A Senhorita de Scuderi

A Senhorita de Scuderi E. T. A. Hoffmann

Resenhas - A Senhorita de Scuderi

Marta Skoober 08/04/2020

Uma "história policial" com clima noir, mas que pouco me prendeu.
Grifo:
"Que espírito do inferno me envolveu assim nessa história terrível... ?"

Mario Miranda 27/02/2019

A Novela de Hoffmann nos apresenta uma gênese das obras policiais que se tornaria tão difundido no século XX. A Paris de Luis XIV é assombrada por uma série de assassinatos da Aristocracia, todos eles ligados a roubos de jóias.

Apesar da notável qualidade de escrita, bom ritmo, e das excelentes referências escritas pelo tradutor Marcelo Backes, achei o enredo pouco desenvolvido, além de beber em um Romantismo que talvez soe um pouco enfadonho para o leitor contemporâneo.

site: https://www.instagram.com/marioacmiranda/?hl=pt-br

Augusto 28/12/2019

As ambíguas atmosferas de 1680
Safo nasceu durante o reinado de Henrique IV e viveu durante os reinados de Louis XIII e XIV.
Nascida Magdaleine de Scuderi, a escritora é a grande inspiracão para esta obra prima de Hoffmann.
Ambientada em Paris nos momentos finais de seu esplendor enquanto capital francesa - em apenas dois anos ela viria a perder seu posto para Versalhes, a obra apresenta uma sociabilidade ricamente recriada após um bem executado estudo historiográfico.
E é este ambiente que ETA escolhe para, já em 1820, mostrar por meio de sua narrativa o que viria a ser o germinal das investigações acerca da influência de nossas lembranças mais remotas na construção da personalidade - sem esquecer do fator, posteriormente abraçado por Freud e Jung, de como se experimenta o papel materno.
Tudo matizado com uma claustrofóbica aquarela cujas nuances viriam a ser exarcebadas pelo processo kafkiano. Recomendadíssimo.

carmen.fogaca 02/08/2023

Distração
A senhorita de Scuderi é a primeira novela policial da história da literatura alemã. É diversão pura, e muito mais do que isso. Não me pegou de início mas com o desfecho do ladrao fiquei curiosa com os motivos. Livro curtinho.

Ricardo Rocha 10/07/2016

cresci embalado pelos contos de Hoffman de Offenbach.
vou morrer embalado pelso contos de Hoffman, do próprio (=

Hester1 23/10/2018

Romance policial curtinho, conciso, a narrativa flui bem gostosa. É bem naif, mas gostoso de ler.

Verônica 12/08/2012

Leitur rápida e deliciosa. Adorei!

Pam_antasy 21/07/2023

Um romance policial leve
A estória segue a Senhorita Scuderi que é uma escritora e no auge dos seus 73 anos, precisa decidir entre acreditar na inocência ou não daquele que pede sua ajuda, seguindo por uma série de fatores, ela precisa descobrir o mistério que ronda os assassinatos, os quais são sempre realizados por um punhal e furtos de joias, a ambientação da estória conta com personagens que de fato existiram, inclusive a Scuderi que é inspirada na escritora Magdaleine de Scuderi.

"- Un amant qui craint les voleurs, n'est point digne d'amour."
( Um amante que teme os ladrões, não é digno de amor.)

A estória é curtinha, não é muito profunda mais termina sem pontas soltas, gostei da relação dos personagens e da ousadia e sabedoria da senhorita Scuderi, a intercalação de introdução aos personagens e passagens durante os capítulos complementa o contexto que se passa ao mistério e contribui para a emersão na estória. No geral é um romance policial leve e um bom passatempo.