou a criar as crianças, era responsável pela cozinha e não sabia a data do próprio aniversário...
Os primeiros capítulos narram as brincadeiras e novas experiências de Jem e Scout e Dill, que se juntava a eles no verão. Havia entre as crianças uma enorme curiosidade sobre (Arthur)Boo Radley, um adulto nunca visto desde a adolescência.
Com o passar do tempo, descobrimos que Atticus, um advogada de Maycomb, estava envolvido na defesa de Tom Robinson, um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca. As acusações sobre o homem eram fundamentadas na imoralidade preta, perversidade do homem negro e a mulher, branca, desrespeitada. O julgamento foi muito bem escrito pela escritora e passou ao leitor toda a angústia pela decisão do jurí.
É um livro realmente bom, abordou o racismo no cotidiano estadunidense pré Segunda Guerra de maneira crua, em que uma criança, Scout, demonstra maior humanidade do que os adultos da cidade.

Fê.Almeida 26/03/2024

É um bom livro!
Eu é que não estava no momento certo para essa leitura! Achei longa, mas curti! É um livro que você precisa ter uma visão, mas o que foi bom, foi que parei de me cobrar tanto para ler muitos livros, acho que se eu estiver lendo algum pode demorar o tempo que for eu ainda estarei lendo!
Meu tempo mudou, eu mudei! Assim como as coisas desse livro também mudaram!

Gabriel.Machado 26/03/2024

Doce Azedo
Sinto que esse livro nos traz algo doce e puro, como a infância, mas o azedo da quebra da inocência. Viajei e me envolvi com as aventuras, mas principalmente me revoltei com as injustiças da segregação e racismo que o livro aborda. Foi uma bela construção, a narrativa da perspectiva de uma criança perante ao racismo estrutural da sociedade. Esta leitura é fundamental!

JoAo1256 24/03/2024

"O sol é para todos" - Harper Lee
Um clássico Norte Americano, que ganhou Prêmio Pullitzer de Ficção em 1961, é considerado um livro emblemático sobre racismo e injustiça, ainda hoje é utilizado como leitura obrigatória em diversas escolas dos Estados Unidos.
Este livro conta a história de Atticus, um advogado do condado de Maycomb que assume o caso de Tom Robinson, um negro, acusado de estuprar uma jovem branca. Com seu cliente condenado a morte em um período (década de 1930) em que a Segregação Racial no Estados Unidos estava no auge, Atticus e sua família sofrem diversas críticas e ameaças de sua vizinhança.
Uma história incrível e emocionante descrita pelo ponto de vista da jovem e sensível Scout de apenas oito anos, filha do advogado.
Para mim um livro incrível, e com um final emocionante e inesperado, que nos faz refletir muito sobre como era nossa sociedade a quase um século atrás e como evoluímos tão pouco no nosso senso de justiça, como o racismo não é atual e está encrustado na sociedade, e nos mostra principalmente que mesmo com todas as diferenças *o sol é para todos*.

Maki.Fancy 24/03/2024

QUE LIVRO LINDO MEU DEUS
Esse livro é tão lindo, tão delicado, tão bom que eu fiquei incrédula, pq eu não esperava que forma alguma que eu iria gostar e iria me EMOCIONAR (pq eu chorei, nas últimas 10 páginas eu chorei)
É um ensinamento, é um ensinamento sobre empatia, sobre todas as coisas.
Impossível sair desse livro sem ter aprendido alguma coisa, sem olhar pras pessoas na rua de uma maneira diferente, sem olhar para as próprias experiências e atitudes de maneira diferente.
Tá pensando em ler O Sol é Para Todos? Leia, simplesmente leia, eu nunca fiquei tão feliz por ler alguma coisa.

Hênio 24/03/2024

Clássico do Século XX: "O Sol é para Todos" de Harper Lee
"O Sol é para Todos" de Harper Lee é uma obra-prima atemporal que transcende as barreiras do tempo e da cultura. Publicado no século XX, este romance se destaca como um dos melhores não apenas pela sua narrativa envolvente, mas também pela profundidade de seus temas e personagens.

Lee habilmente constrói uma história que aborda questões fundamentais da sociedade, como justiça, racismo e moralidade, através da perspectiva inocente e perspicaz de uma criança, Scout Finch. Sua voz narrativa cativa o leitor desde as primeiras páginas, levando-nos a uma jornada emocionante pelos meandros da vida em uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos.

Um dos aspectos mais impressionantes deste romance é a sua capacidade de provocar reflexão e empatia nos leitores. Ao retratar as injustiças enfrentadas por Tom Robinson, um homem negro injustamente acusado de estupro, Lee nos confronta com as realidades cruéis do preconceito e da discriminação racial. Sua abordagem sensível e compassiva nos desafia a questionar nossas próprias crenças e atitudes em relação à igualdade e justiça.

Além disso, os personagens complexos e multifacetados de "O Sol é para Todos" contribuem para a riqueza da narrativa. Desde Atticus Finch, o advogado corajoso e compassivo que defende Tom Robinson, até Boo Radley, o misterioso vizinho que desafia as expectativas, cada personagem é habilmente desenvolvido e contribui para o impacto emocional da história.

Em última análise, "O Sol é para Todos" é uma obra-prima que ressoa com leitores de todas as idades e origens. Sua mensagem atemporal sobre compaixão, coragem e a busca pela verdade faz deste romance uma leitura obrigatória para qualquer pessoa que deseje compreender a complexidade da condição humana e o poder da empatia.

Kethelen14 24/03/2024

O sol é para todo é um livro muito bom! Fala sobre o racismo, preconceito social! Essas coisas, sabe? Embora que no começo fala mais sobre a infância dos personagens. Mas ele é muito bom e vale a pena ler! Eu ameii. Demorei um pouco para ler.. mas essa demora valeu a pena, e como tenho mania de ler ou ver as coisas mais de uma ou duas vezes, podem ter certeza que quando eu tiver oportunidade eu vou reler ele! Amei muito. ???

vertisus 24/03/2024

EXTRAORDINÁRIO!!!!
um dos melhores livros que já li em toda a minha vida. história super envolvente, retrata sobre vários temas pesados através de um tom delicado e puro. o livro não aborda somente sobre racismo, mas sim sobre machismo, paternidade, desigualdade social, etc. além disso, traz diversas reflexões incríveis, fazendo com que o leitor se coloque no lugar dos personagens e veja o mundo com outro olhar. simplesmente incrível!

Tassi 23/03/2024

Pra te fazer raiva e te deixar de coração quentinho
Esse livro é maravilhoso, aqui você vai adorar a mente dessas crianças e do incrível pai delas. Amei essa família, e o personagem do Atticus, a narrativa vir de uma criança é ótimo para termos alguns questionamentos que os adultos por várias questões não levantam, entendo também que alguns acontecimentos aqui foram colocados por esse motivo, de ser uma criança a narradora da história, mas achei um pouco demais essa atenção dada ao vizinho. Enfim leiam!

Andrieli Barboza 23/03/2024

Perfeito
Que livro visceral. A atmosfera de cidade pequena transborda das páginas, assim como vc consegue sentir o que a Scout está sentindo. É estranho chamar de "lindo" um livro que carrega tantos sentimentos negativos, que transborda o preconceito, mas é sim, lindo a maneira como o autor nos leva pro centro daquele condado, lindo como nos mostra pelos olhos daquela criança como o ser humano pode ser injusto, e que nem sempre as coisas acabam como deveriam. Todos deviam ler esse livro. Todos
Adriana791 23/03/2024minha estante
Esse livro é maravilhoso! Um dos meus favoritos!

Cantinho dos livros 23/03/2024minha estante
??????????