The Swerve

The Swerve Stephen Greenblatt




Resenhas - The Swerve


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Marcos606 03/08/2023

Em 1417, o secretário papal Poggio Bracciolini inicia uma busca pelos livros perdidos do Império Romano. Poggio vasculha a Europa e encontra muitos desses manuscritos; um deles é um longo poema de Titus Lucretius Carus, Sobre a natureza das coisas, que descreve as ideias de uma antiga filosofia grega, o epicurismo.

Lucrécio acredita que o universo é feito de pequenas partículas chamadas átomos que colidem para criar todas as coisas do mundo. Os deuses existem mas não interferem na vida humana, nem julgam os mortos. As pessoas devem buscar a felicidade e o prazer em suas vidas diárias. O poema descreve uma visão materialista do mundo.

Greenblatt mantém que a redescoberta deste manuscrito, trás a tona estas ideias antigas que a começar pela renascença pavimentam o caminho do nosso mundo atual, 'libertando' as pessoas do pensamento cristão da Idade Média.

Construido como uma história de detetive, o livro, rastreia o progresso dessas ideias de seu 'redescobrimento' até Thomas Jefferson, que inclui na Declaração de Independência dos EUA que as pessoas têm o direito de “buscar a felicidade”.

O titulo é uma alusão a ideia de virada ou desvio, que os átomos em constante processo de queda por vezes randomicamente desviam do caminho, isso introduz um elemento de incerteza no sistema, que dá ensejo a possibilidade de livre arbítrio.
comentários(0)comente



Igor 16/01/2020

Ciclo perfeito. História poética.
Um livro que salta da história de uma redescoberta literária para a descrição de um período histórico; o comportamento dos eclesiásticos e dos humanistas; as filosofias antigas, medievais e modernas; e a revolução no modo de pensar a vida, a humanidade e o universo, a partir daquela redescoberta literária. Um ciclo perfeito sobre uma história fascinante. Life changing.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR