Viagem ao redor do meu quarto

Viagem ao redor do meu quarto Xavier de Maistre

Resenhas - Viagem ao Redor do Meu Quarto

Angelo 21/06/2011

Uma Viagem pelo Pensamento
Viagem à Roda do meu Quarto, na edição que eu li, seguido de sua continuação Expedição Noturna à Roda do Meu Quarto, é uma obra satírica, construída em contraponto aos relatos de viagem, já satirizados por Swift em As Viagens de Gulliver, e levados a outro extremo do ridículo por Xavier de Maistre.

Neste livro, o seu narrador empreende uma expedição confinada aos limites de seu quarto, indo da cama à poltrona, da poltrona à escrivaninha, etc. Em tais circunstâncias, o sonho, os pensamentos e a lógica tortuosa do narrador ganham destaque na narrativa, razão pela qual se pode dizer que a viagem é menos em torno do quarto, do que ao redor da mente e das razões humanas.

Não é por outra razão que assim diz o narrador: "Impediram-me de percorrer uma cidade, um ponto; mas me deixaram o universo inteiro: a imensidade e a eternidade estão a minha disposição".

O livro é especialmente importante para os leitores brasileiros, pela sua citada e reconhecida influência em Machado de Assis, tanto diretamente quanto por intermédio de Almeida Garrett. Empreendi a sua leitura tendo isso em mente, contudo, não esperava tanta semelhança. Em algumas partes do discurso, parece que estava realmente lendo o Machado. Aliás, em determinado momento, Xavier recomenda ao leitor que eventualmente desgostou de um capítulo que o rasgue de seu exemplar, o que imediatamente me lembrou de Machado solicitando (já não sei se foi em Memórias Póstumas ou em Dom Casmurro) que o leitor modificasse a posição de um capítulo, inserindo-o entre dois outros anteriores.

Enfim, um livro que vale a pena ser lido, tanto para se melhor compreender Machado de Assis, quanto pelos seu próprios e inegáveis méritos.

joedson 15/12/2010

VIAGEM EM VOLTA DO MEU QUARTO

mal menor que o quarto
e bem maior que mundo
a mente onde tais partos