O Caibalion

O Caibalion William Walker Atkinson

Resenhas - O Caibalion

Nati Morgan 26/06/2020

Eu sou muito leiga quando o assunto é filosofia hermética. Sei que este livro é o livro de entrada pra quem quer se aprofundar neste assunto.
Não vou dizer que entendi 100% do que o livro traz porque estarei sendo muito prepotente. Se eu entendi 25% já está bom.
É um livro que terei que reler em algum momento, mas por enquanto me aventurarei em outros com a mesma temática.
Minha mente é muito racional, então tenho dificuldade em absorver nas entrelinhas o que tá escrito. Como por exemplo este parágrafo: ?Se o Universo é Mental, a Mente será o poder mais elevado que produz os seus fenômenos. Se compreender isso, tudo que é chamado milagres e prodígios será considerado pelo que realmente é.?
Eu entendo, mas ao mesmo tempo desacredito, não deixo minha mente ir além e sinto que to pecando nisso. Enfim...
Melina 29/12/2020minha estante
Oii!! Também compartilho da sua opinião, mas para ajudar na compreensão, junto com a leitura, estou assistindo às palestras da Prof. Lúcia Helena no YouTube. Está sendo bastante esclarecedor. Recomendo!!

Nati Morgan 29/12/2020minha estante
Eu adoro a professora Lucia Helena, sempre quando posso, to ouvindo os podcasts ou vendo algum vídeo dela, mesmo assim, o Caibalion na prática é para os fortes, tem algumas leis que quando eu vou ver, já estou fazendo tudo errado haha, além de que se eu for conversar com pessoas ao meu redor sobre o assunto, serei taxada de maluquinha haha

Fabielli.Rocha 31/12/2020minha estante
Mas é assim mesmo, abrir a janela para deixar o sol te atingir já te coloca na jornada! Adorei a resenha!

Melina 01/01/2021minha estante
É isso msm, gente!! Vamos insistindo, persistir nas leituras que qualquer coisa que conseguirmos aprender dos ensinamentos do Caibalion estaremos evoluindo. Muito feliz de ter encontrado pessoas que pensam como eu aqui... até tento conversar sobre isso com meus amigos, mas eles não entendem nada que falo...

Simone 01/02/2021minha estante
É verdade! Também sinto falta de ter com quem conversar sobre esses assuntos e as vezes que tentei, também me senti taxada de maluquinha, kkkkkk. Amei meninas??

Jamile1 04/03/2021minha estante
Infelizmente passo pelas mesmas experiências de vocês em relação a ser taxada de maluca por acreditar nessas coisas. Mas cada um tem seu momento de despertar. Não devemos julgar os que nos chamam de malucos, e nem desanimar na nossa própria jornada por conta disso! Acredito que se houve alguma fagulha de curiosidade no assunto e vontade de entender e até de praticar os ensinamentos, e porque estamos no nosso próprio momento de evolução.

Rafa Pardo 24/07/2021minha estante
Muito prazer meninas! Estou lendo pela 2 vez! Na verdade esse livro ter que ser lido e relido por várias vezes. Cada vez que lemos, aprendemos e entendemos uma coisa nova que não estávamos abertos a entender da primeira! Eh aquele livro de cabeceira mesmo! A vamos evoluindo pouco a pouco! Leio e ouço a prof. Lucia Helena Galvão tb!

Bruna 22/09/2021minha estante
Acredite, o entendimento vai melhorando com as releituras!

Wesley.Sousa 25/10/2021minha estante
Ainda não li o livro, parei nesse site buscando o prefácio no google. Mas as teias neurais e as teias do Universo não compartilham semelhança por acaso. Tudo está ligado em perfeita ressonância com você, comigo e com toda a criação, Somos Um, parte da consciência de Deus, idealizados e em expansão e agora apreendendo que a manifestação das nossas vidas acontece primeiro no pensamento, já os sentimentos aceleram os processos e as ações tornam a realidade.

@adriana_ lerlivros 20/12/2021minha estante
Eu entendi que nossos pensamentos se tornam emoções e sentimentos e isto torna-se vibração e quando nos mantemos nesta mesma vibração com constância, materializamos. O ponto de partida é verificarmos que tipo de pensamentos cultivamos.

vegodinho 07/04/2022minha estante
Tem também o canal da May Andrade chamado " temporariamente humana" . Ela dá uma explicação mais espiritualizada do livro, enquanto que a Professora Lúcia Helena tem uma abordagem mais filosófica, igualmente maravilhosa.

Luis.Beto 25/06/2022minha estante
Brisando aqui com "a lei cósmica da polaridade", os santos viram devassos, e o contrário, também...reflexão interessante sobre mesmo os opostos tendem a se complementar, de um certa forma existe razão no oposto.

Luis.Beto 25/06/2022minha estante

Náku 14/12/2022minha estante
Também não acredito muito. Entender eu entendi. Agora acreditar nisto, também não acredito. Se for verdade vai demorar muito para poder se comprovar isto.

Sandra Rosa 23/02/2023minha estante
Te recomendo o canal da Nova Acrópole

Katia Rodrigues 30/06/2023

Filosofia hermética
Escrito em 1908, de autoria desconhecida, este livro se propõe a apresentar Os sete princípios herméticos atribuídos ao sábio egípcio Hermes Trimegisto, o "Três Vezes Grande":
1- O Princípio do Mentalismo: "O todo é mente; o Universo é mental."
2- Princípio da Correspondência: "Assim em cima como embaixo; assim embaixo como em cima."
3- O Princípio da Vibração: "Nada está parado; tudo se move; tudo vibra."
4- O Princípio da Polaridade: "Tudo é Duplo; tudo tem dois polos; tudo tem seu par de opostos; semelhante e dessemelhante são o mesmo; os opostos são idênticos em natureza, mas diferente em grau; os extremos se encaixam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados."
5- O Princípio do Ritmo: "Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação."
6- O Princípio de Causa e Efeito: "Toda Causa tem seu Efeito; todo Efeito tem a sua Causa; tudo acontece de acordo com a Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, mas nada escapa à Lei."
7- O Princípio de Gênero: "O Gênero está em tudo; tudo tem seu Princípio Masculino e seu Princípio Feminino; o Gênero se manifesta em todos os planos."

Ig: @_katia__rodrigues_
Marcos5813 01/07/2023minha estante
Estas idéias do sábio egípcio Hermes Trimegisto é de uma profundidade que só a singeleza e simplicidade da alma pode apreender.

Katia Rodrigues 01/07/2023minha estante
Verdade, Marcos!

Keila 19/08/2021

Conhecimento da existência.
Um livro com poucas páginas mas que tem um grau de conhecimento contrário ao número de palavras.

Filosofia Hermética. Não conhecia e hoje sou apaixonada por essa sabedoria. Tipo de livro para reler em outros momentos da vida, pois ao meu ver a compreensão também depende do nível de percepção da vida que temos, da nossa evolução como ser. Acho incrível que mesmo com toda a complexidade é tão fácil ver os ensinamentos em todas as áreas de conhecimento. Acredito que porque sempre vamos adquirindo pequenas percepções, em qualquer ambiente, temas, estudos, principalmente se formos contemplativos e observadores da vida, então, quando nos deparamos com algo explicativo, conceitual, nos deixa com a noção de "eu já sabia disso" transformando a teoria em algo já praticado e percebido porém não tendo a clareza e o sentido lógico dos porquês.

Comecei a leitura por curiosidade. Quando entendi a profundidade deste livro busquei auxílios que me ajudassem a ter uma compreensão mais ampla. Foi assim que conheci a Nova Acrópole, uma escola magnífica de filosofia, com a leitura comentada de O Caibalion disponível no YouTube, oferecida pela professora de filosofia Lúcia Helena Galvão Maya, extremamente sábia, que não só compartilha conhecimento mas também a vivência do saber.

Indico demais realizar a leitura juntamente com as palestras da Nova Acrópole.

13marcioricardo 19/12/2022

As leis que regem nosso mundo.
Livro que apresenta a filosofia hermética. Li porque estava à espera de aprender muita coisa nova ou de ler algo mais místico, mas pouco disso aconteceu. Por ter tido filosofia na escola e pelos livros que entretanto li, muitas das coisas apresentadas aqui, já as conhecia. Ainda assim é bom saber sobre as origens e como o hermetismo influenciou tantas outras crenças. Algumas coisas são óbvias e outras duvidosas. É a minha opinião, mas não deixa de ser uma obra equilibrada e que de obscuro não tem nada.

Thais 05/09/2010

Básico para ocultistas.
Livro básico com os preceitos hermetistas, para todo ocultista ou aspirante ler e reler.

Vidal 18/07/2022

Filosofia de vida
Esse livro é uma filosofia de vida a ser entendida! Sou budista e enxerguei muita semelhança com o budismo e meu olhar e avaliação do livro se encontra com o budismo, mas ja vi outras pessoas com visões diferentes desse livro!
Vou reler em breve esse livro

Nathany 19/04/2024

Obra da minha vida
Bom, esse é o livro que estou baseando a minha vida mesmo antes de ter terminado ele. Foi mais um livro que comecei em 2019 e deixei de lado pra retomar esse ano. Com outra mentalidade, pude receber com muito mais clareza tudo que as sete leis herméticas poderiam me mostrar, e que antes não tive a maturidade suficiente pra mergulhar e conhecer.

O livro é isso mesmo que se propõe: expor as sete leis herméticas que regem o universo e as explicar. Pode parecer que o assunto fica se repetindo durante o livro porém ele se releva pra você em camadas, das quais se não tiver atenção desde o início você vai se perder e a leitura pode se tornar chata, mas se você deixar a atenção e a curiosidade te guiarem você pode acabar desbloqueando acessos mentais da quais você não conhecia em sua própria mente, incluindo a prática da alquimia mental.

Quero deixar um ar misterioso para quem está com curiosidade para ler, não sei se atingi o efeito que queria kkkk mas é isso! É um livro de mago, para ler e praticar, se você não é um, não perca seu tempo lendo!

@riggifabio 15/10/2022

Escrito sob pseudônimo, o livro pretende sintetizar e comentar o pensamento hermético. Vale por reunir os princípios herméticos, mas os comentários e apêndices mais confundem e distanciam o leitor que o contrário.
caio.lobo. 15/10/2022minha estante
Ao ler o Corpus Hermeticum ainda se percebe que o Caibalion é muito mais uma obra moderna cientificista do que algo que venha de uma tradição.

@riggifabio 15/10/2022minha estante
Super

Shitão 19/01/2022

"Só dará atenção a este livro aquele que tiver uma preparação especial para receber os Preceitos que ele transmite. E, reciprocamente, quando o estudante estiver preparado para receber a verdade, também este livro lhe aparecerá. Esta é a Lei. O Princípio hermético de Causa e Efeito, no seu aspecto de Lei de Atração, levará os ouvidos para junto dos lábios e o livro para junto do discípulo. Assim são os átomos!"

Alberto Heleno 23/09/2023

A mente do Universo e a nossa mente.
Não é uma leitura de fácil compreensão, mas é uma leitura bastante reflexiva sobre os ensinamentos que permeiam vários princípios das mais diversas religiões. Esse livro pode ser lido e/Ou entendido como base para um outro livro que foi escrito pela Monja Coen e pelo Leandro Karnal (O inferno somos nós). Se O TODO é MENTE, então a nossa mente faz parte do TODO e, apesar de não sermos O TODO podemos nos conectar com O TODO instantemente através da nossa mente (através dos nossos pensamentos) através de orações, meditações, reflexões, etc...
Recomendo a leitura apesar do grau de dificuldade, não sou um sábio que domina a mente aos níveis descritos, mas acredito ter compreendido uma parte significativa da mensagem hermética d'O Caibalion, e essa pequena compreensão certamente contribuirá para o crescimento pessoal e mental/espiritual.

David Premaor 09/09/2021

O sete princípios herméticos ou as sete leis cósmicas
Excelente livro. *O(s) autor(es) faz(em) uma bela descrição criteriosa dos sete princípios herméticos, a saber:

1 ? O Princípio do MENTALISMO: ?O todo é Mente; o universo é mental?

2 ? O Princípio da CORRESPONDÊNCIA: ?O que está em cima é como o que está embaixo. O que está dentro é como o que está fora?

3 ? O Princípio da VIBRAÇÃO: ?Nada está parado, tudo se move, tudo vibra?

4 ? O Princípio da POLARIDADE: ?Tudo é duplo, tudo tem dois polos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliáveis"

5 ? O Princípio do RITMO: ?Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação?

6 ? O Princípio de CAUSA E EFEITO: ?Toda causa tem seu efeito, todo efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade, mas nada escapa à Lei?

7 ? O Princípio de GÊNERO: ?O gênero está em tudo: tudo tem seus princípios masculino e feminino, o gênero manifesta-se em todos os planos da criação?

*Sobre a autoria: como o livro é atribuído a "Três Iniciados", que decidiram se manter anônimos, há muita especulação sobre quem escreveu o Caibalion. Hoje a teoria aceita é que realmente foi escrito por William Walker Atkinson, o que na verdade não importa muito, considerando a grandeza das verdades que são trazidas no livro.

Thais Campos 04/05/2021

Vai mudar sua mente
O livro é excelente, te faz pensar muito, É um livro para ler e reler, pelo menos foi para mim.
Mudou minha mente e meu modo de pensar e ver o universo, eu super indico a todos. Pela primeira vez na vida que eu tive alguns esclarecimentos que nunca havia tido antes.

" A verdade transmutação hermética é uma arte mental."

Suely.Fernandes 23/09/2021

Complexo e paradoxal e lindo!
Livreto muito complexo de ensinamentos. Num dado momento fica tudo meio perdido e confuso, precisando reler algumas vezes mais pra ter uma pequena noção do que é dito.
Como foi minha primeira introdução com os preceitos herméticos, sinto que a releitura deve ser constante para um verdadeiro entendimento. E ler também mais outros livros sobre ou parecidos a este tema.