O Sol Também Se Levanta

O Sol Também Se Levanta Ernest Hemingway

Resenhas - O Sol Também Se Levanta

Ju 16/10/2023

A vida e o amor
"Tudo o que desejava era saber como viver. Talvez, aprendendo como viver, acabemos compreendendo o que há realmente no fundo de tudo isso."

Mal dá para acreditar que esse foi o primeiro romance de Hemingway, sua escrita tão fluida e minimalista carrega mais bagagens do que muitas escritas repletas de floreios.

Ele cria situações inimagináveis e as transcreve como se fosse um simples acontecimento do dia a dia, vivemos o amor, as amizades e as noites solitárias. Sentimos a dor, a desconfiança e a vontade de se ver livre de amarras.

Ernest leva para a ficção partes do que viveu, mas sua vida tão boêmia e viajada traz certa nostalgia aos leitores. É um belo convite à vida sem fronteiras, a qual nunca alcançaremos de fato, pois os tempos são outros, mas talvez os sentimentos permaneçam os mesmos.

Ansiosa para o próximo.

Joao 15/10/2023

Não é um livro fácil de resenhar, pois não sei se entendi de fato a proposta do autor.

Trata-se de um romance narrado em primeira pessoa pelo personagem Jake e que contará um encontro de um grupo de amigos no grande festival de touradas na Espanha.

Todos os personagens estão conectados de algum modo a uma mesma mulher (Brett). Essa personagem, uma mulher bonita e atraente, meio que manipula todos à sua volta.

O livro é muito bem escrito, afinal o autor é ganhador de nada mais, nada menos, que o Nobel da Literatura. Contudo, a história em si não me agradou e, se há um valor semântico mais robusto contido nas entrelinhas, sinceramente, não o vi.

Alhos 14/10/2023

The Sun Also Rises...
"O sol também se levanta" é uma obra literária do escritor americano Ernest Hemingway, famoso por sua escrita concisa, seu subtexto poderoso e suas histórias que são material de sua vivência. O livro, mais resumidamente, fala sobre amigos que vão à Pamplona ver a famosa Fiesta, onde a tourada é motivo de atração principal, além das festas, bebedeiras e danças, tudo isso por nada mais nada menos que 7 dias, e há no livro certo interesse, não só do protagonista como de outros, por uma mulher chamada Brett Ashley, que atrai vários homens a sua volta.
Os livros do americano tem um toque especial, que muito se falou em Paris pós primeira guerra mundial, a tão falada entre os famosos, em principais os boêmios, a "geração perdida", que é a geração pós-guerra onde se embriagam e fazem qualquer tudo para esquecer os horrores da guerra, uma geração que outros nunca duvidaram tanto quanto eles da existência de um Deus, é também uma questão que há entre brechas de alguns dos livros do autor, possuindo diálogos fortes e reflexivos.
O livro traz a nós não só Pamplona na Espanha, mas também, Milão na Itália e Paris na França, e entre outros. É importante perceber o contexto onde eles vivem, como disse, a guerra recém acabada.
Uma opinião pessoal, dei 3 estrelas por conta que algumas partes foram fatigantes e pareciam inacabadas, pode ser que alguns gostem, mas eu particularmente não gostei algumas vezes. Tirando essas partes o livro é bem bom, por mais que eu prefira indicar livros melhores para quem ainda não conhece bem o autor, mas quem já leu bastante Hemingway, eu digo-vos que LEIAM ESSA OBRA!!

Luana1648 13/10/2023

Um ótimo livro para pensar sobre como vivemos a vida
Gostei bastante. De maneira sutil o autor trata sobre a vida, sobre estar perdido, de não conseguir lidar com o sofrimento, nem com a insatisfação. Em um primeiro momento, muitos personagens podem parecer fúteis, mas vamos conhecendo aos poucos suas complexidades e camadas. O livro é dividido em três partes, achei que a primeira demorou a decolar, mas depois me envolveu e só melhorou. Adorei a segunda parte (me lembrou da intensidade do carnaval) e a terceira ganhou meu coração. Também achei interessante, pois o final não é óbvio, não da pra saber como será o desfecho. E quando acabou, me surpreendi por já ter acabado, pareceu abrupto, então reli o final três vezes ate entender que fazia sentido ter acabado daquele jeito. Depois de ler fiquei um tempo digerindo o livro e fazia tempo que isso não acontecia.

Karina.Calheiros 12/10/2023

Bom, mas não tanto
Depois de ler o último e depois o primeiro livro de Hemingway, fica claro o quanto o autor melhorou muito a sua escrita. O sol também se levanta é um bom bom livro, mas não é arrebatador. Gosto da escrita imersiva do autor, das descrições, de como ele sempre deixa as coisas nas entrelinhas... No entanto, em alguns momentos eu só faltei morrer de tédio. Mas valeu a experiência.

Giseleonina 08/09/2023

Ruim
Desculpa, mas achei um livro ruim. Não é porque é clássico que é bom ?????
O livro que lançou a expressão "geração perdida" no período entre guerras. O personagem principal, um jovem veterano da 1°GM, foram as razões pela qual fiquei com vontade de ler. Porém, tais aspectos ficaram só como pano de fundo mesmo, apenas três vezes foi mencionado o evento. O livro inteiro é puro diálogo que não caminha para lugar nenhum, é um looping: os amigos acordam, bebem e conversam/brigam bêbados, fim. Parece um bando de herdeiro que não faz nada da vida que não seja passear e beber. A única personagem com pouco mais de carisma é a Brett - deu altos ghosting nos machos emocionados do grupo. Hemingway construiu esse personagem baseado na sua ex esposa, dito isso, concordo com a opinião da Kat sobre ele no filme "10 coisas q eu odeio em vc" (Hemingway é apenas um misógino bêbado).
Os personagens estão todos na faixa de 30 anos e bebem vinho, cerveja e absinto no café da manhã, tarde, noite e dormem poucas horas para continuar bebendo. Não sei como ninguém fica destruído de ressaca na cama como eu se dou uma dessas.
Marco.RogArio 08/03/2024minha estante
Minha cara Gisele, te dou razão em número, gênero e grau! Ler é sempre ótimo, mas chegou a me questionar se não foi perda de tempo me debruçar sobre esta obra de Hemingway! Parece mais uma crônica de pessoas totalmente vazias e sem um objetivo na vida! Preferi o filme! Numa das cenas o Conde Russo é humilhado por Lady Brett. Ao final do longa metragem ele tenta se vingar matando-a, mas Pedro Romero aparece e mata o Conde trespassando-o com com sua espada de toureiro! Pelo menos o filme teve alguma emoção e suspense, algo que no livro praticamente inexiste!!!

henriqueboaventura 03/09/2023

O primeiro romance escrito por Hemingway em vários momentos parece uma continuação de Paris é Uma Festa se esse não tivesse sido publicado com quase 40 anos depois. O livro retrata um grupo de amigos norte-americanos e ingleses que estão “aproveitando a vida”, não consigo pensar numa descrição melhor. Tendo de pano de fundo as Fiestas de Pamplona e toda a violência cruelmente relatada das touradas que são o ponto principal das festividades, acompanhamos esse grupo de pessoas (com um fígado infinitamente mais resistente que o meu, dado a quantidade de álcool ingerido durante as páginas do livro) de Paris até Pamplona. A descrição de Hemingway sobre as cidades é primorosa, quase conseguimos nos sentir lá, mas a vida de bon vivant que os personagens vivem tira um pouco o encanto.
Marco.RogArio 08/03/2024minha estante

Roberto.Vasconcelos 23/08/2023

Os bares são sempre agradáveis
O primeiro livro escrito pelo Hemingway e é bem simples e direto com diálogos curtos.
Os personagens vivem bebendo e em festas e só pensam em se divertir e beber , o que parece uma forma de fugir das insatisfações de suas vidas.
Chegando ao final do livro percebi que estava gostando e queria que houvesse uma continuação.
Ps: Este livro me deixou com uma vontade enorme de beber e ir festejar.

edzlke 19/08/2023

Tempo tão perdido quanto os personagens
Como eu já deixei bem claro, neste perfil amamos Hemingway, mas dessa vez ele me decepcionou feio.
Esse livro foi uma perda de tempo total no meu plano de leituras. Comecei a lê-lo em junho e acabei interrompendo a leitura pra ler outros livros e li uns 4-5 enquanto esse aqui continuou parado na estante. Como sempre me recuso a abandonar um livro desde que eu o entenda ? sempre abro brechas nessa regra para aqueles livros surrealistas que abandono sem pena porque tenho pavor de não entender nada ? dei umas investidas nele a partir dos 41% pra terminar logo e me livrar desse abacaxi.
Que tédio insuportável! Eu não suporto marmanjo beberrão e aquele estereótipo da mulher ?diferente das outras garotas?. Ok, eram representações da geração perdida do entreguerras mas, poxa, precisavam mesmo ser tão chatos?
Isso me lembrou ?Paris é uma festa?, que é um Hemingway autobiográfico, mas de alguma forma o Hemingway parecia menos insuportável que qualquer um desses personagens, mesmo estando tão perdido quanto eles.
Os problemas pessoais se dissolvem em uma atmosfera alcoólica e musical, com descrições entediantes de paisagens e de cada mínima ação dos personagens. Juro, teve uma descrição de cena em que os personagens decidiam se iam pescar com minhocas ou moscas e aí houve um diálogo pra tentar convencer um dos personagens a não levar só as moscas, e sim também a caixa de minhocas. Por favor, acabaaaa!
A única parte que prende o leitor é a das touradas, e mesmo assim você ainda fica pensando ?caramba, que gente chata?.
Não recomendo, se for ler Hemingway, leia outro dos seus mil livros.

Marília 13/08/2023

Gostei muito da história com bastante diálogos e com temas bem atuais apesar de ter sido escrito a bastante tempo.

Gabriel.Luck 03/08/2023

Touros e personagens sem destinos
O livro ao todo é bem gostoso, as varias falas e descrições de coisas até banais fazem eu sentir uma certa nostalgia no final, o que é fantastico.
Jake parece ser um personagem sem muito o que fazer, sua vida parece ser só aproveitar as coisas sem algo por traz, como em um tédio sem fim. Até os outros parecem ser assim também, brett principalmente, tendo em vista que ela nunca está satisfeita.
Brett parece representar a insatisfação, enquanto coen a frustação, e jake a comodidade da vida, enquanto mike algo como a vida de qualquer maneira sem se inportar com os outros, o que faz dele um bom personagem até nesse sentido, embora tenha seus problams, e bill não sei bem o que representa, parece ser igual a bannes em certo sentido.
É um livro muito bom, ernest faz transição de cenarios em poucas limnhas e se preocupa mais em fazer seus personagsn e drama oq é ótima.
Gostei bastente até, bem fluida e interresante.

Cesar Garcia 28/07/2023

Uma geração perdida
O livro oscila entre momentos muito interessantes e momentos de tédio, onde os personagens não fazem nada e são extremamente chatos.
Gostei bastante do protagonista e das partes onde ele aproveita a vida e fica contemplativo.
A escrita de Hemingway como sempre é magnífica.

Lua 23/07/2023

Não sei direito pq eu li
Que livro chato? ok, a técnica dele de deixar o leitor tirar sua próprias conclusões e se explicar depois é bem bacana, mas é a única parte legal do livro, é uma estória de pessoas decadentes e ?perdidas? mesmo. Turminha chata e sem noção, e pensar que o mundo já foi assim mesmo?
Márcia Moura 17/08/2023minha estante
O mundo ainda é assim...

Ana Paula 21/07/2023

Um livro morno
{04/100 - 100 Anos em Livros}

"Desconfio de todas as pessoas francas e simples, principalmente quando suas histórias são coerentes"

Esse foi o quarto livro lido para meu projeto pessoal de leitura 100 Anos em Livros. Já havia lido O Velho e o Mar do mesmo autor e gostado bastante. Entrei nessa leitura sem saber muito sobre o que a história se tratava: sabia que se passava na Espanha durante a época das festas de tourada (e até isso não tinha certeza, mas acabou se provando ser certo).
De qualquer modo, comecei esse livro muito aberta. Mas acabou se tornando a primeira decepção dos livros lidos para esse projeto: as descrições intermináveis das paisagens da Espanha (que mais pareciam uma ode ou um guia turístico ao país), as descrições intermináveis e inúmeras de touradas (esporte que eu absolutamente não gosto) e os personagens mais insuportáveis e desagradáveis que tenho memória.
No fim, concordo com a análise de ser sobre uma geração 'desocupada' do entreguerras. E é interessante pensar no valor do sexo e da relação sexual em um relacionamento. Porque é o único motivo pelo qual Brett e Jake mantém o conflito durante o livro.
Uma decepção, um livro morno, um livro que não me cativou.