A Nascente

A Nascente Ayn Rand

Resenhas - A Nascente

Felipe Mello 25/12/2023

Quando a Ideologia se Sobrepõe a Narrativa
OBS: Esta review foi escrita por um leitor que concorda, e apoia, tanto a filosofia do “Objetivismo” como muitos dos conceitos da “Ética libertária.”

É louvável, da parte de Rand, em expressar muitos dos conceitos éticos de sua filosofia, que seria mais aprofundada futuramente, em um romance envolvendo arquitetura, mas faltou a autora dosar bem os seus conceitos filosóficos com uma narrativa envolvendo seres humanos reais e não caricaturas, bastantes óbvias, que espelham a sua visão de mundo, já que faltou humanidade em muitos dos seus personagens principais(por um instante achei que o Howard Roark e a Dominique Francon fossem robôs) e sutiliza em retratar as suas moralidades. Pois, foram vários diálogos que pareceu-me scriptados discursos políticos, visto que ficou-me bastante óbvio que a escritora sacrificou propositalmente a narrativa em pró de empurrar em goela a baixo a sua fascinante filosofia.

Michel.Garcia 07/07/2023

Uma exposição da condição humana
É um livro que fala sobre condição humana, uns hipócritas, outros manipuladores, os utilizados como massa de manobra e os heróis, que não se subjulgam às convenções. A autora quer descrever o herói, o homem ideal através do personagem principal, com suas convicções inquebrantáveis que chocam e geram ódio dos que não a compreendem.
A autora é influenciada pelo racionalismo, portanto o ideal apresentado é o do ser racional, que carece de sensibilidade.
Muitos dos diálogos são pesados, mais parecendo um xadrez psicológico misturado a um jogo de palavras.
É esperar para ver a conclusão disso tudo no segundo volume.

Gabriel Schorr 06/07/2023

A Nascente me surpreendeu. É incrível como isso foi possível, tendo em vista que eu já possuia grandes expectativas da leitura, por ter em "A Revolta de Atlas", da mesma autora, meu livro favorito.
Esperava algo parecido com a obra-prima de Ayn Rand, porém me deparei com uma abordagem e uma trama muito distinta e ao mesmo tempo mantendo os mesmos princípios que viriam a ser utilizados nA Revolta.
Minha única frustração (repetida) com as obras de Rand é a forma com que ela "desperdiça", creio que intencionalmente, o potencial da "heroína" de suas obras, a desconstruindo e tornando-a subjulgada ou menor que "o herói" de suas tramas.
Sem dúvida, A Nascente é um livro incrível que eu tive o imenso prazer de ler. Indico muito sua leitura!!!

moacircaetano 15/06/2023

Denso, polêmico, profundo, instigante, eu simplesmente não conseguia largar a leitura, apesar do volume de páginas, da aridez dos temas e da crueza de muitas partes. Extremamente bem redigido, centenas de páginas passam num zás.

Cristina117 24/04/2023

Ayn RAND para mim é uma inspiração. Fui apresentada pelo prof Dennys Xavier e foi amor à primeira vista.

yas 16/04/2023

Se for para escolher entre a nascente ou a revolta de atlas, ainda vou escolher a revolta de atlas.
Mas achei o livro a nascente muito bom, em alguns trechos conseguimos ver claramente situações que tentam empregar hoje no mundo em que vivemos, principalmente o valor do homem, que dia após dia a sociedade tenta rebaixar e anular a sua importância.

Mayara 27/01/2023

A Nascente
Achei a leitura desse livro bastante complexa. As coisas não são 100% claras. As vezes precisava ler e reler pra compreender o que as pessoas estavam fazendo e a intenção delas, que é confusa e velada, pra quem está lendo, pelo menos na minha experiência de leitura.

Confesso que não entendo a totalidade do que li. Talvez precisasse reler mais algumas vezes. Cai na minha própria ignorância.

Mas enfim, o que entendi foi bastante marcante. Foi uma leitura útil. E vai seguir sendo porque ainda tenho a segunda parte da história pela frente.

Não é um livro pra todo mundo, talvez seja pra poucos.

Beatriz Vercesi 27/01/2023

Um dos meus preferidos
Há muito tempo não lia um livro tão bom como ?A Nascente?. As 929 páginas contam a história de Howard Roark, um jovem arquiteto que é expulso do curso de arquitetura e é o nome por trás de construções emblemáticas em Nova Iorque. Muito criticado e odiado por todos a sua volta, ele é o exemplo clássico do homem egoísta na visão da autora, Ayn Rand. Além da narrativa envolvente, a obra é recheada de frases de impacto que merecem ser objeto de reflexão posterior. Portanto, ler com um marca texto ao lado é uma boa dica.

Fabricia82 15/11/2022

Neste livro vemos um retrato de nossos tempos... Nem sempre os mais aptos, os melhores, os que realmente sólidos de caráter são de fato valorizados. O arquiteto Roark é uma vela acesa contra o vento da mediocridade. Poucos são os que se conectam com ele e já podemos perceber que há um inimigo muito esperto a ser vencido.
Roark é um jovem que largou a faculdade e que se recusa a seguir os padrões da sociedade que rejeita o seu modo individualista e livre de ser e que, por isso, vai encontrar muitas dificuldade em seu caminho. Inclusive para vivenciar o amor.

Elton.Oliveira 28/10/2022

Experiência única
Creio q o livro não terá o mesmo efeito em todos , cada um tem uma forma única de pensar ! Eu me identifiquei muito com o movimento de Ayn e digo de forma clara q o texto bagunçou minhas certezas! Criou uma confusão, na qual, abriu uma nova perspectiva sobre ego e individualismo.

Falando um pouco do livro , teremos nele personagens fortes criados cuidadosamente para representar heróis e vilões, na perspectiva da autora , e retratando características humanas da nossa sociedade..... Ela prega o individualismo e mostra de maneira única a razão para não lutarmos para sua degradação....

Ler o posfácio dessa versão, me ajudou bastante a me contextualizar sobre a autora e o q ela realmente quis passar ! Mas foi apenas confirmações tão bem interpretadas e passadas no decorrer do texto ....

Virei fã ! Lerei tudo q ela escreveu ...me sentencio à esse prazer ! ???

Rafa 24/10/2022

Promissor
O Volume I foi perfeito! Personagens provocantes, enredo fabuloso. Tem tudo para ser um dos melhores que eu já li. ????
Ewerton Farias 25/10/2022minha estante
Colocando esse na lista de leitura por causa do desafio literário do Charlie Kelmeckis ( de As vantagens de ser invisível )

Rafa 25/10/2022minha estante
Essa lista é muito boa! ???

Súh 10/10/2022

Digno de 5 estrelas
Esse é um livro que com certeza mudou minha vida. Começo dizendo isso porque tudo que li me fez uma pessoa melhor, maior. Um livro que vai se construindo ao decorrer da trama e você o lê como é a vida, sem anestesia. Pura, dura e crua.
Já é um dos preferidos da minha vida .

Invasor de mentes 12/08/2022

Essencial
Um livro espetacular. Sua mente vai explodir com as ideias de Ayn Rand. Será um livro que lerei outras vezes.

iara 24/04/2022

Sensacional
Um livro sobre a dificuldade de fazer o que acredita indo contra a cultura da sociedade coletivista. Sobre o absurdo dos parasitas...