Objetos cortantes

Objetos cortantes Gillian Flynn

Resenhas - Na Própria Carne

Adriano 03/04/2024

Cortes e cicatrizes.
A estreia de Gillian Flynn, escritora mundialmente conhecida pelo sucesso de Garota Exemplar, fornece uma trama envolvente, mas desconcertante nos seus toques finais.

No livro acompanhamos Camille Preaker, uma jornalista recém-saída de um hospital psiquiátrico onde tratou sua compulsão em cortar palavras em sua pele, embarcar na empreitada de investigar dois assassinatos que ocorreram na sua cidade natal Wind Gap no estado do Missouri. Com isso, fica claro que, além de tentar entender o paradeiro do assassino das duas crianças estranguladas (o que prende o leitor às páginas na busca de descobrir quem foi o criminoso), a personagem precisa lidar com as feridas do seu passado que parecem ser mais profundas e dolorosas do que as cicatrizes externas que cobrem sua pele. Além de um caso de mortes horrendas a descrever, Camille ainda precisa lidar com uma mãe narcisista, um padrasto apático e uma meia-irmã instável, sem contar nos vizinhos antigos e nas ex-colegas de escola.

A autora é brilhante em fornecer uma protagonista complexa que nos leva da compaixão à repulsa no trato com Camille, e vai além. A narrativa transcende as problemáticas pessoais da personagem central, sem os deixar de lado, para costurar o tecido social e cultural da pequena cidade de Wind Gap marcada por um ar republicano, conservador e hipócrita, onde o número estável e baixo de habitantes cria uma atmosfera de boatos e de crimes normalizados. Portanto, o livro provoca sensações de nojo e raiva de alguns personagens enquanto nos faz sentir pena e afeição por outros de forma louvável em razão da boa construção do enredo.

O clímax final é bom pois à sua altura não há como não estar cativado pela trama, porém o seu desenrolar no último ato se dá de maneira acelerada, destoando da narrativa gradual e fluída que vinha sendo estruturada anteriormente. Após se descobrir quem praticou os crimes, o livro encerra tão rápido e amarrando todas as pontas tão apressadamente que faz parecer que a autora tinha um prazo prestes a estourar quando entregou esta obra para sua editora. Não quer dizer que o final é ruim, é apenas veloz, mas, nem de longe, é capaz de estragar essa leitura que me fez relembrar o quanto eu gosto do gênero de thriller psicológico.

Lilian 31/03/2024

Bem escrito e com muitas camadas psicológicas
Com uma escrita fluida e simples, a autora nos leva para passear dentro da mente perturbada de Camille, num vai-e-vem entre o seu passado familiar e o momento presente investigando o assassinato de duas crianças na sua cidade natal.
Não é o tipo de história em que o assassino é alguém totalmente inesperado, contudo, é impossível não se sentir meio perdida em meio a tantas emoções e acontecimentos que floreiam o grande final.

Manú Tristíssimo 30/03/2024

Livro morno e meio termo.
Fui com expectativas um pouco altas por causa da série que é muito bem falada e por conta da outra obra famosa da autora, e isso pode ter atrapalhado minha experiência com a leitura.

Em minha defesa eu gosto das perguntas sendo formadas no decorrer do livro e as respostas reveladas em algum momento e eu não senti que isso aconteceu.

A leitura não é tão fluida como eu gostaria mas deu pra terminar sem demorar uma eternidade, os fatos são chocantes mas nada demais pra favoritar e o final previsível que não deu satisfação por ter desvendado e sim tédio por ser tão óbvio, porque em algum momento no início da leitura, eu tenho certeza que todo mundo começou a desconfiar e X e Y pessoas

A protagonista extremamente complexada e que nunca vai ter respostas, motivos e nem idéia de nada do que houve me deixou com o nó difícil de desfazer. Tiver a impressão de que ela fosse desvendar o crime mas o que realmente aconteceu foi que, em até 80% do livro todos tinham apenas um punhado de informações e do nada a bomba explode e... pronto, o livro acaba.

O final foi apressado ao extremo, acho que se tivesse um final mais "dia a dia" igual ao restante do livro seria mais fácil digerir e aceitar. A correria em explicar como aconteceu e o motivo desleixado, na minha opinião foi até escrito de qualquer jeito, me fez não sentir aquele prazer de terminar a leitura.

Sinto que tem pontas soltas em relação as irmãs, a infância, trabalho, vida pessoal, relação com a mãe, o pai, padrasto, cidade, saúde mental e física de Camille.

E o que eu senti lendo esse livro?
Eu me senti sobrecarregada em tentar desvendar o crime já que parecia que ninguém, nem mesmo os policias estavam conseguindo sair do lugar ou obter mais informações. E a forma como a "ficha caiu" e as informações começaram a ser apenas despejadas me deixou agoniada. Tenho inúmeras perguntas e quase nenhuma resposta. Não chegou a ser um livro péssimo, mas não é o suspense que eu indico e eu espero que a série seja pelo menos um pouco melhor.

Marcos Junior 29/03/2024

A escrita é boa, a história é bastante interessante. Seria mais bacana se outros assassinatos acontecessem enquanto a história se desenrola, dando impressão de mais urgência para resolver o caso

Carol2375 29/03/2024

Muito bom!
Fiquei com medo de não gostar pq assisti a série em 2019, mas pra minha surpresa eu não lembrava mesmo do final e não adivinhei o plot. Então, gostei muito! A história começa morna mas depois você começa a se apegar as personagens e não consegue parar de ler. Segundo livro que li da autora, continuo amando a narrativa e pra mim o único defeito foi o mesmo do anterior, acho que o livro podia ser maior e com mais detalhes pois de um certo ponto para o final a história fica muito corrida.
Mesmo assim, 5 estrelinhas!

Caroliineavlis 28/03/2024

Bem, eu precisei de um tempo pra assimilar esse livro, não por ele ser bom, mas porque os problemas apresentados pelos personagens são tratados de maneira muito superficial. É angustiante e sinto que uma pessoa que não esteja bem consigo psicologicamente, não deveria lê-lo jamais.

Sobre a escrita em si, achei um início tão arrastado para um final tão corrido. Senti que estava assistindo um final de temporada na época de greve de roteiristas ?
As personagens são desprezíveis e eu entendo que tem que ser mesmo, mas é cansativo ler tanto detalhe sobre pessoas que você não gosta.

leticia2513 26/03/2024

Só o nome da autora já traz uma expectativa gigantesca para o livro, já que ?Garota exemplar? é um dos meus suspenses preferidos, com uma reviravolta e descrição da mente da protagonista com detalhes de tirar o fôlego.

Em ?Objetos cortantes? não é diferente, acompanhamos não só as interações da personagem, suas relações, a investigação dos assassinatos, mas sim a sua mente completamente autodestrutiva, danificada e compulsiva, sendo essa a parte mais interessante e singular da história.

Em contrapartida, a investigação em si deixa a desejar, com cenas arrastadas, momentos investigativos que não levam a lugar algum, reviravolta com o intuito de surpreender, mas além de ser óbvia, é anticlimática.

É um livro perfeito para quem gosta da parte psicológica do suspense, mas para quem gosta de leitura que trazem uma sensação de surpresa no final, com certeza existem outras opções melhores.

Beatriz3656 25/03/2024

O livro é muito bom, mas é uma das poucas obras que posso dizer que prefiro a série do que o livro. Ainda assim, vale a leitura!
Gabyz.z 25/03/2024minha estante
Até hoje tento descobrir se entendi o final ou não

Yza.1401 25/03/2024

Plot twist sem graça
Bom, eu gostei um pouco do livro, só achei o desenvolvimento muito sem graça e o plot também, achei que o assasino das crianças seria alguém maaais sla, que pegasse de surpresa, pois eu descobri o plot no meio do livro, e achei a protagonista tão problemática... sem contar a forma como a autora envolveu amorosamente Camille com pessoas nada haver na história, eu achei chato, mas não consegui abandonar, e terminei de ler kkk.

Mônicat 22/03/2024

Fluido mas eu acertei o plot
Estava precisando de uma leitura que fosse mais rápida, mais fluida, e esse é definitivamente um livro bom pra isso.

Tirando os primeiros dois capítulos em que tudo parece muito arrastado, depois a leitura flui e você não consegue mais parar de ler até chegar ao final. Mas confesso que eu acertei o plot.

Acho que não foi muito supreendente pois no desenrolar da trama já ficara claro quem de fato era o vilão da história. E isso faz o livro perder um pouco da sua magia.

E no final a autora tentou amarrar as pontas mas de uma forma muito rasa, não me deixou muito impactada.

Mas não considerei um livro ruim apesar disso. É um livro bom pra ler principalmente para quem está em ressaca literária.

Oceano 21/03/2024

Realmente, a escrita de Gillian Flynn é um evento. Você começa bem morno, achando que a personagem principal vai dar uma de Amy Dunne, mas quando entende o porquê do jeito dela, você começa a torcer, não apenas para que tudo dê certo, mas para que ela acabe com a família.
Sobre a parte um do segredo, eu matei na metade do livro. Mas a parte dois, foi uma coisa. A personagem era totalmente aleatória, eu cheguei a cogitar borderline, mas o que apareceu foi muito mais surpreendente. Gostei muito.
No geral, a história pode parecer um pouco fraca, mas a narrativa da autora é muito boa, leria trezentos livros dela.

Marcelo Pretti 21/03/2024

Demora para te pegar? mas acaba ficando meio óbvio e fácil de saber o culpado? Vale a leitura se você não tiver nada pra ler. Assisti a série logo depois e achei pior. Entre a série ou o livro, leia o livro.