1922

1922 Marcos Augusto Gonçalves

Resenhas - 1922

Marcelo.FrazAo 11/01/2022

Belíssimo trabalho do MAG com relato jornalístico e histórico dos personagens da Semana de Arte Moderna e do contexto histórico e social da época. Livro lançado nos 90 anos do evento q merece ser redescoberto e valorizado neste centenário.

regifreitas 14/02/2022

1922: A SEMANA QUE NÃO TERMINOU (2012), de Marcos Augusto Gonçalves.

Aproveitando para relembrar uma leitura de 2017, visto que diversos eventos e publicação estão ocorrendo e ocorrerão no decorrer dos próximos dias e meses, marcando o centenário da Semana de 1922.

A Semana de Arte Moderna foi realizada no Teatro Municipal de São Paulo, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, sendo considerada o marco inicial do Movimento Modernista brasileiro.

Em 1922: A SEMANA QUE NÃO TERMINOU, Marcos Augusto Gonçalves mescla linguagem jornalística com pesquisa histórica, destrinchando os principais momentos que antecederam e sucederam a Semana. Qual a sua real importância dentro da cultura no Brasil. Os principais nomes envolvidos no movimento, e os mitos e polêmicas que cercam o evento, sendo, cem anos depois, ainda temas de debates e discussões.

Indicadíssimo!

[Leitura concluída em 11/5/2017.]

André Goeldner 19/07/2013

Monteiro Lobato fez parte da minha infância. Mas quanto mais conheço sua vida, mais me decepciono.

Evelize Volpi 13/05/2022

Leitura Maravilhosa!
No ano do Centenário da Semana de Arte Moderna.
Um livro que conta o antes, durante e depois dessa Semana Maravilhosa!

maneco 12/07/2022

A Semana que incluiu a arte moderna brasileira no mapa
100 anos depois da semana de arte moderna de 1922 ainda estamos lidando com seu impacto na arte brasileira e ainda estamos vivenciando muitas das questões que vivíamos no período. O livro aborda de forma muito completa toda a construção da Semana de 22 destacando e se aprofundando em seus grandes pensadores e artistas.

Karollyna 20/06/2014

A Semana que não Terminou
Que a Semana de Arte Moderna foi um escândalo para os artistas e leigos que a vivenciaram isso todo mundo já sabe. Este livro traz além de uma concisa biografia dos artistas envolvidos como o Oswaldo de Andrade, Mário Andrade e Anita Malfati, o aspecto econômico e cultural em que o Brasil se encontrava além das expectativas do que viria a ser a tão inusitada Semana de Arte Moderna de São Paulo.
Dei quatro estrelas pois senti falta da Tarsila do Amaral, mesmo ela não tendo participado do evento eu gostaria que ela fosse destacada pois suas obras são importantíssimas ao modernismo.

Vivi 12/07/2021

Li para fazer um trabalho da faculdade, gostei, mas não teve grandes novidades, talvez, por já ter lidos outros livros sobre a Semana recentemente. Gostei, principalmente, dos detalhes sobre os participantes.

imvivi 27/01/2022

Bom, mas um pouco cansativo
Esse sem dúvidas é um livro pra curiosos, conta muito sobre a história pessoal dos artistas que participaram da Semana e o encontro de cada um com a arte.
A melhor parte pra mim foi a que fala de Anita Malfatti, especialmente o episódio epifânico em que ela resolve ?deitada nos trilhos do trem ?que vai ser pintora. A genialidade da artista é muito supreendentemente, conhecia pouco dela e através do livro deu pra ter um panorama geral da sua infância e juventude.
No que diz respeito as outras partes do livro, de fato são interessantes mas há coisas que foram me cansando ao longo da leitura.

ellen 04/03/2024

Meu sonho esse livro se tornar uma obra audiovisual
Simplesmente amei como os fatos foram sendo reunidos e contados de uma forma bem leve.
as fofocas literárias são quase sempre as melhores! imagina um filme do livro com uma pitada de humor? seria incrível.