Além do deserto

Além do deserto Érica Bombardi

Resenhas - Além do deserto

Larissa Benevides 04/02/2015

Resenha do Livro: Além do deserto
A história se passa em Fatum, mundo iluminado por dois sóis que fornecem o calor e a luz durante o dia. Mas o problema vem com o anoitecer mais especificamente com o inimigo que vem das sombras causar o terror em todos os reinos.
"[...] o chanceler estava ali em busca dessa resposta. Em busca da resposta para a pergunta que todos se faziam: como matá-los? Como matar sombras? Mas ninguém disse mais nenhuma palavra. O menor suspiro poderia acordar o inimigo."
O inimigo em questão são 3 "fadas" indestrutíveis, as Erínias, que foram criadas por Ziander para ajudar no reino das fadas. Com o passar do tempo se transformam e passam a destruir cada ser vivo que encontram.
Fatum então passa a se transformar em um imenso deserto, onde somente os que se preparam para a batalha noturna e protegem os seus muros sobrevivem.
Com a morte do Chanceler do grande reino, seu sobrinho, Mikail, começa uma jornada para descobrir uma maneira de acordar sua prima, Drielle, e acabar com o inimigo. Acompanhado pelo seu fiel grande felino falante, Oberon, e por Thera, uma alanius, ele viaja até encontrar o jvem fada Lumi e o velho fada Nadar e assim começa a grande jornada pelos quatro cantos de Fatum.
A história possui uma ausência de descrição dos personagens, das criaturas e do ambiente das cenas, o que deixa o leitor confuso e não ajuda na criação da imagem das cenas vividas no livro. Muitas vezes algumas criaturas aparecem no contexto somente com o nome, sem nenhuma descrição de sua aparência, o que não deixa a leitura muito atrativa.
O enredo é bom, sem muito mistério, mas prende a sua leitura pelas discussões entre os personagens da caravana. Suas diferenças e a convivência é o que deixa tudo interessante, principalmente as brigas de Thera e Mikail ou de Thera com Oberon.... é Thera gosta de uma briga! hahaha
Apesar do livro possuir um final convincente, acredito que haja continuação da história.
Espero que o próximo livro venha mais rico em detalhes tanto dos personagens quanto do ambiente mágico de Fatum!
Fernando 11/04/2015minha estante
a resenha desse livro me lembrou bastante o livro, Ciclo das Trevas - O protegido , que foi lançado recentemente. ainda não li nenhum dos dois mas notei similaridades. alguêm mais percebeu isso?

Larissa Benevides 26/04/2015minha estante
Não conhecia este livro Fernando, mas a sinopse é bem parecida no que toca o cenário da história.
Só pelas descrições da sinopse eu já me interessei! Já está na minha listinha. hahahaha
Obrigada pelo comentário ;)

Lucas 10/02/2014

Além do deserto
Fatum não é um lugar no qual você gostaria de viver. O que antes eram florestas densas e rios caudalosos tornaram-se areia em um deserto de proporções continentais assombrados pelas sombras que definham tudo em seu caminho. É nesse cenário que encontramos nossos personagens principais: Thera (uma alanius que perdeu seu irmão e único membro remanescente de sua família) e Mikail (nobre do reino das Montanhas do Norte) juntamente com seu fiél protetor Oberon (um tigre falante). Por meio de capítulos de personagens alternados acompanhamos as trajetórias e os motivos que os levam a convergir seus caminhos: a salvação daquilo que mais amam.
E os caminhos culminam no grande reino, local administrado provisóriamente pelo chanceler, já que seu rei e rainha foram mortos em combate pelas sombras, deixando orfã Drielle, uma menina de 8 anos em estado catatônico e um povo desesperado em busca de água. Juntos, Thera e Mikail saem em busca da resposta para a destruição das sombras.
Demorei para começar o livro (estava com ele há um ano), nos primeiros capítulos as informações chegam sem excesso e de forma misteriosa até a jornada principal se revelar e, mesmo assim, os segredos pairam no ar em cada página. Particularmente achei fraco a descrição física das personagens (a capa do livro ajuda um pouco) entretanto, se faltou por fora, Érica carregou por dentro.Tomamos ciência em detalhes da personalidade de cada personagem, seus anseios e angústias, suas modificações ao longo do livro. Confesso que achei a ironização das falas um pouco apelativa, mas as cenas de ação foram ótimas.
O fato de existirem criaturas mágicas em meio aos humanos é extremamente coerente e de nenhum estranhamento. Em relação as sombras, sua personificação trás humor e raiva ao mesmo tempo. Ao final do livro, um pouco desanimado, Érica me pegou de surpresa com reviravoltas incríveis, atando cada nó deixado pelo caminho em um final surpreendente, eu realmente não esperava.
O deserto mostra o melhor e o pior de cada um e até onde iriamos para proteger aquilo que amamos, até que ponto sabemos quem somos de verdade, nossas escolhas e as consequências que elas geram. Érica está de parabéns, e digo que, se houvesse uma continuação, adoraria lê-la.

Jess 10/02/2013

Me recusei a ler qualquer tipo de resenha e me limitei apenas à sinopse. Não queria estragar a minha opinião ou ficar pensando em que momento “x coisa” iria acontecer. Foi a melhor decisão que já tomei a respeito de um livro, ficar no “escuro” sem saber ou ter uma simples dica do que ia acontecer no final fez com que eu lesse 269 páginas em um dia (e uma madrugada!), e só digo que não me arrependo de ter ficado com sono no dia seguinte!

Não tenho palavras para descrever o quanto amei esse livro, em cada pagina virada minha vontade de estar lá nessa aventura incrível crescia cada vez mais! Érica Bombardi esta de parabéns, é uma leitura gostosa que flui rapidamente.

Não vou falar sobre a estória do livro, pois acabaria soltando spoilers e não seria muito legal! Vou dizer apenas que Mikail é perfeito, Thera virou minha personagem literária favorita e Oberon me fez ter vontade de ter um gatinho falante de estimação

Adriana 01/02/2013

Uma grata surpresa!
Este é um livro nacional que poderia ganhar facilmente na categoria “surpresa do ano”. Quando recebi o convite da autora para resenha-lo, achei a capa e a sinopse interessantes, mas jamais sonhei com a qualidade da trama que iria encontrar.

Além do Deserto é um livro épico contado em outro mundo – Fatum – que é iluminado por dois sóis e assolado por sombras da noite. Neste mundo existem vários povos diferentes que convivem (ou não) em locais distintos. Entre eles estão o Povo das Fadas e os Alanius.

Quando o chanceler Tami procura o rei fada buscando um modo de acabar com as sombras que ameaçam destruir Fatum, ele dá início a uma jornada que não será dele, mas sim de Thera e Mikail.

Ele é um jovem nobre e de coração puro. Apesar de ser apresentado como alguém que acredita na bondade de todo mundo (uma característica que geralmente me irrita), Mikail é muito gentil e inteligente.

Já Thera é uma garota com um passado bem misterioso, que acaba “entrando de gaiata” na missão de Mikail e percebe que precisa acompanha-lo, pois isso pode ajuda-la a conquistar seus próprios objetivos. Junto a eles está o grande felino Oberon, um gato inteligente e super sarcástico que, por não gostar muito de Thera, acaba protagonizando com ela os melhores diálogos do livro.

A trama que Érica Bombardi criou é muito rica e bem descrita, cheia de passagens com aventura, romance e ação. Gostei especialmente do modo como a autora soube apresentar um novo mundo, seus personagens, nomes e descrições sem deixar a trama se tornar maçante ou cansativa.

Acreditei que iria demorar muito tempo para lê-lo, haja vista que livros épicos geralmente inspiram uma leitura lenta e arrastada (pelo menos para mim). Claro que existem exceções, e depois de ler O Nome do Vento, Guerra dos Tronos e Além do Deserto, percebo cada vez mais que é mérito do escritor transformar sua narrativa em algo mais agradável e ágil.

Não dei cinco estrelas apenas por considerar que a autora ainda pode se superar em suas próximas obras.Para mim Além do Deserto, que é o primeiro volume de uma série, tem ainda mais potencial e situações que podem ser exploradas.

Preciso comentar também que eu adorei a capa e a edição do livro é muito boa. Não encontrei erros de revisão, a diagramação é ótima e as páginas recicláveis são um luxo (adoro pensar que não contribuí mais ainda para a derrubada de árvores, pois na minha estante já deve ter uma floresta inteira)! Além disso, a ilustração dos personagens na capa me ajudou a visualizá-los melhor e um detalhe dela me deixou hiper curiosa até o momento em que “aconteceu” na história (não posso falar mais sem soltar spoiler).

Para quem gosta de livros com bastante aventura e descobertas, está é uma excelente recomendação. Leiam!!!

Henri B. Neto 31/01/2013

Resenha: ''Além do Deserto'', de Érica Bombardi
Quando finalmente peguei este livro para ler, eu estava bastante cauteloso. Eu sou uma pessoa que tem muitos problemas com Fantasia Épica/Medieval, e são poucas que me conquistam e me prendem até o final. Ao começar as primeiras páginas, achei que iria demorar ao menos uma semana lendo o romance, pois ele era em 3ª pessoa e parecia intercalar vários núcleos diferentes, mas - para minha surpresa - não foi isto o que aconteceu.
Justamente pelo narrador observador e onipresente, eu acabei me inserindo de verdade no universo. A escrita da Érica Bombardi, apesar de seguir a linha mais rebuscada do gênero, flui muito rápido e de forma gostosa. As cenas são intercaladas pelo ponto de vista de personagens diferentes, e isto acabou deixando a leitura mais ágil e nos apresentando o universo criado pela autora de uma forma mais ampla, seguindo mais de uma linha narrativa, acrescentando tramas e subtramas que culminam juntos na história principal.
Eu gostei bastante dos protagonistas. Thera e Mikail são jovens visivelmente opostos (ela a típica garota durona e mal humorada de terras distantes, ele o cara nobre e sonhador com alma de herói), mas a química dos dois juntos é muito boa. Além deles, temos personagens secundários bastante carismáticos, como a forte Vivian, governanta do Grande Reino e o felino Oberon, um gato enorme, falante e sarcástico (ou seja, não tem como não amá-lo!).
Outra coisa que me conquistou bastante durante a leitura foi o universo épico moldado pela autora. Aqui, sai os clichês de sempre - como magos, elfos, orcs e toda a linha e tipo de seres que vemos atrelados à alta fantasia - e somos agraciados pelo fascinante do Reino das Fadas, Felinos e as divindades Devas - quatro sábios elementais anciões - que dão uma proposta diferente e única para a história.
Toda a jornada do livro é uma grande alegoria para a auto-descoberta dos protagonistas muito bem amarrada e completa, e a história trás também nas entrelinhas e de maneira discreta uma mensagem de respeito pela diversidade e solidariedade bastante oportuna nos tempos atuais. A diagramação do texto é confortável e a revisão do livro impecável. Sem sombra de dúvidas, ''Além do Deserto'' foi uma grata surpresa, e estou bastante curioso por quais novos caminhos seremos levados nos próximos volumes.
Henri B. Neto
''Na Minha Estante''
Erica 31/01/2013minha estante
Adorei a resenha! No blogue, ele ainda coloca as frases de que mais gostou, muito legal! Veja lá: http://naestante-henribneto.blogspot.com.br/2013/01/resenha-alem-do-deserto.html?spref=tw

MILA 18/01/2013

Este livro foi uma grande surpresa para mim, fiquei muito feliz em ter recebido o contato da autora para a parceria em meu blog, e ter tido a oportunidade de ler um livro tão cativante, inteligente e encantador.

Sua narrativa me conquistou logo nas primeiras páginas, e sua história tão rica em detalhes e seres mágicos me surpreendeu, Oberon é apenas um felino que fala, às vezes é sarcástico, as vezes não, não gosta de Thera, nossa jovem misteriosa, ela tem algo a esconder, principalmente de Mikail nosso guerreiro, nosso líder principal, juntos eles tem uma missão, ir em busca de um jovem Fada Lumi, ele é abençoado e tem um dom, está com Nadar, assim que todos se encontram eles descobrem a natureza de Thera, ela é uma Alanius, não é bem vista, e um desentendimento paira no ar, mais Lumi com ser iluminado é, dá um jeito de Thera continuar na missão. Eles precisam encontrar os Devas, alias só Thera pode chamar os Devas que são as entidades de Fatum.

E o que eles precisam enfrentar?

Fatum a tempos atrás era uma bela cidade mágica, havia reinos, fadas e outros seres mais, um belo dia o Rei Fada vendo que as fadas se cansavam muito de tanto trabalhar procurou os Devas e eles lhe deram sementes, o Rei fada plantou as sementes e semeou o que mais precisava e o que mais tinha ido buscar, porém ele esqueceu de semear o amor. Da semente nasceu as Erínias, fadas que à principio fizeram todos os trabalhos que as outras fadas faziam, mais depois elas começam a se rebelar contra o Rei Fada e começaram a matar as Fadas, elas então sucumbiram as trevas, mortes e sangue, por onde passavam matavam e os reinos aos poucos conseguiram cristais para se proteger, pois as Erínias eram sensíveis á luz.

É um livro cheio de aventuras, com a dose certa de romance, fantasia, foi viciante e angustiante ao mesmo tempo eu vendo que as páginas estavam acabando e eu querendo mais, sabe aquela sensação de que você quer que aconteça isso, mais não vai dar tempo de acontecer porque não tem páginas o suficiente. Agora vou ter que esperar o próximo volume.

Gostaria de Agradecer a autora pela oportunidade, pelo carinho.

Bia Rodrigues 14/12/2012

Érica Bombardi é mais uma prova de que os autores nacionais são realmente incríveis. Com sua escrita simples e encantadora ela nos leva a conhecer um mundo encantador, cheio de magia e surpresas. Conhecer Fatum para mim foi tão magico como quando conheci Hogwarts, a cada pagina fui descobrindo mais detalhes sobre esse mundo novo, passei a conhecer os personagens melhor e me encantar por suas singularidades e sentir vontade de conhecer melhor cada reino nele citado.

Conhecendo os personagens pude me encantar com Oberon e querer um "gatinho" igual pra mim. Senti vontade de gritar com Mikail por sua inocência em muitos momentos, querer estrangular Nadar em outros e me fascinar com a sabedoria de Lumi. Escolher um preferido se torna até dificil, afinal todos conseguiram me encantar e causar em mim sentimentos muito fortes, mas acho que se tivesse que realizar essa escolha diria que Oberon é meu preferido, um felino falante? Acho que só essa característica explica meu carinho maior por ele.

O enredo de Além do Deserto é repleto de ação e aventura, com uma ideia maravilhosa que nós levou a conhecer Fatum, um mundo iluminado por dois sóis, e uma escrita simples e encantadora - como já disse - Érica nos prende a cada pagina e a cada capitulo nos faz descobrir a existência de mais coisas fantásticas que esse mundo esconde.

O livro é narrado em terceira pessoa e isso me deixou muito feliz, porque um livro que nos apresenta outro mundo narrado assim sempre nos da a chance de conhece-lo melhor e saber o que esta acontecendo a vários personagens ao mesmo tempo.

Além do Deserto é uma historia que vai ir te encantando a cada pagina, você começa a leitura e já percebe que será um bom livro, pois ela flui muito bem, porem apos a metade do livro, você já tem certeza que não poderá parar de ler até chegar o final. É um livro que eu não tenho medo algum de recomendar para qualquer pessoa que gosta de fantasia, e principalmente que gosta de conhecer novos mundos. Eu agradeço a Érica por ter me proporcionado a leitura desse livro, ele com certeza se tornou um dos meus favoritos.

Fabiane Ribeiro 06/10/2012

Resenha - Além do deserto
Mais um excelente livro nacional, que se tornou uma agradável surpresa para mim.
Com uma criatividade que transborda, e uma linguagem simples e fluida, Érica Bombardi, autora estreante, mas com vasto conhecimento editorial, nos presenteia com uma bela obra de estreia da série Fatum.
Em Além do Deserto, conhecemos Tami, o chanceler que vai até o Reino das Fadas atrás de respostas para os problemas que seu mundo vem enfrentando, assim como para obter ajuda para acordar sua sobrinha querida, que caiu em sono profundo após perder os pais.
No local, o chanceler descobre que deve ir até Terek e encontrar um garoto que poderá ajudar sua sobrinha.

“O chanceler encostou seu pé naquele solo amaldiçoado pela primeira vez em décadas. Havia visitado o Reino das Fadas quando era apenas um menino, acompanhado por sua mãe e seu pai. Sua família mantinha um raro vínculo com os soberanos do coração do Reino das Fadas. Trocavam informações e favores sempre com muito respeito e reverência, como grandes líderes deveriam fazer” (Pág. 19).

Quem sai para essa missão é o jovem Mikail, na companhia de seu felino falante Oberon (amo animais que falam, e Oberon é fantástico) e da suspeita Thera, que esconde segredos sobre suas origens e sua família.
Fatum tem dois sóis e todo um cenário desértico muito bem construído pela autora.
Quando partem para Terek – e quando saem da mesma – o grupo se vê cada vez mais mergulhado em muitas aventuras, com direito a fadas, Devas e sombras destruidoras.
Uma missão é dada à Thera, que pode colocar em risco seu relacionamento com Mikail, assim como dar grandes vantagens às sombras (Erínias, cuja lenda é muito bem narrada) de conquistarem Fatum.
O livro se torna ainda mais iluminado quando dois novos integrantes se juntam ao grupo, Lumi e Nadar, trazendo ainda mais graça e bons diálogos ao texto. Inclusive, Lumi desempenha papel fundamental no desfecho, e entra na narrativa no momento exato.
Para os amantes de fantasia e aventura, Além do Deserto é leitura obrigatória, reunindo todos os ingredientes necessários ao gênero.
A edição, realizada pela própria autora, com apoio do PROAC/SP, é super caprichada, com belas ilustrações no interior da capa e contracapa, o que eleva ainda mais o valor da obra.

Trecho: “Peço somente uma coisa a você, querida, não se deixe estragar como essa terra, menina. Apesar de tudo sempre se transformar, poderá não haver tempo para isso, não? Afinal, vocês humanos são excelentes em não reconhecer isso... que cada coisa tem seu tempo e há o tempo certo de cada coisa. – Edith ainda segurava as mãos de Thera” (Pág. 45).

Psychobooks 10/09/2012

Dessa vez vou direto ao ponto e comentar sobre as minhas impressões sobre o livros.
Peeeeeeensaaaaaaaa numa pessoa que passou o livro inteiro agoniada, dando uma de loca, interagindo com os personagens e dizendo: "ACORDA QUE A RESPOSTA TÁ NA TUA CARA!". Sim galera, dessa vez me superei nas maluquices! (Y)
Thera, a protagonista do livro, é uma típica rebelde, que vive conforme suas leis sem se preocupar com ninguém, exceto sua família. Pra ela pouco importa que o mundo esteja devastado e que os povos estão se unindo pra lutar contra a escuridão. Em sua busca por um parente perdido, ela cruza o caminho de Mikail um futuro governante de coração puro e cheio de boa fé, sempre acreditando no melhor das pessoas. Além deles, agregam o grupo, Oberon, um gato falante e mal-humorado e os fada: o menino Lumi e o velho Nadar.
Um grupo tão improvável e com ideais tão diferentes, rendem bons diálogos, além de uma interação harmoniosa e divertida.
O desenvolvimento da história flui super bem, mas algumas partes careceu de maiores explicações. Thera e Mikail tiveram suas personalidades mais expostas. Sinceramente não consegui mentalizar um perfil para os outros personagens.
Outra coisa que achei que também faltou ir mais a fundo, foi referente a história dos Devas, que seriam algo como deuses supremos e criadores dos seres de Fatum.
A jornada de Mikail e Thera, é viciante e divertida. Achei até que sobrou um espacinho para uma história secundária, no mesmo mundo, mas com outros personagens.

Acesse:

Lina DC 08/07/2012

Em primeiro lugar, vou assumir que, apesar de adorar o tema: livros com criação de novos mundos, seres místicos, e tudo mais eu demoro um pouco para engrenar na história. Não porque a história é ruim, mas porque são tantas informações novas, tantos personagens e costumes diferentes, que eu levo um tempinho para ver a história como um todo. Nesse livro nós temos demônios, fadas, felinos que falam; humanos, seres chamados de alanius e muito mais. Uau... O livro é maravilhoso!
A narrativa do livro flui muito bem, assim como a interação dos personagens. Os motivos que levam esse grupo a se juntar são diferentes – um quer evitar a destruição; Thera só se preocupa com os seus problemas, nós temos Mikail, um jovem guerreiro cumprindo o último pedido do tio... Com a missão de reunirem as dádivas dos Devas, esse grupo inusitado passar por diversas aventuras.
Eu realmente gostei do livro, apenas achei que algumas partes poderiam ser um pouco mais desenvolvidas. Senti falta de algumas explicações, mas nada que tenha prejudicado a leitura do livro.
Não conhecia a autora ou a obra, mas fiquei muito feliz em ler o livro. Para quem é fã do gênero, vai realmente se deliciar em Fatum.

31/05/2012

A estória acontece no mundo de Fatum, um planeta iluminado por dois sóis onde existem fadas, felinos que falam, humanos e seres chamados alanius - que possuem a forma humana, mas são mais ágeis e fortes e têm a fama de serem selvagens, perigosos e traiçoeiros. Há muito tempo, Fatum era um planeta que vivia em harmonia. Atualmente só existe deserto para todos os lados, e quando os sóis se põem é quando o perigo ronda o lugar.

Demônias saem todas as noites procurando destruir qualquer tipo de vida no planeta. Dizimaram raças, reinos... transformaram quase tudo em deserto. Elas precisam ser impedidas antes que extinguam todas as formas de vida no planeta, e é por isso que Mikail, junto com seu gato Oberon, saem em direção ao Grande Reino: para encontrar um jeito de derrotá-las. No caminho, a eles se junta a jovem Thera, uma mulher misteriosa que busca algo há muito tempo.

Enquanto Mikail está em seu caminho, o chanceler do Grande Reino parte em busca da solução para parar com a chacina que amaldiçoa a toda Fatum, mas a resposta será confiada apenas à Thera, que só se preocupa em achar o que está procurando. Sendo o destino responsável por isso ou não, eles acabam em uma caravana pelos quatro cantos de Fatum para fazer o que têm de fazer.

Quando comecei a ler Além do Deserto eu não tinha muita expectativa por eu não ser muito do tipo que lê livros de fantasia. Mas me surpreendi com a estória, que achei bastante original. A narrativa é gostosa de ler, os acontecimentos são bem descritos e temos um mistério durante a leitura que consegui desvendar apenas quando estava tudo muito óbvio - se bem que eu, esses dias, preciso de tudo muito óbvio para a ficha cair.

A forma como a estória é contada me lembrou de Eragon, que sabemos o que está acontecendo ao mesmo tempo em vários lugares, e isso funcionou para mim porque atiçou minha curiosidade. Gostei também do final, principalmente de como as coisas se desenrolaram. É um livro juvenil que vale a pena ser lido. Aos interessados, foi feito um booktrailer que pode ser conferido aqui, vocês podem acompanhar a página do livro aqui e podem se informar sobre como adquirí-lo aqui. Agradeço à Érica pela atenção e pelo exemplar, e desejo muita boa sorte com sua estória. Que venham os próximos livros!

Victor 23/04/2012

Resenha: Além do Deserto
Fatum é um mundo iluminado por dois sóis com seres e entidades fantásticos. Porém, seus astros e o brilhantismo de seus habitantes não são capazes de deter as terríveis sombras que surgem com o cair do anoitecer. As chamadas Erínias são fadas que sucumbiram às trevas e acabaram sedentas por sangue e morte. Cobertas de ódio, elas obscurecem todos os reinos ao longo de deserto, não dando nenhuma esperança aos bravos guerreiros que ainda tentam proteger seu povo por trás dos muros – cobertos por cristais de fogo, um material especial que se assemelha à luz do dia, a única coisa de detêm as criaturas.

Mas parece que o destino decidiu dar uma chance àquele mundo devastado. Uma caravana vaga pelas escaldantes areias seguindo o propósito de seu até então líder, o guerreiro Mikail, que busca cumprir o último pedido de seu tio; Oberon, um felino sarcástico muito fiel ao rapaz e, por fim, Thera, uma jovem misteriosa que busca sua família e tem muito a esconder. Ao encontrarem o que procuravam, uma nova missão se revela para os três: acompanhar os fadas Lumi e Nadar numa expedição para reunirem as dádivas dos Devas ( as entidades de Fatum que decidiram se revelar somente na presença de Thera, membra do grupo que menos deseja estar ali e menos se importa com a salvação de todos ). Juntos, eles enfrentarão desafios e desavenças visando conseguir fazer o que ninguém jamais imaginou realizar.

O enredo de Além do Deserto é bem interessante e instigante. A aventura dos personagens do grupo prende o leitor ao longo de todas as dificuldades que eles tem de enfrentar e mostra uma mitologia diferente, por mais que não tão bem desenvolvida. Na verdade, o grande problema do livro é exatamente esse, o fato de certas coisas não serem tão bem desenvolvidas. A história cativa o leitor facilmente, bem como falei, mas o que te compra no romance inteiro é somente o enredo. Por mais que os personagens sejam interessantes, eles não são tão bem tratados e descritos. Sabemos sobre suas atitudes, mas eles não tem um quê psicológico, uma profundidade. Acaba que conhecemos várias pessoas sem nos identificarmos ou nos emocionarmos com nenhuma delas. Como comentei sobre a mitologia: Fatum é cheia de reinos, tanto de pessoas normais como de divindades, criaturas fantásticas e diversas outras coisas. Por mais que tudo criado seja interessante, a autora não desenvolve muitas lendas e um quê de mistério ao redor desses seres, enfim, não dá um toque especial às criaturas e lugares fantásticos. Certas coisas aparecem simplesmente por aparecer. Há uma parte na qual o nome de uma entidade é pronunciado e a mesma simplesmente brota ao lado da caravana. O místico e todo aquele ar de inalcançável e secreto que as lendas possuem não está presente na mitologia do livro. E isso faz bastante falta, além de não valorizar tudo que foi imaginado pela autora.

Pequenos círculos concêntricos se formam na superfície do lado. Chuva. Uma chuva rara, fina e pegajosa, indício da poluição também ali, em um oásis. A água escorre por entre seus dedos, por suas mãos unidas em forma de concha. Era refrescante. Depois de tanto tempo andando pelas areias quentes, somente respirando seu tom amarelo e seco, a água era uma benção. Nem ao menos se importava em molhar sua roupa , ajoelhado na beira do lago, pela água que brotava do chão e por aquela que começava a se desprender das nuvens. – Página 11

Outra questão é a narrativa. A autora escreve bem. Eu sei disso não só por diversas partes do romance, mas também por um texto escrito por ela, o qual tive oportunidade de ler. Enquanto nos deparamos, em algumas partes, com descrições ricas e bem construídas, em outros momentos há uma narração pobre, com repetição de palavras e uma descrição que se limita a contar os que está sendo feito pelos personagens. Isso incomoda e diminui o valor do texto, que tem muito potencial por estar sendo produzido pela Érica.

O brasão dourado e azul do Grande Reino brilhava em cima da terra negra do Reino das Fadas. Mikail colocou-se por último em cima da sepultura improvisada de seu tio. [...] Mikail não conseguia disfarçar sua tristeza. Com asco e aflição, Mikail havia aberto um buraco raso na terra e colocou o corpo do tio ali. [...]

Mikail não havia ainda trocado uma palavra sequer com Thera. Havia, sim, visto-a conversar com uma senhora que logo depois desapareceu em uma nuvem de areia. Mas ainda não havia conseguido falar. Limitou-se a olhar para Thera com espanto e abaixar seus olhos. Não queria que Thera o visse chorar. [...]

- Página 47

Além do deserto na verdade trata-se do primeiro volume de uma série em produção. Se os aspectos fracos forem bem tratados e aprimorados, teremos sequências maravilhosas. Acredito no potencial da história e de sua autora.

Resenha publicada no Blog das Resenhas ( http://mestredasresenhas.wordpress.com/2012/04/23/resenha-alem-do-deserto/)