O Caibalion

O Caibalion William Walker Atkinson

Resenhas - O Caibalion

sachasenger 04/03/2024

Aos interessados em ocultismo, iniciação espiritual e filosofia hermética, o "Caibalion" é um livro imprescindível. Apesar de suas poucas páginas, é denso, tornando difícil absorver tudo de imediato. Por essa razão, acredito que seja uma obra que merece ser revisitada ao longo da vida. Seu conteúdo aborda as leis herméticas e profundos ensinamentos filosóficos do Egito Antigo. Este conhecimento permaneceu inacessível por milênios à população comum, tornando o acesso a esse conteúdo agora um privilégio. Planejo aprimorar meu entendimento por meio de resenhas e comentários de estudiosos nesse tema.

Paula905 28/02/2024

Os ensinamentos desse livro vem de encontro com outras leituras atuais que abrem a nossa mente para aceitação do Todo. Do poder da mente e de como utilizar as ferramentas das Leis Universais para galgar nos degraus da nossa evolução.

ingridgomes 26/02/2024

A filosofia em si tem pontos interessantes, mas se perde um pouco quando pretende se comparar e até mesmo sobrepor-se a ciência, foi isso que tornou a leitura desagrádavel para mim, em praticamente todo o livro.

Caneira Martins 11/02/2024

Livro ótimo para início de reflexão sobre o esoterismo, bem como para conhecer algumas das bases sobre o esoterismo e o ocultismo ocidental modernos.
No entanto, é preciso ter em consideração que neste livro se mistura ciência, com pensamento judaico-cristão e orientam, numa análise e visão cartesiana da vida. O que, sendo lido de uma forma superficial, explica os inúmeros casos de esotéricos que misturam conceitos, quando não os deturpam mesmo.

Bianca.Javorski 05/02/2024

Um livro pra ler e reler.
Foi meu primeiro contato com a filosofia hermética. Certamente é um livro que lerei mais de uma vez. Finalizei faz uma semana e já tive muitas reflexões diferentes. Traz uma visão geral sobre a vida e o Universo além do que costumamos pensar.
Confesso que mesmo sendo um livro de filosofia, esperava que tivesse um pouco mais de abordagem prática das leis também, pra facilitar o uso delas em nosso favor.
O livro fala muitas vezes dos ?Mestres?, que tem conhecimento e prática avançada dos Ensinamentos Herméticos mas não faz uma indicação de como alcançar isso. Então a pergunta é: como é que eu viro uma ?mestra?? ? kkkk

L.Fortuna 31/01/2024

Um livro curto, mas com um conhecimento gigantesco. Apesar das poucas páginas, não é rápido de se ler, requer atenção, concentração, e o principal, querer entender o conteúdo.
É difícil, mas para um primeiro encontro com a filosofia hermética, achei muito bom.
Provavelmente vou reler novamente daqui um tempo?

Guiga 27/01/2024

Esse é o meu primeiro contato com o hermetismo e confesso que estou iniciando os estudos nessa área por mera curiosidade.

O Caibalion é um livro que reúne conhecimentos antigos e quase extintos se não fosse seu descobrimento cíclico ao longos dos períodos históricos.

É tido como filosofia e como estudo esotérico, pincelando pela psicologia, física, química e alquimia, em sua forma pragmática.

Na obra, encontram-se as 7 leis que são aplicadas no Todo e falar mais que isso, além de poder ser spoiler, poderia trazer uma interpretação superficial, por isso, farei uma nova leitura para atualizar essa resenha.

Apesar de complexo, existem algumas noções que são simples, sem se tornarem simplistas, que falam sobre a atenção plena, o ritmo e o nosso modo de viver.

É um livro fino, com uma densidade imensurável.

Gabi Z. 27/01/2024

Releitura
Li a primeira vez em 2018. E agora relendo em 2024 me pareceu um livro completamente diferente.
Acho que este é o poder do caibalion.

É um livro para ir te acompanhando ao longo da vida e relembrar o quanto você mudou, ao mesmo tempo do quanto ainda deve mudar.

Bruno.A.Coimbra 01/01/2024

Pequeno só em tamanho.
"Tudo está no caminho, cujo fim é o TODO. Todo progresso é uma Volta à Morada."

Livro pequeno, com poucas páginas, mas com um conteúdo riquíssimo. Tem potencial de ser "divisão de águas" na vida de muitos. Ele apresenta as 7 leis Herméticas, estas, durarão enquanto o Universo durar. É um livro para ler e reler. Recomendo.

ThAmis.Pinheiro 29/12/2023

Indispensável
Há muitos anos eu não fazia esse tipo de leitura, com essa abordagem filosófica.

Então recomeçar por ?O Caibalion? foi literamente recomeçar com o pé direito.

O livro aborda os sete princípios fundamentais da filosofia hermética do Egito Antigo, ensinada por Hermes Trismegisto: Princípio do Mentalismo; Princípio da Correspondência; Princípio da Vibração; Princípio da Polaridade; Princípio do Ritmo; Princípio da Causa e Efeito; e Princípio do Gênero.

Os ensinamentos foram passados desde a Antiguidade apenas oralmente, pois era somente para os iniciados, até que foram finalmente compilados nesta obra, lançada em 1908, nos EUA.

Achei incrível como os ensinamentos têm profunda relação com a ciência, sobretudo a física; e como tudo faz sentido. Muitos conhecimentos ?descobertos? pelos físicos já eram de conhecimento dos sábios da Antiguidade.

O livro é repleto de frases maravilhosas. Transcrevo esta que é emblemática e está logo no início da obra: ?Os lábios da sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do entendimento.?

Aos que se interessam por ocultismo e assuntos afins, recomendo muito esta leitura.

P.S.: esta edição também conta com a obra ?As Sete Leis Cósmicas?, também de  William Walker Atkinson

Chiara 24/11/2023

Tudo é mental!
O Caibalion", também conhecido como "Kybalion", é um livro publicado em 1908 que alega ser a essência dos ensinamentos de Hermes Trismegisto, uma figura lendária do antigo Egito. A autoria é atribuída aos "Três Iniciados", e o livro apresenta sete princípios herméticos, que são:

Princípio do Mentalismo: Tudo é mente; o universo é mental.

Princípio da Correspondência: Como é em cima, é embaixo; como é embaixo, é em cima.

Princípio da Vibração: Nada está parado; tudo se move; tudo vibra.

Princípio da Polaridade: Tudo é duplo; tudo tem polos; tudo tem seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias-verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados.

Princípio do Ritmo: Tudo flui, para fora e para dentro; tudo tem suas marés; todas as coisas sobem e descem; a oscilação do pêndulo se manifesta em tudo; a medida da oscilação para a direita é a medida da oscilação para a esquerda; o ritmo compensa.

Princípio da Causa e Efeito: Toda causa tem seu efeito; todo efeito tem sua causa; tudo acontece de acordo com a lei; chance é apenas um nome para uma lei não reconhecida; existem muitos planos de causalidade, mas nada escapa à Lei.

Princípio do Gênero: O gênero está em tudo; tudo tem seus princípios masculino e feminino; o gênero se manifesta em todos os planos.

O livro é considerado um clássico no campo
da espiritualidade e da filosofia mística. Ele se aprofunda na exploração desses princípios e como eles se relacionam com a compreensão do universo e a realização pessoal.

Achei ? !!!
Hiamara.Hespanhol 26/11/2023minha estante
Booa.. já vou colocar na lista??????

Cezar.Tosta 01/11/2023

Fascinante
O assunto desse livro é universal. Apresenta e comenta os sete princípios do Hermetismo. Também faz alusão à origem dos seus ensinamentos. Recomendo a todos que buscam compreender um pouco mais o grande mistério que é a vida.

tatsu 30/10/2023

(Escrito no dia 29/03/2022)
Extremamente bom, interessante (e ÚTIL). Deve ter sido a leitura nao ficcional e "técnica" que mais me agarrou dentre elas. Até porque todas as leis herméticas, além de serem expostas REALMENTE como as leis regentes do universo (algo em que eu acredito), tudo tem muitas aplicações práticas e faz bastante sentido. Me perdoe, mas eu também gosto muito desse sentimento de ter um conhecimento o qual muitas pessoas não têm e até fecham as portas para. Enfim, esses são alguns aspectos que me influenciaram a gostar tanto. Fora que é uma leitura razoavelmente fácil e compreensível. Você engole o livro rapidinho.
PS. Quero aprender transmutação mental.