A Ponte sobre o Drina

Ivo Andrić

Resenhas - A ponte sobre o Drina

SRConinck - @akleituras 02/09/2021

O melhor livro do ano!
Que livro! Quantas histórias se fundem à da ponte! A obra consegue tratar de personagens fictícios mas que nos transmitem muito realismo. Em paralelo, a mítica construção, sua história verdadeira. Maravilha! Não é à toa que o autor - cuja biografia daria também um bom livro - foi vencedor do prêmio Nobel.

Pisi14 23/08/2023

Uma ponte, muitas histórias
Uma ponte construída há centenas de anos é testemunha ocular da história de um país. Através dela passam tropas de diferentes reinos e governos, sonhos e delírios de monarcas e tiranos e os sonhos, cotidianos e dramas de cidadãos comuns.

Ivo Andric se vale de uma obra de arquitetura como figura simbólica para retratar séculos da história de seu país. A Bósnia aparece aqui como uma terra de encontros e conflitos, com pequenas e grandes histórias que fluem da mesma forma que o rio embaixo da ponte.

Não é um livro de leitura rápida, por seu tamanho e pela densidade da narrativa.