Objetos cortantes

Objetos cortantes Gillian Flynn

Resenhas - Na Própria Carne

Jordana Zatta 03/12/2022

O livro aborda temas bem sérios e tinha tudo para ser uma boa história, mas não me prendeu. Achei bem maçante, na verdade.

Ffernandes13 26/03/2023

Previsível, mas ok
O livro é legal, prende um pouco, mas já na metade o final se mostra bem óbvio, achei um pouco frustrante pois esperava uma reviravolta de verdade, e algumas cenas da protagonista chegam a ser repulsivas

23/05/2020

Não me agradou
Não gostei muito do livro. Achei a trama meio forçada e esquisita e um tanto previsível.

Maria Paula de Sá 06/03/2020

Me irritou...
Uma história um tanto previsível, ligeiramente enfadonha... Infelizmente excedi minhas expectativas por ser uma obra muito bem comentada, minha frustração proveio de minha ânsia em ler um mistério renomado. Acabei por, não odiar, mas acha-lo insuficiente. Resumiria como um daqueles livros para se ler sem muito entusiasmo, fico triste em pensar que fui uma das pouquíssimas pessoas que não se adaptaram com a história.

Camille, perto dos seus 30 anos, vive uma vida conturbada na grande Chicago como repórter de uma empresa jornalística relativamente pequena. Considerada uma mulher problemática, têm ocorrências com quase todas as pessoas que conhece, inclusive sua família, no qual contém um passado doloroso demais para se compartilhar numa roda de amigos.
Entretanto, mais uma vez, a vida mostra à ela que traumas antigos sempre retornam e tomam o controle das coisas caso você não se permita ser curado de tais feridas emocionais, e com isso, surge um imprevisto fatal em sua cidade natal onde houveram desaparecimentos de duas garotinhas, sendo uma delas encontrada morta e outra ainda desaparecida. Seu chefe, Curry, um homem que ela considera como um pai, propõe a ela cobrir esse caso, justificando que por ser um local remoto, a imprensa não atenderia aos chamados da cidadezinha de Wind Gap e eles seriam os únicos a relatarem os passos de um potencial serial killer, ainda mais com sua família morando lá, onde achava que ela seria bem recebida (só que não). Contrariada por ter que retornar ao seu tenebroso lar, Camille se instala em sua antiga casa, com sua mãe Adora, padrasto Alan e meia-irmã Amma, na mesma residência em que perdera seu grande amor, sua irmãzinha Marian que morrera muito jovem.
Enfrentando seus maiores medos, decepções e contradições, Camille se depara com o caos que a cidade se encontrava, deixando-se perturbar pelas opressões do presente e passado, afogando-se numa maré repleta atitudes incoerentes para com a situação. Senti muitas vezes que estava lendo o diário de uma mulher desequilibrada e doente (obviamente), que não conseguia se desprender das amarras das próprias ruínas. Tive oscilações em reconhecer a verdadeira idade e identidade da personagem, pois as vezes mais parecia uma adolescente sem rumo, o que me irritou um pouco por ter envolvimento com drogas ilícitas com pré-adolescentes. (QUERIDA, SE TOCA, CADÊ A RESPONSABILIDADE???) O fato é, pistolei legal em algumas partes.
Enfim, a narrativa é fácil de compreender e com certeza mais voltado para o drama familiar f*dido no qual estava vivendo novamente, talvez seja por isso a minha frustração... Deveria estar ciente do que se tratava o livro de certa forma, sem contar que é bastante previsível em muitas áreas, inclusive no que deveria ter sido um bom plot twist, não fez-me nem cócegas. Acredito que seja um bom livro, apenas não funcionou comigo. A autora é muito bem comentada e com certeza darei chances aos seus outros livros, uma hora vai, né?

Nassa 29/04/2021

Macabro
Um livro absolutamente louco! Cenas fortes, macabras e de revirar o estômago são o que mantém a gente atento e interessado na leitura. Mistério do início ao fim (mas que no meio do livro já dá pra criar teorias)
A escrita da Gillian segue sua característica... Muito mistério e que só é revelado nas últimas 30 pgs o que torna a leitura um pouco cansativa porque enrola demais.
O final foi bom, eu gostei. Cheguei a pensar em algo próximo daquilo, mas foi um bom plot.
Recomendo pra quem gosta de thrillers

Elmar 04/05/2020

Muito bom, porém pesado.
Muito bom, empolgante, e trata de assuntos muito sérios, em relação a depressão, pessoas que se cortam ou tem comportamento autodestrutivo, bem como apresenta algumas doenças mentais das quais não havia ouvido fala. Muito bom livro, porém o leitor deve estar atento, pois e um livro pesado, violento, evidenciando muito a violência contra a mulher, e como ela e rotineira em cidades tradicionalistas do interior dos EUA, o que também não está muito longe de nossa realidade.

Flaa 06/06/2021

Suspense bem escrito, Gillian Flynn me fez de boba dnv..
Apesar do livro ter assuntos muito pesados, achei a leitura boa e fluida.
Recomendo a leitura.. gostei mto do final apesar de ele ser um pouco corrido.

kemi 29/12/2021

bom e perturbador (e terapia neles!!!)
eu adoro esses livros perturbadores. esse aqui é um suspense que também mexe com seu psicológico, entrando na história dessa família que é só aparências (porque de perto é todo mundo MALUCO e você já percebe desde o começo). mas esse vai ser o tom do livro, uma coisa perturbadora e repulsiva pra te incomodar em níveis psíquicos e até físicos.

a narração de início é bem arrastada, até começar a introduzir a história e os personagens e as pistas sobre o crime forem levando pra caminhos mais esclarecedores. mas aí mais ou menos da metade pra frente vai ficando mais envolvente e fluido e quase não dá pra largar. eu gostei muito da escrita da gillian nesse livro, ficou bem em sintonia com a personalidade da personagem principal, que é quem narra.

a camille é bem redondinha. muito sombria mas muito interessante e cheia de defeitos, você simpatiza por ela e repreende ela. do início ao fim as características e hostilidades psicológicas dela são muito bem trabalhadas.
eu adorei o desenvolvimento da ?amizade? das duas irmãs: as duas perturbadas, mas de jeitos diferentes. uma relação de duas pessoas que querem desesperadamente suprir uma falta de carinho, amor, afeto e alguma outra coisa. um relacionamento MUITO complicado, tóxico e problemático, desde o momento que elas começam a se aproximar até o final.

porém, o envolvimento romântico dela com um personagem pareceu no final ser feito pra absolutamente nada já que o desfecho ficou uma coisa meio sem pé nem cabeça, sem ponto final (sendo bom ou ruim). assim como o outro acontecimento meio imoral do final também.

o suspense é muito bem feito mas tem sim seus defeitos. a construção pra revelação final poderia ter sido melhor. por mais que tinham indícios durante o livro, parece que faltou uma explicação mais detalhada pra não ficar nada solto ou irrealista.
mas ainda assim a reviravolta funciona: você vai terminando meio decepcionada achando que foi previsível e quando vê... te pega de surpresa, mas faz muito sentido.

recomendo muito (pra quem não tem impedimentos com os gatilhos). adorei o simbolismo da casa de bonecas (que acabando a história você percebe que espelha essa família) e o título brilhante do livro que se amarra com diversos aspectos da trama. a gillian flynn te mostra que com um olhar mais de perto você sempre descobre que a verdade é mais sombria do que parece.

Jeny Tiago 25/07/2023

O livro é bom no que se propõe, é claramente um terror psicológico do qual você fica intrigado apenas depois dos 40% lido. O livro tem bastante enrolação desnecessária que não leva a lugar nenhum, no início pensei em desistir varias vezes da leitura porque simplesmente não acontecia NADA. Gostei do final contudo deveriam ter aproveitado e aprofundado mais na descoberta do assassino e na sua motivação.

Alasca (: 26/01/2022

Mais uma obra prima da Gylian
Apesar de já ter assistido a série. O livro me prendeu do início ao fim com a boa narrativa, eu já sabia a história, mas ainda assim queria devorar o livro pra terminar essa narrativa tão complexa e intrigante que a Gylian cria
carolina. 26/01/2022minha estante
gillian flynn nunca erra!!

Harry 28/02/2020

Problemas, traumas e consequências.
Segundo livro que leio da autora e estou satisfeito até então.
Em Objetos Cortantes temos "Camille Preaker" - jornalista e residente em Chicago - como protagonista.
A trama começa com Camille tendo que se deslocar de Chicago pra sua cidade de infância (Wind Gap) onde terá que cobrir o assassinato de duas adolescentes pro jornal em que trabalha, o "Chicago Daily Post".
A história é narrada toda em primeira pessoa, o que torna a leitura mais tensa em determinados momentos.
O livro aborda temas fortes como abuso, estupro, manipulação, alcoolismo e sexo na adolescência. Além de violência, claro. Já que temos os assassinatos.
Além de diálogos e frases impactantes, feitos pra chocar o leitor, que coincidentemente vemos em "Garota Exemplar" também. Temos aqui uma marca da autora? Ora, parece que sim.

O livro só não foi melhor pela rasa abordagem em certos temas como a MPP/SMPP, que foi citada e pouco aprofundada. E também por alguns personagens terem sido pouco explorados, apenas terem sido "jogados" na trama pra ter um dialogo ou outro.

No geral o livro é bom, mas poderia ser melhor. Por ser o primeiro livro publicado da autora e avaliando como tal, diria então que é muito bom.

Wesley Santos 22/04/2020

Surpreendente!
Esse livro realmente superou minhas expectativas em diversos momentos, principalmente em relação ao jeito como a autora descreve cenas que deixariam qualquer um chocado e em seguida faz com que o leitor pense nelas como algo "natural" ou "compreensivel".
Durante a leitura senti que os capítulos com diálogos mais longos eram um pouco mais parados e sem ritmo, mas nada que não possa ser ignorado...
E sem falar que após a leitura descobri que esse foi o primeiro livro da autora! Em resumo foi uma ótima leitura, a trama é ótima (as vezes meio parada), tem cenas intrigantes em diversos aspectos. E um desfecho sensacional!

Mayara 05/09/2021

O livro é em torno de Camille Preaker, uma jornalista que saiu recentemente de uma clínica psiquiátrica e para cobrir um assassinato tem que voltar a sua cidade natal, onde vive sua meia Amma, sua mãe narcisista, um padrasto, e as memórias de sua irmã falecida Marian.
A história é muito envolvente, conseguimos nos identificar com a dor da personagem acompanhando tudo, uma reviravolta surpreendente. Contém gatilhos.
Li por conta da minissérie que é uma das minhas favoritas. ??