Objetos cortantes

Objetos cortantes Gillian Flynn

Resenhas - Na Própria Carne

Marcio Q. 29/03/2015

Poderia ter sido excelente, mas foi apenas mediano
Já aviso de antemão que a minha opinião (sem spoilers) não irá agradar a todos. Não leia este livro com a esperança de encontrar a mesma qualidade observada em Garota Exemplar. Esta obra, que foi a primeira publicada pela autora, está bem aquém do esperado e acho, sinceramente, que o endeusamento do livro é injusto e está ocorrendo em virtude do sucesso de Garota Exemplar, que é inegavelmente ótimo.

Este é apenas o segundo livro da autora que leio, mas gostaria de falar duas coisas. A primeira é que, ao comparar as duas obras supracitadas, é possível constatar uma evolução gigantesca na qualidade da escrita da autora e no grau de desenvolvimento dos personagens. Enquanto Garota Exemplar possui uma trama sem pontas soltas e uma narrativa viciante, inteligente e com personagens tridimensionais, Objetos Cortantes apresenta totalmente o contrário. A narrativa pode até ser ágil, mas as informações presentes no livro estão tão fragmentadas que foi possível perceber duas falhas graves: desenvolvimento excessivo de informações irrelevantes para a trama e ausência de explicações cruciais para o enredo. Além disso, senti que os personagens foram mal explorados e superficiais.

A segunda observação é que a Gillian gosta de chocar o leitor. Isso é muito nítido em todas as suas obras. Não que isso seja algo negativo, mas acredito que deva ser feito de maneira inteligente, caso contrário fica fora do contexto e o acontecimento acaba perdendo a relevância. Foi justamente isso que aconteceu nesta obra, algumas informações foram muito incômodas e polêmicas, mas, ao final da leitura, pouco ou nada acrescentaram à trama.

Conclusão:
Posso ter parecido muito duro na minha crítica, mas o livro é bom. Só fiquei um pouco decepcionado, pois a trama tinha tudo para ser genial, mas foi mal desenvolvida e acabou sendo apenas mediana. De qualquer modo, acho que a leitura é válida e espero ansiosamente pelo próximo lançamento da autora.
Patsy Z 29/03/2015minha estante
amei a resenha e a critica! está entre minhas próximas leituras, até mesmo porque ganhei aquele super box lindo, mas eu já imaginava que não seria tão bom por ser o primeiro, vou dar um desconto, ir sem grandes expectativas e quem sabe eu vou gostar um pouco mais.

Escreva mais resenhas meu amigo, ficou ótima!!! Parabéns!

Marcio Q. 01/04/2015minha estante
Leia sim e espero que goste. Eu me chateei um pouco pois as expectativas estavam altas, mas o livro é bom.

Renato 22/04/2015minha estante
Descreveu perfeitamente o livro!

Luisa 28/05/2015minha estante
A única resenha que condiz com o que eu achei do livro. Mediano e perturbador. Realmente com muitas informações desnecessárias e outras cruciais foram deixadas de lado. Terminei o livro bastante decepcionada.
Parabéns pela ótima resenha!

Haida 06/07/2015minha estante
Exatamente o que achei do livro!

Maíra 07/01/2016minha estante
Também achei a mesma coisa do livro :) Ótima resenha!!!

Sabrina 10/07/2016minha estante
Eu não poderia descrever melhor! Concordo com cada linha, mas não achei o livro bom.

Na verdade, única coisa que acrescento: me incomodou a construção das personagens femininas, relações incômodas dos homens e mulheres (bem machistas e abusivas) e perpetuação de um padrão de beleza que me gerou pouca empatia (quase deu nojo como todo mundo nesse livro era loiro ou tinha o olho claro, que chatice).

Ulli 23/07/2016minha estante
Achei a opinião perfeita. Foi exatamente o que senti quando li. Não sei se é por que li Garota Exemplar antes e me APAIXONEI. Acho que tive muitas expectativas e acabei muito decepcionada. Não que não valha a pena ler, vale. Mas... Não acho que seja maravilhoso ou perfeito, foi apenas legal...

Mayra 30/07/2016minha estante
Descreveu perfeitamente a minha opinião.
O livro só começa a empolgar bem para o final, a narrativa não é das melhores, não há evolução dos personagens e a explica dos acontecimentos no final foi tão surreal que não da para acreditar.
Mas onprimejro livro da autora que li, também foi garota exemplar, no caso gone girl. Não sei dizer se a grande diferença foi na tradução ou se na evolução da autora em si.

Luana Ludmila 29/09/2016minha estante
Ótima resenha, Márcio. Parabéns pela sinceridade, confesso que eu também não estou tão empolgada como estava antes de começá-lo (ainda lendo). Não é tão alucinado e empolgante como foi garota exemplar, mas tem lá seus créditos. Não gostei da personagem, chata e pouco explorada, assim como a mãe e filha menor. Além dos fatores da beleza como dito aqui pela Sabrina, acho que ela recriou esse cenário de pessoas perfeitas sei lá onde. No entanto, tem alguns pontos bons como o jogo de palavras cortadas, o detetive clichê e as meninas más. Do mais estou finalizando ainda, a leitura é válida, não deixem de ler. :)

Marcelo Caniato 21/11/2016minha estante
Tive essa mesma sensação lendo O Adulto. Parece que ela fica muito preocupada em surpreender e chocar o leitor, e acaba pecando nessa parte.

Jessika.Costa 26/07/2018minha estante
Digo que o mesmo aconteceu comigo, nesse livro eu esperava mais e acabei por achar mediando...

Lidiane.StAfany 17/11/2019minha estante
Gillian Flynn, autora do livro Objetos Cortantes, nos apresenta uma narrativa intensa. O livro é contado por Camille, uma repórter do jornal Daily Post, de Chicago, que recentemente havia saído de um hospital psiquiátrico por tendência a automutilação (que começou na adolescência, antes de sua irmã mais nova, Marian, que estava sempre doente morrer).
Camille é forçada a voltar ao seu passado, a pequena Wind Gap, no Missouri, para investigar o assassinato de uma menina, Ann, e o desaparecimento de outra, Natalie, que posteriormente fora encontrada morta, da mesma maneira que Ann, sem seus dentes. O que a leva ficar na casa de sua mãe, Adora, junto de seu padrasto e sua meia irmã, Amma, com os quais não tinha quase que nenhum contato.
Aos poucos Camille esclarece segredos de sua família, podendo considerá-los sim, cortantes. Ela deixa com que Adora a medique, assim como faz com Amma e fazia com Marian. Amma criara uma resistência a medicação, Marian acabou não resistindo, e Camille permitiu a medicação para ter provas contra a mãe. Adora tinha MPP, Munchausen Por Procuração, que faz com que o responsável, quase sempre a mãe, deixe a criança doente para conseguir atenção para si mesma. Adora fora presa pelos assassinatos de Ann, Natalie e Marian, por ter conteúdos criminais em sua casa, que comprovassem o assassinato das garotas. O tribunal decide que Camille fique com a custódia de Amma, que volta com ela para Chicago.
No dia doze de outubro, Lily, uma amiga que Amma fizera em Chicago desaparece, 4 horas depois, seu corpo é encontrado morto, com seis dentes arrancados.
?Tirei o conteúdo da casa de bonecas cômodo a cômodo.? ?O piso do quarto de minha mãe. As belas placas de marfim. Feitas de dentes humanos?. Amma, que por muito tempo permitiu que Adora a adoecesse, na verdade controlava a mãe deixando-a adoecê-la, em troca exigia amor e lealdade, nenhuma outra garotinha era aceita, pelas mesmas razões ela assassinou Lily, porque suspeitava de que Camille não gostasse dela.
Amma permaneceu trancada até seu décimo oitavo aniversário. No dia de sua prisão, Camille desmorona totalmente, e Curry, seu editor chefe e amigo, junto de sua esposa, Eillen, levam-na para sua casa após uma nova tentativa de corte, e todos os objetos cortantes foram trancados. ?Estou aprendendo a ser cuidada. Aprendendo a ter pais?.
Objetos Cortantes é uma leitura perturbadora e que a todo momento nos revela como o ser humano, no livro, especialmente mulheres, podem ser amedrontadoras e controladoras. ?Algumas vezes se você deixa as pessoas fazerem coisas com você, na verdade você está fazendo a elas?. Em uma cidade com vocação para a desgraça, Wind Gap, nos é apresentada como um centro de estupros e uso de drogas, onde jovens que não possuem outras coisas para fazer se distraem maltratando outros, o que reflete grande parte da sociedade que vivemos.

Ale_Overall 11/10/2020minha estante
Mano achei esse livro muito bom!!!! Muito envolvente, ótima trama, achei super bem construído. Já vou partir para Garota exemplar.

Bianca.Martinelli 01/02/2021minha estante
Discordo. Na minha opinião a trama foi muito bem conduzida e desenvolvida, com personagens bem desenvolvidos e viciantes.

WAsllAy 05/04/2021minha estante
Conheci o Livro hj, e já estou lendo.

Joly 25/09/2021minha estante
Você conseguiu descrever exatamente o que eu sinto sobre esse livro e não sabia como explicar? Achei que ficaram muitas lacunas nesse livro e que realmente, ele tinha tudo para ser muito bom!

Rafaela2044 06/10/2021minha estante
Em geral, gostei do livro, mas acho que a autora poderia ter elaborado muito mais a investigação das garotas, conduzindo melhor o leitor a desvendar o caso. Concordo plenamente com a parte do ?ficaram muitas lacunas durante a trama?, poderia ser melhor desenvolvida. Contudo, não foi uma leitura perdida. Foi o meu primeiro contato com a autora e considero bom, daria uns 7.

pietraaferraz 27/01/2022minha estante
Meu deus tô no início do livro e tô sentindo isso já, nao queria abandonar.. muita informação desnecessária, uns pitacos da personagem até sobre as crianças que se fica ????, sei lá

Evelyn 30/01/2023minha estante
Adorei sua crítica e concordo com tudo que disse. Fui com muita sede ler esse livro, pois depois da série, pensei: ?imagina o livro?. Turururu?.. ?

Anaa 20/05/2023minha estante
Concordo completamente! Acabei a obra agora mesmo, e senti exatamente isso. Tinha tudo para ser muito bom, mas foi apenas mediano. Muitas informações chocantes que serviram para nada. Explicações corridas e colocadas bem no final, sem muito desenvolvimento. Não foi nada muito surpreendente. Mas o livro é bom e vale a leitura.

Douglas Brilhante 02/07/2023minha estante
Exatamente.

Marlonbsan 27/04/2021

Objetos Cortantes
A repórter de um jornal sem prestígio de Chicago, Camillie Preaker é escalada para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra desaparecida em sua cidade natal, a pequena Wind Gap, onde todos se conhecem. Conversando com a população e relembrando sua infância e velhas amizades, será que Camillie irá descobrir algo?

O livro é narrado em primeira pessoa e possui uma densidade considerável, característica padrão dos livros de Gillian, os capítulos são curtos e a linguagem é bem simples.

Como já havia lido outros livros da autora, esperava uma protagonista com alguns problemas pessoais, isso mostra um trabalho de construção bem pensado sobre eles, assim como todo um background para explicar o seu comportamento. O foco, por ser em primeira pessoa, acaba sendo muito maior para Camillie, enquanto outros personagens são mostrados apenas pela visão dela.

Durante a narrativa, há um momento em que a investigação fica em segundo plano e o foco passa a ser mais sobre a vida de outras pessoas e na ação de um determinado grupo de personagens, os caminhos que elas seguiram e como morar naquela cidade e suas ações no ensino médio ainda reverberam ao longo dos anos.

Muitas situações apresentadas me fizeram questionar: ?como assim? o que está acontecendo??, já que transcende o senso comum as ações de grupos de adolescentes de 13 anos, que é um dos nichos apresentados durante a narrativa. Eu entendo quem não gostar muito desse livro, tanto pelos personagens, quanto pela história em si, mas como foi o primeiro livro da autora, é normal os fatos não se encaixarem tão bem.

Gostei do fato de ter imaginado algo que iria acontecer, mas não ocorreu, apesar de que outras foram deixadas de forma explícita, não instigando a curiosidade. Os temas abordados são pesados e não havia visto em outros livros algo parecido, apesar de já ter visto caso real sobre, talvez tenha sido usado como inspiração.

Conteúdo literário no meu IG @marlonbsan

Ana 28/07/2021

Digno das indicações
Esse livro é uma ótima transição pra quem tem lido coisas mais ?suaves? e quer entender como é uma escrita mais ?madura?.

A história tem o ponto chave: Camille. Sendo jornalista de Chicago, ela vive numa vida aflita com problemas psicológicos como automutilação, depressão e com abuso de álcool. Pra começar a história, ela é mandada pra cobrir um caso na cidade pequena onde cresceu, e acaba conectando o presente e o passado. O presente da cidade: duas meninas pequenas, desaparecidas com meses de intervalo entre os desaparecimentos; e o próprio passado da Camille: conturbado pela mãe problemática e a morte traumática da irmã, que ela carrega até o presente.

Eu achei a história ótima. Vocês sabem que minha vibe de gênero literário é 100% crime, suspense, policial, etc? e esse livro gera aquela urgência pela descoberta do fim, não atoa eu li em 4 dias. Muitas vezes enquanto eu lia a impressão que eu tive foi de que estava ?assistindo? a personagem se deteriorando pra depois dar a volta por cima. E fica o aviso, a vibe da história é bem pesada, total de zero partes leves.

Se eu tivesse que fazer uma critica ?negativa? seria eu ter descoberto o que aconteceu com as meninas sequestradas, MAAAS a impressão que eu tenho, é que a autora sabia que algumas pessoas descobririam isso e em toda sua sagacidade, ela dá um desfecho num outro pedaço da história que ninguém estava esperando antes do fim do livro (meio confuso né? Mas quando você ler vai concordar comigo!).

Enfim, eu nem consigo fazer essa resenha com muita profundidade porque tudo que eu escrevo, tenho que reescrever pra não dar um spoiler! Então finalizo dizendo: pode apostar sem medo nesse livro, é uma dica certeira pro gênero e é fiel as indicações feitas.

Lenas 23/09/2021

Uma história perturbadora com personagens perturbadores. Um livro que nos deixa desconfortáveis e estou com a impressão de que é o que essa autora faz de melhor.

É um thriller muito bem escrito e gostei tanto quanto gostei de Garota Exemplar (se não mais).
Suspeitei das pessoas certas desde o início, mas as reviravoltas foram de explodir a mente.

Estou gostando de ler thrillers, recomendo.
Thabi.Almeida 24/09/2021minha estante
Colocando na lista

VinAcius49 24/09/2021minha estante
Agora veja a série, é ó ??

Lenas 25/09/2021minha estante
Verei!

Marcio 19/03/2021

Acho que foi o primeiro livro de suspense que eu li onde acompanhar o personagem, pra mim, era mais interessante e assustador que descobrir quem era o assassino.
Quer dizer, aquele enredo de "quem matou?" não me fisgou tanto quanto a parte "quem é Camille?". Isso sim foi o que eu mais gostei do livro.

Toda aquela revelação do passado sombrio e traumático da Camille criança se manifestando na Camille adulta, os pensamentos de automutilação, a indiferença que ela parecia ter à cenas de violência e sangue, a antipatia, a dor, a culpa, os problemas psicológicos, todos causado por uma criação sem amor, afeto e cuidado - foram fatos tensos e intensos.

Foi uma construção fantástica que a Flynn fez de alguém que teve uma infância desagradável e desprovida de amor maternal, de uma maneira que te deixa pensativo, triste e um pouco doido. Doido porque a escrita dela às vezes te transportava demais pra cabeça da Camille e você podia ver maldade ali, mas maldade humana, que você reconhece.

E claro, como todo bom suspense psicológico, tem os momentos de reviravolta, quando o criminoso é descoberto. Sinceramente, fui pego de surpresa pois já tinha me decidido quem era. Mas uma coisa que me chamou atenção foi que a autora não queria chocar ao revelar o culpado, mas mostrar como todo mundo da cidade já parecia saber e mesmo assim preferia fechar os olhos. O retrato das pessoas e costumes de Wind Gap foram primorosamente descritos. Os segredos sujos debaixo das unhas dos moradores, a hipocrisia, a fofoca, as relações sociais baseadas em privilégios. Uma cidade adorável, não é?

Enfim, é uma história muito bem escrita e assustadora.
Thaina241 20/03/2021minha estante
Acho a Gillian maravilhosa! Os livros dela são incríveis!!! E garanto para vc que Lugares Escuros é mais pesado do que Objetos Cortantes.

Marcio 20/03/2021minha estante
Eu amei a escrita dela. Li a sinopse desse e achei bastante macabra, vou ler com certeza. Obrigado pela dica ?

Aline MSS 03/08/2022

Bem pesado e com gatilhos pra quem tem depressão.
É um thriller psicológico um pouco pesado e cheio de gatilhos pra quem tem depressão. Não indico pra qq pessoa, principalmente pra quem não tem uma boa relação com a própria mãe.

Li o livro e posteriormente assisti ao seriado e, na minha opinião, apesar dos flashes do seriado sobre o passado da personagem principal serem mto bons, não conseguem suprir as descrições do livro.

Oq tem no livro:
- Thriller psicológico;
- Uso e abuso de drogas/álcool;
- Violência moderada;
- Senti mais horror do q raiva ao longo da leitura;
- Personagens mto bem construídos;
- Final MUITO previsível.

É uma história envolvente q te pega desde o começo e fica bem fácil de visualizar onde vai desembocar. Vale mais ter o e-book, pois a edição física é bem simples.
Núbia Cortinhas 03/08/2022minha estante
Adoro as tuas resenhas! ?

Aline MSS 03/08/2022minha estante
Obrigada, Núbia! Tu és querida demais! ? Tbm adoro as suas. Super completas e q só enchem minha wishlist!?

DANILÃO1505 03/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Núbia Cortinhas 03/08/2022minha estante
Verdade, Danilão! Resenha de artista! ??

Aline MSS 03/08/2022minha estante
Danilo, obg!?

Raibookstan 02/04/2021

Isso sim é um plot
Um livro bem pesado, mas muito bem construído. Ele não foi maçante em nenhum momento e a cada página que eu lia eu ficava chocada com a maldade das pessoas. Eu nunca tinha lido um livro com um plot tão bom. Gostei da escrita pesada e brisada da autora kkkkkk e quero ler mais livros dela.
Sza.amaral 02/04/2021minha estante
simmm. amo.

Raibookstan 02/04/2021minha estante
Vi um monte de gente n dando 5 estrelas e eu queria entender comooo

Mariana113 05/04/2021minha estante
Eu faleiii eu amo elaaaa

Cayo.Fellype 21/08/2022

Acho que esse é meu gênero de livro favorito (por enquanto) kkk mas não me prendo em gêneros. Esse me segurou do começo ao fim, apesar de fisgar algumas coisas o plot do final me surpreendeu bastante. Favoritado!
Gustavo Kamenach 22/08/2022minha estante
Excelente livro, indico a série também

Adria47 22/08/2022minha estante
Estou curiosa

sofia.seabra 28/03/2021

Gostei muito! Livro cheio de mistério e de uma leitura fácil que não cansa. Vale a pena ver a série depois, apesar de achar que não aborda tãooo bem o que foi retratado em livro (mas todos são assim né? haha).

Malu 17/12/2023

Eu simplesmente amei o livro. A escrita da Gillian é tão envolvente que eu me vi totalmente imersa na história, devorando as páginas para descobrir quem foi o responsável por tudo o que aconteceu com Ann e Natalie. Gillian consegue mostrar o lado obscuro das pessoas e como elas podem ser completamente malucas, o que me deixou cheia de raiva em alguns momentos durante a leitura. A infância conturbada da personagem Camille e os traumas que isso causou nela são retratados de forma tão intensa que me deixaram ainda mais envolvida na trama.

No entanto, devo admitir que fiquei um pouco decepcionada com um personagem em particular (sem revelar nomes para não dar spoilers). Eu realmente esperava um desfecho diferente para esse personagem, mas considerando o gênero do livro, não posso esperar muito mais do que foi apresentado.

O enredo do livro foi uma mistura de surpresa e previsibilidade. Parte do enredo já me fazia suspeitar de algo desde a metade do livro, mas o final me pegou de surpresa total, mudando completamente a direção da história e dando um novo sentido a tudo o que tinha acontecido. No geral, "Objetos Cortantes" foi um livro incrível e estou super animada para conferir a série baseada nele.

Angel 18/10/2012

Sem descrições. Só acho que deveria ter continuação em mais mil livros e se transformar na melhor saga do mundo. Caindo de amores mesmo.
Helen 18/09/2015minha estante
Vi seu comentário e já pensei que uma personagem do livro poderia ser a protagonista de várias estórias incríveis!

Feh.Regina 25/03/2021

Que suspense psicólogico.
Realmente amei a leitura, durante a leitura propriamente dita achei que seria mas um livro de suspense clichê, mas quando conclui percebi quanto profundo, forte e sombrio ele é. A mistura de fatos deram um ar diferente a história, o que fez realmente toda a diferença no final. Leiam e indiquem pra quem ama um belo suspense psicólogico.
Lorena 25/03/2021minha estante
Quero tanto ler esse livro ?

theraven 27/04/2021

O aclamado romance de estreia
Acredito que esse livro mereça 100% do reconhecimento que tem.
Flynn escreveu uma grande trama com plots (e subplots) bem planejados. Criou uma protagonista e tanto ? complexa e com uma bagagem imensa ? e mesmo assim, quanto mais você lê, mais você a entende.
Se você deseja ler um bom thriller e se surpreender, leia ?Objetos Cortantes?

Alysonx3 12/09/2021

Objetos cortantes
Bem escrito, bem dirigido, com personagens bem construídas e com a aquela sensação que você conhece alguém com essas características.
Objetos cortantes foi uma grata surpresa, um thriller policial sem tanta polícia, mas, com uma repórter tentando fazer seu trabalho, com problemas familiares mal resolvidos e tentando não enlouquecer no processo.

"Uma criança criada com veneno considera dor um consolo."